domingo, 25 de outubro de 2015

EVANGELHO SÃO MATEUS 5,1-12 -- SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS -- ANO "B" -- Leituras: 1ª Ap 7,2-4.9-14; Sl 23; 2ª 1Jo 3,1-3 -- ANO DA PAZ - LITUGIA P/ 01/11/2015


                  SOMOS CHAMADOS À SANTIDADE!



  Naquele tempo,1 vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se,2 e Jesus começou a ensiná-los:
3 "Bem aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos céus. 
4Bem aventurados os aflitos, porque serão consolados.
5Bem aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
6Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça porque serão saciados
7Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericordia.
8Bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
9Bem aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
10Bem aventurados os que são perseguidos, por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
11Bem aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.
12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus."

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!


Queridos irmãozinhos povo de Deus a liturgia deste Domingo é linda, maravilhosa. Jesus subiu o monte, como Moisés no Sinai. Na verdade, uma pequena colina próxima do mar da galileia; e desta colina, Nosso Senhor profere o mais famoso discurso, que os homens jamais tinham ouvido. 

 É o Evangelho das bem-aventuranças, ele resume o programa da doutrina de Jesus, o seguimento é por consequência, o caminho do discípulo do Senhor. São oito bem-aventuanças, não como mandamentos, mas sim como bençãos..!

Celebramos também a "Festa de todos os Santos." Não estamos celebrando, a festa de todos os santos reunidos juntos; mas algo mais profundo: o mistério, da comunhão dos santos. Este mistério da Igreja triunfante, rezamos na "Oração do Creio", o dogma de nossa fé: "Creio na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos..."

Todos os santos, isto é, os redimidos por Nosso Senhor Jesus Cristo, que viveram antes de nós, a partir da virgem Maria a mãe do Senhor, formam uma comunhão, uma unidade: são o corpo glorificado de Cristo, a Igreja triunfante dos bem-aventurados, que também estão em comunhão com a Igreja caminhante, que somos todos nós. 

Por uma profunda unidade, nós devemos nos sentir hoje próximos de todos os santos que, antes de nós, creram em tudo aquilo que nós cremos, esperam aquilo que esperamos, sofreram aquilo que sofremos; viveram e praticaram as bem-aventuranças. Jesus, ao encontrar todos aqueles que estão feridos, ou deitados à beira do caminho, os levanta e os exorta: Bem aventurados são vocês..!

A tradução hebraica de bem-aventurança é, "em marcha". É o mesmo  que dizer: caminha você, que passa por tribulações. Vá além das tuas lagrimas, alem do teu sofrimento, além de teu luto. Os santos e santas, foram pessoas que deram provas, desta capacidade, de ir além de si mesmos.

Na primeira leitura, São João nos introduz na Jerusalém celeste: ela é povoada por aqueles, que saíram da grande tribulação, lavaram e alvejaram suas vestes, no sangue do cordeiro e agora cantam o cântico da vitória e do louvor: A salvação - dizem - e a santidade que conseguimos, pertence ao nosso Deus e ao Cordeiro; não foi obra e mérito nosso, mas o seu dom; Ele somente é Santo, nós apenas "santificados". (Ap 7,14)




É uma multidão imensa, de todas as raças, de todos os povos e nações: é a Igreja dos que foram salvos que entraram na "alegria do seu Senhor" e vive agora "escondida com Cristo em Deus. ( Cl 3,3) Quanto desta visão de glória passamos à leitura do Evangelho, e descobrimos um clima muito diferente, é a da Igreja caminhante que sofre, e precisa de exortação e consolo.

 O Evangelho fala de bem -aventurados que vivem na pobreza, na aflição, que tem fome e sede, que são perseguidos por causa da justiça e que choram. A Igreja das bem-aventuranças é a Igreja peregrina; para essa o Senhor traça o caminho estreito que conduz à vida. (Mt 7,14) 

Na segunda leitura, porém, São João nos introduz numa verdade mais profunda e consoladora: algo que nos une, em vez de nos separar da condição dos bem-aventurados: "Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser. Sabemos que, quando isso se manifestar, seremos a Deus, porquanto o veremos como ele é. (1Jo 3,2-3)

Irmãozinhos..! Nós já somos aquilo que um dia seremos: filhos de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo com seu sacrifício único, derramou o seu sangue precioso, pela nossa redenção, e, nos garantiu a vida eterna. O que é a salvação eterna..? São todos os salvos, que participarão da vida de Deus.

 Em Cristo, já estamos de posse do essencial; o Reino dos céus já começou para nós, graça àquela qualidade de filhos de Deus e coerdeiros de Cristo. Nisto estamos nós também, na comunhão dos santos. 

Por isso alegremo-nos, no nosso Deus, pois somos contados no meio da assembleia dos justos, para aquele dia maravilhoso e único, de nossa ressurreição. A redenção de Nosso Senhor Jesus Cristo é capaz, de glorificar os que permanecem perseverantes, na vocação do amor.

