domingo, 12 de abril de 2015

EVANGELHO SÃO LUCAS 24,35-48 - 3º DOMINGO DA PÁSCOA - LEITURAS: AT 3,13-15.17-19 ; SL 4 - 1 Jo 2,1-5a - ANO "B" 2015 - LITURGIA P/19/04/2015 - ANO DA PAZ.


                  BRILHE PARA NÓS A LUZ DA SUA FACE!

Naquele tempo, 35 os dois discípulos contaram o que tinha 
acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36 Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: "A Paz esteja convosco!" 37 Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38 Mas Jesus disse: "Porque estais preocupados, e porque tendes dúvidas no coração? 39 Vedes as minhas mãos e meus pés: Sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que tenho." 40 E, dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41 Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: Tendes aqui alguma coisa para comer?" 42 Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43 Ele tomou e comeu diante deles. 44 Depois disse-lhes: "São estas coisas que vos falei quando ainda estava convosco: Era preciso que cumprisse tudo o que está escrito na lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos." 45 Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as escrituras, 46 e lhes disse: "Assim está escrito: "O Cristo sofrerá e ressuscitará  dos mortos ao terceiro dia, 47 e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48 Vós sereis testemunhas de tudo isso."

-Palavra da salvação.
-Glória a vós,Senhor!



Nós povo de Deus, estamos diante do Evangelho de São Lucas, que relata à aparição do Senhor aos seu discípulos. O Evangelho de hoje é lindo e maravilhoso. A vida venceu a morte, Jesus está vivo, ressuscitado e glorioso..!

Ao  anoitecer daquele primeiro dia da semana, os discípulos que haviam retornado de Emaús, contavam alegremente aos irmãos, a experiência de como, tinham reconhecido o Senhor na fração do pão, eis que derrepente, Jesus se pôs entre eles, como vindo do nada, mas vivo, radiante e maravilhoso com a saudação:"A paz esteja convosco!"  ( Lc 24,35-48 )

Ninguém podia acreditar no que viam. O Senhor disse: "Sou eu mesmo, vede um espirito não tem carne nem ossos, vedes que tenho." Ao toca-lo alegraram, mas ainda tinham dúvidas, até que viram-o comer um pedaço de peixe assado. Ele era real..! Então Nosso Senhor abriu lhes o entendimento, explicou tudo a eles. ( Lc 24, 39-40 )

A sua paixão, sua morte, sua ressurreição e sua missão salvífica, a vida nova que viam, e eles começaram a entender; e as coisas foram tornando sentido para eles, iluminados pelo "Homem Novo". Que alegria o Senhor Jesus está vivo..! Aleluia!

Jesus confia aos Apóstolos, uma missão difícil, pois teriam que sair do esconderijo, onde se escondiam por medo dos judeus, e ir anunciar o Evangelho a todas as pessoas; falar do Reino dos céus.

Dizer a todos, que Jesus Cristo havia ressuscitado dos mortos ao terceiro dia, e deveriam pregar a todos os povos a conversão dos pecadores. Iniciassem a missão confiada, começando  pela Galileia, Jerusalém e ir até os confins do mundo. ( Mc 16, 15-20 )

Mas antes deveriam aguardar em Jerusalém, a festa da Páscoa dos judeus. Deveriam estar todos juntos unâmines, em intensa vigília à espera do Paráclito prometido pelo Senhor.

 E, eles cumpriram a risca, as ordens de Jesus ressuscitado, e permaneceram em oração, juntamente com as mulheres, entre elas a mãe de Jesus e os irmãos do Senhor. ( At 1, 12-14 ; "Irmãos" no hebraico quer dizer "parentes, primos" )

 E foi naquele dia maravilhoso de Pentecostes, que o Espirito Santo prometido repousou sobre eles, enviado pelo Pai do céu, àqueles discípulos medrosos, tímidos, e agora cheios do Espirito de Deus saíram a anunciar, "Jesus Crucificado Ressuscitado."

 Naquele manhã de Pentecostes Pedro cheio do Espirito Santo, pregou a palavra, e os judeus ficaram compungidos no intimo de seus corações e dissertam: Que devemos fazer irmãos? Pedro respondeu: "Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos pecados!" ( At 2,37-38 )

 "Pedro cheio do Espírito Santo falou com autoridade ao povo sem medo dizendo: 13 "O Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, o Deus de nossos antepassados glorificou o seu servo Jesus. Vós entregastes e o rejeitastes diante de Pilatos, que estava decidido a solta-lo.

