domingo, 1 de março de 2015

EVANGELHO SÃO JOÃO 2,13-25 -- 3º DOMINGO DA QUARESMA - 1º LEITURA: ÊX 20,1-3. 7-8.12--17 - Sl18 - 2º LEITURA: 1 COR 1,22-25 -- LITURGIA PARA:08/03/2015.


                         CRISTO É A VERDADE ETERNA!


13 Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14 No templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas, que estavam ai sentados.15 Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do templo, junto com ovelhas e bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16 E disse aos que vendiam pombas: "Tirai isso daqui! Não façais da casa do meu Pai uma casa de comercio!"17 Seus discípulos lembraram-se mais tarde o que a escritura diz:"O zelo por tua casa me consumirá."18 Então os judeus perguntaram a Jesus: Que sinais nos mostras para agir assim?19 Ele respondeu:"Destruí este templo, e em três dias eu o levantarei." 20 Os judeus disseram: Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias? 21 Mas Jesus estava falando do templo do seu corpo.22 Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na sagrada escritura e na palavra dele. 23 Jesus estava em Jerusalém durante a festa da Páscoa. Vendo os sinais que realizava, muitos creram no seu nome. 24 Mas Jesus não lhes dava crédito, pois ele conhecia a todos; 25 e não precisava do testemunho de ninguém acerca do ser humano, porque ele conhecia o homem por dentro.

Palavra da salvação.
Glória a vos, Senhor!



Nós estamos no terceiro Domingo da Quaresma, e hoje o Senhor através da palavra,vem falar conosco povo de Deus. Este tempo e o tempo propicio, para refletirmos sobre a nossa conversão pessoal. Quem e o Jesus, que expulsou os vendilhões do templo..? Que templo e esse, que o Senhor quer nos fazer entender..? 

"Não sabemos que somos templo de Deus, e que o Espirito de Deus habita em nós..?" ( 1 Cor 3,16-17 )Lembremos que somos templo do Espirito Santo, e muitas vezes maculamos este templo, com nossas infidelidades, não cumprindo os mandamentos do Senhor. Tempo Quaresmal é tempo propicio para a nossa conversão pessoal, e também da comunidade cristã.

  É tempo de irmos ao encontro do Senhor, ama-lo sobre todas as coisas, em Espirito e verdade.  ( Jo 4,23 )   Os mandamentos são para nós cristãos, expressão viva do carinho de Deus, para com seus filhos e filhas. A aliança de Deus, exige do ser humano, percorrer um caminho constante de conversão, para vivenciarmos a fraternidade e a partilha.

 Quem está comprometido com Deus, não encara os mandamentos como um fardo, mas o vive com alegria. Eles devem balizar nossa caminhada de fé e vida, rumo ao Reinos dos céus. Nosso Senhor simplificou, os mandamentos, em uma só palavra de amor: "Eu dou um novo mandamento: "amai-vos uns aos outros. Assim também vós deveis amar uns aos outros. Nisso todos conhecerão que sois meus discípulos  se amardes uns aos outros." ( Jo 13, 34-35, Jo 15,12 )

Quaresma tempo de conversão e renovação; e para acontecer  uma verdadeira e autêntica conversão em nós, precisamos passarmos por uma corajosa revisão de nossa própria vida moral, e também da própria vida litúrgica que praticamos. Sim..! Com palavras mais simples, dos próprios costumes das nossas orações. Como está os nossos joelhos..? Tem calos de oração..? Como está, a nossa vida de fé na igreja e fora dela..? Saímos da igreja do mesmo jeito que entramos..? Temos deixado o Espirito Santo de Deus, agir em nós..?

Temos sidos doceis ao Espirito Santo, e nossos semelhantes..? Estamos buscando uma renovação de vida nova, na oração do amor: "A maior oração é amar..!" Amar o nosso próximo, ir ao encontro dos nossos irmãos, esquecidos, que muitas vezes está até dentro de nossas próprias casas, sem o nosso diálogo familiar, pois a primeira igreja é a nossa igreja doméstica. "A família!"

Esse processo do amor de Deus, faz que saiamos de nós mesmo, e encontremo-nos com os outros, que são nossos próximos e irmãos.. Precisamos fazer pontes de paz, de diálogo, amizades, para achegarmos aos nossos vizinhos e amigos, que até, mora ao lado das nossas casas. As vezes moramos tantos anos perto, uns dos outros e não conhecemos os nossos vizinhos.

A Campanha da Fraternidade deste ano, nos chama ao isentivo, a esse encontro, que gera bom convívio social. A sagrada liturgia de hoje nos dirige nossa atenção exatamente, sobre estes aspectos importantes da vida cristã. "Renovação e conversão" A segunda leitura, São Paulo sugere nossa conversão, à lógica de Deus. Nestes tempos finais, estamos vivendo um cristianismo, que esqueceu da cruz do Senhor, pronunciam o nome do Senhor em vão.  Pregam os milagres das curas espantosas, os fenômenos da prosperidade materialista, mas esquecem do Reino dos céus. ( 1 Cor 1,22-25 )

 Jesus crucificado é escândalo, para muitos que se dizem cristãos, é insensatez para o mundo que não querem, e não conhecem Deus. Mas que alegria e sabedoria para todos os que são chamados a viverem no amor de Cristo, sabedoria e poder de Deus. Não imaginam os insensatos, que Deus é mais que os homens, aquilo que dizem fraquezas de Deus, é mais forte que os homens que não passam de pó. "Tu és pó, e em pó tornarás." ( Gn 3,19 ; 1 Cor 22-25 )

A liturgia deste Terceiro Domingo da quaresma, nos chama a atenção sobre aspectos importantíssimos da nossa vida cristã. Não são coisas novas para aprendermos, são coisas velhas a serem feitas, que não estamos fazendo. A igreja-comunidade deve ser o lugar privilegiado do encontro com Deus, onde todo ser humano encontra espaço adequado, para celebrar a vida e dialogar com Deus e os irmãos, acolhendo e assumindo a proposta de salvação, que Deus oferece a todos. Nosso testemunho pessoal deve ser sinal e presença de Deus para os irmãos.

