domingo, 7 de junho de 2015

EVANGELHO DE MARCOS 4,26-34 - 11º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" - LEITURAS:EZ 17,22-24; SL 91; 2 COR 5,6-10 -- LITURGIA P/14/06/2015 - ANO DA PAZ

;
            O REINO ESTÁ PRESENTE ENTRE NÓS!

Naquele tempo,26 Jesus disse à multidão: "O Reino de Deus é como alguém espalha a semente na terra. 27 Ele vai dormir e acorda, noite e dia, a sementa vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. 28 A terra por si mesma, produz o fruto: primeiro aparece as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga.29 Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou."30 E Jesus continuou: "Com que poderemos mais comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31 O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor  de todas as sementes da terra.32 Quando semeado, crescem  e se torna maior do que todas as hortaliças, e estendem ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se a sua sombra." 33 Jesus anunciava a palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender.34 E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos explicava tudo.



-Palavra da salvação.
-Gloria a vós, Senhor!

      


  Nós Igreja povo de Deus, estamos no 11º Domingo do Tempo Comum, o Evangelho de hoje tem uma mensagem maravilhosa para nós. Nos fala do semeador, da semente e do terreno. Esse trecho do Evangelho de Marcos é dominado totalmente por parábolas. Jesus tem uma pedagogia de ensinamento do Reino; Ele usa das coisas simples do homem do campo, que está habituado com a natureza e pode simplesmente compreender as coisas da terra.

É debaixo de uma parreira, de uma figueira, a beira de um riacho, ali na casa de um conhecido, que Jesus se reúnem com as famílias e amigos, para orar e falar das coisas do Reino dos céus. Os primeiros Cristão, no inicio do cristianismo, não tinham templos como temos hoje para se reunir, e celebrar. Numa passagem do Evangelho, Jesus chega com seus discípulos a um lugar, e viu Zaqueu trepado numa árvore, para vê-lo passar,  Jesus disse-lhe: "Zaqueu preciso que hoje eu fique em sua casa," isso é se convidar, hoje vamos celebrar em sua casa..! ( Lc 19,5 ) 

 Nosso Senhor nos três anos de vida pública, foi anunciando a novidade do Reino dos céus dizendo: "O Reino de Deus já chegou, e está no meio de vós..!
( Lc 17,21 ) Era por meio de numerosas parábolas, que Nosso Senhor anunciava o Reino dos céus, conforme  eram capazes de compreender. Os ensinamentos em parábolas, valoriza as pequenas coisas, e confunde os sábios, os grandes e os poderosos.

 Deus escolhe os fracos, para confundir os fortes; os pequenos e simples entendem a linguagem do Senhor..! É assim que Deus nos ama, é assim o seu reinado entre nós, sem complicações na simplicidade. Jesus ensinava em parábolas; e a sós porém, explicava tudo aos discípulos. ( Mc 4,33-34 ) Jesus fala em parábolas ao povo simples, porque percebe que eles tem dificuldades, de acolher a revelação do Reino, que é diferente e novidade do que estavam habituados a ouvir e esperar.

 O povo tocados pelas palavras do divino Mestre, estavam  apaixonados por Jesus, por causa da sua unção e a revelação do Reino. Diziam..!  É um novo Moisés..! Nunca ouve um profeta igual, falando de tantas coisas espirituais, lindas ,maravilhosas e cheias de esperanças..! Por onde Jesus passava acotovelavam-se as multidões, os milagre impossíveis aconteciam, os cegos enxergavam, os mudos falavam, os surdos ouviam, os paralíticos andavam, os demônios eram expulsos, os mortos ressuscitavam. Oh..! Gloria..!

A parábola é uma forma, que ao mesmo tempo explica  e oculta a verdade. Satisfaz o nível das pessoas mais simples, mas apresentando as coisas de um modo indireto, as protege de fáceis mal-entendidos e de manipulações. A Boa Nova de hoje nos trás duas parábolas profundas para meditarmos. O milagre, a força fecunda misteriosa, está escondida dentro da semente, nós não a vemos, mas basta semeá-la e esperar com paciência, que se manifeste a força que ela contem, e podemos ver o poder de vida, escondido na semente.

 Nosso Senhor em sua morte, foi semeado na terra como uma semente, mas no terceiro dia, Ele brotou, ressurgiu majestoso, maravilhoso, eterno..! Hoje Jesus ressuscitado, nos convida a espalharmos a semente de sua palavra no mundo. E pela graça de Deus no anúncio do Evangelho, que se produz frutos, nos corações dos homens. O terreno são os nossos corações, e é, preciso que este terreno seja preparado para que seja lançado as sementes. O Espírito Santo é o autor da nossa fé..!

 As duas parábolas tem aspectos em comum: "terreno, semente e semeadores." A segunda parábola, é a comparação do minúsculo grãozinho de mostarda e seu resultado final - Depois de brotar e crescer, pode acolher sob a sua sombra, os pássaros do céu. É Deus Pai criador, que realiza a sua obra na natureza, e também a nossa salvação. Com qual parábola, podemos descrever quanto é maravilhoso o Reino de Deus, no meio de nós..?

O Espírito Santo está presente em cada um de nós; nossos testemunhos de fé, nossa conduta diante dos homens, são mão de obra espirituais, arados espirituais para volver a terra dos corações e torna-la fértil. Existem muitos terrenos pedregosos, áridos e cheios de espinhos. Muitas pessoas sofrendo por não conhecerem o amor de Deus, precisam serem tocadas pelo poder do Espírito Santo. O Espírito Santo presente nas mãos dos semeadores, podem levar a paz, esperanças e a consolação àqueles que não conhecem Jesus..!

 Que o anuncio da palavra do Reino de Deus, seja de fato sementes fecundas, caminho do Reino do céu, à aqueles que não conhecem o Senhor Jesus, crucificado e ressuscitado. O Espírito diz na profecia de Isaías: "Assim acontece à palavra que minha boca profere; não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão." (Is 55,11 )  ( Sua missão: isso se realiza eminentemente na missão redentora do Verbo de  Deus - Nosso Senhor Jesus Cristo ) 

 "O resultado final, não depende dos esforços e da habilidade do
homem, no dinamismo da semente que foi lançada. O Reino de Deus ( semente ) é uma iniciativa divina, é o Senhor que atua no silencio da noite, no tumulto do dia ou na turbulência da história, para que o Reino aconteça; nenhum obstáculo poderá frustar o seu plano." A semente semeada, na dor ou na alegria, com certeza vai brotar. "Deixemos nas mãos do Senhor, que tem paciência na espera dos frutos,  na colheita dos grãos, quando voltar." "Eis que venho em breve..!" ( Ap 22,12 )

No entendimento palestino, do tempo de Jesus, o grão de mostarda era o grão mais pequenino conhecido, os arbustos da mostarda, que cresciam as margens do lago de Genesaré chegava até quatro  metros metros de altura, por isso o "proverbio oriental" do grão de mostarda, em relação a outras árvores frondosas naturais da região, Jesus o adiciona na parábola, para maior entendimento no anúncio do Reino.

O anúncio do Reino de Deus por Jesus, parece pequeno e insignificante, mas está destinado atingir todos os cantos do mundo, encarnando em cada pessoa, em cada povo, em cada sociedade e cultura. Mesmo anunciado modestamente, com debilidade e pequenez aos olhos do mundo, para realizar o projeto de Deus, à salvação de todos os homens. ( Mc 16,16 )

 Na liturgia de hoje, a parábola da semente de mostarda, refere a profecia de Ezequiel, o broto tirado do mais alto ramo do cedro, é plantado num lugar alto e bom, torna-se uma árvore magnifica e forte, que acolhe em sua sombra os pássaros, representa o resto de um povo, uma comunidade fiel, que cresceu vive na história, que escolheu Cristo como seu Senhor. É o novo povo de Deus..! Somos nós os Cristãos a Igreja conquistada com o sangue redentor de nosso salvador, Jesus Cristo. Jesus é o Senhor!

Também na interpretação eclesial, a parábola não se perde nada, na boca de Jesus, fala nos de uma urgência escatológica, os finais dos tempos. O Reino de Deus já está agindo; a coisa mais importante não é ficarmos olhando, como se desenvolverá, mas entrar nele, de todo nosso coração por amor ao Senhor, para que não fiquemos excluído do Reino: O homem, com efeito, passa, ( é colhido pela morte ) Também se o Reino fica! A colheita, de resto já foi iniciada porque Jesus Cristo ressuscitou!

 São Paulo na segunda leitura nos exorta: " Aliás, todos nós temos de comparecer às claras perante o tribunal de Cristo, para cada um receber a devida recompensa - prêmio ou castigo - do que tiver feito ao longo de sua vida corporal. A palavra de Deus nos faz lembrar hoje da interioridade da igreja, de sua verdadeira essência, de sua linfa vital; faz-nos entender onde podemos repor toda esperança missionária da Igreja, onde devemos procurar nós mesmos a força do crescimento.

 E nos dá tanta alegria pensando que "aquela essência" ( a Semente ) está a disposição de todos e que o Reino cresce também em nosso coração. O semeador também se faz semente, continua em nós o prodígio do Reino. O semeador é o próprio Cristo Jesus agindo pelo poder do Espírito Santo em cada um de nós..! Cantemos com alegria: Como é bom, agradecermos ao Senhor!  ( Sl 91 )Amém!

Jesus é o Senhor!


COMENTÁRIO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIEIRO CANTALAMESSA SUA OBRA: "O VERBO SE FAZ CARNE" 11º DOMINGO DO TEMPO COMUM - Mc 4,26-34 - TEMA: "O MILAGRE DO REINO" - ANO "B" Pg 377-380 -- FOLHETO LITURGICO: "DEUS CONOSCO" dia a dia 11º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO"B" JUNHO 2015 - Pg 66-68 -- BÍBLIA AVE MARIA.





                                                           
          



























Nenhum comentário:

Postar um comentário