domingo, 26 de abril de 2015

EVANGELHO SÃO JOÃO 15,1-8 -- 5º DOMINGO DA PÁSCOA -- ANO "B"-- ANO DA PAZ -- 2015 -- At 9,26-31 -- Sl 21 -- 1 Jo 3,18-24 -- LITURGIA P/ 03/05/2015


                                     A VERDADEIRA VIDEIRA! 
                   


Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1 Eu sou a verdadeira videira e meu Pai é o agricultor. Todo o ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo o ramo que dá fruto, ele o limpa, para que que dê mais frutos ainda.3 Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4 Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o quiserdes e vós será dado. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

- Palavra da salvação.
- Gloria a vós, Senhor!






Nós povo de Deus, estamos diante do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São João, quinto Domingo da Páscoa. A liturgia de hoje é linda e magnifica; Nosso Senhor na sua pedagogia de ensinamentos, para nos falar do seu Reino, e que o entendamos, usa de metáforas, coisas simples, regionais do campo. Jesus usa da imagem da ovelha, do pastor, do trigo, da vinha, do campo e tudo aquilo que o povo simples possam entender, na linguagem de parábolas. Hoje Ele nos fala da videira, da vinha.

Meditarmos, as palavras de Jesus sobre a videira e seus ramos, significa refletirmos, sobre a relação que nos une com Ele, em sua dimensão mais profunda: "Eu sou a verdadeira videira; vós sois os ramos." É uma comparação até mais profunda, que aquela do Pastor, a ovelha e seu rebanho, na liturgia de Domingo passado. Irmãos..! Imaginemos no que há de mais intimo, entre a videira e seu ramo?

É do ramo prolongado e unido a videira, que floresce e se dão os frutos. Os ramos dependem da linfa da videira para sobreviver. É da cepa que vem a vida aos ramos, para que produzam frutos. Ninguém-se vê um ramo separado do tronco, voando sozinho por ai dizendo: eu sou da vinha..? ou será que existem vinhas sozinhas por ai dizendo ser a verdadeira vinha..?! A verdadeira vinha brota a "Eucaristia," o vinho se transforma no sangue de Cristo..!

É, a mesma imagem, que São Paulo usa para transmitir o ensinamento, da doutrina, do corpo místico de Cristo. ( 1 Cor 12,27 ) Cristo é a cabeça e nós somos o corpo. Cristo é a cabeça de um corpo, que é a igreja, da qual cada cristão é um membro. Se o membro, estiver separado do resto do corpo, não pode fazer nada. ( Rm 12,4s; 1 Cor 12,12s ) O Espirito Santo é a alma da igreja, é Ele, que rega com a água viva, a vinha do Senhor. 

Os dons carismáticos derramados sobre a igreja, é para a união e edificação do corpo mistico de Cristo. Jesus disse: "Sem mim nada nada podeis fazer!" ( Jo 15,5 ) Jesus insiste, para que permaneçamos unidos a Ele pelo Espirito Santo, para que produzamos no mundo os mesmos frutos que Ele produziu. Por isso a insistência é sobre a comunhão, com os irmãos povo de Deus que trás frutos abundantes para o Senhor. Somente obedientes ao Filho que podemos realizar os frutos que o Pai espera.

Assim irmãos, "Comunidades povo de Deus," o Evangelho de hoje nos convida a duas atitudes fundamentais: "Permanecer" em Jesus e "produzir frutos." Este termo "permanecer" é insistente neste texto Joanino. Não é uma ideia de permanecer parado, mas uma ideia que sejamos missionários e que levemos a Boa Nova à aqueles que não conhece o Senhor!

Jesus é a verdadeira videira do Pai, o nosso centro vital, a videira da nossa salvação de vida eterna. Devemos permanecer nele de toda a nossa alma e coração; e experimentarmos Nele, o amor profundo do Pai do Céu. Povo de Deus, Igreja do Senhor..! Neste tempo Pascal estamos nos preparando para a "Festa de Pentecostes," isso é, celebrarmos a vinda do Espirito Santo, sobre à Igreja. Por isso neste tempo de espera, de Pentecostes, vamos permanecer unidos em oração, e desejando recebermos os dons espirituais,  do Espirito Santo de Deus. 

Não é somente nós, que permanecemos Nele, mas é reciproco o amor de Deus, Ele vem em socorro das nossas fraquezas, pois Ele está no meio de nós..! A sua encarnação, paixão, morte e ressurreição comprova-no: "Quando vier o Paráclito, que vos enviarei de junto de meu Pai, o Espirito da verdade que vem do Pai, Ele dará testemunho de mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o principio. ( Jo 15,26 ) Viver o Evangelho, é ser o ramo, que permanece na videira, alimentado pela seiva do Espirito Santo..!

Foi essa a experiência de Saulo no caminho de Damasco, que após se converter ao Cristo, vai para Jerusalém e se apresenta à comunidade amedrontada, por causa do que tinha acontecido com Jesus e pelas perseguições ao "seguidores de Jesus." ( At 9,26-31 ) São Paulo e tantos outros são para nós exemplos concretos daqueles que frutificam com "ações e em verdade." ( Jo 3,18 )

Uma pergunta para cada um de nós: O que fazermos para permanecermos Nele e gerarmos frutos..? São João Evangelista nos responde: "Aquele que guardar os seus mandamentos permanece em Deus e Deus nele; e nisto reconhecemos que Ele permanece em nós, pelo Espirito que nos deu." ( 1 Jo 3,24 ) Caso contrário, não produzimos frutos, secamos e não seremos verdadeiros discípulos de Jesus!

Este é o seu mandamento: Que creiamos no nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, de acordo com o mandamento que Ele nos deu. ( Jo 3,23 )  Quem acolhe a palavra do Senhor e coloca-se a serviço da vinha, experimenta a alegria de permanecer unido a Jesus, a verdadeira videira, como o ramo e o tronco. Como filhos e filhas da vinha louvemos nosso Deus: "Senhor, sois meu louvor em meio à grande assembleia!  ( Sl 21 ) Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA  5º DOMINGO DA PÁSCOA - ANO 'B" " EU SOU A VIDEIRA E VÓS OS RAMOS!"" O VERBO SE FAZ CARNE." Pg312- 314-- "DEUS CONOSCO dia a dia" 5º DOMINGO DA PÁSCOA ANO "B" 2015 -- Pg 26-28 ; Pg 120 COMENTÁRIO : Pe. ROGERIO GOMES C.Ss.R -- BÍBLIA AVE MARIA.

                                                                  


                        





Um comentário: