sexta-feira, 1 de maio de 2015

EVANGELHO SÃO JOÃO 15,9-17 -- 6º DOMINGO DA PÁSCOA -- LEITURAS: At 10,25-26.34-35.44-48 -- Sl 97 -- 1 Jo 4,7-10 -- ANO "B" ANO DA PAZ - MAIO 2015 -- LITÚRGIA P/10/05/2015-



                                     DEUS É AMOR INFINITO!



 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9 "Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11 Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 12 Este é o meu mandamento: Amai vos uns aos outros, assim como amei.13 Ninguém tem amor maior do que aquele que se dá sua vida pelos amigos. 14 Vós sois meus amigos, se fizerdes o que vos mando. 15 Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16 Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais frutos e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17 Isso é o que vos ordeno: "Amai-vos uns aos outros."

-Palavra da salvação.
-Glória a vós, Senhor!

                                            

Irmãos povo de Deus..! Estamos no sexto Domingo da Páscoa o Evangelho de hoje é lindo, maravilhoso; fala-nos do amor infinito de Deus por cada um de nós. Domingo passado o convite do Senhor era que nós permanecêssemos firmes na videira. 

 O Senhor disse:"Permanecei em mim" e produzais frutos. Jesus é a verdadeira videira, nós somos os ramos e o Pai é o agricultor! ( Jo 15,1) Hoje Jesus nos faz outro convite: "Permanecei no meu amor" ( Jo 15,9 ) e nos dá a indicação para isso: Amai vós uns aos outros como eu vos amei. 

Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos" ( Jo 15,12 ) Para os irmãozinhos que não sabem; a liturgia da Igreja Católica, é composta de três ciclos que compõem o atual ciclo litúrgico dominical, a Igreja nos propõe um Evangelho diferente, a cada ano como guia, para conhecermos os fatos e as palavras de Jesus.

 O primeiro ano - o ano "A" - é o Evangelho segundo Mateus; o segundo ano seguinte é o ano - "B"- segundo Marcos; e o terceiro ano seguinte - ano "C"- Evangelho de Lucas. Estes três Evangelhos são chamados de Sinóticos por assemelhar as vezes reprodução textual de certas narrativas, nem por isso deixam de ter entre si grandes diferenças, que destacam a originalidade de seus autores. ( Os Evangelhos pg. 43 - Bíblia Ave Maria )

Mas se os anos são três e os Evangelhos são quatro? A liturgia resolveu este problema de uma maneira muito feliz, fazendo-nos ler o Evangelho de João, não num ano especial, mas nos tempos fortes dos três anos, isto é, no período do Natal e no período Pascal também se lé, as Epístolas de João nas  leituras. 

 "São João Evangelista, procura mostrar a seus leitores a divindade de Jesus e revelar-lhes um pouco de sua realidade invisível, mas conservando o cuidado de apresenta-lo como um Homem concreto de seus atos e de seus discursos." ( Os evangelhos - Pg 44, Bíblia Ave Maria )

João irmão de Tiago, é "testemunha ocular" por excelência de Jesus; esteve com Jesus toda sua vida pública, foi uns dos discípulos Apóstolos, primeiro a ser convidado seguir o Mestre, e era chamado de discípulo amado de Jesus. Talvéz por ser o mais jovem de todos, ou porque Nosso Senhor já via nele qualidades, de quem cuidaria de sua mãe no futuro.

 O discípulo amado, esteve com Nosso Senhor, desde as primeiras horas,( Jo,1,35 ) junto com Pedro e Tiago seu irmão, assistiu a transfiguração do Senhor no Tabor e à agonia no Getsêmani ( Mc 14, 33 )  e foi uma das primeiras testemunhas da ressurreição. ( Jo 20,2 ) Ele mesmo se apresenta no Evangelho como " aquele que viu, ouviu e dá testemunho da verdade. ( Jo 19,35; 1 Jo 1,1-10 )

Na liturgia deste Domingo, a segunda leitura da Epístola de João ele acrescenta"... o amor é  Deus e todo aquele que ama, nasceu de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama, não conheceu a Deus, porque Deus é amor." ( 1 Jo 4,7 ) 

Irmãozinhos..! Nestes"Tempos Finais a humanidade ainda não percebeu a força transformadora do amor. O mundo está carente de atitudes transformadoras, pois os gestos de ternura e de carinhos têm mais poder que o grito dos arrogantes e poderosos.

Mesmo nestes finais de tempos, onde a Igreja de Jesus é perseguida, por causa da doutrina da cruz, estão morrendo milhares de pessoas, por causa do Cristo e seu Evangelho, Jesus ainda aponta a solução para o mal do mundo : "Amem-se uns aos outros," pois o amor vem de Deus.

 Mesmo na tempestade, mesmo na noite escura, vamos permanecer no amor de Cristo. O sangue dos mártires deste tempo estão bradando aos céus, por justiça. E Deus  vai fazer justiça em favor de seus filhos..!

Jesus disse:"Vocês serão meus amigos se fizerem o que vos mando: Amem-se uns aos outros e permaneçam no meu amor!" Quem permanece no amor tem alegria completa. Como terra boa acolhamos a palavra de Deus para que a nossa vida produza muitos frutos. 

E nesta Eucaristia que vamos celebrar, neste sexto Domingo da Páscoa, deixemos-nos ser transformados, pela força do amor de Jesus. Salmodiemos-nos cantando: O Senhor fez conhecer a salvação/ e revelou sua justiça às nações! ( Sl 97 ) Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA, SUA OBRA "O VERBO SE FAZ CARNE." 6º DOMINGO DA PÁSCOA ANO "B" Pg 315-318 -- "DEUS CONOSCO dia a dia" LITURGIA PARA O 6º DOMINGO DA PÁSCOA ANO"B" 2015. Pg 46-48;  Pg 120-121 - COMENTÁRIO Pe. ROGERIO  GOMES C.Ss. R -- BÍBLIA AVE MARIA.









Nenhum comentário:

Postar um comentário