domingo, 11 de agosto de 2013

EVANGELHO SÃO LUCAS 1:39-56 FESTA DA ANUNCIAÇÃO DE NOSSA SENHORA ANO C 2013


                                     MARIA VISITA ISABEL
    SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO


 39 Naquele tempo Maria se levantou e se dirigiu apressadamente à serra, a um povoado da judéia. 40 Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. 41 Quando Izabel ouviu a saudação de Maria, a criatura deu um salto em seu ventre; Izabel, cheia de Espírito Santo, 42 exclamou com voz forte: Bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto do teu ventre. 43 Quem sou eu para que me visite a mãe de meu Senhor? 44 Vê: Quando tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criatura deu um salto em meu ventre. 45 Feliz és tu que creste, porque se cumprirá o que o Senhor te anunciou.    46 Maria disse: Minha alma proclama a grandeza do Senhor, 47 meu espírito festeja a Deus, meu salvador, 48 porque olhou a humildade de sua escrava e daqui para frente me felicitarão todas as gerações. 49 Porque o poderoso fez proezas, seu nome é sagrado. 50 Sua misericórdia com seus fieis continua de geração em geração. 51 Seu poder é exercido com seu braço: Dispersa os soberbos em seus planos: 52 Derruba do trono os potentados e exalta os humildes: 53 Cumula de bens os famintos e despede vazios os ricos. 54 Socorre Israel se servo, recordando a lealdade 55 prometida a nossos antepassados,em favor de Abraão e sua descendência para sempre. 56 Maria ficou três meses, e depois voltou para casa.

Palavra da salvação! 
Glória vós Senhor.

Estamos neste Domingo celebrando as solenidades, da festa  de Nossa Senhora da Assunção. A Igreja  começou a festejar Maria, Imaculada Conceição, logo nos primeiros seculos áureos e tempos modernos. Os primeiros cristãos primitivos da idade média, pintavam afrescos, e escreviam o nome Dela nas catacumbas de seus mortos, e tinham grande veneração pela mãe do Senhor na recitação do rosário. Com certeza foi grande colaboradora do Evangelho de São João e dos outros Evangelistas a respeito do seu filho divino. A palavra diz que São João Evangelista levou a virgem Maria para casa, e cuidou dela, a pedido de Nosso Senhor Jesus Cristo na agonia do calvário. ( Jo 25-27 )

   O Evangelho de hoje é gracioso é maravilhoso, narra a visita de Maria, a sua prima Izabel. Maria a mãe das promessas de Deus, se preocupa com a saúde de sua parenta, que está em gestação, e vai a ela na qualidade de serva, oferecer seus préstimos. Ela é a escolhida entre todas as mulheres, e por isso neste século foi chamada de co-redentora, e medianeira dos homens igreja, no seu filho Jesus que é Deus. Maria é a bem aventurada de milhões de nomes, conforme o lugar em que se manifesta a sua devoção, ganha nomes segundo os locais, e regionais. Exemplo: Nossa Senhora de Guadalupe no México, Nossa Senhora de Fátima em Portugal, Nossa Senhora de Lourdes na França, e bem 'brasileiro, Nossa Senhora de Aparecida. 

 Foi o próprio Deus através do anjo Gabriel, que  a  chamou: "Ave cheia de graça!" Salve Maria o Senhor é contigo! Ela é a nova Eva! A primeira não foi fiel a Deus no paraíso, a segunda Eva disse o sim: Faça  em  mim segundo a sua vontade. ( Lc 1:26-38 ) O dogma da assunção de Maria santíssima, foi  proclamado  pelo Papa Pio XII, em 1°de Novembro de 1950, com a constituição Apostólica "Munificentissimus Deus." ( Gn 3:15 )

 Desde  os primórdios da igreja primitiva, os teólogos Santos Padres Escolásticos, já tinham uma devoção carinhosa pela mãe de Jesus, depois veio os períodos áureos e tempos modernos e a devoção e veneração a Maria não foi esquecida. A igreja crê que a Mãe do Senhor terminado seu curso de sua vida terrestre, foi arrebatada ao céu com corpo alma, a glória celestial, já que essa promessa é estendida, a todos os crentes do Senhor no ultimo dia final. 

 Se Ela é a escolhida, e preparada de Deus, para a vinda Daquele que é o Senhor dos Senhores, porque Deus haveria de esquece-la na sua onipotência misericórdiosa? A assunção de Maria constitui uma participação singular, na ressurreição de seu filho Jesus, nosso irmão mais velho, e também a ressurreição dos demais cristãos que esperam a vinda gloriosa do Senhor, para arrebatar definitivamente os salvos. ( Cat 966 ) Irmãos não tenham medo de chama-la de mãe, pois Ela é a mãe de Nosso irmão maior: Nosso Senhor Jesus Cristo, o nosso Salvador! Foi o próprio Deus Pai que quis  assim!

 O Evangelho fala da humildade da serva do Senhor, pois Ela pertence ao" povo pobre e humilde," que se espelha nela, como protótipo dos bens aventurados no Reino dos Céus.
Por isso a igreja vê nela Mãe e Mestra, Fazei tudo o que Ele vós disser, disse Ela nas bodas de Caná. ( Jo 2:5 )
Maria quer que seu filho seja o Senhor da nossa salvação, Ela não é deusa, e nem quer se aparecer, mas diante de todos os profetas ninguém foi maior do que Ela.

 Mesmo aqueles que tem aversão por Ela, podem falar mal Dela a vontade, que Ela sempre será a Mãe do Senhor!  Não foi os homens das denominações com placas, que protestam contra Ela, e seu Santíssimo filho, que a escolheu a para ser a mãe do Salvador, mas foi o próprio Deus de amor que por nós a escolheu para ser bendita entre todos os crentes!

 Se Moisés foi grande, se Elias foi grande, e tantos outros profetas grandes diante de Javé, imagine irmãos, a mãe do filho de Deus?  Ela é a Mãe de Deus, aquela que recebeu no seu seio santíssimo a semente do Espírito Santo, Ela é o canal no qual Deus aposta a salvação de todo gênero humano, a nova Eva. Então irmãos se ela é a Mãe do Filho de Deus é também por excelência nossa mãe. " O Maria concebida sem pecado, roga a seu filho Jesus por nós!" 

O Mãe de Jesus nós queremos cantar, com grande alegria teu nome exaltar, unidos aos anjos que cantam no além, é festa no céu, e na terra também! Amém!

JESUS É O SENHOR!
P
















Nenhum comentário:

Postar um comentário