domingo, 31 de julho de 2016

EVANGELHO SÃO LUCAS 12,32-48 19º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "C" 2016 -- ANO DA MISERICÓRDIA" -- Côr litúrgica côr verde -- Leituras: 1ª Sb 18,6-9; Sl 32; 2ª Hb 11,1-2.8-9




                                
NECESSIDADE DA VIGILÂNCIA!

                                   
     

                                 
Naquele tempo disse Jesus: Não temas pequenino  rebanho,porque vosso   Pai  decidiu  dar-vos o  Reino. 33 Vendei  vossos  bens e dai esmola.   Fazei bolsas que  não envelheçam, um tesouro inesgotável no céu, onde  os  ladrões  não  chegam  nem a  traça rói.   34 Porque onde  está  o   tesouro  ai   estará  o      vosso coração.    35  Tende  a cintura cingida e as lamparinas acesas. 36 Imitai os que aguardam que  dono que volta de um casamento, para abrir-lhe quando chegar e chamar.37 Felizes os  servos que o dono, ao chegar, encontrar  vigiando:  Eu vos asseguro que se cingirá,  os  fará  reclinar-se  à   mesa  e  os  irá servindo.38 E se chegar ao segundo ou terceiro turno de  vigília  e  os encontrar  assim, deles. 39 Sabeis que, se o dono de casa soubesse a que hora chegaria o ladrão, não deixaria que  arrombasse  sua  casa. 40 Estais preparados, pois  quando  menos  pensardes,  chegará  este homem. 41 Pedro perguntou: Senhor, dizes  esta  parábola  para  nos ou para todos? 42 O Senhor respondeu:  Quem é o administrador fiel e prudente, ao qual o dono porá  à  frente   do   seu    pessoal,   para que lhes reparta as rações a seu tempo? 43  Feliz  aquele servo que o dono, de regresso, encontrar agindo assim. 44 Eu vos asseguro que o encarregará  de  todas  as  suas  posses.  45   Mas,  se  aquele  servo, pensando que o dono tarda em chegar, começar a bater em  criados e criadas, a comer,  beber  e  embriagar-se,  46  chegará  o  dono  do servo  em  dia e   hora   que    menos   espera,   e     o    partirá    ao meio,   dando -lhe    os    destino    dos    desleais.    47      O    servo que, conhecendo a vontade  do dono, não dispõe  e  não  executa  o que o dono  quer,  receberá  muitos  golpes;  48  aquele  que,  não  a conhecendo,  comete  ações  dignas  de  castigo,  receberá  poucos golpes.  A quem  muito se   deu, muito se  pedirá; a quem  muito se confiou mais será exi.gido

Palavra da salvação.
Glória vós Senhor!


Queridos irmãozinhos, povo de Deus, o Evangelho de hoje quer nos fazer compreender três considerações: A fé, a vigilância, a esmola, e o tornar-se pobre.

A frase inicial do Evangelho inicia com Nosso Senhor dizendo: “Não temais pequeno rebanho, porque foi do agrado de vosso Pai dar-vos o Reino. (Lc 12,32)

 Foi por isso que Deus enviou seu Filho único e precioso, a este mundo, para nos salvar da morte eterna. Jesus veio ao mundo revelar o rosto misericordioso do Pai.

 O projeto de amor por nós, é infinitamente imenso. O Reino de Deus já nos pertence, cabe agora cada um de nós fazermos a nossa parte. Qual é a nossa parte?

 É reconhecermos Jesus Cristo, como nosso único salvador pessoal, e fazermos a vontade de Deus. Jesus nos deu a sua receita para a nossa salvação: “Eis que vos dou um novo mandamento, amai vos uns aos outros como vos tenho amado!” (Jo 13,34-35)

 Uma vez a misericórdia de Deus realizada pelo sacrifício único do sangue redentor derramado de seu Filho Jesus, a nosso favor, somos todos agora coerdeiros em Cristo, do Reino de Deus.
   

