domingo, 17 de maio de 2015

SOLENIDADE DE PENTECOSTES - EVANGELHO JOÃO 20,19-23 --LEITURAS: At 2,1-11; Sl 103; 1 Cor 12,3b-7.12-13 -- LITURGIA P/24/05/2015 ANO "B" ANO DA PAZ.


                  SOMOS ENVIADOS EM MISSÃO!
 
     19 Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: "A paz esteja convosco." 20 Depois dessas palavras, mostrou- lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por ver o Senhor. 21 Novamente, Jesus disse: "A paz esteja convosco. como o Pai me enviou, também eu vos envio."22 E depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: "Recebei o Espirito Santo. 23 A quem perdoardes os pecados, eles serão perdoados; a quem não o perdoardes eles serão retidos."

-Palavra da salvação.
-Glória a vós, Senhor!

                              


Queridos irmãos povo de Deus, a liturgia deste Domingo é maravilhosa, nos fala daquele que é o nosso consolador, que confirma em nós, pelo nosso batismo, como filhos de Deus. Estamos falando do grande protagonista; "O Espírito Santo", Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o Santificador de todas as coisas." 

 No Evangelho de hoje, Nosso Senhor se pós, no meio dos discípulos medrosos escondidos por medo dos judeus, naquele lugar e disse:"A paz esteja convosco." Os discípulos se alegraram quando o viram de novo Jesus, o Senhor falou outra vez da "Paz," e lhes deu o envio de anunciar o Evangelho, e  perdoar os pecados. 

  E depois soprou sobre eles dizendo: "Recebei o Espírito Santo." O  Divino Espírito Santo é a promessa de Jesus, Ele procede do amor do Pai e do Filho.  Parece que nós cristãos, falamos muito pouco, da Terceira Pessoa  da Santíssima Trindade, o Deus Espirito Santo. Mas hoje o Senhor, quer introduzir em nossos corações este amor do Deus santificador, realizador de todas as coisas.

 É o mesmo Espirito Santo de Deus, que o autor sagrado descreve no Gêneses, o Espírito que pairava sobre o caos, sobre as águas da criação fecundando-a. ( Gn 1,1 ) "Pensas na criação..? Dizia São Basílio; Ela foi obra do Espírito Santo que consolidava e enfeitava os céus. Pensas na vinda de Cristo..? O Espírito Santo que preparou o projeto de amor e depois na plenitude dos tempos, o realizou descendo sobre a virgem Maria, para que Cristo viesse ao mundo.

 Pensas na formação da Igreja..? Ela é obra do Espírito Santo. Pensas na parusia..? O espírito Santo não estará ausente, nem então, quando os mortos surgirem da terra e revelar-se -á do céu o nosso salvador."( São Basílio, De Spiritu sancto, 16-19 ) É mesmo Espirito que no Antigo Testamento, Deus colocava uma porção a mais de seu Espírito nos profetas e heróis por um  tempo, para defender e conduzir o povo escolhido.

 É o mesmo que ressuscitou Nosso Senhor Jesus Cristo no terceiro dia. É o mesmo que mora em cada um de nós, templos vivos do Senhor! É o mesmo que conduziu Jesus verdadeiramente Homem, em toda sua vida pública. É por meio Dele, que Jesus realizou todos os estupendos milagres e o testemunhou e nos prometeu que quando fosse para o Pai, enviaria da parte do Pai celeste o Espirito Santo.

 O Espirito Santo, não é uma coisa, não é uma energia, não é uma força, mas sim o próprio Deus. O Espirito Santo é uma Pessoa de Deus, Ele tem sentimentos, se alegra conosco, mas pode também se entristecer, e afastar de nós. Jesus disse que o pecado contra o Espirito Santo, não será perdoado nem neste mundo e no outro, se não arrependermos das blasfêmias contra o Espírito. Isto é, recusar a salvação eterna oferecida por Deus Pai, através do próprio Espirito Santo em Cristo Jesus! ( Mc 3,29 )

 O Espirito Santo é a alma da Igreja. Por isso como bons Cristãos precisamos ter a consciência do Espirito Santo em nossa vida. Ele está conosco e nos capacita. Ele é presente de Deus para nós, nos comunica a diversidades de dons e de ministério, dando nos a sabedoria, a ciência, a fé, o discernimento e muitos mais.( 1Cor 12,1-12 )

"O Espirito de Deus é a comunicação eterna do amor e da vida que nos vêm do Pai. "Batizados Nele," desperta-nos para a santidade e o compromisso com a verdade do Reino, fazendo-nos missionários de Cristo. Os dons dos carismas derramado sobre nós, não é para o nosso "eu particular," mas sim para a edificação da Igreja, para que  nossos irmãos em união, cresça no amor de Deus.

 O Espirito Santo que veio em Pentecostes veio ficar com a Igreja até a segunda vida de Jesus, e é Ele, que conduz a igreja no caminho da historia da humanidade, firmando o sacramento do Reino. O Espírito Santo é a verdade para toda a humanidade. Somente por meio Dele podemos compreender, de fato, a História da nossa salvação.

 Nele não há confusão e divisão, pois a comunicação do amor é, vida, e está além das fronteiras, raças e culturas. Os Atos dos Apóstolos, narram um fato curioso: Chegando Paulo em, Éfeso, encontrou alguns discípulos e disse-lhes: "Recebestes o Espirito Santo quando abraçastes a fé?" Eles responderam: "Não, nem sequer ouvimos dizer que há um Espirito Santo!" ( At 19,1ss ).

 Se fizéssemos hoje a mesma pergunta, receberíamos de muitos cristãos uma resposta semelhante; sabem, sim, que existe um Espirito Santo, mas é tudo o que sabem Dele, de resto, ignoram quem é, na realidade, o Espirito Santo e o que representa para sua vida.

 Por isso a importância de todos nós cristão fazermos uma experiência com o Espírito Santo. Foi o que aconteceu com os discípulos escondidos e medrosos, de anunciar Jesus Crucificado e ressuscitado. Mas após a experiência de Pentecostes, saíram daquele lugar anunciando a Boa Noticia, que Jesus Crucificado estava vivo e ressuscitado, e que está  no meio de nós.

 É desta experiência espiritual maravilhosa, que o Senhor quer falar para cada um de nós. Que maravilha..! Que acontecimento maravilhoso..! Com a Efusão do Espírito Santo, agora em diante, livres das falsas compreensões que havia de Jesus e seu projeto, os Apóstolos podem anuncia-lo sem medo e perdoar pecados, em seu nome. ( Jo 20,23, Mc 16,16 )

Irmãozinhos..! Na comunidade devemos descobrir irmãos, e comunicar à eles na linguagem do amor, ensinada pelo Espírito Santo; ou melhor na nossa simplicidade impressa em nossos corações pela experiência no Batismo no Espírito Santo," anunciar: O Cristo ressuscitado." "O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito  que habita em nós, aleluia! Antifona inicial da liturgia deste domingo Rm 5,5 ) 

O prodígio de Pentecostes continua se renovando hoje. "Se alguém te disser: Recebestes o Espírito Santo, porque motivos não falas em em todas as línguas..? Devemos responder: "Certo, falo em todas as línguas, estou inserido no corpo de Cristo que é a Igreja que fala todas as línguas." ( Autor desconhecido, séc VI. In 65, 743s. )

Ainda hoje a Igreja fala e compreende todas as línguas de todos os povos; Ela compreende e valoriza a cultura e o patrimônio de cada povo e cada etnia, cada povo compreende seu anúncio como próprio, como destinado a si. A comunidade dos discípulos fala uma nova linguagem, cuja gramatica é o evento pascal, por isso pode ouvir e entender, a mensagem em todas as línguas. ( At 2,9ss. )

O Espírito Santo é puro, Nele não existe confusão. Mas lembremos que todos os nossos dias ao despertarmos em nossas camas, peçamos ao Divino Espírito Santo: "Senhor o que vamos fazer hoje junto..?" Nossa vocação de fieis cristãos é para a santidade e vida de unidade em nossas comunidades e nas diversidades à nossas frentes. Lembremos-nos, que o mais importante na vida cristã é o nosso próximo o nosso irmão! "Porque Jesus ama todos nós..!"

Rezemos ao divino Espírito..! Ilumina-me Senhor, pois a antiga tentação de Babel, está sempre à nossa espreita; e aparece toda as vezes que há uma manifestação de orgulho e vaidade no meio de nós. Senhor dai-nos o dom de calar e a  da humildade na hora certa, do jeito certo como lhe apraz!" 

 E sentados na beira do nosso leitos, todos os dias na hora de levantar-mos rezemos com grande confiança ao nosso Deus: "Vinde Espirito Santo, enchei os corações de vossos fieis e acendei-neles o fogo de vosso amor, enviai vosso Espírito e renovais a face da terra!" Sou vossa pertença Senhor, eis me aqui! Amém!

Jesus é o Senhor!


TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA; SUA OBRA: "O VERBO SE FAZ CARNE" - TEMA: "O ESPÍRITO SANTO NA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO" - Pg 322- 326 --  LITURGIA : DEUS CONOSCO dia a dia -- SOLENIDADES DE PENTECOSTES -- ANO DA PAZ -- TEMA: "SOMOS ENVIADOS EM MISSÃO!" PG 91-94 - ANO  LITÚRGICO "B" 2015






                                                         
                               















Nenhum comentário:

Postar um comentário