domingo, 3 de abril de 2016

EVANGELHO SÃO JOÃO 21,1-19 3º DOMINGO DA PÁSCOA ANO "C" 2016 - ANO DA MISERICORDIA - Cor branca - Leituras: 1ª At 5,27b-32.40b-41; Sl 29; 2ª Ap 5,11-14 - Liturgia p/10/04/2016

                                                              

                         APARIÇÃO NA GALILEIA
                            
                                        


Naquele tempo,1 Jesus apareceu de novo aos seus discípulos, à beira do mar Tiberíades. A aparição foi assim:2 estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus. Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca mas não pescaram nada naquela noite.4 Já tinha amanhecido e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. Então Jesus disse: “Moços tendes alguma coisa para comer?” Responderam “não”.6 Jesus disse-lhes: “Lançai a rede a direita da barca e achareis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la fora, por causa da quantidade de peixes.7 Então o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “ É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu a roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar.8 Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros.9 Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima e pão.10 Jesus disse-lhes: “Trazei algum dos peixes que apanhastes”.11 Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; apesar de tantos peixes a rede não se rompeu.12 Jesus disse lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos atrevia perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. 13 Jesus aproximou tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe.14 Esta foi a terceira vez que Jesus ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.15 Depois de comerem Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: ”Sim Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “ apascenta os meus cordeiros”. 16E disse de novo a Pedro: “ Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “ Apascenta as minhas ovelhas”.17 Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “ Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se Ele o amava. Respondeu: “ Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “ Apascenta as minhas ovelhas.18 Em verdade, em verdade te digo: Quando eras jovem, tu cingias e ia para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”.19 Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!






Querido povo de Deus, neste terceiro Domingo de Páscoa a liturgia nos faz ler, um depois do outro, um trecho dos Atos dos Apóstolos e um trecho do Apocalipse; o primeiro nos descreve os primeiros passos da Igreja na história, o segundo a Igreja que vive além da história, em adoração eterna diante do Cordeiro.

 A primeira leitura dos Atos nos fala da comunidade Cristã ambientada na cidade de Jerusalém, a segunda nos fala da Igreja dos santos da Jerusalém celeste! Essa confrontação é muito importante e sugestiva: permite-nos contemplar ao mesmo tempo o caminho e a meta, a igreja de agora e a igreja do fim.

 A cada liturgia eucarística que celebramos vamos gestando em nós o desejo, de habitar a Jerusalém celeste  prometida. Nós ainda estamos nesta Igreja peregrina, e devemos nos ocupar, sobretudo, das coisas que dizem respeito a esta “nossa” Igreja.

 O Evangelho de hoje nos diz uma coisa muito importante, sobre a nossa Igreja Católica Apostólica Romana: Temos um guia espiritual, um pastor  estabelecido por Deus; fala-nos, enfim, do ministério de Pedro na Igreja. Fala-nos do nosso querido Papa Francisco sucessor de Pedro na Catédra de Roma.

 Se tomarmos o nosso Papa Francisco, o outro Bispo que o sagrou,  o outro que sagrou o outro, e o outro que sagrou aquele – numa contagem regressiva, chegaremos em um dos Doze Apóstolos. Por isso que a Igreja Católica é Apostólica, Romana, porque os Apóstolos, Pedro e Paulo morreram mártires em Roma.

 O Evangelho de hoje nos conta que após acontecimentos, da paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, os Apóstolos estão sem perspectivas para o futuro. E agora? Os discípulos não a tem, estão desanimados e sem direção; aquele que iluminava os seus caminhos, fora arrebatado do seus meios, de um modo muito cruel. 

Eles, voltaram a velha rotina de pescadores. Tinham deixado tudo por causa de um Jovem carpinteiro de Nazaré, que falava de um Reino de paz e amor. Pedro disse aos companheiros, vou pescar. Os sete companheiros disseram, nós vamos com você. Sim! Esquecer os tristes acontecimentos, que os deixaram órfão do mestre espiritual.