Ai de nós, se  porém, se nós deixarmos levar pelo quietismo. Somos, sim, filhos de Deus pelo nosso batismo, mas não o somos estavel e irreversivelmente. Estamos ainda expostos ao perigo, de decair daquela condição, de impedir o crescimento da semente. Eis por que devemos procurar operar, a nossa salvação com temor e com tremor, fazer o bem enquanto temos tempo ( Fl 2,12; Gl 6,9 )

A maior diferença entre nós e os santos, está exatamente aqui: nós vivemos no tempo e temos tempo. E isso os santos, não tem mais. Se os santos pudessem invejar, eis do que eles teriam inveja em relção a nós: o tempo. O tempo para amar mais, para se purificar mais, para se tornar mais semelhantes ao cordeiro sem mancha. 

Por isso busquemos nossa conversão, mudemos de vida enquanto à tempo; pois ao fecharmos os olhos para esta vida, entraremos na eternidade, então acabou-se o tempo. Pois na vida eterna, ou morte eterna, tudo será presente, acabou-se o tempo! Irmãos..! Nós temos o tempo; mas não sabemos até quando.

 Olhando o exemplos dos santos, cabe a nós decidir o que queremos fazer: deixá-lo simplesmente passar ou utilizá-lo como o maior dos talentos. "Caminhai enquanto tende luz: esta Palavra de Jesus pode ser traduzida também da seguinte maneira: enquanto tendes tempo. ( Jo 12,35)


Por isso hoje elevemos nossas preces no cântico das oferendas: "A vida dos justos está nas mãos de Deus, nenhum tormento os atingirá. Aos olhos dos insensatos paracem morrer; mas eles estão em paz! Aleluia, alleluia!"  "É asim a geração dos que procuram o Senhor!" Sl 23 Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA: SOLENIDADE:DE TODOS OS SANTOS - ANO "B" Pg 854-856 --  HOMILIA DE CARPANEDO E GUIMARÃES:  DIA DO SENHOR -  "ANO "B" Pg 260 ANO "B"  FOLHETO LITURGICO : DEUS CONOSCO dia a dia - SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS ANO "B" 2015 -  Pg22-24 .




















 











domingo, 18 de outubro de 2015

EVANGELHO SÃO MARCOS 10,46-52 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" 2015 - Leituras: Jr 31,7-9; Sl 125; Hb 5 ,1-6 Litúrgia p/ 25/10/2015 ; Ano da paz - DIA NACIONAL DA JUVENTUDE .

                    JESUS FILHO DE DAVI TEM PIEDADE DE MIM!                                         

         
Naquele tempo,46 Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado a beira do caminho.47 Quando ouviu dizer que Jesus o Nazareno, estava passando comessou a gritar: "Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!"48 Muitos o repreendia para que calasse. Mas ele gritava mais ainda: "Filho de Davi, tem piedade de mim!"49 Então Jesus parou e disse: "Chamai-o." Eles o chamaram e disseram: "Coragem. levanta-te. Jesus te chama!"50 O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus.51 Então Jesus lhe perguntou: "O que queres que eu ta faça?" o cego respondeu: "Mestre que eu veja!"52 Jesus disse: "Vai tua fé te curou." No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!


                                            


Queridos irmãos povo de Deus, neste 30º Domingo do Tempo Comum, a santa liturgia, nos faz refletir, o Evangelho de São Marcos: "a cura do cego de Jericó". Jericó cidade das palmeiras, o último milagre de Jesus; encerrando assim a caminhada de Jesus para Jerusalém, onde Ele dará sua vida, será morto e ressuscitará.

 Marcos escreveu este texto da "Boa Nova," para os cristãos romanos convertidos, que vieram do paganismo, lá pelos anos setenta da era cristã em Roma, um tempo em que os cristãos, estavam sendo perseguidos de morte, pelo imperador Nero. (Gregos  romanos)

 O episódio da cura do cego de Jericó, é de grande importância, do ponto de vista catequético, preparar os catecúmenos das comunidades romanas primitivas: "o batismo, o encontro pessoal com o Cristo"; serem seguidores do caminho:"Jesus caminho, verdade e vida." (Jo 14,6)

  A cura do cego de Jericó, é como um sinal, um espelho, no qual as comunidades se viam; uma luz de esperança. Marcos narra a última cena do percurso percorrido, por Nosso Senhor a caminho de Jerusalém. Tudo começou na Galileia, não foi fácil os três anos de vida pública do Senhor, pregando e revelando os mistérios do Reino de Deus.

 Os discípulos, que estão caminhando com Jesus, eles tem ideias muito racionais e projetos próprios, ( políticos) recusam entender e aceitar o caminho malgrado, que o mestre diz que tem que passar, o sacrifício, o sofrimento  a morte eminente, que o espera em Sião.

