domingo, 4 de agosto de 2013

EVANGELHO SÃO LUCAS 12:32-48 19 ° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C 2013



                   NECESSIDADE DA VIGILÂNCIA

                                     
                                       
Naquele tempo disse Jesus: Não temas pequenino  rebanho,porque vosso   Pai  decidiu  dar-vos o  Reino. 33 Vendei  vossos  bens e dai esmola.   Fazei bolsas que  não envelheçam, um tesouro inesgotável no céu, onde  os  ladrões  não  chegam  nem a  traça rói.   34 Porque onde  está  o   tesouro  ai   estará  o      vosso coração.    35  Tende  a cintura cingida e as lamparinas acesas. 36 Imitai os que aguardam que  dono que volta de um casamento, para abrir-lhe quando chegar e chamar. 37 Felizes os  servos que o dono, ao chegar, encontrar  vigiando:  Eu vos asseguro que se cingirá,  os  fará  reclinar-se  à   mesa  e  os  irá servindo.38 E se chegar ao segundo ou terceiro turno de  vigília  e  os encontrar  assim, deles. 39 Sabeis que, se o dono de casa soubesse a que hora chegaria o ladrão, não deixaria que  arrombasse  sua  casa. 40 Estais preparados, pois  quando  menos  pensardes,  chegará  este homem. 41 Pedro perguntou: Senhor, dizes  esta  parábola  para  nos ou para todos? 42 O Senhor respondeu:  Quem é o administrador fiel e prudente, ao qual o dono porá  à  frente   do   seu    pessoal,   para que lhes reparta as rações a seu tempo? 43  Feliz  aquele servo que o dono, de regresso, encontrar agindo assim. 44 Eu vos asseguro que o encarregará  de  todas  as  suas  posses.  45   Mas,  se  aquele  servo, pensando que o dono tarda em chegar, começar a bater em  criados e criadas, a comer,  beber  e  embriagar-se,  46  chegará  o  dono  do servo  em  dia e   hora   que    menos   espera,   e     o    partirá    ao meio,   dando -lhe    os    destino    dos    desleais.    47      O    servo que, conhecendo a vontade  do dono, não dispõe  e  não  executa  o que o dono  quer,  receberá  muitos  golpes;  48  aquele  que,  não  a conhecendo,  comete  ações  dignas  de  castigo,  receberá  poucos golpes.  A quem  muito se   deu, muito se  pedirá; a quem  muito se confiou mais se exigirá.


Palavra do Senhor!
Glória vós Senhor.

Estamos no decimo nono, Domingo do tempo comum, e hoje a liturgia da igreja nos convida olhar para aquele, que é o Senhor da nossa vida e da nossa salvação eterna. Jesus veio ao mundo, para revelar o rosto misericórdioso do Pai. O projeto de amor de Deus por nós, é infinitamente imenso. Por isso o Senhor disse: Não temais pequenino rebanho, porque vosso Pai decidiu dar-vos o Reino. O Reino de Deus já nos pertence, cabe agora cada um de nós, fazermos a nossa parte. Qual é a nossa parte? Fazer a vontade de Deus: Eis que vos dou um novo mandamento, amai vos uns aos outros como vos tenho amado! ( Jo 13:34-35 )


O Reino de Deus, Nosso Senhor conquistou para nós pelo seu sacrifício único, deixando ser imolado na cruz, pagando o alto preço dos nossos pecados. Pequeno rebanho, são palavras carinhosas para conosco, quando deixamos de lado as contendas, e fazemos a vontade de Deus, amando o nosso próximo, por causa de Jesus, ai somos grandes e  filhos de Deus. O Reino do Pai, é para esse rebanho! O Evangelho nos exorta ao desapego dos bens deste mundo, e estar alerta  para o risco das posses avarentas de bens materiais, porque isso poderá despreparar-nos, do encontro com o Cristo que virá. Porque se o Senhor nos encontrar assim, nosso coração não estará no Reino!

 Após a ressurreição do Senhor Jesus, Ele  enviou à nos, da parte do Pai, o Espírito Santo, e confirmou no coração da sua amada igreja, a volta gloriosa do Rei da glória, no fins dos tempos. Essa longa espera é de esperança, a igreja crê e reza em todas as liturgias, a espera da parusia gloriosa do Senhor, que pode acontecer a qualquer momento. O próprio Apóstolo São Paulo, e incansável em pregar a ressurreição dos mortos, na ocasião da segunda vinda do Senhor Jesus. 

A igreja primitiva  vivia ardorosamente, à espera da parusia, porque foi o próprio Senhor Jesus que disse que voltaria no fim dos tempos para arrebatar sua igreja. A igreja não cessa de proclamar a segunda vinda de nosso Senhor Jesus Cristo na Santa Missa. E nós rezamos! "Vinde Senhor Jesus!" Enquanto o Senhor não vem, a igreja caminhante vai caminhando em direção da pátria definitiva, que é o Reino dos céus. Esta espera do Senhor tem que ser desejada por nós, pois até a própria natureza aguarda com dores de parto, a vinda gloriosa de Jesus. ( Rm 8:18-19 )

Jesus no Evangelho nos exorta nesta espera, que poderá acontecer a qualquer momento nas nossa vidas, convidando-nos ao desapego das coisas passageiras, que não poderão ser alicerces no Reino do Pai. Só as praticas de caridade  em prol do meu próximo, serão passaporte para o "Reino Eterno". Buscai primeiro o Reino de Deus, o tesouro inesgotável que está a salvo das ações, dos ladrões e das traças.Por isso a necessidade da vigilância, estar cingido e preparado: Buscai o Senhor enquanto Ele nos deixa encontrar.  ( Is 55:6 ) 

 A vigilância nos exorta nos Evangelhos com três parábolas:  Servo, patrão, dono, ladrão,  e administrador. As lamparinas  com óleo significa a luz do Espírito Santo que não pode faltar naqueles que esperam o Senhor. O noivo é o próprio dono e patrão que age como servo, e os convida para um banquete. ( Ap 3:20 ) O ladrão age de noite, entram nas casas as escuras. O ladrão aqui é o maligno inimigo da nossa salvação, por isso a vigilância de não apagarmos as luzes do nosso compromisso, com o Evangelho e com o Reino do céu.

 O bom administrador da palavra não guarda bens para si, mas a segurança dos servos do Senhor, mostrando a eles o caminho do Reino mesmo com as demoras do retorno do Senhor. O discípulo que permanece de prontidão, predispõe a encontrar com Deus, a qualquer hora que Ele chegue. Quem age assim será chamado de "bem aventurado" pois não esquece do encontro, que tem com o Senhor. Amém!

Oração final:

Senhor Jesus o mundo ateu não crê na sua volta gloriosa, e zombam de Deus dizendo: Onde estão suas promessas de sua vinda gloriosa? Mas eu creio Senhor que tu viras, e não tardaras, porque tu és Santo, Santo, Santo e logo virás! Vem Senhor Jesus pois a igreja apressa sua vinda Gloriosa. Amem! ( 2 Pd 3:1-12 )


JESUS É O SENHOR!













Nenhum comentário:

Postar um comentário