domingo, 28 de junho de 2015

EVANGELHO SÃO MARCOS 6,1-6 - 14º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "B" ANO DA PAZ - LEITURAS: EZ 2,2-5; Sl 122 ; 2 Cor 12,7-10. LITURGIA P/05/07/2015 .


         SER PROFETA   ANUNCIAR A VERDADE!
Naquele tempo, Jesus foi a Nazaré, sua terra e seus discípulos o acompanharam. 2 Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam:" "De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres realizados por suas mãos? 3 Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não mora aqui conosco?" E ficaram escandalizados por causa dele. 4 Jesus lhes dizia: "Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre parentes e familiares." 5 E ali não pode fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo lhes as mãos. 6 E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados da redondeza, ensinando.

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!




Nós povo de Deus neste Domingo, estamos diante do Evangelho de São Marcos, hoje o Senhor nos fala, do verdadeiro  missionário. Missionário é o profeta que anuncia Jesus Cristo, à aqueles, que não conhecem o Senhor, mesmo que sua mensagem seja rejeitada, não desiste. Jesus Nosso Senhor, também foi rejeitado pelo seu povo em Nazaré, devido a falta de fé daquela gente. E por causa da falta de fé daquele povo, Nosso Senhor não pode fazer quase nada ali. 

A cena tem lugar na sinagoga de Nazaré, isto é, no centro local do culto e da oração, no qual o povo se reuniam para ler a palavra e ouvir as explicações dos rabinos; podíamos dizer como nos tempos de hoje: a igreja paroquial de Nazaré. Conforme a prática religiosa de seu tempo, Jesus como bom judeu foi ao templo, convidaram-no a ler as Escrituras, Ele leu o trecho do livro de Isaías. Acabado ler o texto, Jesus disse a assembléia de olhos fixos nele: "Hoje cumpriu-se esta passagem das escrituras que acabastes de ouvir."  ( Lc 4,16-22 )

"O Espirito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu, para anunciar a Boa Nova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar um ano aceito da parte do Senhor." ( Is 61, 1-11 )


Jesus começa a ensinar; podemos imaginar a expectativa e a curiosidade dos Nazarenos. Os judeus da Galileia, esperavam que Jesus, como os outros rabinos do templo, desse uma explicação do trecho proclamado, com habilidades exegéticas, hermenêuticas e jurídicas, mas Jesus, não o fez. Que ousadia; aquele jovem que conhecia-mós, muito bem desde pequeno, lá da oficina de José, agora vem à nos dizer, que é o Messias o esperado..? O salvador do mundo, o ungido de Deus..?!

Claro não podiam negar..! Jesus tinha poderes maravilhosos, de onde recebeu tudo isso? Como conseguiu tanta sabedoria? Mas era inaceitável aceita-lo, pois confirmou com autoridade, que o texto de Isaías falava de sua pessoa. Disse, ser o próprio, o Messias, o protagonista em pessoa, que deveria vir ao mundo, que o profeta Isaías falou, na Sagrada Escrituras. Oh..! Corações sem fé, insensíveis, míopes aos sinais Reino de Deus, não aceitaram a Jesus de Nazaré..!

 Muitos vibraram com que Jesus disse, mas outros ao invés, sentiram varridos por um ciclone. Como..? Este homem não é o carpinteiro filho de Maria e irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Jesus dizia com autoridade: "O tempo se cumpriu e o Reino de Deus está próximo; convertei vos e crede no Evangelho."( Mc 1,14-15, tendo em vista o contexto -- Este foi o miolo da pregação de Jesus na sinagoga de Nazaré ) 

O resultado foi um fracasso total, e é comovente e encorajador que seja o mesmo Evangelho, a nos falar do insucesso de Jesus, diante de seus conterrâneos. Tudo o que pôde fazer foi impor as mãos, e saindo, a alguns doentes que estavam próximos da sinagoga para pedir esmolas e cura-los. Seguindo a narrativa de Lucas , o incidente acabou de maneira dramática; entre gritos e ameaças, Jesus foi empurrado para fora da sinagoga e expulso da cidade.