Naquele tempo, os cegos faziam parte dos excluídos, da sociedade palestina. Para os judeus as deficiências físicas humanas, eram consideradas pelas leis judaicas, um peso para as comunidades; aplicavam uma doutrina de preceitos hipócrita, uma teologia como resultado de maldição e pecado. Deus castigava de acordo com o pecado da época. (Jo 9,1-3) 

Pela condição de impureza notória, os cegos eram a escória da sociedade, impedidos de servir de testemunhas no tribunal, ou participar de cerimônias religiosas. Mas Jesus veio quebrar este tabu, por isso o Senhor andava entre os excluídos, os doentes, os pobres, e os margina-lizados.
                                              


  Marcos coloca na cena um cego, com o nome de Bartimeu, filho de Timeu. O cego é figura simbólica das comunidades que precisam da luz libertadora do ressuscitado. O cego do Evangelho deste tempo, sou eu, somos todos nós, que muitas vezes estamos sentados, a beira da estrada acomodados com nossas meismisses, acostumados com nossos pecados  sociais. 

Nestes tempos finais, existem muitos cegos espirituais, que precisam da luz da palavra de Deus, precisam  de fé e esperanças por isso querem ver Jesus ressuscitado. Mas existem outros que dizem não precisar do Cristo só querem o poder, se for preciso serão pedras de tropeço, para  os Bartimeus da vida, para que não encontrem, o caminho do Reino.

Estar sentado a beira do caminho significa, estar acomodado no conformismo. É, estar privado da luz da liberdade, conformados com a triste situação, sabendo que é impossível sair dela. Quantos irmãos nossos, que estão nestas tristes situações, até mesmo uma situação de pecado sem forças para sair dele. (O vicio do jogo, a prostituição, o tráfico humano, as drogas são a cegueiras deste seculo)

 O cego Bartimeu pedindo esmolas, significa a situação de escravidão de pecado, que só a luz do Senhor Jesus, pode libertar. A presença libertadora de Jesus desinstala o conformismo da dependência da escravidão, levanta o otimismo da comunidade cega, que não encherga os valores positivos da vida, joga a capa velha fora, salta para fora, para uma vida nova. Jesus é a luz, caminho a verdade e a vida..!

Por isso que o cego Bartimeu grita:"Jesus Filho de Davi tem misericórdia de mim!" O título de Davi é um título Messiânico. O Bartimeu vê em Jesus, o Messias libertador, que segundo as profecias e a mentalidade judaica, havia de vir libertar o povo da opressão.  A comunidade cega, agora no poder do Espírito Santo que move, vê no Cristo a luz que liberta.

Marcos nos diz, que o cego Bartimeu gritava, pelo nome de Jesus; mas havia no meio dos disípulos, outros que seguiam o Senhor com mentalidades opostas; e corrigia o cego, para que ele não invocasse o nome de Jesus. Mas quanto mais o proibia, mais ele gritava pelo nome do Senhor! "Jesus filho de Davi, tem piedade de mim!"


Os que tem aversão pelo Cristo, são aqueles cristãos tíbios, que estão de bem com a vida, tiram vantagens dela, numa vida boa. Eles escandalizaram  da oração do cego Timeu, comessaram a reprende-lo, pedindo que se calasse. Quando alguém tem um encontro, uma oportunidade com o Cristo, sempre tem aqueles que são os anti- evangelho, que colocam obstáculos de trevas, a quem quer seguir o caminho do Reino. 

A mensagem do Evangelho de hoje, nos mostra uma inversão, os que aderem ao Cristo e sua proposta libertadora, passam a serem luz, e verem a luz; e aqueles que agem para que Jesus não seja luz e Senhor, são os que estão nas trevas, são os cegos sem a luz.

No entanto a oposição, não conseguiram desarmar o cego, mas o leva a gritar mais forte ainda:"Jesus Filho de Davi tem misericórdia de mim!" Nosso Senhor pediu aos discípulos que trouxessem o cego a sua presença.

 Os mediadores de Jesus acolhe o cego dizendo: "Coragem, levanta-te que Jesus te chama..!" Os mediadores de hoje, são cada um de nós, que somos chamados pela palavra, a sermos missionários de Nosso Senhor Jesus Cristo. A palavra foi bem aceita, no coração do povo de Deus, e Ela  tornou-se promessa de libertação! Jesus é a palavra libertadora, que nos liberta de todo mal..!

 Hoje o Senhor está nos dizendo: Filho..! O que queres o que te faça? Levanta a cabeça, deixe esta vida de miséria, de pecado, de escravidão, de dependência, porque eu te chamo a ser meu discípulo e caminhar comigo. Eu sou o Deus que salva, que cura e liberta..! Faça como o cego Timeu: joga a capa fora,  dá um salto e vem comigo..!

 A capa era tudo o que Timeu tinha, de opressão e miséria humana. Agora libertado das trevas, ele quer vida nova no seguimento do caminho. Jogar a capa fora é sinônimo de libertação, para seguir  o novo caminho:  Jesus perguntou: Que posso fazer por você? E o cego responde - Mestre que eu veja..! Jesus lhe disse: Vai tua fé te salvou..! Na mesma, hora ele recuperou a vista e passou a seguir, o caminho de Jesus.

A fé daquele homem, embora imperfeita, é um orgão mais penetrante: Não tendo olhos, vê; foi por meio dela que recebeu de Jesus o dom da visão recobrada. Nela se cumpre-se as profecias: "Verão a glória do Senhor...abrir-se-ão os olhos dos cegos. ( Is 35,5;42,7.18) A promessa da palavra se cumpriu quando Jesus foi reconhecido como Filho de Deus, pelo cego Bartimeu, a beira do caminho.

