domingo, 19 de abril de 2015

EVANGELHO SÃO JOÃO 10,11-18 -- 4º DOMINGO DA PÁSCOA -- LEITURAS: At 4,8-12; Sl 117 -- 1 Jo 3,1-2 -- ANO"B" 2015 -- LITURGIA PARA 26/04/2015 -- ANO DA PAZ


                "O BOM PASTOR DÁ SUA PRÓPRIA VIDA!"
Naquele tempo, disse Jesus: 11 "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.12 O mercenário, que não é pastor e não e dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa.13 Pois ele é apenas um mercenário que não se importa com as ovelhas.14 Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15 assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. 16 Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.17 É por isso que meu Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. 18 Ninguém tira a minha vida, e eu a dou por mim mesmo; tenho  poder de recebê-la novamente; essa é a ordem que recebi de meu Pai."

-Palavra da salvação.
-Gloria a vós, Senhor!

      O BOM PASTOR DÁ SUA PRÓPRIA VIDA!
 Queridos irmãos e irmãs povo do Senhor, o Evangelho de hoje nós fala do Bom Pastor. Este Bom Pastor é Nosso Senhor Jesus Cristo.
Os três Evangelhos desde a Páscoa, nos falou da ressurreição, hoje Quarto Domingo da Páscoa, a liturgia apresenta-nos,o Bom Pastor.

 A Boa Noticia, trás-nos um anúncio consolador: "O Senhor é nosso Pastor: de quem teremos medo..? ( Jo 10,11-18 ) O Senhor nos deixa claro, que Deus nos ama, que para Ele somos importantes, e que, se compromete conosco, até as ultimas consequências. E nós cristãos precisamos ter a consciência, o quanto Cristo sofreu por causa de nossos pecados.

O nosso Deus encarnado, aceitou até a morte, para não faltar ao amor, que tem por cada um de nós. Por isso não espera de nós só adesão de discípulos, mas que sejamos seus amigos, unido a Ele por amor; prontos também a partilhar com Ele nossa vida, nossos trabalhos e nossas esperanças. É por isso, que Ele é a Misericórdia Divina. Creia!

 Para entendermos de quem, quer distinguir sobre os pastores, Jesus diz: "Eu sou o Bom pastor!" Todos os que vieram antes de mim, foram ladrões e salteadores. ( Jo 10,8 )  O texto do livro do profeta Ezequiel, denuncia os falsos pastores de seu tempo, com duras acusações."Filho do Homem, profetiza contra os pastores de Israel : "Ai dos pastores de Israel que só cuidam de seu próprio pasto."(Ez 34,1-5 )

O mundo antigo, as comunidades, estavam cheio de pastores. Trabalhadores que cuidavam de rebanhos de gados, e tornavam este trabalho do pastoreio tão familiar e importante à sociedade daquele tempo. Além deles haviam pessoas importantes, que se destacavam na sociedade, cuidavam e faziam justiças, em defesa dos menos favorecidos; com os títulos: chefes, juízes, o reis, os sacerdotes e os profetas; cuja missão defender o povo de Deus.

 Jesus ao falar de ovelhas e pastores, está usando a metáfora da imagem do Pastor, que era muito comum na sua época. Pela boca do profeta Ezequiel, Deus falou ao povo eleito: "Não é seu rebanho que devem pastorear os pastores? [....] "Assim por falta de pastores se dispersaram as minhas ovelhas, e em sua dispersão foram expostas a tornarem-se presas de todas as feras." ( Ez 34,1-5 ) 

Quem são as feras que está de olho voraz, nas ovelhas do Senhor..? É o demônio inimigo de nossa salvação, não quer que Jesus seja o Bom Pastor da nossa vida, e de nossa salvação. São Pedro nos admoesta:" Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como um leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhe fortes na fé." ( 1 Pd 5,8-9 )

 Este quadro terrível, nos coloca, diante da figura maligna invisível, do chefe do sistema desse mundo, personificado entre os homens, que não amam o Senhor. Nestes últimos "Tempos Finais," estamos vendo as mesmas coisas, daquele tempo de Jesus."Os  Sinais dos Tempos" que estamos vivenciando e vendo, sabemos que estas coisas precisarão  acontecer, para que Jesus Cristo, Rei da gloria venha. 

Sabemos que as ovelhas são animaizinhos, dependentes do seu pastor. Nas noites escuras de tempestades o pastor tem que dormir com elas, para acalma-las e sentir o seu cheiro. Sua visão é pouca, sua estrutura óssea é frágil, cai atoa em buracos, se perde fácil do rebanho, e é, presa fácil para os ladrões e os lobos. O pastor tem que leva-las às pastagens e fontes, pois elas não sabem fazer isso sozinhas. Por isso que Nosso Senhor nos relaciona a Ele, como ovelhas, e Ele o Bom Pastor.