         

 Deus tem nos amado desde toda a eternidade, desde que Ele é Deus! (Is 43,13; Jr 31,3) Este é o amor de Deus por cada um de nós; por isso Jesus nos diz:

 “Não tenhais medo pequeno rebanho porque Deus é contigo; tenhais sim o temor de Deus!” Mas tenhais medo daquele que matam o corpo, e depois disso nada podem fazer [...] temei aquele que, depois de matar, tem poder de lançar no inferno. (Lc 12,4-5)

Nosso Senhor deu um nome aos nossos medos principais que enfrentamos neste mundo: “O amanhã; que comeremos?”, o mundo e os poderosos; “aqueles que matam o corpo”.

Sabemos que nestes “Finais de Tempos”, eles assassinam os inocentes, em nome de uma sociedade que ai está.

Eles roubam e impõem regras, regem os pobres, para obterem poderes para o anti-cristo; que está “personificado nos homens maus, que se dizem "iluminádo”.

 Jesus sobre cada um desses medos pronunciou o seu “Não temais.” Esta e uma palavra, uma palavra eficaz, quase sacramental. Tudo passa mas a palavra de Deus não passará"

 Como as palavras do divino Mestre opera, o que significa; não é o simples coragem! , que nos dirigimos aos nossos irmãos que sofrem.

Por isso a necessidade da vigilância estar cingido e preparado. Vamos buscar o Senhor o Senhor enquanto ele nos deixa encontra-lo. (Is 55,6)

 A vigilância que nos fala o Evangelho, nos exorta com três parábolas: O servo, o patrão dono, e o ladrão administrador corrupto.


 Lamparinas com óleo  significa a luz do Espírito Santo, que não pode faltar à aqueles que se vigiam e espera a volta gloriosa do Senhor!

 O noivo é o próprio Nosso Senhor, o patrão que age como servo de todos, e nos convida a um banquete. (Ap 3,20) O ladrão corrupto é o demônio que age as escuras nas suas tramas, inimigo dos filhos de Deus, porque Jesus é o nosso Senhor!

 Por isso a vigilância do verdadeiro cristão tem que ser constante, não apagarmos as luzes do nosso compromisso com o Evangelho do Reino.

 O discípulo que permanece de prontidão, predispõe a encontrar com Deus, a qualquer hora, que Ele chegar.

Quem age assim será chamado de “bem-aventurado” pois não esquece do encontro, que tem com seu Senhor para o acerto dos bens confiados, e multiplicados.

 As práticas de caridade, o amor pelo próximo são passaportes para o Reino dos céus. Jesus neste Evangelho nos fala do desapego de coisas passageiras, que não poderão ser alicerces no Reino do Pai.

Pequeno rebanho, são palavras carinhosas para conosco, quando deixamos de lado as contendas, fazendo a vontade de Deus, amando uns aos outros, como Cristo nos amou. Amém!

Oração final: Toma Senhor Jesus: não quero mais que meu coração esteja cheio de medo, mas cheio de ti! Tira-me o medo, ajuda-me carrega-lo junto contigo! Livra-nos Senhor de todo o mal, sobretudo do câncer que é o medo. Obrigado Senhor Jesus, porque nos libertastes da necessidade de ter medo. Obrigado Senhor pelo teu Espírito é para nós liberdade interior, luz que dissipa os medos, bálsamo que dá paz ao coração. “Obrigado porque não nos destes um Espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e sabedoria. ( 2Tm 1,7)

Jesus é o Senhor!

FONTES: TEXTO ELABORADO DO BLOG PUBLICADO EM 2013 joseinacioh.blogspot.com "JESUS É O SENHOR! EVANGELHO SÃO LUCAS 12,32-48 19º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "C" -- Lit. "O VERBO SE FAZ CARNE": Reflexões sobre a palavra de Deus de  Raniero Cantalamessa - EVANGELHO SÃO LUCAS 12,32-48 Ano "C" 






Nenhum comentário:

Postar um comentário