domingo, 10 de abril de 2016

EVANGELHO SÃO JOÃO 10,27-30 4º DOMINGO DA PÁSCOA - ANO "C" 2016 --ANO DA MISERICÓRDIA - Leituras: 1ª At 13,14.43-52; Sl 99; 2ª Ap 7,9.14b-17 - Cor litúrgica branca - Liturgia p/17/04/2016 -



"O PASTOR AS CONHECEM E AS OVELHAS O SEGUEM!"
           
        

Naquele tempo, disse Jesus: 27 “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28 Eu dou lhes a vida eterna, e ela jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. 29 Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebata-las da mão do Pai. 30 Eu e o Pai somos um”. (Jo 10,27-30)

Palavra da salvação

Glória a vós, Senhor!



Querido povo de Deus, o Evangelho deste Domingo nos trás a imagem do Bom Pastor. "O nosso "Deus não desiste de nós". Ele quer que sua salvação vá até o fim do mundo. Seu plano de amor é infinito, vai além da nossa imaginação. Somos a razão do seu projeto de amor, por isso Ele quer precisar de cada um nós, para que sejamos seus cooperadores, na missão de levar a "Boa Noticia,"àqueles que não conhecem o amor de Deus! ( Jo 3,16)

 Seu plano de amor é arrojado, mas é também trabalhoso. No Domingo do “Bom Pastor", nosso olhar sobre a palavra de Deus, ganha um horizonte vocacional. A imagem do "Bom Pastor”, aqui identificada com o Senhor Jesus, é o modelo de comunhão e de entrega de todos os cristãos, seguidores de Cristo. 

Porque lançamos um especial olhar sobre a vocações de consagração e de serviço na Igreja, pedimos também que o Senhor continue a enviar muitos "bons pastores" a sua Igreja, capazes de um "sim"incondicional e de fedelidade ao amor manifestado por Jesus, o nosso Pastor por exelência. Jesus é o grande Pastor, aquele que deu sua vida pela nossa salvação.

Também neste Domingo temos sucessivamente, um trecho dos Atos dos Apóstolos e um do Apocalipse; na primeira leitura nos fala de “uma multidão” que, apoiada nas palavras de Paulo e Barnabé, abraçam a fé e está “destinada a vida eterna”; na segunda leitura, fala-se de “ uma multidão imensa” que “está de pé diante do trono” e que é conduzida pelo Cordeiro-Pastor às fontes das águas da vida. 

Mais uma vez contemplamos juntamente os dois caminhos e as duas Igrejas: A Igreja de agora e a Igreja do futuro, “ a vida presente e a vida eterna”. Escutemos hoje, a palavra do Bom Pastor, que nos conhece profundamente e dá a vida por suas ovelhas. Diferentemente dos falsos pastores, que são ladrões e mercenários, Jesus nos indica o caminho do céu, encaminha-nos a águas repousantes e restaura as nossas forças.

 Jesus diz no Evangelho que as suas ovelhas conhecem a sua voz, e Ele também as conhecem, e elas o seguem. A ovelha é um animalzinho que precisa de cuidados do seu pastor. Elas são frágeis, inseguras, vulneráveis, míopes e teimosas. São dependentes, entregues ao seu próprio destino, presa fácil aos assaltantes.

 Elas podem caminhar sozinhas por lugares inóspitos, perigosos, caírem em buracos e precipícios, enroscar nos espinhos, perderem –se umas das outras. Nas noites de tempestades, ficam afritas e choram de medo, é preciso que o pastor durma com elas as acalmem, as alcanssem. Jesus ao falar das ovelhas está falando de todos nós pecadores, fracos dependentes do seu amor gratuíto que deixamos envolver pela voz do pecado, que grita na nossa carne tão fraca humana.

 Por isso que Nosso Senhor faz a comparação, contando-nos a parábola do Bom Pastor, chamando-nos de suas ovelhas, convidando-nos a reconhecermos a sua voz e ouvi-lo. Hoje o Senhor dos Pastores, está nos convidando a sermos também pastores, de irmos ao encontro das ovelhas desgarradas, que não conhecem a "Boa Nova do Evangelho". 
           
