domingo, 27 de março de 2016

EVANGELHO SÃO JOÃO 20,19-31 2º DOMINGO DA PÁSCOA A; Sl 117; NO "C" 2016 - (cor branca) ANO DA MISERICÓRDIA -- Leituras: 1ª At 5,12-16; 2ª Ap 1,9-11a. 12-13.17 -- Liturgia p/ 03/04/2016 -- 2º DOMINGO DA PÁSCOA "FESTA DA MISERICÓRDIA"


                                  JESUS É O SENHOR!
                        
                         
  

19 Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e pondo-se no meio deles disse: “A paz esteja convosco.”20 Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.21 Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos enviou”.22 E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: ”recebei o Espírito Santo. 23 A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles serão retidos”.24 Tomé chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25 Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado direito, não acreditarei.26 Oito dias depois encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco. 27 Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. Não sejas incrédulo, mas fiel. 28 Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!”29 Jesus lhe disse: “Acreditastes, porque vistes? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” 30 Jesus realizou ali muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31 Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.
Palavra da Salvação.
Glória a vós Senhor!




Queridos irmãozinhos povo de Deus, estamos neste lindo tempo, celebrando o Segundo Domingo da Páscoa; é a festa das misericórdias de Deus nosso Pai. Jesus é, a própria Misericórdia Divina, que veio revelar o rosto amoroso de nosso Deus. Por isso precisamos experimentar este amor, que o ressuscitado tem por cada um de nós.

 Jesus é a nossa tabua de salvação, neste vale de lagrimas; Ele é o único que pode nos ligar com Deus Pai. Por isso que Ele é o “Caminho a verdade e a vida!” (Jo 14,6) Digamos sem cessar ao ressuscitado: “Jesus eu confio em vós!”

 Nesse tempo pascal, celebremos a presença viva de Jesus no meio da comunidade reunida, lugar a partir do qual, Ele quer anunciar a paz e comunicar a vida plena, para todos os irmãos que invocarem o seu poderoso nome! A comunidade então torna-se, um lugar privilegiado para experimentar, esse encontro pessoal com Jesus ressuscitado.

 È na comunidade, que encontraremos o milagre da ressurreição, a partilha e a solidariedade, que encontraremos nas pessoas de nossos irmãozinhos, sinais inegáveis, e que vale a pena  partilharmos uns com os outros,  que a morte foi vencida,  que Cristo vive em cada irmão; e, Ele está presente na Sagrada Eucaristia.

 O trecho do Evangelho que acabamos de ler inunda-nos de um sentido de grande paz, e majestade; respira-se realmente um Domingo de Páscoa. “Cristo Vive!” O ressuscitado entra a portas fechadas, sopra sobre os discípulos e doa-lhes sua paz e seu Espírito.

 “O senhor Jesus recebeu sobre sua cabeça, uma unção preciosa e agora transmite à sua Igreja para que difunda no mundo o perfume da imortalidade”. ( Santo Inácio de Antioquia) Da cabeça a unção desce sobre o corpo, que é a Igreja, como óleo perfumado que desce da cabeça de Aarão até a orla de seu manto. (cf. Sl 132[133],2)

 Jesus é a cabeça e nós somos os membros. Esta é a central dorsal da nossa fé cristã: Jesus quer encontrar sempre seus discípulos reunidos, e é, através dessas reuniões que Ele se faz presente no mundo. Na santa missa dizemos após a saudação inicial: ”Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo”.

 No Evangelho deste Domingo, o ressuscitado se pôs no meio dos discípulos com seu corpo glorioso, mesmo com as portas fechadas. Seu corpo glorioso agora pode passar por paredes, e portas fechadas, pode transpor o tempo, porque tem um corpo de glória; não está mais preso ou subjugado pela matéria. (1Cor 15,44)

O Senhor Jesus pode estar onde quiser, com a feição e jeito que quiser, como se manifestou a Maria Madalena e aos discípulos de Emaús, na caminhada de sábado, na fração do pão. O Evangelho nos fala que Tomé que era um dos Apóstolos, que não estava com eles no dia em que o Senhor veio. 

