domingo, 25 de agosto de 2013

EVANGELHO SÃO LUCAS 14:1.7-14 22° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C 2013 ANO DA FÉ ( Mês da bíblia )


               
              A PRIMAZIA DOS EXCLUÍDOS                                         O CONVIDADO


 1 Naquele tempo Jesus entrou num dia de sábado para comer na casa de um fariseu, eles o vigiavam. Observando como escolhiam os lugares de honra, disse aos convidados a seguinte parábola: 8 Quando alguém te convidar para um casamento, não ocupes o primeiro lugar; não o outro convidado mais importante que tu, 9 e aquele que convidou os dois vá ceder lugar a outro. Então envergonhado, terás de ocupar o ultimo lugar. 10 Quando te convidarem, vai e ocupa o último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: Amigo sobe a um posto superior. E ficarás honrado na presença de todos os convidados. 11 Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado. 12 Disse a quem o havia convidado: Quando ofereceres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, ou teus irmãos, ou parentes ou vizinhos ricos; porque eles por sua vez, te convidarão e ficaras pago.  13 Quando deres um banquete. convida pobres, mutilados, coxos e cegos. 14 Feliz de ti, porque não podem pagar-te; pois te pagarão quando ressuscitarem os justos.

Palavra da salvação!
Glória vós Senhor.

Nós estamos diante do Evangelho de São Lucas, e hoje o Senhor nos fala da verdadeira honra que só Deus pode nós dar. Foi num dia de sábado, Jesus foi convidado a um banquete na casa de um ricaço, não sabemos se esta festa era de bodas ou  não. Os Judeus tinham como prioridade  em todas as refeições, a oração e leituras dos textos sagrados. As homilias e comentário dos textos, era muitas vezes designados a ilustre convidado, de honra do anfitrião. Desta vez, Jesus é o convidado de honra do chefe dos fariseus, e eles o observam com intuito de arranjar acusações contra Ele. 

Esses encontros das refeições Judaicas, nos lembra a Santa Missa, que tem por excelência o ministério da palavra, as homilias  de exortação, as orações próprias litúrgicas e ritos, cantos sacros e Salmos,  e culmina com o ritual da consagração das especies. A Santa missa e um legado das reuniões das igrejas primitivas, em que cristãos se reuniam em certos lugares retirados, para ouvir a boa noticia da palavra de Deus, e celebrar "Ação de Graças." 

Na celebração Eucaristica atualiza tudo o que aconteceu na ultima ceia, antes de ser crucificado e morto na cruz, Nosso Senhor despedindo-se dos discípulos numa refeição,  tomou o pão e o vinho abençoou, e disse:Tomai e comei, "Isto é o meu corpo que será dado por vós! Este é o sangue da nova e eterna aliança!" Fazei isto em minha memória, já não beberei da videira até que venha o Reino de Deus. (Lc 22:17-20) Desde então a igreja Católica tem perpetuado pelos seculos afora, a ultima refeição de Nosso Senhor Jesus Cristo com seus discípulos, até que Ele venha a nós em glória no ultimo dia, para implantar o seu Reino definitivamente.

 Lucas neste Evangelho dirige o texto, as  comunidades exortando à, ao respeito aos lugares sagrados onde se realizava a fração do pão. ( Eucaristia ) E possível que pessoas disputavam os melhores lugares e posições privilegiadas, com politicas egocêntricas em beneficios próprios, dentro das comunidades, e com isso gerava muitas rupturas entre fieis. E parece que nos dia de hoje as rupturas ainda continua, entre nos nas reuniões pastorais, para resolver os problemas comunitários, eventos paroquiais, e liturgos.  ( 1Cr 11:17-34 )( O Apóstolo São Paulo aproveita a ocasião para expor seu ensinamento positivo acerca da Eucaristia, e das divisões entre irmãos. Existem reuniões, mas não existe comunhão e nem fraternidade com os irmãos.)

Jesus aproveitou a ocasião naquela festa, para falar daquilo que é mais importante na sua missão, falar dos excluídos e margina-lizados, ensinando que é preciso acolher os pobres, pois os excluídos e deserdados, sempre será preocupante quando se fala do Reino de Deus. ( Mt 16:24 ) Pois aos  pobres de espírito, pertence o reino dos céus! No tempo de Jesus muitos se preocupavam-se em pertencer as natas das elites da alta sociedade Judaicas, e com isso serem recompensados e retribuídos com as gentilezas para cobrir as aparências egoístas. Os convites interesseiros  egoístas, atinge seu pagamento neste mundo, e nesta vida, e não poderão ser alicerces para o Reino do céu. 

 Jesus no seu discurso  homilitico, critica os conceitos de honras, baseado no orgulho da ambição, que geram aparências de justiça, mas escondem os contrastes sociais, dos pobres e oprimidos e marginalizados. A verdadeira honra do homem depende-se de Deus que é Pai. Jesus no seu discurso dá se entender, que a novidade do Reino de Deus está no modelo de convidados, e na recompensa escatalógica final!  Jesus fala-nos que e preciso haver mudanças no nosso coração, e não etiquetas sociais que podem marginalizar o nosso próximo, não se importar se vamos ser recompensado um dia ou não neste mundo. O nosso premio esta esperando por nós no céu!


 Os pobres, os mutilados, coxos e cegos, farão parte da primazia do grande banquete do Reino do céu, isto é, serão os primeiros a adentrar na misericórdia do amor, de Deus Pai. O ato de amor e misericórdia não pode ser escravizado pelo egoísmo e corações insensíveis. Quem dá aos pobres empresta a Deus; quem é generoso neste mundo atrai a misericórdia do Pai do Céu. Pois os gestos de bondade não passarão despercebidos, aos olhos de Deus Pai, e a caridade desinteressada terá pagamento transcendeste. "A ressurreição dos justos!" "Felizes os convidados às núpcias do cordeiro." ( Ap 19:9)  

Fica aqui algumas interrogações para nós: Como escolhemos as pessoas na nossa vida...? Quais as pessoas que temos excluídos da nossa vida...? Quais são as pessoa que ocupam as listas dos primeiros lugares da nossa vida...? Na nossa casa temos excluídos os nossos doentes, os nossos anciões, os nossos parentes...? Na comunidade existem as pessoas chatas, e inconveniente que não conseguimos perdoar...? Os vizinhos que me chateiam por vários motivos...?   Que tal colocarmos toda estas pessoas no nosso banquete espiritual, e buscarmos também aquelas disfarçadamente que ao longo do tempo fomos excluindo da nossa existência. Amém!!!


Jesus é o Senhor!







  

Nenhum comentário:

Postar um comentário