Este acontecimento na vida de Jesus, é marcante fora do comum, isto é, tem um significado que vai além do episódio; pode ser tomado como símbolo de toda a vida terrena de Cristo. Assim o viu João em seu Evangelho: " Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam." ( Jo 1,11 ) Nazaré é o povo hebreu ( "Sua pátria ") ; Nazaré é o mundo ( Jo 1,10: O mundo foi feito por Ele, e o mundo não o reconheceu ) 

Diante da cena do Cristo expulso de Nazaré - conduziram-no até o alto do monte, que estava construída a sua cidade, para atira-lo lá de cima. ( Lc 4,29 ) Mas Nosso Senhor escapou deles miraculosamente e seguiu para outra região pregando o Evangelho. Quem não pensa também na cena de Jesus, que sai de Jerusalém e é conduzido ao calvário, carregando aquela cruz. 

Diante deste desfecho, a pergunta para cada um de nós: Porque "os seus" não o receberam ? E, de maneira mais geral , porque um profeta não é acolhido em sua pátria? A comunidade de Nazaré, terra natal de Jesus, viu nele não um homem Deus, mas apenas um homem. Visão pequena demais, miopia da fé.

 E quantos de nós nestes "Tempos Finais," somos míopes de fé, ainda não entendemos Jesus, muitos conhecem Jesus só histo-ricamente, não fizeram uma experiência no Espirito Santo de Jesus. Não estão nem ai, com o martírio da cruz de Cristo,  não entendem que não pode haver salvação para ninguém, sem o sangue de Cristo. 

 Jesus é o Deus humanado, aquele que é Deus, no meio da nossa história, justamente para nós mostrar a proximidade da eternidade com nossa temporalidade, do céu com a terra, de Deus com os homens e mulheres; não foi compreendido, nem aceito. Nestes Tempos Finais, o anti-cristo tem feito de tudo para que Jesus não seja o Nosso Senhor! "Senhor da nossa vida, Senhor da nossa família, Senhor da Igreja e Senhor da nossa salvação..!"



Os homens ainda não querem compreender a ousadia de Deus Pai, de aproximar de nós, pobres pecadores desta terra. O mundo que vivemos está marcado fortemente pela técnica, pelas facilidades de comunicação, que gera cada vez mais pessoas isoladas, vazias espiritualmente, e até mesmo excluídas, marginalizadas dos meios sociais. 

A rejeição de Jesus em Nazaré, nos faz olhar para nós mesmo, nossa comunidade e o mundo que ai está. Muitas vezes nas conversas com nossos irmãos de fé, falamos do relativismo religioso, da falta de temor de Deus no meio de nós, e do ateísmo prático, que não querem Deus! Jesus admirou-se, entristeceu em Nazaré, diante da falta de fé e de amor daquele povo.

O texto do folheto litúrgico deste Domingo nós traz uma mensagem: "De sermos profetas - anunciarmos a verdade! A profecia, ação divina e humana, conduzida pelo Espirito Santo, nasce da realidade e da vida do povo e, por isso uma experiência de fé. Onde falta a fé, falta profetas e os milagres não acontecem, pois falta Deus. Por isso a mensagem pode encantar e incomodar.  Amém!

Oração final: 
Os nossos olhos estão fitos no Senhor: Tende piedade, ó Senhor, tende piedade! Sl 122

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA: 14º DOMINGO DO TEMPO COMUM - "PORQUE UM PROFETA NÃO É ACEITO EM SUA PÁTRIA - ANO "B"  SUA OBRA: "O VERBO SE FAZ CARNE" Pg 388- 391. FOLHETO LITURGICO "DEUS CONOSCO dia a dia"  14º DOMINGO DO TEMPO COMUM - USEI  OS CONTEXTOS. DAS MENSAGENS AOS FIEIS. Pg 36-38 - TEXTO DA CATEQUESE BÍBLICO MISSIONÁRIA Pg 120. ANO "B"  JULHO 2015.


















                                                                                   .

Nenhum comentário:

Postar um comentário