 Eles buscaram na noite, e nada encontraram, voltaram com as “redes vazias”. A noite é sinônimo de trevas, ausência de luz; o mar simboliza lugar de escravidão e sofrimento. Só Jesus pode iluminar a missão da Igreja caminhante. A Comunidade precisa da luz do Senhor!

 Mas naquela manhã o Senhor ressuscitado, luz do mundo, os chama, convida-os para a partilha e lhes oferece o pão. Jesus os chamou da margem: “Moços  tem alguma coisa para comer? Que delicadeza tem o Senhor para com seus Apóstolos chamam-os de jovens.
                                  


 O Senhor Jesus pediu alimento a jovem comunidade que não pesca nada, está abatida, insegura, decepcionada de redes vasias. Os pescadores de almas, e sem sucesso disseram ao Senhor: “Passamos a rede a noite inteira e não pegamos nada”.

 Jesus disse-lhes: “Lançai a rede a direita e achareis!” O Evangelho de hoje, faz justamente referência a um desses momentos de desânimo na vida da comunidade. Depois de uma pesca infrutífera, a comunidade se vê a deriva no mar, em meio as trevas.

 Haviam se esquecidos que era de manhã, de que uma nova vida havia instaurada. E muito comum que nossos ideais e propósitos acabem se esfriando ao longo do nosso cotidiano de vida e espiritual, quando sentimos sozinho, desamparados, cansados e frustrados.

 Mas o Senhor está de volta, animando e ensinando a comunidade a lançar a rede novamente. João disse a Pedro: “E o Senhor!” Quando Pedro ouviu dizer que era Jesus quem os chamava, vestiu a roupa e atirou-se ao mar e foi ter com o Senhor. Havia amanhecido; chegou Jesus.

 Os seguidores do Senhor voltam a pescar novamente, quando ouvem a voz de Deus, tudo de bom acontece, quando ouvem o ressuscitado, conseguem resultado. Pedro vestiu sua roupa nova, identidade de missionário para lutar e vencer os desafios, que são as forças do mal.

 Esta nova roupagem de Pedro, é a roupagem da luz do Senhor ressuscitado. Pedro agora enche de forças, com a presença do Senhor Jesus. Os discípulos estavam lutando para segurar e arrastar a rede cheia de peixes, Pedro agora com a presença de Jesus, sozinho arrasta a rede da Comunidade, sem dificuldades. (Jo 21,15-25)

 Pedro é sinal visível na Igreja do Senhor. Por três vezes Jesus lhe pergunta: “Pedro tu me amas?” E Jesus confirma nele o primado: “Apascenta as minhas ovelhas”. Pedro precisava ser curado de seu coração amargo, pois foi em torno de uma fogueira, havia negado o seu Senhor, naquela triste noite da entrega do Senhor aos algoses, quando o galo cantou por três vezes.

 Agora em torno de uma fogueira, com pães e peixes assados, simbolo da Eucaristia, que Jesus fez a beira do lago, pergunta lhe por três vezes se o amava para curar o seu coração. Com o coração curado; o Senhor envia a grande missão:“Então cuida dos meus irmãos”. (Mt 26,6975)

Onde está Pedro está a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo! “Pedro tu és pedra e sobre esta pedra edifico a minha Igreja!” Onde está Francisco, está a verdadeira Igreja de Jesus Cristo. Viva Jesus Ressuscitado o nosso Deus de amor! Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO LABORADO DAS REFREXÕES DE RANIERO CANTALAMESSA; 3º DOMINGO DA PÁSCOA EVANGELHO SÃO JOÃO 21,1-19 – ANO “C” – “O VERBO A FAZ CARNE” Pg 570-575 – TEMA “O MISTÉRIO DE PEDRO NA IGREJA”. FOLHETOS LITÚRGICOS: DEUS CONOSCO dia a dia – ABRIL 2016 ANO “C” Pg 58-61.121 – REVIU O BLOG “JESUS É O SENHOR!” 2013 – APARIÇÃO NA GALILÉIA – 3º DOMINGO DA PÁSCOA – Evangelho são João 21,1-19 Joseinacioh.blogspot.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário