segunda-feira, 12 de agosto de 2013

EVANGELHO DE SÃO LUCAS 12: 49-57 20° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C 2013. ANO DA FÉ (. NÃO SEGUIU A CNBB )

 SINAIS DO TEMPO


   49 Naquele tempo disse Jesus: Eu vim por fogo à terra, e o que mais quero se já está aceso! 50 Tenho que passar por um batismo, e como me impaciento até que se realize. 51 Pensais que vim trazer paz à terra? Não paz, eu vos digo, mas divisão.52 Daqui para a frente haverá cinco numa família, divididos: três contra dois, dois contra três. 53 Opor-se-ão pai a filho e filho a pai, mãe a filha e filha a mãe, sogra a nora e nora a sogra. 54 Disse ao povo:  Quando vedes levantar-se uma nuvem no poente, dizeis logo que haverá chuva, e assim acontece. 55 Quando sopra o vento sul, dizeis que haverá mormaço, e assim acontece. 56 Hipócritas! Sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu, e não sabeis interpretar a conjuntura presente? 57 Porque não julgais por vossa conta o que é justo?

Palavra da salvação!
Glória vós Senhor.

Nós estamos vivendo o vigésimo Domingo do tempo comum, é hoje o Senhor nos convida a olharmos para dentro de nós, e fazermos uma profunda reflexão. Será que sou um cristão fiel ao Senhor, ou só faxada? Ou sou um estorvo para o meu próximo na comunidade, não deixando-o, aproximar da igreja do Cristo. Sou motivo de ruptura na comunidade, por não ser dócil com meus semelhantes, e por causa das minhas aversões e pouca fé no Evangelho?

 Será que sou de Deus na minha casa, minha primeira igreja doméstica discutindo e brigando com minha família, por causa de religião, e o pastor falou....?! O padre Falou...?! O kardc falou...?!  Onde está então nossa misericórdia?! E o amor que Jesus falou?
Logo se ajo assim com os meus, não amo o  Jesus que prego, logo então, faço uma ruptura com o próprio Cristo, que ama a todos nos.

É verdade também, que todos aqueles que testemunham o Cristo ressuscitado é perseguido pelo anti-cristo, para que Jesus não seja Senhor! São Lucas ao escrever este Evangelho, preocupa-se muito com os rompimentos entre os irmãos discípulos, nas igrejas primitivas, por causa da não sã doutrina, contrárias aos ensinamentos apostólicos. As rupturas criadas no seio da humanidade pela pregação de Jesus, põe em alerta o verdadeiro discípulo de Jesus por causa do Reino. È por isso que Nosso Senhor disse: Não vim trazer paz, mas divisão.

 Irmãos existe uma luta espiritual do Reino, com o anti-reino, no meio da humanidade que nós não percebemos. Existe uma batalha espiritual sobre-natural que não vemos, entre anjos bons, combatendo a nosso favor, contra anjos maus que não querem a nossa salvação, para que Jesus não seja Senhor da igreja, e da nossa salvação. O verdadeiro Cristão precisa estar vigilante, para não se encantar pelo anti-reino, e com isso romper com o corpo místico do Cristo. (Neste mês de agosto  inicia dia 18 de agosto a quaresma de São Miguel que vai até o dia 28 de  Setembro. São Francisco foi o grande divulgador desta devoção. Um grande momento de exorcizarmos os inimigos da nossa salvação. Busque como fazer a quaresma de São miguel, pelos site Católicos. Faça pela sua paróquia, pelo seu padre, e pela sua família. ) 

 Irmãos; e isso que o inimigo quer, que entre nos cristãos haja desacordo, por causa da teologia do Evangelho, e doutrinas literais, impostas pelo ser humano. O corpo místico da igreja não pode ter chagas, no entanto rompem-se ali e acolá, num verdadeiro campo de batalha, sem se perceber resultados. Desde Lutero pra-cá, não pararam-se de se dividir, todos os dias fundam uma nova religião com uma nova doutrina, num verdadeiro campo de batalha.

 Como disse o Senhor Jesus: As famílias se dividem por causa do Evangelho de  Cristo, e as vezes não tem reconciliação uns com os outros, dizendo que a sua religião e que é a verdadeira, e a do outro é falsa, esquecem que existe um Deus único, que ama a todos nós sem exceção. Até quando haverá confronto, por causa do reino e suas exigências, nas famílias? 

Será que a salvação que Cristo trouxe para nós foi incompleta? Porque não abrirmos mão do projeto do Reino, radicalizado pelos representantes que se dizem enviados de Deus, e buscar reconciliações no corpo mistico de Cristo. Porque não completar na cruz de Cristo os sofrimentos que Ele não sofreu? Porque  não o perdão mutuo  Ecumênico, para rompermos com as divisões, no corpo místico do Cristo?! ( Cl 1:24) 

Fica aqui perguntas que fazemos, quando vemos as rupturas cristãs no meio de nós igreja! Porque os valores materialistas do anti-reino é colocados em primeiro lugar, se o cristão é convidado a seguir o mesmo caminho do Cristo e sua cruz?  
Onde está o fogo do Espírito Santo, tanto desejado por Jesus?
Onde está o valor do sacrifício do filho de Deus por nós? 
Dai a necessidade de julgar, o que é justo e mais conveniente.
Enquanto o Senhor está nos nossos lábios e ações conosco, é tempo de possível reconciliação; mas corremos o risco da hora do julgamento, poderá ser tarde de mais, por não termos amado! Amém!

Oração final:

Vós morrestes Jesus, mas abriu-se um mar de misericórdia para o mundo inteiro, o fonte de vida inesgotável misericórdia de Deus, envolvei o mundo todo e derramai-vós sobre nós!

Jesus é o Senhor!




Nenhum comentário:

Postar um comentário