domingo, 21 de junho de 2015

EVANGELHO DE SÃO MARCOS 16,13-19 - SOLENIDADES SÃO PEDRO E SÃO PAULO -- 13º DOMINGO DO TEMPO COMUM -- LEITURAS: At 12,1-11; Sl 33; 2 Tm 4,6-8.17-18 - ANO "B" LITURGIA P/28/06/2015 --DIA DO PAPA --



                               SOMOS A IGREJA DE CRISTO! 


   
 Naquele tempo, 13 Jesus foi a região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? 14 Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas."15 Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" 16 Simão Pedro respondeu: "Tu és o Filho do Deus vivo." 17 Respondendo Jesus lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18 Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos." céus; tudo o que desligares na terra será desligado nos céus

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!



Neste tempo Igreja povo de Deus, estamos celebrando as solenidades dos Apóstolos, Pedro e Paulo. gigantes colunas da Igreja; celebramos o seus martírio, mortos na perseguição de Nero pelo ano 64 da era cristã.

 Através destes dois Apóstolos a Igreja do Senhor celebra a sua apostolicidade: "Creio na Igreja una, santa,católica, apostólica." O que significa isto..?  Significa que a Igreja Católica tem seu fundamento apostólico, graças ao qual ela apóia diretamente, sem espaços vazios, sobre a pedra angular que é Cristo.

" Consequentemente, já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo a pedra angular o próprio Cristo Jesus." ( Ef 2,19-20 )

Pedro e Paulo são os últimos dois anéis de uma corrente que nos une ao próprio Cristo. Nossa comunhão, de povo de Deus com Jesus, passa através deles; por isso hoje, a festa dos "fundadores" da nossa fé, dos antepassados da Igreja, que deram sua vidas, fizeram uma experiência com o Senhor, no poder do Espirito Santo.

A solenidade de São Pedro e São Paulo, nos deve fazer pensar em nosso ser Igreja, de maneira decisiva, sincero, unido, coesivo e recíproco, em unidade com os irmãos. A saudação Paulina nas nossas celebrações Eucarísticas, testifica a nossa unidade de ser Igreja:

"A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espirito Santo estejam convosco;" respondemos: "Bendito seja Deus que nos uniu no amor de Cristo..!"

Irmãos..! Veja que beleza é a nossa Igreja Católica, ( Universal ) na pessoa de Pedro, destaca-se o pastor das comunidades, aquele que é referência de fé, para os irmãos e irmãs. Se tomarmos hoje, a Pessoa do Papa Francisco, e voltarmos nos séculos atrás, a cada primado, chegaremos na Pessoa de Pedro.

 Também na pessoa de Paulo, manifesta, revela o líder missionário, que forma, forja comunidades e faz expandir a fé em todas as nações. Cada um de nós "batizados" no Espirito Santo, somos chamados, sermos missionários, anunciar a Boa Nova de Jesus. 

Jesus antes de ascender ao céu disse: 15 Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova  a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. ( Mc 16,15-16 )

 Nestes tempos difíceis, onde a perseguição contra o Evangelho, tem levados muitos mártires cristãos a morte. Mas como bons cristãos unidos em comunidade, devemos expressar nossa fé, nosso amor e lutarmos por um mundo com mais justiça e paz.

 Não vamos ter medo das adversidades do mundo, que não conhecem Cristo, mas sim a certeza da vida e da esperança, que brota do Evangelho de Jesus.

 Olhando para Pedro, e seus amigos, vemos que eram pescadores da Galileia, homens sofridos que tiravam o pão de cada dia nas suas redes no lago de Tiberíades. ( Lago de Genesaré, ou mar da galileia ) 

Sempre o mesmo trabalho: Enfrentar os perigos do mar; lançar redes, esperar, contar com a sorte, recolhe-las e, depois a tarde, concerta-las, sentados na praia, sem desanimar.

 Foi precisamente numa tarde, que lançavam as redes para a última pescaria que Nosso Senhor passou por ali, e convidou Pedro e seu irmão André dizendo: "Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens."

 A palavra diz que eles deixaram tudo e foram com Jesus. ( Mc 1,17 ) Mais a frente encontrou Tiago e João, que também concertavam suas redes; fez o mesmo convite e eles deixaram, o velho pai Zebedeu, com seus empregados e foram também com Jesus.

