domingo, 5 de julho de 2015

EVANGELHO SÃO MARCOS 6,7-13 - 15º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "B" - LEITURAS: Am 7,12-15; Sl 84; Ef 1,3-10 - LITURGIA P/12/07/2015 - ANO DA PAZ.


                    IR PARA ONDE ELE NOS MANDAR!


Naquele tempo, 7 Jesus chamou os doze, e começou a envia-los dois a a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10 E Jesus disse ainda: "Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11 Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunha contra eles!" 12 Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13 Expulsavam muitos demônios e curava numerosos doentes, ungindo com óleo.

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!



Nós estamos diante do evangelho de São Marcos, e hoje a sagrada liturgia nos fala do envio; isto é, do verdadeiro missionário de Cristo. Foi o próprio Jesus que instituiu "o envio," vão profetizar, vão falar de mim, e do Reino dos céus..! ( Mc 16,15 ) A primeira leitura de hoje e do livro de Amós; a leitura nos concorda com a fidelidade do profeta com Deus e o envio - "missão e profetizar"..!

 O sacerdote Amasias quer convencer o jovem Amós, que deixe Israel e vá para longe, profetizar em Judá; mas Amós é fiel ao Senhor e lhe responde: "Não sou profeta nem sou filho de profeta; sou pastor de gado, cultivo sicômoros. O Senhor chamou-me, quando eu tangia o rebanho, e o Senhor me disse: "Vai profetizar em Israel, meu povo!" (Am 7, 14-15) O profeta Amós não deixou Israel e permaneceu firme, fiel onde o Senhor queria que ele fosse missionário. 

Isso quer dizer a cada um de nós cristãos, que  pelo nosso batismo, sejamos missionários em Cristo onde estivermos, não tenhamos medo de falar do Cristo e do Reino dos céus, à aqueles que não conhecem Jesus. Quantas pessoas olharão para nós, e verão o Cristo presente em cada um de nós, se caminharmos com fidelidade na presença do Senhor. O Espirito Santo é o autor da nossa fé e  da nossa vocação.

 São Francisco certa vez chamou um frei, para ir as praças de Assis pregar o evangelho, andaram por lá, andaram de lá para cá, voltaram por cá; então Francisco disse ao jovem Frei: Voltemos para o mosteiro..! Mas Pai Francisco nos nem pregamos..? - Disse o frei. - Filho, as pessoa já nos viram, isto basta..!

 A pergunta é para cada um de nós cristãos: Será que estamos com esta graça de Deus, na nossa comunidade..? Será que nas nossas comunidades, o povo tem visto a ação do Espirito Santo manifestando-se, por causa de nós..? Temos sidos instrumentos do Senhor, na nossa comunidade..?

 Nosso Senhor chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois. Muitas vezes ao comentar esta passagem do evangelho, geralmente passamos por cima dessas palavras iniciais, para determos  nas " instruções,"que Jesus dá aos doze e no modo, como eles desempenham sua primeira missão.

 Os discípulos do Senhor, desempenharam a missão com poder do Espirito Santo, por onde passavam as pessoas eram curadas, libertadas, tudo em nome de Jesus de Nazaré! Quando voltaram, vieram alegres, felizes porque tudo tinha acontecido conforme Nosso Senhor tinha falado.

Nasce aqui neste evangelho, a tradição apostólica, graças à qual a onda da pregação de Jesus chega a nós, sem solução de continuidade: Os apóstolos foram enviados a levar a Boa-Nova do Senhor Jesus Cristo; Jesus foi enviado por Deus. Cristo, portanto, vem de Deus e os apóstolos vem de Cristo.[...]  Cheios do Espirito Santo, eles foram anunciar a Boa-Nova e a aproximação do Reino de Deus.  ( Clemente Romano, Ep. ad Cor 42 )



Essa atitude de Jesus mostra-nos, que Ele quer colaboradores junto dele. Nosso Senhor podia realizar tudo, sem ajuda de ninguém, como Filho de Deus, com seu poder divino. Mas Ele quis precisar de nós; Ele quer precisar de nós, compartilhar sua vida divina, por isso nos chama a missão, como chamou os seus apóstolos e compartilhou com eles a missão do Reino. 