Hoje estamos falando de lideres materialistas, que arrastam multidões, com doutrinas relativistas e pluralistas, que procuram engordar suas ovelhas no seus redil, para os seus próprios lucros. Falam do Senhor, mas suas palavras são só para esta vida, não sinalizam o Reino dos céus, que Cristo conquistou para nós na cruz. O nome de Jesus é apenas, um nome mágico, em suas oratórias persuasivas.

Terrível..! Será aquele dia, quando o "Bom Pastor"vier em glória, arrebatar a sua Igreja e dizer:  Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e seus anjos!" Não vos conheço..! Mt 27,1-46 ) Por isso irmãos, precisamos saber agora mesmo, qual é o pastor que estamos seguindo..? O que faremos se formos rejeitados pelo Senhor naquele dia?

A pergunta para nós é..? Estamos seguindo o Cristo crucificado..? A sua cruz é consolação para nós..? Fizemos uma experiência com Jesus crucificado e ressuscitado, para podermos vencer as dificuldades deste mundo, e na alegria desta peregrinação, tomarmos o rumo certo do céu..?

Jesus, em seu tempo, constatava amargamente esta realidade chocante da dominação, que se instala em cada poder humano. Ele dizia: "Os reis dos pagãos dominam como senhores, e os que exercem sobre eles autoridade chamam se benfeitores." ( Lc 22,25 )

 No longo discurso sobre o Bom Pastor, Jesus fala desses falsos pastores humanos, com muita lucidez: "São mercenários; a eles não interessa nada, as ovelhas diante do perigo, fogem e deixam que as ovelhas sejam devoradas. ( Jo 10,12 )  Eles as devoram espiritualmente e materialmente, sem piedade, o maligno é assim ele dá  coisas, até faz milagres e prodigiosos, que enganam até mesmo os eleitos do Senhor. ( Mt 24,11)

Nestes Tempos finais, a exploração humana, é bem mais universal, é o amargo quadro do domínio do homem, sobre outro homem, da autoridade como "denominação" e exploração dos fracos. Este domínio está radicado no egoismo humano do poder, pelo prazer do ter, do sentir e do falar, esse foi o pecado que levou Adão e Eva a perder a amizade de Deus no paraíso.

Existem regiões no mundo, onde a situação é pior que no tempo de Cristo. Onde o Homem domina sobre outro homem com violência e dureza; a humanidade nunca ficou e nem hoje está livre de tiranos.

Porque Jesus usou uma imagem de Bom Pastor..? Porque Ele continua a nos chamar seu rebanho..? O Senhor  nos chama de "suas ovelhas," Ele não teme ferir a nossa sensibilidade e ofender nossa dignidade de homens livres. Jesus é o nosso Rei, e reunimos-nos, como seu rebanho em torno do Bom Pastor para ouvir sua palavra promotora de vida plena.

Com ele, somos também bons pastores, na prática do bem, da caridade e da justiça. Hoje como Igreja caminhante, rumo ao aprisco do céu, vamos rezar pelas vocações sacerdotais e religiosas. Nosso Senhor ao vir a este mundo se apresentou como o Pastor prometido por Deus, com todas as caracteristicas, Ele é a porta e, quem passar por Ele encontrará a vida, e a salvação. 

Jesus conhece as suas ovelhas, e as chama pelo nome; para Ele as pessoas não são números, mas pessoas amigas. Jesus as apascentas, as defende, dá lhes amor, não tira a vida; procura a que está perdida, e a conduz com festa ao seu rebanho, reúnem as dispersas. Em outras palavras Ele é um Pastor a serviço do rebanho, até o ponto de dar por elas a sua vida. ( Jo 10,11 )

Jesus é o Pastor que age contrário, aos dominadores deste mundo, seu rebanho é direcionado para a vida eterna, "o céu."  O Senhor diz: Não vos considero servos...eu vos considero amigos, porque vos comuniquei tudo o que ouvi de meu Pai. Ele não quer de nós só um relacionamento religioso e espiritual, mas quer que o amemos também com os afetos do nosso coração Humano,

São João nos exorta na segunda leitura: "Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai." ( 1 Jo 3, 1-2 ) Irmãos aproximemos  da Eucaristia neste Domingo, que é um encontro real, com o Pastor dos humildes, e confiantes renovemos a nossa adesão ao Cristo Ressuscitado.

"A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular." Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom! "Eterna e a sua misericórdia! E melhor buscar refúgio no Senhor, do que pôr no ser humano a esperança; é  melhor buscar refúgio no Senhor, do que contar com os poderosos deste mundo. ( Sl 117 ) Jesus é o Bom Pastor! Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA SUA OBRA:"O VERBO SE FAZ CARNE!  4º DOMINGO DA PÁSCOA - "O BOM PASTOR - Pg 308-311 - - DEUS CONOSCO dia a dia, 4º DOMINGO DA PÁSCOA  PG 126-128 -- ANO "B" 2015 -- BÍBLIA AVE MARIA. 


                                                     
                                       


EU SOU O BOM PASTOR!

































Nenhum comentário:

Postar um comentário