O seu grito na comunidade é uma confissão messiânica, Jesus é um descendente legitimo de Davi, anunciado e esperado. Cada um de nós, a exemplo do cego Bartimeu, somos chamados a abrir, nossos olhos, e enchergar de novo, e rompermos com a sociedade que marginaliza os pequenos do caminho de Deus.

 Encerrando o mês missionário, somos também repreendidos pelo amor de Deus, para continuarmos anunciando a vida que venceu a morte: "Jesus crucificado e ressuscitado"..! Inspirados na palavra de Deus anunciada; com fé e coragem, levantemo-nos para seguir Jesus, como verdadeiros discípulos. Amém!


Jesus é o Senhor!



TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE BORTOLINE 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "B" SUA OBRA: "ROTEIROS HOMILÉTICOS." Pg 471-474- TEMA: FAMÍLIA DE DEUS E DISCÍPULOS DO MESTRE. -- PORTAL DOS DEHONIANOS - 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" -- FOLHETO LITURGICO: "DEUS CONOSCO dia a dia" 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO"B" 2015 -- Pg 101 --103  -




               

                                        




domingo, 11 de outubro de 2015

EVANGELHO SÃO MARCOS 10,35-45 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" 2015 - Leituras: Is 53,10-11;Sl 32; Sl 32 - DIA MUNDIAL DAS MISSÕES - Liturgia p/18/10/2015 -- ANO DA PAZ


              ELE VEIO DAR SUA PRÓPRIA VIDA! 
SENTAR A DIREITA OU A ESQUERDA É PARA AQUELES A QUEM O SENHOR DEUS RESERVOU! Mc 10,40
Naquele tempo,35 Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: "Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir."36 Ele perguntou: "O que quereis que eu vos faça?"37 Eles responderam:"Deixa-nos sentar um à tua direita e outro a tua esquerda, quando estiveres na tua glória!38 Jesus então lhes disse: "Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?39 Eles responderam: "Podemos". E ele lhes disse: " Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado.40 Mas não depende de mim conceder o lugar á minha direita ou a minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado.41 Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João.42 Jesus os chamou e disse: "Vos sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam.43 Mas, entre vós, não deve ser assim;44 quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos.45 Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos.

Palavra da salvação
Glória a vós,Senhor!


VÓS NÃO SABEIS O QUE PEDIS. POR ACASO PODEIS BEBER O CÁLICE QUE EU VOU BEBER?
 Queridos irmãozinhos povo de Deus, a liturgia de hoje nos leva a reflexão: Pela terceira vez, Nosso Senhor anuncia aos discípulos o seu destino, mas os discípulos com suas mentes racionais, tem dificuldade de entender a missão do Messias.

 Jesus está a caminho de Jerusalém, onde vai ser entregue; pois compretou-se o tempo, para glorificar o Pai, a respeito à nossa salvação.

 O que os cristãos, vindo à igreja no Domingo, esperam da palavra de Deus é que ela lhes diga, algo de concreto, sobre a sua vida cotidiana e seus problemas; sobre o que fazer e como se comportar neste, ou noutro caso da vida..?

 As leituras, aquilo que chamamos leitura moral da Escritura e da qual tivemos esplêndidos exemplos, alguns Domingos atrás, a próposito do problema do divorcio do coração, do escândalo e da atitude para com os bens terrenos. Aqui a palavra de Deus revela a verdade do homem..!

 Há Domingos em que toda a palavra de Deus está endereçada para esta finalidade, para fazer-nos crescer na fé, ou como diz São Paulo, para fazer-nos crescer no conhecimento de Cristo. ( Fl 3,8 )

Jesus disse nos: que a cruz faz parte do nosso caminho, pois, em um mundo onde predominam o egoismo e a ganância; o amor e o serviço só podem existir crucificados.

 Os crucificados são todos os de coração simples, os que creem no Reino; aqueles que seguem as pegadas do Cristo..!  Os discípulos estão caminhando com Jesus; Ele ensina-os, mas eles não entendem a pedagogia, da missão salvífica do Cristo. 

Pensam racionalmente, só na expectativa do apogeu, imaginam as vantagens que poderão ter, quando o Mestre tomar o poder, sobre os opressores romanos. 

 Os discípulos pensam materialistamente, enganam-se, quanto o apogeu do Cristo. Eles não tem ideiam que será uma coroa de espinhos, uma cruz onde Jesus, será crucificado..!

 "O pedido feito pelos Apóstolos para que sentassem ao lado de Jesus glorificado é sumariamente recusado. O relato de Marcos, supõe nos irmãos Tiago e João, uma concepção politica do messianismo.

 Um dia Jesus triunfará e ocupará o trono da glória. Eles, a quem Jesus os tratava como favoritos, querem assegurarem para si os dois primeiros postos de mando e honra."

 "Outros comentaristas cristãos, de visão mais voltada para a espiritualidade, interpretam como os dois melhores lugares, no banquete celeste.

 Do banquete passa-se a taça, que não é a do banquete, mas a taça do martirio, no seguimento após o martírio de Jesus Cristo crucificado." 




"Para isso os Apostolos, estão dispostos a enfrentar as lutas e os sofrimentos com seu Mestre. Os discípulos não entenderam o elementar do terceiro anuncio da paixão do Senhor..!

 "O destino do Cristo é esgotar o cálice da ira; ( Jr 25,15-29; Is 51,17) é submergir-se na torrente da paixão. ( Sl 42,8; 69,2.16; Sl 124,4 ) Um dia, quando tiverem comprendido, os dois irmãos compartilharão sua sorte, até o martirio." ( Tiago, At 12,1-2) 

 "Isso não garante os primeiros lugares no reino transcendente. Somente Deus reserva os lugares e os reserva como quer. Mas ainda, ambicionar os primeiros lugares exclui deles. 

"Porque a comunidade do Messias rege-se por principios opostos no mundo. Nela, a ambição será substituida pelo espírito de serviço, se for preciso dar a vida pela fé no Cristo Jesus. 

Não é que o serviço seja meio, para conseguir o primeiro lugar, mas que no serviço reside a dignidade."

 "Em vez de ambição: "o serviço, o seguimento e a identidade de seguidor de Cristo: beber o seu cálice, é ser batizado com seu batismo." Todos os Apóstolos testemunharam sua fé, morreram martirizados por causa da fé,  em Jesus Cristo."

A primeira leitura de Isaías e o Evangelho, confronta a realização da profecia do "servo sofredor de Javé e Jesus de Nazaré". Revela-se a verdadeira identidade de Cristo, e toma forma o anúncio fundamental cristão. 

 Jesus de Nazaré é a promessa do Pai, o Messias, o servo sofredor que, em seu mistério pascal de obediência, nos redimiu de todos nossos pecados. "Jesus Cristo é o Deus que nos salva..!"

 Para que Deus Pai, realizasse nossa salvação, precisava-mos de um salvador, que fosse um "Deus Homem." Jesus é o Deus Homem encarnado pelo poder do Espírito Santo sem pecado, no seio da virgem Maria, o nosso salvador!




Aquele que tomou sobre si todos os nossos pecados; e graças as sua chagas somos salvos e curados. ( Is 53, 1-10 )

"O Senhor quis macerá-lo com sofrimentos. oferecendo sua vida em expiação, Ele terá descendência duradoura e fará cumprir com êxito a vontade do Senhor!" (Is 53,10)

"Jesus é o único inocente", nós pecadores não temos o direito de dizer que somos inocentes, quanto o nosso pecado, e não merecemos os sofrimentos.

 Deus tem nos amado desde toda a etenidade, foi por causa do seu imenso amor por nós, que o Pai enviou seu Filho único para nos salvar da morte eterna. (Jr 31,3)

Deus está sempre conosco, as vezes por um momento Ele nos deixa, mas depois nos assume de novo! Deus é amor, não desiste nunca de nós!

Os textos deste Domingo nos levam a refletir sobre a dimensão do sofrimento do justo, nestes tempos de guerras, confritos e  as imigração dos povos do Oriente Médio, para a Europa em busca da paz.

 Perseguição religiosa contra os cristãos, terrorismo e intolerâncias, os mais fracos são os que se tornam, as vitimas primeiras da ânsia desmedida do egoismo do poder.  

Infeliz a humanidade que só se aprendem com dores, com suas próprias vítimas. O Senhor ama os que são vitimados, não porque ama o derramamento de sangue.

 Mas porque são os que fazem, como profetas, os cegos verem, os mudos falarem e os surdos ouvirem. Ser grande no reino, significa ser o ultimo e o servo de todos, como Nosso Senhor nos ensina com exemplos.

 Hoje celebramos o Dia Mundial das Missões e da infância missionária, propomo-nos a anunciar o Evangelho da vida numa atitude de despojamento e simplicidade, dando testemunho de uma nova maneira de viver o projeto de Deus!

 Igreja..! Temos um sumo sacerdote eminente, que entrou no céu, Jesus Cristo, o Filho de Deus. por isso, permaneçamos firme na fé que professamos.  ( Hb 4,14) Salmodiemos com alegria: "Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, pois, em vós, nós esperamos!" (Sl 32) Amém!

Jesus é o Senhor!


TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA: 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM, Mt 10,35-45 ANO "B" COM O TEMA: "O CONHECIMENTO DE CRISTO" SUA OBRA "O VERBO SE FAZ CARNE" Pg 454-457; FOLHETO LITURGICO  DEUS CONOSCO dia a dia  29º DOMINGO DO TEMPO COMUM Mc 10, 35-45 - ANO "B" TEMA: "ELE VEIO DAR SUA PRÓPRIA VIDA!" Pg 81-83, COMENTÁRIO DA Pg 122. BÍBLIA SAGRADA  DO PEREGRINO Mc 10, 35-45 CONTEXTO DO EVANGELHO.



















domingo, 4 de outubro de 2015

EVANGELHO SÃO MARCOS 10,17-30 - 28º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "B" Leituras: Sb 7,7-11; Sl 89; Hb 4,12-13 - ANO DA PAZ -- COR VERDE - LITURGIA: P/11/10/ 2015

                               O ESPÍRITO DE SABEDORIA !                                                                    
                                                                                                                                                           
POR QUE ME CHAMAS DE BOM? SÓ DEUS É BOM E MAIS NINGUÉM ! Mc 10,18
Naquele tempo,17 quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou:"Bom mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?"18 Jesus disse:"Por que me chama de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém.19 Tu conheces os mandamentos:"Não matarás, não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho ;não prejudicarás ninguém; hora teu pai e tua mãe".20 Ele respondeu: "Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude".21 Jesus olhou para ele com amor, e disse: "Só uma coisa te falta; vai e vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!" 22 Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23 Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: "Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!"24 Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: "Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus!25 É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha de que um rico entrar no Reino de Deus!"26 Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: "Então, quem pode ser salvo?"27 Jesus olhou para eles e disse: "Para os homens isso é impossível mas não para Deus. Para deus tudo é possível." 28 Pedro então começou a dizer-lhe: "Eis que nós deixamos tudo e te seguimos."29 Respondeu Jesus: "Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mães, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho,30 receberá cem vezes mais agora, durante esta vida - Casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições - e no mundo futuro, a vida eterna.

Palavra da salvação
Glória a vós, Senhor!



Queridos irmãos povo de Deus..! Nosso Senhor está caminhando para Jerusalém e continua com seus ensinamentos sobre o que significa ser discípulo ou discípula. Desta vez um jovem riquíssimo, vai até Jesus para saber, o que deve fazer para ser discípulo e ter a vida eterna. Nosso Senhor está ensinando que o seguimento do discipulado é cruz neste mundo, e ressurreição de vida eterna..!

Das leituras que ouvimos hoje, vem a tona a clara intenção da liturgia, e também falarmos da sabedoria. O autor sagrado cheio do Espírito diz: "Supliquei e o Espírito da sabedoria veio a mim!" ( Sb 7,7 ) Hoje na nossa reflexão, podemos fazer a pergunta e confirmar nossa fé:  Quem é o Espírito da sabedoria, a não ser o próprio Deus, o Espírito Santo..?

O autor sagrado do livro da sabedoria, fala-nos do discernimento espiritual da prudência:"Orei, e supliquei ao Espírito Santo e veio a mim, o discernimento da prudência". Deus disse a ele: pede-me o que quiseres, que eu te darei. Então Ele desejou e pediu ao Senhor: a sabedoria, em lugar as riquezas ou o  poder. ( Sb 7,7 ) 

 8"Preferi a sabedoria aos cetros e tronos e, em comparação com ela, julguei sem valor a riqueza; 9 a ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois a seu lado, todo o ouro do mundo é um punhado de areia e, diante dela, a prata será como lama.10 Amei-a mais que a saúde e a beleza, e quis possuí-la mais que a luz, pois o esplendor que dela irradia não se apaga.11 Todos os bens me vieram com ela, pois uma riqueza incalculável está em suas mãos." ( Sb 7,7-11 )



Aprendamos com o Rei Salomão, que tudo trocou pela sabedoria, para governar seu povo e discernir entre o bem e o mal. O Senhor disse ao jovem Salomão:13" Por teres pedido isso, e não teres pedido vida longa, nem teres pedido riquezas, eu te darei uma mente sábia e prudente, como não houve antes de ti. E te darei também o que não pedistes: riquezas e famas maiores que as de qualquer rei." ( 1 Rs 3,13 )

Os textos sagrados deste Domingo, nos leva a enfrentar a teologia enganosa, da moda da prosperidade, mas uma prosperidade, feita de riquezas materiais, posses e acumulações, só para esta vida. Pregam o  evangelho da prosperidade, das riquezas insaciaveis, convencem as almas simples, a terem aversão a cruz de Cristo.

Na tentação do deserto, satanás ofereceu todas as riquezas e o poder do mundo, ao Senhor Jesus. o diabo disse ao Senhor: "Se me adorares te darei tudo isso; mas Jesus não aceitou e disse: "Também foi dito: Não porás à prova o Senhor teu Deus!" ( Lc 4,1-13 ) ( Não tentarás o Senhor teu Deus Mt 4,7 )

O Evangelho (O episódio do jovem rico) aparentemente o jovem, não parece estar nesta linha; nesta realidade do discernimento da sabedoria do alto. A pessoa que procura Jesus, faz uma consulta em termos tradicionais: "Bom Mestre o que devo fazer para que eu tenha a salvação eterna..? ( Mc 10,17 )

O jovem rico, que foi ter com Jesus disse-lhe, que conhece e prática todos os mandamentos. Mas tem uma insegurança íntima, e é, a mesma que nos acompanha muitas vezes, no cotidiano de cada dia, e das noites escuras dos nossos sofrimentos. "Será que terei a vida eterna... Irei para o céu..? Estou no caminho certo seguindo o Cristo..?

