domingo, 24 de maio de 2015

EVANGELHO Mt 28,16-20 -- SOLENIDADES SANTÍSSIMA TRINDADE -- LEITURAS: Dt 4,32-34.39-40; Sl 32. Rm 8,14-17 -- ANO DA PAZ -- ANO "B" LITURGIA P/ 31/05/2015



 ELE NOS ESCOLHEU PARA A SUA HERANÇA!
                               


 Naquele tempo, 16 os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. 17 Quando viram Jesus. prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram.18 Então Jesus aproximou-se e falou: "Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra.19 Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-ós em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo, 20 e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo."

-Palavra da Salvação
-Gloria a vós,Senhor!





                                                   
  Nós povo de Deus neste Domingo estamos celebrando a festa da Santíssima Trindade. Para nós Igreja Católica e uma das mais importante solenidade do ano litúrgico. Proclamamos o Dogma de fé da Santíssima Trindade: "Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo." Nós não entendemos, mas trata-se da nossa fé, e da tradição Apostólica, e dos ensinamentos revelados pelo Espírito Santo ao longo da história da Santa Mãe Igreja.

Como cristãos assíduos ao Evangelho e a tradição dos Apóstolos, celebramos convictos os ensinamentos da Igreja, que possui a plenitude das verdades reveladas, por Nosso Senhor Jesus Cristo. 
O dogma monoteísta de fé estabelecido, na doutrina Católica, a essência de um só Deus em Três Pessoas distintas, Pai, Filho e Espirito Santo, é de difícil interpretação, impossível de ser assimilado pelas interpretações humanas.

 Concilio de Niceia foi definido: "Cremos...em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho de Deus, nascido do Pai como unigênito, isto é, da substância do Pai Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus, de Deus verdadeiro, gerado, não feito consubstancial como o Pai, porque foi feito tudo que há no céu e na terra [..] cremos no Espírito Santo, Senhor, Senhor fonte de vida, que procede do Pai, como o Pai e o Filho é adorado e glorificado o qual falou pelos profetas." 

Não professamos três deuses, mas um só Deus em três pessoas a Trindade consubstancial. ( II Concilio de Constantinopla DS 421; Concilio de Toledo 675 DS 530 ) Cada uma das três pessoas, é esta realidade, isto é, a substância, a essência  ou a natureza divina. ( IV Concilio de Latrão 1215 DS 804 ) O estudioso Santo Agostinho afirmou na sua obra literária, que é difícil encontrar uma pessoa que, falando da Santíssima Trindade, saiba do que esteja falando. ( Confissões XIII,II )  

Trata-se de uma tarefa - como foi revelado em sonho a Santo Agostinho - não menos possível do que aquela criança que tenta esvaziar o mar usando uma concha. A criança lhe diz: "Se isso é impossível, muito mais é tentar decifrar os mistérios da Santíssima Trindade!


"O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Só Deus pode dar-nos o seu conhecimento, revelando-se como Pai, Filho e Espirito Santo." ( CIC 261 ) Deus não é um só, mas não solitário." "Pai, Filho, Espirito Santo," não são meios nomes que designam modalidade do ser divino, porque são realmente distintos entre si. Aquele  que é o Filho não é o Pai, Aquele que é o Pai não é o Filho, nem o Espirito Santo é Aquele que é o Pai e o Filho. (68)

São distintos entre si pelas relações de origem. O Pai gera o Filho e gerado o Espirito Santo procede." (69) a unidade divina e Trina."  ( CIC 254 ) O Pai é o amante, o Filho o amado e o Espírito Santo é o amor do pai e do Filho. As Três Pessoas da Santíssima Trindade tem três atributos próprios - O pai é o criador, o Filho o salvador e o Espírito Santo o santificador.

Os atributos não se esgotam, o significado de cada uma das pessoas, porque, como elas se "inter-compenetram" e a igreja acredita em um só Deus, há atributos apropriados também. Ao fazermos um estudo sobre a Trindade de Deus, nenhum Teólogo, ou filosofo cristão encontraria a verdade absoluta, para se convencer, e dizer encontrei a verdade.

 Santo Agostinho passou quase toda a sua vida querendo desvendar este mistério, e não encontrou a verdade da Santíssima Trindade.
Nós cristãos, precisamos ter cautela com as doutrinas que nega a Santíssima Trindade, pois se negando a Trindade, negam também Nosso Senhor Jesus Cristo, o nosso salvador pessoal. 

Jesus é Deus no Pai, e sem Ele não existe remissão dos nossos pecados e a salvação da vida eterna. Sem o Espírito Santo não existe Igreja e nem santidade a nosso favor, é Ele que que nos santifica, e nos mostra a verdade. Sem o Espírito Santo não existe a nossa conversão..!

O mistério da Trindade é a verdade que antes de tudo tenha-se conhecimento do que é a Trindade para nós. O catecismo ensina-nos no seu parágrafo 234 que a Trindade é o "mistério," de Deus em si mesmo." O monoteísmo trinitário é a mais profunda das novidades religiosas trazidas pelo cristianismo, aquela que distingue, ou seja a fé hebraica.

Os primeiros cristãos tiveram que passar  por uma conversão intelectual profunda - uma especie de kenosis - para o poder aceitar.  Os primeiros cristãos defendia o monoteísmo bíblico, mas combatiam nos primeiros seculos a defesa da crença e da fé, para defender a Santíssima Trindade; por isso os Concílios para combater as heresias e definir o dogma da trindade.


As Heresias eram:
Monarquianos- Há uma Trindade, mas o Pai tem mais poder.
Modalistas: Jesus foi uma forma ou modo de aparições de Deus.
Patripassista: Foi o Pai disfarçado de Filho que morreu na cruz.
Dinamistas: O Filho era um mero Homem, e que no batismo se revestiu de potencia divina.
Arianistas: Cristo não é nascido do Pai, foi a primeira criatura que Deus fez, e Deus uniu a Ele acolhendo como filho.
Pneumatômas: Negavam o Espírito Santo.

 Voltemos para o Evangelho..! Jesus Cristo deu ao Apóstolos, na sua ascenção, o envio missionário no Evangelho de Mateus dizendo: 18 "Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, pois, e ensinai a todas as nações; "batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". 20 Ensinai as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo." (Mt 28,18-20) 

O mistério da Santíssima Trindade não desapareceu nunca da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, desde os Apóstolos e as revelações, isto é da vida da Santa Igreja, basta remover certos extratos de pó para que a planta do edifício da fé volte a brilhar em plena luz.  

 Pois, apenas ofusque a fé em Deus Trino, todo o resto se obscurece, e antes de qualquer outra coisa Jesus Cristo. Ao falarmos do Deus Trino devemos falar da "Trindade para nós!" E não da "Trindade em si", que já existia antes do tempo e da história da salvação.

 Deus Pai olhando para este mundo, esvaziando de si mesmo, encheu-se de profundo amor e compaixão, enviou seu filho precioso para nos salvar da morte eterna. (Esvaziar de si -Kenosis) 

Depois derramou seu Espirito Santo sobre a sua Igreja, e o Espírito Santo derramado estará conosco, até a nossa  futura ressurreição, e adentrarmos na pátria celeste. A santíssima Trindade é amor! Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA; SUA OBRA "O VERBOS SE FAZ CARNE"- SOLENIDADE DA SANTISSIMA TRINDADE: "POR QUE CREMOS NA SANTÍSSIMA TRINDADE?" Pg 329-332 - ANO "B" -- "DEUS CONOSCO dia a dia - ANO "B" Pg 113-114 LITURGIA P/31/05/ 2015 - ANO DA PAZ





                                        











Nenhum comentário:

Postar um comentário