quarta-feira, 6 de maio de 2015

EVANGELHO SÃO MARCOS 16,15-20 -- 7º DOMINGO DA PÁSCOA - ASCENSÃO DO SENHOR - ANO DA PAZ -- LEITURAS: At 1, 1-11; Sl 46; Ef 1,17-23 -- ANO "B" LITURGIA P/ 17/05/2015



  ELE ESTÁ JUNTO DO PAI E JUNTO DE NÓS!
             

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15 e disse-lhes:"Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda a criatura!16 Que crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17 Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18 se pegarem serpentes ou beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados."19 Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se a direita de Deus.20 Os discípulos então saíram e pregaram por toda a parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio de sinais que a acompanhavam.
-Palavra da salvação.
-Glória a vós, Senhor!



Queridos irmãozinhos povo de Deus, hoje celebramos o mistério conclusivo da vida de Jesus: sua ascensão ao céu. Ele sobe ao céu com seu próprio poder. Jesus é Deus..! Hoje recordamos e celebramos, o dia em que a nossa pobre natureza, foi elevada em Cristo, até o trono de Deus Pai." ( São Leão Magno ) 

A ascensão do Senhor nos atesta, que Cristo ressuscitado glorioso, foi ao Pai e que  também nós iremos ao Pai, se permanecermos Nele. Muitas vezes em nossas reflexões fazemos perguntas: O que comemoramos..? Qual é o conteúdo espiritual e histórico deste mistério..? 

Na oração do creio, dogma de nossa fé, nós igreja confirmamos, o que diz na Sagrada Escritura, que Jesus Cristo, ressuscitou ao terceiro dia e subiu aos céus, onde está sentado a direita de Deus. E de novo há de vir para julgar os vivos e os mortos. ( Oração do Creio )

 Também nós cristãos povo de Deus, corremos  risco de ficarmos só na contemplação da subida do ressuscitado, e ficarmos a olhar para os céus, como algo magico e não entramos na profundidade deste mistério Pascal.

 E preciso que saiamos das nossas mesmices, e irmos ao encontro dos nossos irmãos, anunciar a Boa Noticia, que Jesus é nosso intercessor, diante do Pai. Foi o que o anjo disse aos Apóstolos e discípulos que estavam a contemplar o Senhor se elevar aos céus.

 "Homens da Galileia, porque ficais a olhar para o céu? Esse Jesus que acaba de vós ser arrebatado para o céu, voltará do mesmo modo que o vistes subir para o Céu." ( At 1,11 ) A ascensão do Senhor deve ser entendida desde a paixão, morte e ressurreição do Senhor, na lógica do Reino de Deus.

 Entendida como ação salvífica do Cristo, por causa de cada um de nós. A sua segunda vinda, nós proclamamos em cada Eucaristia que celebramos: "Esperamos, o Cristo, vossa vinda gloriosa!" ( Oração Eucarística VII - Missal, Pg 866 ) "Vinde Senhor Jesus..!"

O que significa dizer que Jesus subiu o céu? A resposta está no próprio Evangelho: "Foi arrebatado ao céu, isto é, sentado a direita de Deus. Jesus ressuscitado não entra num "lugar,"mas numa "dimensão" nova, onde não tem mais sentido nossas expressões "em cima," "embaixo" "atrás."

 Ir para o céu significa ir junto de Deus; estar no céu significa estar perto de Deus. O céu em si não existe, mas se forma no momento mesmo em que a primeira criatura alcança definitivamente a Deus; o céu se forma, portanto, com a ressurreição e a exaltação de Cristo. ( Walter Kasper )

Jesus não subiu a um céu que já existia, mas foi para formar o céu: "[...] Vou preparar-vos um lugar. Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e vos tomarei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais. ( Jo 14,2-3 ) E vejam que maravilha, o que Deus tem preparado para nós..! 

O céu é, portanto, o corpo de Cristo ressuscitado com o qual irão se unir para formar um só Espírito com Ele todas as pessoas salvas. ( Cor 6,17;15.49 ) O céu é aquele "Templo" misterioso do qual fala o Apocalipse, que é o mesmo cordeiro morto e de pé ( Ap 5,6 ) o templo destruído e reconstruído. ( Jo 2,19 ) 

Agora, esclarecido este ponto - o que significa ir para o céu - Que poderia  dificultar nossa fé, esforcemos-nos para compreender o significado do mistério,  Deus é o próprio céu! O que nos atesta a festa da ascensão? Atesta-nos, que Jesus ressuscitado foi junto ao Pai, e é, nosso intercessor a nosso respeito e salvação. 

 Já se faz alguns Domingos que temos ouvido as palavras de Cristo: "Eu vou para o Pai; se eu não for, o "Consolador" não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei. ( Jo 16,7 ) Ir ao Pai significa tanto " deixar a terra" quanto "ser glorificado," receber o trono na nova condição adquerida com a Encarnação e a páscoa. 

Agora o Cristo tem um corpo humano glorioso, glorificado pelo Pai, com aquela mesma glória que Ele, como Filho de Deus, tinha antes que o mundo fosse feito. ( Jo 17,15; Cl 1,15-23 ) 

A presença de Jesus, não é mais segundo a carne, mas segundo o Espirito. Nesta nova condição, Cristo, com efeito torna-se presente em cada homem, em cada mulher, em cada jovem e crianças. Não é verdade que Deus nos criou, sua imagem e semelhança..?  ( Gn 1,26 )

 Ele está a todo momento no meio de nós; e só invoca-lo, onde estivermos: "Jesus..!" Era preciso que tudo isso acontecesse com o Filho de Deus à respeito, a nossa salvação. Deus amou de tal modo o mundo que lhe deu deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. ( Jo 3,16 ) 

 Na Oração Eucarística II oramos ao Pai: "E Nós vos suplicamos que, participando do corpo e sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espirito Santo num só corpo. A assembleia suplica ao Espirito Santo de Deus: "Fazei de nós um só corpo e um só Espirito." ( Missal, Pg 477 ) 

Jesus o Filho de Deus é glorificado pelo Pai na cruz, Ele cumpriu toda a vontade do Pai ao ponto de dar a própria vida, pela remissão de nossos pecados. Agora na  gloria de sua ressurreição, senta-se a direita de Deus Pai, donde a de vir julgar os vivos e os mortos.

 Jesus é o primogênito, o cordeiro, aquele que está acima de qualquer principado, autoridade, poder e soberania. ( Ef 1,21 ) Foi por nós que o amor de Deus foi manifestado. Por isso proclamamos o senhorio de Jesus em nossas vidas. "Jesus é o Senhor!"

"Jesus é a imagem do Deus invisível, o primogênito que possui sobre todas as coisas a primazia, o poder sobre a criação, porque tudo foi criado Nele e para Ele. Ele existe antes de todas as coisas e todas as coisas subsistem Nele. Jesus é o principio, o primeiro dentre os mortos a ressuscitar, e por isso tem o primeiro lugar em todas as coisas." ( Cl 1, 17 ) Jesus é o Alfa e o Omega, o principio e o fim de todas as coisas! ( Ap 22,13 )

Irmãozinhos..! A ascensão de Jesus sinaliza para nós o inicio da vida missionária de seus discípulos. Nosso Senhor se ascende ao céu, mas a missão de construir o Reino de Deus, é deixada como herança para cada um de nós que se dizemos ser Cristãos, e no Cristo encontramos a razão de viver.

No Evangelho de Marcos Jesus antes de subir para o Pai convoca os discípulos a irem por todo mundo, a anunciar o Evangelho, a batizar e lhes dá poder de lutarem contra todo o mal. ( Mc 16,16 ) 

Estamos no mundo mas não somos do mundo, O mundo que esperamos é o mundo vindouro que Cristo Senhor está preparando a cada um de nós! "Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou." ( Is 64,4 )

A festa da ascensão nos proporciona a oportunidade de ascender em cada ano com mais claridade a grande certeza da nossa vida: Jesus está vivo e ainda está conosco.

 O convite feito a cada um de nós, mais do que ficarmos mirando o céu à procura do ressuscitado, é seguir em missão, e reencontra-lo em cada irmão e irmã que sofre ao nosso lado.

 Por isso nesta fé e esperança podemos dizer que Jesus está no meio de Nós. A palavra do Senhor diz que os discípulos partiram, e pregaram por toda a parte. Vamos nós também, com toda a humildade, sabendo em que vasos nós carregamos esta esperança da vida eterna, mas com coragem. 

A Eucaristia nos consagra a cada Domingo, para esta missão: Cristo subiu ao céu, e nós voltamos para nossos lares, na espera " de sermos revestidos do alto! Cantemos salmodiando o Salmo. "Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta!" ( Sl 46 )  Amém!

Jesus é o Senhor!


TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA, 7º DOMINGO DA PÁSCOA -- A ASCENSÃO DO SENHOR--  PG  319-319 DA OBRA "O VERBO SE FAZ CARNE."e "DEUS CONOSCO dia a dia" Pg 67-69 Pe. ROGERIO GOMES C.Ss.R.; Pg 127 COMENTÁRIO LITURGIA PARA SOLENIDADE "ASCENSÃO DO SENHOR" PARA 17/05/2015 ANO "B" -- FONTES: BÍBLIA AVE MARIA.


Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos! Mt 28,20
                                                                                                             



                                                     




                       
























Nenhum comentário:

Postar um comentário