 É o momento do discernimento da fé, de se apegar ao Espírito Santo, diante das provações e sofrimentos. O Evangelho diz que Nosso Senhor, olhou para aquele homem com amor, e seu coração se compadeceu dele, e disse: "Porque me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém!" (Mc 10,18) 

É assim que Deus nos olha, com seu coração cheio de misericórdia, através das chagas de seu Filho Jesus! Deus é amor..! "Deus tem nos amado desde toda a eternidade, mesmo antes da constituição do mundo, já pensava em cada um de nós." (Jr 31,3) 

Jesus olhando nos olhos, daquele jovem rico, conhece o seu íntimo e vê como é reto e justo, e se apieda do seu coração inquieto. Nosso Senhor conhece sua divisão interior: sua alma que se apega as coisas terrenas e não quer renunciar a elas, enquanto seu espirito está decidido.

 O Senhor lhe faz um convite pessoal, com muito amor, convidando-o a ser seu discípulo. Nosso Senhor lhe disse: Se tens observado todos os mandamentos, então "só te falta uma coisa: Vende tudo o que tens e dá aos pobres e terá um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!"(Mc 10,21)

 O Evangelho nos diz que o jovem foi embora intrestecido, porque era muito rico; tinha apego ao seus bens, ele não tinha a sabedoria espiritual, o desapego das riquezas deste mundo, de trocar os bens terrenos, pelos bens do Reino dos céus.

 Essa coisa é, o abandonar tudo aquilo que, ao mesmo tempo, nos tranquiliza nos aprisiona, pois nos falta conhecer o impulso do risco, e da alegria da partilha. É por isso que o Senhor disse: "Como é difícil um rico entrar no Reino de Deus."

O olhar de Jesus, é o olhar que tantas vezes procuramos evitar, que coloca a nu nossa pobreza, mas indica o caminho de como preencher este vazio de amor: sermos nos mesmo o próprio amor feito doação e risco. 

Hoje olhando para a mensagem do Evangelho acolhamos em nossos corações, que Deus é refugio, de geração em geração, e é, amor! Quem ama a sabedoria divina encontra a paz e ela será sua luz, pois seu brilho jamais se apaga. Nosso Senhor também disse para nós pecadores que buscamos a salvação eterna: "Para Deus nada é impossível..!"

 O desapego, a caridade, o respeito à vida são virtudes que agradam o bom Deus e nós da esperanças de vida eterna. Jesus é a nossa confiança, pelo seu coração misericordioso entraremos na vida eterna. "Cantemos e exultemos: "Saciai-nós, o Senhor, com vosso amor, e exultemos de alegria!" ( Sl 89) Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DOS FOLHETOS LITÚRGICO:"DEUS CONOSCO dia a dia" 28º DOMINGO DO TEMPO COMUM -- Mc 10,17-30 -- ANO "B"-- Tema: "SEGUIMENTO É AMOR INCONDICIONAL" -- Pg 55-57 e 120-121--  BÍBLIA SAGRADA traduçâo da CNBB .


                                                       
COMO É DIFÍCIL PARA OS RICOS ENTRAR NO REINO DE DEUS! M c 10,23









PARA DEUS TUDO É POSSÍVEL ! Mc 10,27






 





































EVANGELHO SÃO LUCAS 1,39-45 4º DOMINGO DO ADVENTO -- Cor roxa -- Leituras: 1ª Mq 5,1-4a ; Sl 79 ; 2ª Hb 10,5-10 - Liurtugia P/20/12/2015


                                                   O MAGNIFICAT!
MARIA É A ONIPOTÊNCIA SUPLICANTE


Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo apressadamente, a uma cidade da judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando a criança ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre, Bem aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu."

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor!

Queridos irmãozinhos povo de Deus, chegamos finalmente no 4º Domingo do Advento. Nestes dias que antecedem o Natal, o Pai nos propõe seu projeto de salvação, que visa a nossa felicidade.

São Lucas narra magistralmente, o encontro de Maria e sua prima Isabel. Maria embora gravida do filho de Deus, não permaneceu na mesmisse dos afazeres cotianos, mas se põe a caminho das montanhas da Judeia para prestar serviços caseiros a sua parenta, que também está gravida do menino João Batista.

 João Batista o último dos profetas, menino no seio de sua mãe, vibra e pula de alegria, ao ouvir a voz da mãe do Senhor; que cheia do Espírito Santo, tráz em seu seio o "Verbo de Deus". O encontro de Maria e Isabel é maravilhoso, mostra-nos o caminho de Deus, para com os mais necessitados, e a alegria da humanidade em receber tão grande presente: Jesus Cristo o nosso Salvador!

São Lucas fez questão, de escrever para os cristãos da Igreja primitiva de seu tempo, narrando o encontro de Maria com sua prima Isabel, colocando nos labios da virgem, o Canto do Magnificat, um grande louvor a Deus.

Eis por que, logo que Maria abre a boca, para dar vazão a seus pensamentos e a seus sentimentos, aquilo que sai de sua boca é uma pérola do Evangelho vivo: O magnificat é um Evangelho em miniatura, aí ressoam todas as bem-aventuranças, especialmente aquelas dos pobres de espírito.

Neste tempo do Advento, a liturgia, nos fala e ensina, por meio de três grandes guias: "Isaías, João Batista e Maria; o profeta, o precursor e a mãe. Hoje  e a vez de Maria a mãe do Senhor; ela ajuda a intensificar, e a encontrar nossa espera. Quem é a nossa espera..? A nossa espera è Nosso Senhor Jesus Cristo, Menino que nasceu da virgem em Belém.

Nos três domingos passado, os Evangelhos Dominicais, contemplamos o Salvador, mas visto-o, de longe: contemplamos com olhos espirituais da fé, na palavra o olhar do profeta Isaías, que via-o descer como orvalho dos céus, ora, com o olhar do Batista, que o esperava no deserto. 

Hoje somos convidados, a fixar um ponto bem preciso, ou melhor, uma pessoa especial Maria. "Aquele que deve vir." Já chegou; o mistério escondido desde os seculos dos em Deus. ( Ef 3,9) Maria traz em seu ventre o fruto divino, da obra do Espírito Santo.

Irmãozinhos..! Ninguém como Maria neste mundo, conheceu a profundidade do mistério de Deus feito homem. Na sua vida tudo foi plasmado pela presença da "Misericordia Divina," feita carne com sua carne.

Ela a escolhida entre todas as mulheres, a preparada desde sempre, pelo amor do Pai, para ser a "Mãe de Deus; ela é a Nova Arca da Aliança," entre Deus e os homens. É o Deus da Misericórdia que veio ao encontro do Homem por meio de Maria, para resgatar em seu amor e devolver a dignidade, principalmente dos mais pobres e oprimidos. 

Se o Advento, significa espera de Cristo, Maria é a espera em pessoa; a espera teve para ela o sentido realista e delicado, que esta palavra tem para cada mulher gestante, que espera o nascimento de uma criança. Para nós também Igreja, o Advento e a espera que vamos gestando e concebendo espiritualmente, no poder do Espírito Santo, tão grande visitante celeste na mangedora, e no nosso coração..! Vem Senhor Jesus!

É assim que devemos imaginar a mãe do Senhor, na eminência do Natal: com aquele olhar amável, dirigindo mais para dentro do seu seio materno, do que para fora de si; que se nota numa mulher que carrega no seu seio uma criatura e parece que já à, contempla e com ela se dialoga. Maria meditava as palavras do anjo na anunciação: " Alegra te, favorecida, "o Senhor está contigo". ( 'Immanu'el - Deus conosco-) (Lc 1,28) 

Maria manteve com seu filho, uma comunhão interrupta de amor; como uma pessoa que recebeu a Eucaristia. Jesus a vinha evangelizando de dentro do seu seio com sua graça.  Crescia o Evangelho, já estava todo nela; Maria é a Mãe do Evangelho, porque nela estava a palavra mesma, única e pessoal.

 "O verbo de Deus crescia como ser Homem. Crescia no seu seio de mãe e como Deus se ia imprimindo por fé em sinal alma. Santo Agostinho dizia: "Maria concebeu antes com a mente, do que com seu corpo virginal."

Concluamos nossa refrexão, poderiamos ficar na Mariológia por tempo indefinidos de contemplação, tal a grandeza deste mistério: "à Encarnação..!" Maria é o caminho real, pelo qual o Rei do Universo veio a nós. Muita gente negam essa verdade e tem aversão a Mãe do Senhor. Mas foi Deus que quis assim, Ele, quis precisar da nossa própia humanidade para nos salvar da morte eterna. 

Bem aventurada é ela que acreditou [...]. "Mas bem aventurados vós que tendes ouvido e acreditado; porque toda a alma que crê concebe e gera o verbo de Deus." ( Santo Agostinho) Onde Maria chega vem a paz, a armonia, pois traz escondido seu Filho Jesus, que é caminho verdade, luz que ilumina, neste 4º Domingo do Advento.

Agora mesmo, na Eucaristia, nos vamos ao encontro de Jesus, por meio daquela, pela qual Ele veio até nós. O corpo de Cristo que vamos receber é o "verdadeiro corpo nascido da virgem Maria". "Haja em cada um de nós a alma de Maria para engrandecer a Deus; esteja em cada um o espírito de Maria para exultar em Deus, como no Magnificat." ( Santo Ambrósio, In: Luc. Ll,26) Amém!

Jesus é o Senhor!

FONTES: TEXTOS ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA: EVANGELHO SÃO LUCAS 1,39-45 - TEMA: "MARIA E O ADVENTO - O MAGNIFICAT" - SUA OBRA: "O VERBO SE FAZ CARNE: Pg 497-500. FOLHETO LITÚRGICO: "DEUS CONOSCO dia a dia" EVANGELHO SÃO LUCAS 1,39-45 ANO  LITÚRGICO "C" 2016 . Pg 73-75.  


                               
UM FELIZ NATAL A TODOS OS MEUS LEITORES!