Por exemplo, a nossa acolhida, a saudação social  amiga:  Deus te abençoe..! Bom dia..! A paz de Cristo..! Jesus ti ama..! Vai com Deus..! Quando entrarmos numa casa:"A paz de Deus esteja nesta casa..! Quando sairmos: Fiquem com Deus..! Isso já é um grande começo de renovação, do nosso interior humano, pedras vivas do corpo mistico, de Cristo que somos. O nosso testemunho pessoal deve ser sinal e presença de Deus para os irmãos.

As leituras de hoje, nos leva a fazermos uma reflexão sobre o nosso comportamento, em relação a Deus, a nossos irmãos e com nós mesmo. O nosso Pai Francisco quer uma igreja que saia do comodismo, e vá ao encontro do povo de Deus, as periferias, os pobres, os excluídos, e os margina-lizados, ou melhor daqueles que não conhecem Jesus. 

 Estamos nos "Fins dos Tempos," um tempo de tecnologia e alta ciência, com muitas doutrinas estranhas da Nova Era, os homens dizem não precisarem de Deus. Parece nos, que falar de Deus nestes "Tempos," muitas vezes escanda-lizam e agride as pessoas, que não crêem em Deus, só acreditam no manente desta vida, e, em mais nada. Mas a coragem Cristão..!  Jesus Cristo, enfrentou o Sinédrio e o Calvário, Ele nos dá forças para enfrentar todas as dificuldades nestes Tempos.

 Estamos vivendo, um tempo de perseguição à igreja; homens, mulheres e crianças estão morrendo pelo Evangelho, como nos tempos de perseguição da Igreja Primitiva. Não seria lindo se respeitássemos a fé um do outro..? Voltando-nos para o Evangelho, de hoje, Nosso Senhor demonstra o sentimento de um Deus, que se revolta com a injustiça e a manipulação das coisas sagradas. "Deus não tarda, e não faltará..!" "Ele está para chegar, vinde Senhor Jesus!" ( Ap 22,17-21 )

 Dela falou o tópico evangélico de hoje: Jesus um dia subiu ao templo de Jerusalém e ali encontrou gente que vendiam, urravam, contratavam, como acontece geralmente nas feiras das nossas cidades; então Jesus indignou-se, e, tendo um chicote de cordas nas mãos, começou a derrubar pelo chão, mesas, bancas, gaiolas com animais, gritando com poder.

"Tirai isto daqui e não façais da casa de meu Pai, uma casa de negócios!" (Jo 2,6 ) A minha casa será chamada de oração, para todas as nações. ( Mt 11,17 )  Nestes tempos, já houve quem quisesse ver neste episodio dos vendilhões do templo, como um inicio de uma revolta de caracter social e politico da parte de alguns religiosos com outras ideologias, que Nosso Senhor havia liderado um movimento.

 Mas é sem razão. A importância deste episodio é um dos poucos referidos concordemente por todos os quatro evangelhos, são de ordem religiosa, pois na palavra está dito: "A minha casa é casa de oração!" ( Mt 21,13 )  A expulsão dos vendilhões do templo, e um gesto Messiânico: "O inicio de um tempo novo, escatólogico, em que são oferecidos  a Deus as ofertas que convém. ( Ml 3,3 ) 

 "Jesus é o novo Templo," e nós podemos ser as pedras vivas deste Templo, que é o corpo mistico de Cristo. Em Jesus está a eterna preocupação de Deus em conduzir seu povo, ao encontro da nova vida. Jesus é o caminho a verdade e a vida! Foi neste sentido que o senhor disse: Destruí vos este templo, e eu o reerguerei em três dias. Jesus estava falando do templo de seu corpo. 

 Ele é o templo do novo culto. Cada oração, e oferta a Deus deve ser feita "em Cristo Jesus," para que seja um culto espiritual vivo e santo, e agradável a Deus. ( Rm 12,1 ) "Ele é o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo." O santo sacrifício da Missa, está na Eucaristia, o culto agradável a Deus.

 Outro culto que Deus aprecia em nós, é um coração contrito, benigno, arrependido, pedindo para voltar, desejando escutar a palavra de Deus, suas propostas, traduzidas em gestos concretos de doação fraterna, a serviço dos simples e sem pensar a quem. Ir ao encontro dos pobres, dos doentes. Fazermos isto, é como estarmos, dando respostas a liturgia ao Evangelho de hoje. 

A lógica  de Deus, não está nas coisas passageiras deste mundo, mas nas que tem importâncias  duradouras e eternas. A lógica de Deus por nós, está na cruz de Cristo..! Irmãozinhos..! Hoje, olhando para a mensagem do Evangelho,  qual é o verdadeiro culto que o Senhor espera de nós..? São ritos solenes, pomposos, vazios..?  O que Nosso Senhor, precisa expulsar do nosso templo interior, personificado pelo mundanismo..? 
Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA SUA OBRA: "O VERBO SE FAZ CARNE" 3º DOMINGO DA QUARESMA. ANO "B" Pg 278-281-- DEUS CONOSCO dia a dia - 3º DOMINGO DA QUARESMA ANO "B" Pg 45-47--  PORTAL DOS DEHONIANOS: www.dehonianos.org

















Nenhum comentário:

Postar um comentário