domingo, 12 de julho de 2015

EVANGELHO SÃO MARCOS 6,30-34 - 16º DOMINGO COMUM - ANO "B" - LEITURAS: Jr ; 23,1-6; Sl 22; Ef 2,13-18 - ANO DA PAZ-- LITUGIA /19/07/2015.



JESUS TEVE COMPAIXÃO DA MULTIDÃO!
     

 Naquele tempo, 30 os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 31 Ele lhes disse: "Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco." Havia de fato tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. 32 Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33 Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles.34 Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque era como ovelhas sem Pastor. começou pois a ensinar-lhes muitas coisas.

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!



Queridos irmãozinhos, povo de Deus..! Domingo passado fomos convidados convidados a refletir sobre o missionário; agora nossa atenção se volta para o pastor. Quem é o Bom Pastor por excelência? É Nosso Senhor Jesus Cristo, "o Bom pastor!"

 A palavra do Senhor desta liturgia coloca-nos no interior da compaixão, isto é, voltar o coração para a dor e o sofrimento alheio, para a realidade dura e difícil, de quem esta diante de nós.

Domingo passado os apóstolos tinham sidos enviados em missão, dois a dois, agora eles voltam para Jesus e conta tudo o que tinham feito e ensinado, estavam muitos felizes. ( Lc 10,17 )

Mas também muito cansados, então Nosso Senhor os convida a descansar um pouco, sozinhos num lugar deserto. Aqui o Evangelista Marcos nos abre uma janela, para conhecermos as condições nas quais Jesus vivia naqueles tempos. ( "Porque eram muitos os que iam e vinham e nem tinham tempo para comer." )

Quando Jesus e os discípulos chegaram de barco à outra margem do lago, notaram que uma grande multidão os havia precedido intuindo suas intenções. O povo hávido pela palavra, foi correndo pela orla oposta do lago, para encontrar Jesus. ( O lago de Tiberíades tem 19 Km de comprimento e 13 Km de largura )

Não e de estranhar que as multidões a pé cheguem antes de Jesus e os apóstolos que vêm de barco; basta pensar que eles começaram seu descanso já no meio do lago, remando devagar ou parando por alguma hora para pescar.

Para os apóstolos que conheciam bem o mar da Galiléia, em tempo de bonança, sabem que é natural para pessoas cansadas e desejosas de calma; que lá no meio do lago é um bom lugar para terem sossegos. Quando Jesus e os discípulos chegaram do outro lado, viram uma grande multidão que os aguardavam. 

Nosso Senhor não se irritou pelo descanso interrompido, mas começa com calma a ensinar o povo. "Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-se dela, porque eram como ovelhas sem pastor." ( Mc 6, 34 )

A palavra do Senhor, desta liturgia, nos convida a meditarmos, a compaixão de Jesus, com a humanidade. Deus olhando para este mundo, viu seu povo andando desnorteados, sozinhos sem destino, sem nada nas mãos. Então Ele veio ao encontro do Homem, fazendo também homem como nós; exceto no pecado.

E para cumprir a sua promessa, Deus no seu infinito amor envia seu Filho único a este mundo, para nos dizer que existe um Deus de amor, de misericórdia e perdão, que quer, que todos venham para o seu Reino. Foi por isso que Nosso Senhor Jesus Cristo, veio a esta mundo, veio para nos salvar da morte eterna, porque Deus é vida!

Sentir compaixão é voltar o coração para a dor e o sofrimento alheio, para a realidade dura e difícil, de quem sofre, e muitas vezes, está diante de nós. Jesus colocou-se no lugar do povo, com um santo sentimento altruísta, pois viu que a multidão estava como ovelhas sem pastor. 

O Bom Pastor percebe a necessidade de suas ovelhas, vai atrás e as socorrem. O verdadeiro cristão tem que ter olhos e sentimentos, como o do Cristo. Por isso a Igreja Católica, tem muitas pessoas engajadas nas pastorais, imitando Jesus, arrebanhando ovelhas para o Senhor. 


Que lindo..! Nas nossas paroquias as pastorais, ( Missionários ) estão indo atrás das ovelhas sem aprisco. Quanta gente precisando da fraternidade, de ouvir a sã palavra de Deus, até mesmo de um abraço. Por isso uma Comunidade acolhedora é a menina dos olhos do Senhor Jesus! 

De que adiantaria se só descemos a palavra, se nossos irmãos estão com fome..?"O cristão, como seguidor de Jesus, deve voltar seu olhar e seu coração compassivo para a multidão de necessitados na sociedade, contemplando o rosto daqueles que estão sofrendo por causa da descriminação, injustiças e outros males.

São milhões de famílias que vivem na miséria e passam fome, pessoas com limitações físicas que são desprezadas, falta de acesso à saúde, vitimas de conflitos armados, violência, de tráficos de drogas, de armas, de pessoas... é a multidão "sem pastor..?!" 

Se o cristão, que  acredita no evangelho, fecha os olhos para está realidade, está negando sua própria fé. A palavra de Deus e a fé são compromissos com a vida, com a dignidade humana. permitir a escravidão, dominação e desprezo é ir contra o projeto do Reino de Deus.

Ter compaixão é estar ao lado do sofredor, compreender seu sofrimento e, pelo menos, animá-lo na esperança. O jeito de Jesus é o jeito do cristão de ser e agir. Se não olharmos assim a vivência da fé, pobres de nós, ainda estamos longe; aquém da realidade do Reino, o projeto do amor de Deus. 

Vamos tocar, os corações dos cristãos, o mesmo jeito de Jesus: Ele "Viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor." Sejamos então irmãozinhos solidários e compassivos!" ( Texto colado do comentário da liturgia "Deus conosco  dia a dia" Pg 121-122; 16º Domingo tempo Comum - "Catequese Bíblico-Missionária." ) Amém!

Jesus é o Senhor!

Oração final: O Senhor é o meu Pastor que me conduz; felicidade e todo bem hão de me seguir-me! Sl 22

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA, SUA OBRA HOMILETICA : "O VERBO SE FAZ CARNE Pg 395- TEMA A PASTORAL DE JESUS -- ANO B -- LIVRO FOLHETO LITURGICO : "DEUS CONOSCO dia a dia"  TEMA: TEVE COMPAIXÃO DA MULTIDÃO, Pg77 - 80 ANO "B" JULHO 2015


EU SOU O BOM PASTOR! 
Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais estais comigo. Vosso bordão e vosso báculo são meu amparo! Sl 22






















Nenhum comentário:

Postar um comentário