domingo, 20 de março de 2016

EVANGELHO SÃO JOÃO 20,1-9 - SOLENIDADE: PASCOA DO SENHOR! - "RESSUSCITOU E REINA ETERNAMENTE!" - 1ª leitura At 10,34a.37-43; Sl 117; 2ª leitura Cl 3-14 - Ano "C" 2016 - ANO DA MISERICÓRDIA - Côr litúrgica branca - Liturgia p/27/03/2016 -


         JESUS NÃO ESTA MORTO, ELE VIVE!
                 FELIZ PÁSCOA A TODOS!
         
           



No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda era escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo.2 Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram.”3 Saíram, então Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo.4 Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo.5 Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou.6 Chegou também Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7 e o pano que tinha estado sobre, a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar a parte.8 Então entrou também o outro discípulo que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou.9 De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.

Palavra da salvação.

Glória a vós, Senhor!
               
             

Queridos irmãozinhos! São Pedro exorta a Igreja do Senhor dizendo! “Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo sua grande misericórdia, e pela ressurreição de Jesus Cristo da morte, vos regenerou para uma esperança incorruptível e que não murcha, reservada para vós no céu”. (1 Pd 1,3-4)


 Essas palavras eram dirigidas pelo Apóstolo São Pedro aos primeiros cristãos, talvez quando estavam reunidos durante a ceia pascal, para recordar a morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo e para administrar, o batismo aos catecúmenos.


 Eram palavras novas, nunca ouvidas no mundo: regenerados para uma esperança viva, graças a um evento: "A ressurreição de um homem da morte!" Aos homens cansados pela longa e vã procura da verdade, ou decepcionados pela observância da lei mosaica, estas descortinavam, de repente, uma nova fonte de luz e de alegria. A vida tinha sentido, e depois desta vida passageira, existia um Reino de amor e de luz. A vida eterna!

.

 “Ressuscitado para a nossa esperança!” Hoje  Igreja, povo de Deus está em festa; celebramos o que? Celebramos a vitória da vida sobre a morte. Jesus ressuscitou dos mortos, “Ele vive!” Aleluia!


Pela ressurreição de Cristo, a cruz tornou-se para nós cristãos, o símbolo da vitória sobre a morte, garantia de pertença, a uma nova raça dos filhos de Deus; “Os filhos do Cordeiro, Jesus Cristo, que tira os pecados do mundo!”


 Essa é a raça da Nova e Eterna Aliança, cada um de nós, adquiridos pelo poderoso sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, sangue sem igual. Podemos dizer com toda a nossa fé de Cristãos: “O morte onde está o teu aguilhão?” (1Cor 15,25,26,55-57)


 Jesus venceu a morte, abrindo um caminho para a humanidade exilada neste vale de lagrimas, Ele é, a ponte que nos leva ao Transcendente, pois seu corpo humano glorioso ressuscitado, penetrou nos céus; e tem o poder de dar a cada um nós, também sua vitória: Aleluia...! Glória ao nosso Deus Humanado!


 Assim como a pedra do túmulo de Cristo rolou, também naquele dia maravilhoso final, teremos a nossa ressurreição, Deus nos dará um corpo incorruptível e glorioso como o de seu Filho Jesus Cristo, pois esta é a vontade e promessa de Deus a nosso respeito. Eis que faço nova todas as coisas!” ( Ap 21, 5)


 A ressurreição do Senhor Jesus,   é, uma realidade central da nossa fé, desde o início do verdadeiro cristianismo. Qualquer doutrina que negue a ressurreição dos mortos, não é cristã, não são dos nossos. A verdadeira Igreja cristã,  crê na ressurreição dos mortos.


 “A Igreja entende que a ressurreição se refere ao homem todo; para os eleitos, ela outra não senão a extensão da própria ressurreição de Jesus Cristo aos homens”.


 O Evangelho deste Domingo, nos conta que no primeiro dia da semana (Domingo) algumas mulheres foram ao túmulo do Senhor, bem cedo para ungir o corpo, pois o corpo de Jesus tinha sido sepultado as pressas na sexta feira por causa da Pascoa judaica. 


O sabá que se aproximava, no sábado, era observado o descanso exigido pela lei mosaica, por isso que as mulheres acorreram bem cedo no Domingo, até o túmulo, para terminar de preparar o corpo de Jesus, no seu sepultamento. ( Lc 23,50-56) 


As mulheres iam pelo caminho e diziam: Quem vai nos remover, a pedra do tumulo? Mas levantando os olhos viram a pedra removida. Olharam e não viram o corpo do Senhor. Maria Madalena é uma das mulheres que correu afrita, para dar a noticia a  Pedro e João, o acontecimento no Túmulo do Senhor.


 Disseram as mulheres aos discípulos: Tiraram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde puseram. Os dois discípulos saíram correndo e foram ao sepulcro, para constatar o que as mulheres estavam dizendo. 


João era mais jovem, mais vigoroso, corria mais que Pedro, chegou primeiro a entrada do túmulo mas não entrou, ficou esperando Pedro para entrar. Pedro entrou,  seguido de João e viram os panos no chão, o sudário dobrado a parte. (Jo 20,6-9)


Eles viram e creram, lembraram daquilo que o Senhor em vida tinha-lhes dito, que voltaria dos mortos depois de três dias, mesmo assim ainda não tinham compreendidos o que era ressurreição.


 Maria Madalena significa a nova comunidade seguidora, testemunha da cruz, e a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Aquela que foi libertada por Jesus, de vários pecados, mas também testemunha da cruz, porque esteve aos pés da cruz do Senhor, e o viu primeiro: "O Cristo ressuscitado".


 Ela viu o Senhor no jardim próximo ao sepulcro, com seu corpo glorioso, foi ela que correu a anunciar os discípulos, a grande mensagem da Páscoa. “Eu vi o Senhor!” Quantos de nós que dizemos ser cristãos, ainda não entendemos o significado da ressurreição.



 Buscamos falsas doutrinas que negam a paixão, a morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. São Paulo vai nos dizer em sua carta aos Corintios: Se Cristo não ressuscitou dos mortos, é, vã a nossa fé. ( 1Cor 15,13-14.17-20) 


Nestes finais de tempos, quantos escritores que dizem cristãos, escrevem contra testemunhos da ressurreição do Senhor, para venderem suas obras literárias, para ganharem dinheiro, e com isso minam  a fé das pessoas.


 Nestes finais de tempos, o príncipe deste mundo está personificado em todos os meios de comunicação, para subornar as culturas, e os bons costumes das famílias cristãs, para que o  Cristo ressuscitado não apareça, e não o proclame:  "Jesus é o Senhor !"


 Irmãozinhos, se perguntarem a nós o que celebramos na Pascoa digamos com toda a nossa fé: celebramos a vida que venceu a morte; celebramos Jesus Cristo ressuscitado!


 Nós, cristãos católicos não seguimos alguém que esta morto, mas que vive, que voltou dos mortos,  e ascendeu ao céu,  está assentado a direita de Deus Pai todo poderoso. Jesus antes de ascender ao céu, apareceu diversas vezes aos Apóstolos, estes testemunhas oculares, da ressurreição do Senhor.


 Nosso Senhor Jesus Cristo, comeu com eles, mostrou que estava vivo; fez mais ensinamentos, e fundou sua Igreja na pessoa de Pedro e prometeu voltar num futuro vindouro, para julgar os vivos e os mortos.


 Por isso, em cada Eucaristia que celebramos, atualizamos a sua vida, sua paixão, sua morte e  sua ressurreição, e dizemos: "Vinde Senhor Jesus!" Amém! Aleluia Senhor Jesus!



Jesus é o Senhor!

Oração final: O Pai das misericórdias, pela Páscoa de vosso querido Filho, dai-nos a graça de viver firmemente na esperança da paz, por Cristo Jesus ressuscitado, na unidade do Espírito Santo, amém!

TEXTO ELABORADO DAS HOMILIAS DE RANIERO CANTALAMESSA SUAS HOMILETICAS: O VERBO SE FAZ CARNE: EVANGELHO SÃO JOÃO 20,1-9 ANO “c” Pg 559-564 ; DEUS CONOSCO dia a dia: EVANGELHO SÃO JOÃO 20,1-9 ANO “c” 2016 Pg 131-132. Consultou o blog: “JESUS É O SENHOR” MARÇO DE 2013, Joseinacioh.blogspot.com.


FELIZ PÁSCOA A TODOS!



Nenhum comentário:

Postar um comentário