domingo, 18 de agosto de 2013

EVANGELHO DE SÃO LUCAS 13:22-30 --21° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C 2013 ANO DA FÉ


                        A PORTA ESTREITA DO REINO



 22 Naquele tempo jesus, caminhando para jerusalém, percorria cidades e aldeias ensinando. 23 Alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os que se salvam?
Respondeu-lhes: 24 Lutai para entrar pela porta estreita, porque vos digo que muitos tentarão e não conseguirão. 25 Logo que se levantar o dono da casa e fechar a porta, ficareis de fora batendo na porta e dizendo: Senhor, abre-nos! Ele vos responderá: Não sei de onde vindes. 26 Então direis: Comemos e bebemos contigo, ensinaste em nossas ruas. 27 Replicará: Eu vos digo que não sei de onde vindes. Apartai vos de mim, malfeitores. 28 Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abrão, Isaac, e Jacó e todos os profetas no reino de Deus, ao passo que vós sois expulsos. 29 Virão do Oriente e do Ocidente, do norte e do Sul, e se reclinarão à mesa no Reino do Senhor.   30 Vede: Há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos.

Palavra da salvação!
Glória vós Senhor.

 Nós estamos diante do Evangelho de São Lucas, é hoje o Senhor nos fala radicalmente da nossa salvação. Irmãos! Sabemos como o nosso Deus foi misericórdioso para conosco, quando estávamos nas trevas do pecado da morte, e não tinha-mós saída para nossa salvação. Satanás debochava de Deus, e dizia consigo, o monologo. Quero ver como Deus vai salvar a humanidade, pois estão todos debaixo do meu poder, todos são minhas pertenças.

 Irmãos! Nós por nós mesmo, não somos nada mas sim dependentes da salvação misericórdiosa de Deus Pai que nos amou, e por meio de seu filho precioso, Nosso Senhor Jesus Cristo nos redimiu, pagando alto preço pelas nossas misérias, morrendo martirizado na cruz. Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho precioso em troca de nossos pecados. ( Jo 3:16 ; 1Jo 4:9 )

 Nós precisávamos de um salvador, e este salvador tinha que ser cem por cento Deus, e cem por cento humano. Esse foi o plano de amor, de Deus Pai por cada um de nós, para que fossemos libertos, das garras do maligno!? Foi na cruz que Ele venceu o pecado e a morte, e nos resgatou trazendo-nos a vida. ( 1 Jo 7-21 ) Irmãos! Somos filhos adotivos e cooerdeiros do Reino de Deus em Jesus Cristo Nosso Senhor, que deu sua vida pela nossa salvação! ( Gl 4:4-5 ; Rm 8:16 )

No Evangelho alguém perguntou ao Senhor Jesus, se poucos se salvam, e Ele respondeu: Esforçai por entrar pela porta estreita. O que o Senhor quer dizer que não devemos se preocupar, com quantos serão salvos, mas fazermos a nossa parte, pois o cristão tem que estar sempre em ordem de batalha, contra o pecado que nos distância da graça salvadora de Deus.

 O inimigo da nossa salvação prega uma falsa liberdade religiosa, dizendo que a escolha da porta larga, é o  melhor para o cristão. Que Jesus já nos redimiu e estamos salvos, não precisamos se preocupar com a salvação, pois todos nós estamos salvos, vamos aproveitar a vida pois a vida é bela e passageira! Que Deus é este que não quer ver seus filhos felizes gozando a vida?! Dizem os adeptos do anti-cristo.

 O mundo nos apresenta as portas largas do Reino do anti-cristo, que são apenas miragens, e muitos se encantam se por elas, parecem poderosas, fantásticas e maravilhosas, mas com o tempo se ruem, e se desaparecem. O reino do anti-cristo é um falso engano, sem promessas de ressurreição e vida eterna.  ( Jo 11:25 )

 Neste século existem uma tendência anti-cristã tíbia e light, que quer amenizar as exigências da nossa conversão, e inventar um plano mais fácil, para não passarmos pela porta estreita, com mensagens diferentes daquelas que Jesus defendia ao falar da porta estreita. ( Lc 18:18-30  O jovem rico ) E muitos na igreja infelizmente não teve um ( Kairós ) encontro de fé  com o Cristo ressuscitado, e por isso são vuneraveis a qualquer propostas das portas largas. 

 Jesus é a porta estreita! Eu sou o caminho a verdade e a vida, disse o Senhor! Ele foi radical ao falar da porta estreita, e a honrou deixando ser pregado na cruz, mas no terceiro dia ressuscitou dos mortos, subiu aos céus, se assentou a direita do Pai, e derramou sobre a sua igreja, da parte do Pai celeste o Espírito Santo. ( Mt 19:22-24 É mais fácil passar um camelo no fundo de uma agulha....)

A ressurreição faz parte das promessas de Jesus à sua igreja, quando Ele vier como juiz, para julgar os vivos e os mortos. A pergunta é: Como Ele vai nós encontrar?! Perseverantes? Fieis? Ou cristãos  Light, ou só acostumados com as graças de Deus. O Senhor vai dizer naquele terrível dia: Conheço tuas obras: Oxalá fosses frio ou quente; mas, visto que és morno, nem frio nem quente, vou te vomitar da minha boca. ( Ap 3:15 )

 O Reino tem sua exigências para que passemos por esta porta estreita, é preciso lutar contra o pecado, muitos ficarão decepcionados naquele dia do juízo. Muitos  pensam que são  verdadeiros  cristãos,  mas  são  iníquos,  porque é desastrosa a meta da porta larga das conveniêcias  pessoais. Cuidado com as portas que oferecem curas, descarrego e prósperidades, busque a porta estreita do Evangelho que tem promessas de vida eterna. ( Mt 6:24-34 Buscai primeiro o Reino de Deus e tudo mais vós será acrescentado......) 

Nem todos que dizem Senhor! Senhor! Entrarão no Reino do céu, mas as prostitutas e os ladrões poderão nos preceder no Reino do céu. E a porta estreita do Reino eterno, se abrirá aos excluídos e margina-lizados  que fizer opção por nosso Senhor Jesus Cristo! Outros que escolherem as portas largas dirão: Mas Senhor nos comemos e bebemos com o Senhor! (EUCARISTIA) como e  possível  sermos condenados, e o porteiro do Reino vai dizer:  Preferistes  a porta  larga, e não buscastes lutar por uma  sincera  conversão!  ( Mt 7:21-23  Nem todos que dizem: Senhor; Senhor entrará no Reino do céu............)

Oração final:

Espírito de abnegação, Deus de amor, torna-me incansável no esforço de lutar, para entrar pela porta estreita do Reino, dispondo-me a abrir mão de minhas conveniências, e interesses egoístas pessoais. Espírito Santo de Jesus convença-me, que o pecado não me leva ao Reino do Pai. Senhor Jesus! Tu és minha confiança, creio e espero alcançar tudo o que nós prometestes, e apesar da minha miséria, mas pelo seu coração misericórdioso, como uma porta aberta, entrarei no céu. Amém!



JESUS É O SENHOR!











Nenhum comentário:

Postar um comentário