domingo, 5 de abril de 2015

EVANGELHO: SÃO JOÃO 20,19-31 -- 2º DOMINGO DA PÁSCOA -- FESTA DA DIVINA MISERICÓRDIA -- LEITURAS: AT 4,32-35 -- Sl 117 -- 1 Jo 5,1-6 - ANO "B" 2015 - LITURGIA P/12/04/2015.


        BEM AVENTURADOS OS QUE CRÊEM!



  19 Ao ano anoitecer daquele dia, o primeiro dia da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: "A Paz esteja convosco." 20 Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21 Novamente, Jesus disse: "A Paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio." 22 E depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: "Recebei o Espirito Santo. 23 A quem perdoardes, eles lhes serão retidos. 24 Tomé, chamado Dídimo que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25 Os outros discípulos contaram-lhe depois: "Vimos o Senhor!" Mas Tomé disse-lhes: "Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei." 26 Oito dias depois, encontravam-se  se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "A Paz esteja convosco!" 27 Depois disse a Tomé: "Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel." 28 Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus!" 29 Jesus lhe disse: "Acreditastes, porque me viste? Bem aventurados os que creram sem terem visto!" 30 Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não foram escritos neste livro. 31 Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Filho de Deus, e, para que, crendo. tenhais a vida em seu nome.


-Palavra da salvação.
-Glória a vós, Senhor!


"MEU SENHOR E MEU DEUS!" Jo 20,28

  Nós povo de Deus, estamos diante do Evangelho, de São João. A liturgia deste Segundo Domingo da Páscoa, não cansa de falar-nos da ressurreição do Senhor. Todas as palavras do Senhor, da Santa Missa e Liturgia das Horas, está organizada para celebrar este mistério. Jesus Cristo ressuscitou..! Aleluia..

  A Igreja povo de Deus, continua a missão dos Apóstolos, desde as comunidades cristãs da Igreja Primitiva, até os dias de hoje, como vimos na leitura do livro dos Atos, o testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. A multidão dos fieis era um só coração, e uma só alma.
( At 4,32 )

 No Atos dos Apóstolos, a igreja, o corpo místico do Cristo ressuscitado, era unida,  havia entre os irmãos a partilha recíproca, tanto material como espiritual. Tudo entre eles eram posto em comum. Os dons carismas espirituais, eram postos para o bem comum e edificação da Comunidade. 


O Espirito Santo de Deus, confirmava o amor fraterno, nos corações dos fieis. Os sinais do poder de Jesus, agia nos Apóstolos, e na Igreja. As pessoas eram estimadas por todos e diziam os pagãos, vendo a harmonia dos irmãos: Vejam como eles se amam..! ( At 2 ) 

 Isso vale também para nós cristãos, nestes "Tempos Finais," tão conturbados, pelo mundo indiscrente; as diferenças religiosas, os apegos ao materialismo, que não sinalizam o Reino dos o céus. A fraternidade cristã, vivida com  alegria, nos une ao corpo místico do Ressuscitado, indica-nos o verdadeiro caminho da salvação; e nos liberta da angustia da dúvida.


 A fé aumenta em nós a esperança, e a esperança produz a caridade, por causa do amor do Senhor. Neste Domingo em que celebramos a "Festa da Divina Misericórdia," queremos apoiar totalmente no Senhor, pois só Ele possui a verdadeira misericórdia, de que tanto necessitamos. "Jesus é a nossa esperança, a própria Misericórdia..!"


 É pela fé e a palavra, que podemos ser íntimos do Senhor, e conduzir nossos passos, nos caminhos da vida, enquanto estivermos aqui neste mundo. Porque o Cristão contrito é diferente, diante dos sofrimentos, e ainda diz ser feliz..? 


 Porque o cristão imitador de Cristo, suporta tudo sem desespero..? Os primeiros cristãos, da Igreja primitiva, quando eram sentenciados a morte por causa do Evangelho, enfrentavam o martírio, cantando hinos de louvores ao Senhor. ( Sl 145,8 )

O cristão da esperança é feliz, mesmo no sofrimento ou perseguição, porque Deus nos deu o dom da fé, transformou o nosso coração, fazendo-nos discípulos e seguidores, de Jesus Cristo ressuscitado.


 Nestes "Tempos Finais," cristãos estão morrendo em massa; na Africa e Oriente Médio, por causa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Basta ser cristão declarado, para não ter o direito de viver, e ser julgado, sentenciado a morte horrenda. Mas os cristãos são perseverantes e fieis na fé, morrem e não abandona o seu Senhor!

 Nós não merecíamos tão grande graça, mas Deus nos amou gratuitamente, escolheu-nos e nos adotou novamente, como filhos e filhas, em seu Filho Jesus, para que participássemos do seu Reino de amor. "Jesus é o Senhor..!"

Agora nós entendemos, sob a luz da fé, o quanto Deus nos amou entregando seu filho único pela nossa salvação. Ele fez a sua parte e foi a mais difícil, embora Ele sendo Deus, abdicou sua glória, para vir a este mundo,  e ser um de nós, embora não tivesse pecado. 


Jesus tomou sobre si, todas as nossas misérias humanas, para que tivéssemos salvação eterna. (Is 53) Quanto amor é o nosso Deus..?! Agora cabe a cada um de nós, tomarmos as nossas cruzes, e fazermos o caminho da Páscoa que o Senhor fez, e aguardarmos as promessas da ressurreição.

 O caminho da Páscoa do Senhor, foi o cálice amargo da morte, que o fez descer a mansão dos mortos. Mas Ele voltou, "Deus não o abandonou, no ades, onde foi pregar aos espíritos em prisão, que lá estavam desde  Noé a Nova Aliança e a noticia da libertação."  O Novo Adão ressuscitou..! ( 1 Pd 3,19 ) 

 Não tenhamos medo, pois Cristo venceu a morte, para que naquele dia final, também ressuscitemos para a vida eterna. Somos o corpo místico de Cristo, somos a comunidade fraterna que se reúnem na mesa da Eucaristia, para partir o pão, comungar o corpo, a alma e a divindade do Senhor Jesus.

 Somos o povo de Deus, animados pela esperança no Senhor, que pratica a caridade, como vimos na leitura do Atos. A comunidade viviam o amor fraterno por causa do ressuscitado. O Evangelho de hoje é lindo maravilhoso. Jesus veio outra vez; ter com seus amigos e sempre dizendo: "Shalom..!"

 "A paz esteja convosco..!" Depois disse a Tomé: "Põe o teu dedo aqui e olhas as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. e não sejas incrédulo, mas fiel." ( Jo 20,27-28 ) Acreditastes, porque me vistes? Tomé foi o primeiro teólogo a dizer: "Meu Senhor e meu Deus!"

Nosso Senhor, veio ter com discípulos outra vez, no primeiro dia da semana, aqueles que o viram morto, e agora estava vendo-o vivo ressuscitado. Eles viram o Senhor, que falou com eles, comeu com eles, mostrou seu corpo glorioso, e as suas chagas, testemunha da nossa salvação.

 O túmulo está vazio, a pedra que prendia no terceiro dia rolou, a morte foi vencida. Ó morte onde está o seu aguilhão..? Ela foi tragada pela vitória de Cristo." ( Is 25,8; Os 13,14 )  Agora "Deus Pai," quando olha para nós, olha através das chagas gloriosas, de seu Filho Jesus..!

 Quanto amor por nós..? "Graças, porém, sejam dadas a Deus, que nos dá a vitória por Nosso Senhor Jesus Cristo!" ( 1 Cor 15,57 ) "Jesus eu confio em vós!" Jesus está vivo, e é, real; Ele é o Senhor vencedor de todas as batalhas.

 É o vencedor da morte, não só a física, mas a eterna. De agora em diante o Reino de Deus está apto para acolher os santos de Deus. Este santo somos cada um de nós, e pode ser você meu irmão, basta aceitar o Senhorio de Jesus em sua vida, e fazer um caminho de conversão. 

Aqueles Apóstolos, precisavam de ter um encontro, com o Ressuscitado. Precisavam robustecer a fé, numa fé plena em seu corações, para que pudessem anunciar o Evangelho, e o Evangelho chegasse até nós. Vendo o Jesus ressuscitado, puderam acreditar, confiar, e entregar-se totalmente a Ele, e assumir para sempre o seu jeito de viver.

 Os Apóstolos são testemunhas da ressurreição e a verdade que o Senhor lhes confiou. Tomé o incrédulo ajoelhou diante do Senhor e exclamou cheio de unção: "Meu Senhor e meu Deus!" Ajoelhemos diante do Senhor da gloria, e adoremos-o. Shalom irmãos..! Aleluia, gloria a Jesus ressuscitado..! Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA LITURGIA DEUS CONOSCO dia a dia, SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA, ANO "B" ABRIL 2015- Pg 85-87;  HOMILIA Pe. FLÁVIO CAVALCA DE CASTRO, C.Ss.R -- Pg 153





FESTA DA DIVINA MISERICÓRDIA NA PAROQUIA SANTO ANTONIO, BURGO PAULISTA DIOCESE DE SÃO MIGUEL PAULISTA. ENTRONIZAÇÃO DO ÍCONE DA DIVINA MISERICÓRDIA - ANO 2004

















Nenhum comentário:

Postar um comentário