 14 "Vós rejeitastes o Santo  e o justo, e pedistes a libertação para um assassino. 15 Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos, e disso nós somos testemunhas. [16,17,18]  19 Arrependei-vos portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados." ( At 3,13-15 )

Aqueles discípulos tímidos, agora cheio do avivamento do Espirito Santo, nada pode impedi-los, são audazes ao anunciar o Evangelho do Cristo ressuscitado, porque fizeram uma experiência  no amor de Deus.

Nosso Senhor neste Evangelho, deseja a paz a todos, e desafia a cada um de nós sermos testemunhas Dele, onde estivermos. O cristão é chamado a ser testemunha do Senhor onde estiver, mesmo com as nossas limitações.

 Pelo batismo somos encorporados em Cristo, somos chamados a exercermos segundo a nossa condição à missão que Deus confiou a sua Igreja: A sermos Profetas, Sacerdotes e Reis. ( CDC. Cân 204;1 Pd 2,9-10 )

Os Apóstolos não demoraram a descobrir, que não estavam sozinhos, para dar testemunhos de Jesus. O Espirito Santo, a alma da Igreja não deixa ninguém sozinho. Nós também precisamos fazer esta experiência no Espirito, com Jesus ressuscitado!

 É essa a luz do ressuscitado, que iluminou Pedro e os discípulos em Pentecostes. ( At 3,13-19 ) A missão do cristão e fazer  que a luz da face do Cristo, brilhe sobre as pessoas, através do testemunho do Cristo. Jesus vive, e está no meio de nós..!

Nosso Senhor deseja que se convertamos, deixemos a vida velha de pecados, e mudemos de vida; uma vida nova seguidora do caminho do Reino. A nossa conversão, é o maior testemunho, para trazermos almas para o Senhor. A conversão não pode ser somente uma vez, mas todos os dias de nossa existência.

 Darmos o nosso testemunho de fé e mudança de vida, para que as pessoas se convertam e sejam perdoadas de seus pecados. O nosso anuncio fiel e nossas boas obras, são fundamentos para o verdadeiro testemunho Cristão. 

 O verdadeiro cristão é aquele que imita, Nosso Senhor Jesus Cristo. Nestes "Tempos finais," o mundo conturbado pelas indiscrenças e perseguição ao Evangelho, o relativismo religioso das falsas doutrinas, nós cristãos temos que perseverar na fé do Cristo Crucificado e Ressuscitado. ( 1 Cor 1,23 ) 

É preciso dar a essas palavras um sentido novo: Os leigos cristãos devem deixar de se considerar testemunhas, somente passivas, mas uma testemunha cheia de fogo do Espirito Santo, audazes no anuncio da palavra de Deus.

 Irmãos povo do Senhor..!? Não vamos contentar, de só ficar e contentar-se, como meros repetidores de palavras, ouvidos de hierarquia ou do celebrante dominical, ou do pastor qual; mas de apropriarmos da palavra e com criatividade  anuncia-la ao mundo, que tem sede de Deus. 

Ao anuncia-la lembremos, que Deus quer nossa fidelidade, até o fim.  Nossos irmãos cristãos, estão morrendo em algum lugar no mundo neste momento, por serem testemunhas fieis, de Jesus Crucificado e Ressuscitado.

O mundo sofrido tem sede da Misericórdia do Senhor..! Os anúncios fiel e as boas obras, são as ferramentas dos carismas, que o Espirito Santo, derrama sem cessar sobre a  Igreja.

O texto do Evangelho que estamos examinando, termina-se com as palavras de Jesus aos seus discípulos: "Vós sois as testemunhas de tudo isso." Que cada um de nós possamos, cada vez mais, tomarmos consciência dessa missão e assemelha-la com determinação.

 Sabemos que os nossos trabalhos, sofrimentos e alegrias, unidos à vida de Jesus ressuscitado, podemos ser salvação para muitos, porque já somos com antecedência, homens e mulheres ressuscitados para uma vida nova, na verdade e no bem, somos agentes de salvação.

 O Senhor quer precisar de nós, abramos o nosso coração ao Espirito Santo e sejamos agentes de salvação. A nossa meta, a meta do "Cristão" da esperança, comprometidos com as coisas do alto, que  é o Reino dos Céus. Amém!

"Jesus é o Senhor!"

TEXTO ELABORADO  "DEUS CONOSCO dia a dia, LITURGIA DO 3º DOMINGO DA PÁSCOA - ANO "B" ABRIL 2015 Pg 105-107 - HOMILIA Pe. FLÁVIO CALVACA DE CASTRO C.ss.R - Pg 154 - BÍBLIA SAGRADA  AVE  MARIA.










,










Nenhum comentário:

Postar um comentário