Pedro foi   escolhido para ser o pastor do rebanho, de Jesus. O Senhor disse: "Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vence-la. ( Mt 16,18 ) 

Embora tenha negado Jesus por três vezes, foi capaz de se arrepender e amar. "A quem iremos Senhor? Tu tens palavras de vida eterna..!" ( Jo 6,68 ) Quando Nosso Senhor pergunta quem Ele é, Pedro não vacila: "Tu és o messias, o filho de Deus vivo." ( Mt 16,16 )

E assim começou a extra-ordinária aventura do Reino de Deus, entre o novo povo de Deus: aqueles pescadores, homens simples de mãos calejadas, de puxar redes, e mais os discípulos que vieram completar os doze, seguiram o jovem Mestre da Galileia à Judeia.

 Depois da morte de Jesus, Pedro andou cá e lá, pela Palestina, depois transferiu-se para a Antioquia e enfim chegou em Roma. Em Roma ficou até seu martírio em Roma. ( +- 67 ou 68 o martírio de Pedro e Paulo, segundo os biógrafos da tradição cristã; a carta de São Clemente aos Corintios no ano +- 95-97 testifica a morte de Pedro e Paulo em Roma; Pedro crucificado e Paulo decapitado )

Não ficou somente com seu túmulo, mas com seu mandato; ficou naqueles que se sucederam, sobre aquela que os cristãos chamaram sempre "a cátedra de Pedro," até o atual sucessor. ( Papa Francisco )

Neles, Pedro continua a ser "a rocha" ( Kefa ) ao redor da qual Cristo vai construindo misteriosamente a sua Igreja, sinal de unidade para todos "aqueles que invocam o nome do Senhor."

Diferente é o caminho de Paulo. Ele se encontrava em Jerusalém nos dias em que Jesus foi morto. Filho de um judeu de Tarso, Saulo estava em Jerusalém aperfeiçoando-se em estudos bíblicos.

 Em seu zelo ardente pela lei, pensava dar glória a Deus, perseguindo a jovem igreja de Cristo. Mas o Senhor o esperava no caminho de Damasco: Saulo, Saulo, porque me persegues? ( At 9,4 )

Saulo teve apenas forças para balbuciar:"Quem és Senhor..? Daquele dia em diante, Saulo agora batizado com o nome de Paulo, nunca mais foi o mesmo, pois Cristo agarrou sua alma e seu corpo. ( Fl 3,12 ) 

Jesus tornou-se sua chama interior, sua paixão, e dizia: O amor de Cristo nos constrange. ( 2 Cor 5,14 ) Tornou-se o Apóstolo missionário, percorreu o mundo conhecido então, pregando Cristo aos judeus e aos pagãos. 

O nosso cristianismo, é a espiritualidade destes vinte seculos nutriu-se do ardor da fé e da caridade de Paulo. E agora povo de Deus, nós somos interpelados pela palavra de Deus, incisiva do Senhor e animados pelo testemunhos destes dois Apóstolos mártir da fé no Cristo.

 São Pedro e São Paulo; somos chamados nesta liturgia a professar nossa fé, no pobre e humilde filho de carpinteiro, reconhecendo que Ele é o Salvador esperado dizer como Pedro: "Tu és o Messias o Filho do Deus vivo.! Ou dizer como Paulo: " Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim!" ( Gl 2,20 ) Amém!

"De todos os temores me livrou o Senhor Deus!" Sl 33

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA - SUA OBRA: "O VERBO SE FAZ CARNE." SOLENIDADE SÃO PEDRO E SÃO PAULO  CELEBRADA NO DOMINGO ENTRE 28 DE JUNHO E 4 DE JULHO - Pg 837-839 - 13º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "B" FOLHETOS LITÚRGICOS  "DEUS CONOSCO dia a dia" SOLENIDADE SÃO PEDRO E SÃO PAULO - PG 109- 111 - ANO "B" -  BÍBLIA  SAGRADA traduçâo: CNBB



JESUS CHAMA PEDRO A CUIDAR DA SUA IGREJA


PEDRO FOI CRUCIFICADO DE CABEÇA PARA BAIXO


SAULO TEVE UM ENCONTRO COM O SENHOR


DECAPITAÇÃO DE SÃO PAULO



Nenhum comentário:

Postar um comentário