        
      
Esta proposta do Senhor é dirigida a todos os homens, de todas as raças e nações que recebem o envio de levar o Evangelho àqueles que não conhecem Jesus ressuscitado. Irmãozinhos! O verdadeiro pastor é aquele que presta seu serviço, por amor a Jesus, e não por dinheiro, mas pela causa do Reino. 

O mau pastor do Evangelho é aquele que explora o velo do rebanho, abandona as ovelhas quando o lobo vem, deixa que as roube e as disperse. Podemos entender que o lobo voraz é o inimigo de nossa salvação, que rouba a "Boa Nova" do Reino, anunciando suas doutrinas e suas propostas mundanas aos carentes do amor de Deus.

 O pastor assalariado não ama as ovelhas, frequentemente as odeia, são mercenários fogem diante do perigo abandonando-as. Mas do outro lado do bem, existem as ovelhas atentas e dispostas a seguir o Bom Pastor. É a Igreja Católica com seu rebanho e seus pastores, que Nosso Senhor deixou aqui para cuidar de nós, e nos orientar no caminho do Reino. 
                                             

A Igreja Católica, ela é santa e pecadora, mas é o aprisco onde Jesus conduz suas ovelhas, administra os "Santos Sacramentos", cura as ovelhas machucadas, enfaixas-as, carregam-as no colo. “Paroquia é uma determinada Comunidade de fieis, constituídas de maneira estável na Igreja particular, e seu cuidado Pastoral é confiado ao pároco, como seu pastor próprio, sob a autoridade do Bispo Diocesano”.

 È o lugar onde todos os fieis podem ser congregados pela celebração Dominical da Eucaristia. A paroquia inicia o povo cristão na expressão ordinária da vida litúrgica, reúne-o nesta celebração, ensina a doutrina salvífica de Cristo, pratica a caridade do Senhor nas obras fraternas. ( CIC 2179)  Isto explica porque a liturgia neste belissímo tempo Pascal, nos propõe o Evangelho do Bom Pastor.

 Jesus é o nosso Deus que nos salva, nós somos o povo do seu rebanho. A Páscoa de Cristo demonstra, Ele o Bom Pastor, que deu sua vida pelo rebanho, para salvar a todas as ovelhas que ouvirem sua voz. Quem faz uma experiência com Jesus ressuscitado, o escuta e identifica com Ele, isto é vive como Ele na entrega da própria vida em favor do rebanho, que é a nossa própria comunidade. 

O Senhor Jesus prometeu-nos que virá mais uma vez para arrebatar seu rebanho, sua Igreja; enquanto Ele não vem, fica uma pergunta para cada um de nós, cada dia de nossa existência: Como estou me comportando no rebanho do meu Senhor? Sou uma ovelha obediente, ou me comporto como um cabrito displicente..?

 Sou caminho de céu para o rebanho onde onde estou? Proclamo: "Jesus caminho a verdade e a vida!?" ( Jo 14,6) Para seguir nosso amado Pastor, Senhor de nossas almas, precisamos acolher suas palavras no Evangelho, vamos despir se da ovelha negra da tibieza que somos. Amém!

Jesus é o Senhor!

FONTES: TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA 4º DOMINGO DA PÁSCOA EVANGELHO SÃO JOÃO 10,27-30 - ANO "C"  "O VERBO SE FAZ CARNE" PG 576-579 -- FOLHETO LITURGICO: "DEUS CONOSCO dia a dia"- "EVANGELHO SÃO JOÃO" 10,27-30 ANO "C" 2016 Pg 79-82. REVIU O BLOG "JESUS É O SENHOR!" ANO 'C" 2013 - EVANGELHO SÃO JOÃO 10,27-30 -- Joseinacioh.blogspot.com

Jesus é o bom Pastor! Jo 10,11


A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro! Amém! Ap 7,10
















Nenhum comentário:

Postar um comentário