Tomé era incrédulo, por isso não acreditou. Se não vir as marcas dos pregos em suas mãos não acreditarei. Oito dias se passaram os discípulos estavam reunidos novamente com as portas fechadas e o Senhor ressuscitado se pôs no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”.

Jesus disse a Tomé: põe o teu dedo aqui e olhas as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado, e não sejas incrédulo, mas fiel. Tomé foi o primeiro teólogo a dizer: “Meu Senhor e meu Deus!” Jesus disse: “Bem aventurados os que não veem e creem! Ser incrédulo não é pecado, Nosso Senhor nunca criticou ninguém, por ter dúvidas sobre Ele!

 São João ao escrever este Evangelho, narrando a aparição de Jesus ressuscitado, nos dá a entender que a comunidade está frágil, insegura, com medo, mergulhada nas trevas. Tomé representa aqueles que na comunidade, não reconhecem e não teve um encontro pessoal com o ressuscitado. ( Metáforas)

 Tomé representa aqueles cristãos que vivem fechados em si mesmo, que estão nas margens da comunidade. Não conseguem acolher o anúncio da ressurreição. Tomé fez a experiência do amor de Jesus, com os olhos o viu, com os ouvidos o escutou, pelo tato o tocou-o.

 Os principais sentidos humanos, atestaram a ressurreição; teve uma experiência teologal. Ele exclamou: “Meus Senhor e meu Deus!” A experiência de Tomé com o ressuscitado,  garante a comunidade toda a fé que ela precisa, para sair do medo, da insegurança e da  incredulidade. 

O ressucitado ao deixar se aparecer vai transmitir paz a comunidade, para que ela cresça na fé e na esperança. Jesus revela a sua identidade, as marcas dos pregos, e o lado; são sua entrega de amor, e a comunidade reconhece, e se reúne em torno Dele! Como na parábola da videira. (Jo 15,1-8) 

Jesus soprou sobre eles dizendo: “Recebei o Espírito Santo!” Os Apostolos receberam o envio, quem aceitar o Evangelho, será integrado na comunidade dos iluminados, quem rejeitar fica a margem do caminho. ( Os primeiros cristãos eram chamados pelos pagãos de iluminados, ou seguidores do caminho) 

Em Pentecostes os Apóstolos receberam o Espírito Santo, para que tenham uma vida nova, e serem homens novos. Sem O Espírito Santo, não podemos ser Igreja, pois não temos seguimentos, e como um barco em alto mar sem direção. A Igreja é a continuação da missão de Jesus! ( Mc 16,16) 

Sim! Somos a Igreja do Senhor, somos a comunidade de Jesus, somos aqueles que o Senhor espera de nós no envio. Bem aventurados os que creem sem terem visto! Por isso é que no batismo, recebemos a vida nova e somos mergulhados no mistério do redentor para colaborar com a paz e a justiça do Reino num compromisso de fé e caridade fraterna.

 Jesus ressuscitado, presente no centro da comunidade, é fundamento de sua unidade, que faz superar conflitos e ser sacramento de paz e de reconciliação. Que possamos sempre clamar: "Meu Senhor e meu Deus!" Amém!

Jesus é o Senhor!

Fontes: Homiléticas: reflexão sobre a palavra de Deus de Raniero Cantalamessa, 2º Domingo da Páscoa ano “C” tema: “Jesus é o Senhor!” “ O Verbo se faz carne.” Pg 565-569 – Folheto litúrgico: Deus conosco dia a dia.  2º Domingo da Páscoa ano “C”: 2016. Tema: A comunidade reunida no Senhor! Pg 36-38 – Consultei o meu blog "Jesus é o Senhor": Evangelho  São João 20, 19-31; ano “C” 2013. Joseinacioh.blogspot.com.








Nenhum comentário:

Postar um comentário