domingo, 29 de março de 2015

EVANGELHO SÃO JOÃO 20,1-9 - SOLENIDADES: PASCOA DO SENHOR -- LEITURAS: AT 10,34a 37-43 -- Sl 117 -- Cl 3,1-4 -- ANO DA PAZ --2015 -- Feliz páscoa a todos!

                  JESUS RESSUSCITOU ALELUIA!
                                           

 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2 Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhe disse: "Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram." 3 Saíram então Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4 Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro no túmulo. 5 Olhando para dentro viu as faixas de linho no chão,mas não entrou. 6 Chegou também Simão Pedro que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7 e o pano que tinha estado na cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar a parte. 8 Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou. De fato eles aina não tinham compreendido a escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos..

-Palavra da salvação.
- Glória a vós, Senhor!





Nós Igreja, povo de Deus estamos em festa, é Páscoa. Jesus ressuscitou, o tumulo está vazio. Deus cumpriu sua promessa a nosso respeito; Seu Filho Jesus Cristo, o nosso salvador, venceu a morte..!

 Alegremo-nos..! Todo o ápice da nossa esperança cristã, está na ressurreição do Senhor Jesus! Por isso, o cristão neste mundo é alegre, feliz, esperançoso, diante dos sofrimentos desta vida ou da realidade da morte.

 Pois a sua meta é, a da vida eterna, pois sabemos que já somos vitoriosos, em Cristo Jesus! Jesus ressuscitou Aleluia, glória a Deus..!

O Apóstolo São Paulo nós conforta exortando-nos: "Se é só para esta vida que temos colocado a nossa esperança em Cristo, somos, de todos homens, os mais dignos, de lástima." ( Cor 15,19 )

"Se Cristo não ressuscitou somos os mais infelizes dos homens. Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e também é vã a nossa fé." ( 1 Cor 15,12-19 ) 

 A vida eterna, que Cristo conquistou para nós, teremos corpos gloriosos como o seu, e o veremos com nossos próprios olhos, face a face, tal como Ele é. ( 1 Cor 13,12 )

Paulo nos ensina, que Cristo ressuscitou e por isso nós também ressuscitaremos. É a resposta à comunidade povo de Deus, que o nosso corpo na ressurreição, será como o corpo glorioso de Nosso Senhor Jesus. 

Jesus venceu a morte por nós..! Jesus inaugurou seu Reino de amor, passando pela morte e ressuscitando no terceiro dia. Por isso povo de Deus cantemos com alegria a vitória do Senhor!

 "Vitoria, tu reinarás, ó cruz tu nos salvaras..!" Por isso tomemos a nossa cruz, e sigamos os passos de Jesus, pois no final desta caminhada está a nossa vitória, a nossa ressurreição.

"O mesmo acontece com a ressurreição dos mortos: o corpo é semeado corruptível, mas ressuscita incorruptivel; é semeado desprezivel, mas ressuscita glorioso; é semeado na fraqueza, mas ressuscita cheio de forças; é semeado animal, mas ressuscita corpo espiritual." ( 1 Cor 15,42-44 )

Mas veja a beleza, do Evangelho de hoje. Foi no Domingo bem cedo, ainda escuro, Maria Madalena vai ao túmulo de Jesus e vê que a pedra que fechava o sepulcro tinha sido rolada.

  Então ela volta correndo para encontrar com os discípulos, e disse o que tinha visto, então Pedro e João foram correndo até o túmulo do Senhor, e constataram que o corpo de Jesus não estava lá. 

Viram os panos postos no chão, o sudário que estivera sobre a cabeça e o corpo de Jesus, dobrados num lugar a parte. Eles viram tudo e creram, mas não entenderam nada.

 "Em verdade, ainda não haviam entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dentre os mortos. Os discípulos voltaram para as suas casas." ( Jo 20,9-10 )  

João nos conta, que na tarde daquele mesmo dia do Domingo, eles estando de portas fechadas por medo dos judeus, Jesus ressuscitado veio e se pôs no meio deles, dizendo: "A paz esteja convosco!"

 Dito isso mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos se alegraram-se ao ver o Senhor! Quanta alegria e emoção, sentiram os discípulos, abraçaram e beijaram o Senhor.

A luz da páscoa do Senhor iluminou o mundo, e jamais se apagará..! Na ressurreição do Cristo está a nossa certeza, de nossa ressurreição.

 Na ressurreição do Senhor está a nossa paz, por isso o Senhor está sempre saudando, os discípulos com o osculo da paz. "A paz esteja convosco."

 Nenhum dos Evangelhos conta-nos, a ressurreição de Jesus, mas falam que Jesus devolveu a vida a pessoas ( vivificou ) como a ressurreição de Lázaro, do jovem de Naim e da filha de Jairo. 

Podemos observar que a ressurreição de Jesus foi diferente. Estes que Nosso Senhor os trouxe para a,  vida, continuaram a viver a vida terrestre, e depois morreram. 

Jesus não voltou da morte simples-mente para a sua vida terrestre. Seu corpo foi reanimado, tornou-se mais belo, foi transformado assumido na vida nova, na vida plena, na qual não existem limitações.

 Agora Ele pode estar onde quiser, atravessar paredes, seu corpo é, um corpo de glória. É este corpo, que é promessa de Deus, para cada um de nós. Irmãozinhos..! 

Foi na Páscoa do Cristo, que Deus na sua infinita misericórdia abriu a todos os homens e mulheres de boa vontade, as fontes do batismo da nossa salvação. 

Nosso Senhor foi provado na sua paixão, num batismo de fogo; sangue e água jorrou do alto da cruz como fonte de misericórdia para nós.

É, nesta fé no ressuscitado, que temos de viver nossas esperanças de cristãos; Jesus é a nossas esperança. Ele é a nossa passagem desta matéria humana que somos, para a vida eterna. 

É por essa fé que esperamos com confiança, naquele que prometeu antes de subir ao Pai nos levar para a vida eterna. Por isso que a ressurreição do Senhor é a nossa futura Páscoa, Jesus é, a nossa ponte que nos leva ao Pai.

Irmãozinhos..! Existe muitas festas de páscoa, qual delas participaremos..? E uma pergunta meia estranha,  para nós cristãos, e tem sentido..?! Sob qual religião, vamos comemorar a páscoa..?

 O que é a Páscoa para nós..? Nestes tempos finais, os homens entende-se a Páscoa do materialismo. 

Trocaram Cristo, pelo coelho da páscoa, do consumismo, do ter e do prazer, as catedrais dos Shoppings estão enfeitadas e coloridas, mas não-se lembra ressurreição, do Cristo..?!

"Cristãos e judeus celebram a Páscoa; Páscoa da história orientada para o futuro entre os judeus. A Páscoa realizada na morte e ressurreição de Cristo, para nós cristãos, ainda que sempre à espera da consumação definitiva." ( CIC 1096 )

Nós cremos que pela morte e ressurreição de Jesus Cristo, todos nós cristãos nascemos para a vida eterna, Nele e para Ele. 

Quando nossos filhos, perguntarem a nós o que celebramos na Páscoa, respondamos: "Celebramos a vida que venceu a morte, Cristo ressuscitou, o túmulo está vazio! Aleluia..! Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA LITURGIA: "DEUS CONOSCO, dia a dia" ANO "B" 2015 PÁSCOA DO SENHOR -Pg 63-65; 152-153 --  CIC 1096 -- BÍBLIA AVE MARIA.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário