domingo, 15 de março de 2015

EVANGELHO SÃO JOÃO 12,20-33 - 5º DOMINGO DA QUARESMA ANO"B" - LEITURAS: JR 31,31-34 -- SALMO 10,45 50 -- Hb 5,7-9 --LITURGIA P/ 22/03/2015 --ANO DA PAZ -- EU VIM PARA SERVIR Mc 10,45


                                UMA NOVA ALIANÇA!


Naquele tempo, 20 havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para adorar durante a festa. 21 Aproximaram-se de filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: "Senhor, gostaríamos de ver Jesus." 22 Filipe combinou com André e os dois foram falar com Jesus. 23 Jesus respondeu-lhes: Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 24 Em verdade vós digo: "Se o grão de trigo que cai na terra e não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto. 25 Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la para a vida eterna. 26 Se alguém me quer seguir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. 27 Agora sinto-me angustiado. E que direi? Pai livra-me desta hora? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 28 Pai, glorifica o teu nome! Então veio uma voz do céu: "Eu glorifiquei e o glorificarei de novo!"29 A multidão, que ai estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: "Foi um anjo que falou com ele."30 Jesus respondeu e disse: "Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós.31 É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, 32 e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim. 33 Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer."

-Palavra da salvação.
- Glória a vós, Senhor!


Nós povo de Deus estamos diante do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São João. Hoje o Senhor quer nos falar daqueles que querem ver Jesus, e daqueles discípulos, a exemplo de André e filipe, que levam os que não conhecem o Evangelho, até Jesus.

 A resposta dada aos dois discípulos, Nosso Senhor diz que vai atrair todos a Ele, quando Ele, for elevado da terra,  o mundo será julgado, e o demônio que é o chefe deste mundo será expulso. 

Jesus não é objeto de curiosidade, nem se expõem nas vitrines do mundo. Quem quiser ver Jesus, vai vê-lo crucificado. Para que aja fruto é necessário que a semente semeada na terra morra, para que nasça de novo  e recupere nova vida. Jesus aceita perder sua vida, para recupera-la depois na sua ressurreição.

 Quem quiser vê-lo e segui-lo, estará onde Ele estiver; quanto na terra, quanto na eternidade. Satanás com quem Jesus defrontou no deserto, prometendo voltar em outra ocasião, será expulso sem que se trave batalha. Jesus se angustia, deseja livrar dessa hora, mas permanece firme, porque trata-se de glorificar o nome de Deus Pai."

 A primeira pergunta para nós..! Temos levados fieis até Jesus..? É  através da comunidade povo de Deus, que os homens vêem Jesus, e descobre o seu projeto, encontrando esse caminho de amor e doação, que conduz a vida nova, do homem novo a salvação. "A Nova e eterna Aliança. ( Lc 22, 19-20 )

Irmãozinhos..! Existem muitos irmãos nossos, como aqueles que foram ter com Jesus, com sede da palavra de Deus, que gostaria de ouvir falar de Deus. Nós cristãos batizados no Cristo, agora somos os braços, os pés e a boca do Senhor, para anunciar o seu Reino e glorifica-lo!


 As leituras deste Domingo ajudam-nos,  na preparação para a "Semana Santa," e nos apresentam o Cristo, como centro da busca de todos os povos, representados neste Evangelho, gregos que querem ver Jesus! ( Jo12,21 )O Evangelho permite nos ver, os sentimentos que Jesus passou intimamente, ao aproximar a sua hora. 

No terceiro Domingo da quaresma, o Evangelho: Jesus tinha ido ao templo, e expulsados os vendilhões, e depois a sua entrada triunfal em Jerusalém. ( Solenidade de Ramos, Semana Santa)  O episodio mexeu com as posições, de muitos privilegiados do Sinédrio e do Templo, que agora inflamados de ira e ódio, buscam Jesus para prende-lo e mata-lo.

 Essa coragem de Jesus, nos dá forças para imita-lo, e enfrentar as dificuldades temporais e espirituais, no anúncio da Boa Noticia do Reino. Jesus como Homem, sabia que sua hora havia chegado, não tinha como fugir de sua missão, de conciliar a humanidade decaída pelo pecado original, com Deus.

 Jesus depois de receber as visitas, dos gregos que queriam vê-lo. Sua pessoa, sua alma se entristece e inicia-se uma ansiedade, que culmina na agonia do Jardim do Getsêmani: "Agora a minha alma está perturbada." Mas também iniciou o seu Fiat; as palavras, "Pai glorifica o teu nome."

 Cristo nos dias últimos de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lagrimas, àquele que era capaz de salva-lo da morte. E foi atendido por causa de sua entrega a Deus. ( Hb 5,7 ) Apareceu-lhe um anjo do céu para confortá-lo. ( Lc 22,39-46

Mesmo sendo Filho de Deus, Ele como Homem ser humano, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que sofreu. Mas na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem. ( Hb 5,8-9 )

 Nosso Senhor disse ao Pai do céu: "Faça em mim a tua vontade; aceito a cruz, porque sei que ela será a perfeita glorificação de teu nome.  Pai chegou a hora em que o Filho do homem vai ser glorificado. 


João nos propõem neste texto a fazermos uma meditação sobre a morte glorificação do Cristo; é uma prefiguração Pascal, visto por algo de ser cumprido pela salvação do pecador. os libertar das garras da morte eterna. Este Homem, cem por cento celeste e cem por cento humano, é Nosso Senhor Jesus Cristo..!

 Por isso de maneira  dramática, o Cristo foi morto na Cruz, para ressuscitar dentre todos os mortos, e atualizar definitivamente a nova e eterna aliança de Deus com os homens. Só um justo divino poderia nos salvar da morte eterna, por isso que Jesus é o Senhor!

A primeira leitura, da liturgia deste Domingo da Quaresma, o profeta Jeremias chora, concorda com almejo, o advento da vinda daquele, que virá trazer a nova e eterna aliança, aos homens de boa vontade. "Dias virão, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e Judá uma nova aliança." ( Jr 31,31 ) 

Assim como Deus conduziu Moisés, atravessando o mar vermelho, com o povo escolhido, o Cristo atravessou o mar da morte para ressuscitar no terceiro dia, glorificado pelo Pai, para a Nova Aliança da  vida eterna. O prelúdio; vitória sobre a morte e o final da glorificação de Cristo com sua ressurreição. 


A Nova Aliança afunda suas raízes, na própria criação; decisão: Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, está expresso o projeto de Deus de fazer do Homem criatura inteligente e livre, para que ele pudesse ser um inter-locutor e amigo de Deus.


 Dessa liberdade do homem criado sua imagem e semelhança, infelizmente se expressou em um não a Deus; foi quando o homem perdeu à amizade com Deus ( Adão e Eva - Gn 3,1-24 )  O primeiro Homem é terreno, o segundo é celeste. "O primeiro disse não para o criador, o segundo disse Sim..!" ( 1 Cor 15,47- 49 )

Isso nos mostra que a Nova Aliança , não está inscrita em tabuas de pedra, mas sim nos corações, de todos aqueles que abrirem seus corações, ao Espirito Santo de Deus, que por meio do Cristo, foi realizado a Pascoa definitiva e eterna.

 No salmo responsorial cantemos a Deus: "Criai em mim um coração que seja puro!" A liturgia de hoje o Senhor nos apresenta a lógica do "Grão de Trigo," como imagem de sus Páscoa.  Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto.( Jo 12,24 ) 

Celebremos então com a confiança, daquele que na fidelidade a Nova e eterna Aliança, nos conquistou vida nova de ressuscitados. Pelo nosso batismo, morremos com Ele, para ressuscitar para a vida eterna. ( Rm 6,24 )  

Como podemos ver Jesus..? Nós não podemos vê-lo com os nossos olhos, mas podemos vê-lo com os olhos espirituais da fé, e aguardamos com esperanças vê-lo um dia na visão da glória. Vem Senhor Jesus..! ( 1 Ts 4,15-16; Ap 1,7-8 ) Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA: "O VERBO SE FAZ CARNE, 5º DOMINGO DA QUARESMA:" UMA NOVA ALIANÇA"ANO "B" - Pg 287-290 ;  "DEUS CONOSCO dia a dia" - 5º DOMINGO DA QUARESMA -  ANO "B" 2015 -Pg 87-89 - PORTAL DOS DEHONIANOS 5º DOMINGO DA QUARESMA --REVISTA CRISTÃ Nº 950 Pg 61 5º DOMINGO DA QUARESMA.






Nenhum comentário:

Postar um comentário