Hoje também o Senhor nos chama pelo nosso nome, para com Ele compartilhar, o problema é a nossa resposta, que nem sempre é generosa e dócil, mas muito lenta. Muitos são chamados mas poucos são escolhidos. ( Mt 22,14 ) Deus não cessa de nos chamar, Ele nos chama, nos capacita e envia em missão. Mas para isso Ele precisa do nosso sim!

 Importa que nos disponhamos assumir os desafios da missão como fez o profeta Amós, como fizeram os discípulos de Jesus. Irmãos..! Que beleza nas nossas paroquias, e nossas comunidades, quantos homens e mulheres, estão dando o seu sim a Jesus; os anciões, os casais, os jovens as crianças com testemunhos maravilhosos, apaixonados por Jesus Cristo.

 Nestes Tempos Finais, quantos Sacerdotes maravilhosos, quantos testemunhos, a frente dos seus ministérios sem vacilarem, como verdadeiros pastores, obedientes a seus bispos; e a Igreja do Senhor seguindo os passos do Colégio Apostólico. Essa é a Igreja Católica Apostólica Romana, linda maravilhosa, fundada em seu pilar, ( Pétros ) pedra angular, que é  Nosso Senhor Jesus Cristo..! É a Igreja de Pedro, a igreja de Francisco.

 A igreja Católica é Santa e pecadora. Santa porque foi Nosso Senhor Jesus Cristo que a fundou, pecadora porque é formada de homens as vezes santos; muitas vezes pecadores! Mas o Senhor Jesus disse: "Por isso, te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças do inferno não poderão vence-la. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado no céus, e tudo o que desligares na terra, será desligado nos céus." ( Mt 16,18-19 )

Eu me lembro de meus genitores quando se reuniam na varanda, para falar de Jesus e sua Igreja, e diziam: A Igreja Católica é criticada e perseguida de ódio, por outros que se dizem mais perfeitos e melhores, no "Fim dos Tempos" ( Fim do mundo ) estará como por um fio de linha, mas não vai se acabar, não se extinguirá porque é assistida do alto, por Deus Espirito Santo! 

Meus pais não eram teólogos mas reconheciam a Igreja Católica como verdadeira Igreja Mãe, fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo. Irmãos..! A Igreja Católica não vai acabar, podem falar mal Dela, pode ser perseguida, podem matar os fieis por causa de Jesus, e sua doutrina, Ela vai permanecer inabalável, porque antes de ser uma instituição, Ela é Santa, assistida pelo Espirito Santo, veio da vontade do céu.

Mas para ser apóstolo, é necessário  desprendimento. Foi por isso que Jesus "recomendou aos discípulos que não levassem nada pelo caminho," a não ser o necessário. O amor oferecido deve ser gratuito, para a humanidade alcançar a redenção. Eis a grandeza da missão, e quem descobre essa riqueza não precisa de mais nada, por isso, não é necessário levar muitas coisas para a missão.

Por isso nós cristãos, vamos olhar para nossos apóstolos, que deram suas vidas pela Igreja de Jesus Cristo, para as nossas vivências cristã, sermos imensamente gratos a Deus, pois a graça missionária foi abundante, o Espirito Santo fez chegar até aqui.

 Dois mil anos de Cristianismo, é a Igreja firme e inabalável, "Católica Apostólica Romana". Somos feitos herança de Deus, destinados a viver em comunhão com Ele. Nossa Fé  a herdamos do apóstolos, que em sua missão colocaram em nosso coração uma grande alegria de sermos desde já participantes do Reino de Deus . Amém!

Jesus é o Senhor! 

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA 15º DOMINGO DO TEMPO COMUM: MISSÃO E PROFECIA NA IGREJA.-- DA OBRA "O VERBO SE FAZ CARNE" Pg 392-394 -- FOLHETOS  LITURGICO "DEUS CONOSCO dia a dia " 15º DOMINGO DO TEMPO COMUM - "Ir para onde Ele nos mandar!" Pg 57-59; 121( CATEQUESE BÍBLICO-MISSIONÁRIA. BÍBLIA  SAGRADA Tradução CNBB. O texto deste Domingo  e voltado para nós Católicos Apostólico Romano.



                                         















Nenhum comentário:

Postar um comentário