domingo, 22 de fevereiro de 2015

EVANGELHO DE SÃO MARCOS 9, 2-10 --2º DOMINGO DA QUARESMA - 1º LEITURA: Gn 22,1-2.9-13.15-18 -- Sl 115 -- 2º LEITURA: Rm 8,31 b -34 . LITÚRGIA PARA:01/03/2015


                    ESTE É MEU FILHO AMADO!


Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou sozinhos a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles.3 Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. 5 Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: "Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias."6 Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo.7 Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: "Este é meu Filho muito amado. Escutai o que ele diz!"8 E de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. 10 Eles observaram essa ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer: "Ressuscitar dos mortos."

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor! 



Nós povo de Deus, estamos diante do Evangelho de São Marcos, e hoje a palavra de Deus nos mostra, Nosso Senhor Jesus Cristo glorioso; assim, nos incentiva a carregarmos as cruzes da nossa vida. 

Afinal seremos  no Cristo ressuscitado, todos trans-figurados,esta é, a promessa de Nosso Senhor Jesus Cristo, para cada um de nós. Ele disse:"Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou, não o atrai, e eu o ressuscitarei no último dia." ( Jo 6,44 )

A liturgia de hoje, nos apresenta duas cenas: a primeira leitura do Gênesis, o patriarca Abraão, sobe o monte para sacrificar seu filho Isaac, a pedido de Deus; no Evangelho Jesus, sobe o monte para se trans-figurar.

 A principio podemos imaginar só o cenário de dois montes; porque o resto e a cena do sacrifício, e a outra é da glorificação do Senhor Jesus. Podemos nesta reflexão, visualizar a cena de Abraão, subindo no Monte Moriá com Isaac seu filho, para oferecer um sacrifício a Deus.

 A segunda cena nós traz Jesus trans-figurado na montanha, mostrando o seu poder divino, e uma terceira visualização, e o Cristo crucificado no Monte Calvário, dando sua vida pela salvação do mundo. Não podemos ignorar nesta analogia, Jesus  crucificado!

A liturgia deste Domingo, reuniu e confrontou, duas paginas da bíblia; o Velho Testamento e o Novo Testamento. A Igreja na sabedoria do Espírito Santo, tem um motivo maravilhoso, nos levar a descobrir dois motivos profundos.

 Um motivo é cristológico, o outro é antropo-lógico, no qual Deus preocupou-se com história do ser humano decaído pelo pecado, sua caminhada na terra, sua vocação e sua salvação espiritual. Deus amou o Homem eternamente..!

 No texto do Gênesis, ficou uma pergunta, que atravessou os seculos afora; quando o filho perguntou ao pai: "Pai..! Temos a lenha, e o fogo, mas onde está o cordeiro para o holocausto...?" ( Gn 22,6-8 )

"O cordeiro de Deus," é a resposta para a pergunta de Isacc. A narração da primeira leitura, nos lembra Jesus o Filho predileto do Pai, nas pessoas de Abraão e seu filho Isacc. A possibilidade de sacrificar o próprio filho, foi uma decisão difícil, para Abraão. Isaac é o filho da promessa de Deus esperança do futuro.

O seu filho Isacc estava destinado ao sacrifício, para por em prova a fidelidade de seu pai Abraão a Deus, mas foi poupado no momento final, quando o anjo do intervém, segurou seu braço. 

"Abraão! Abraão! Não estendas a mão contra seu filho e não lhe faça nenhum mal! Agora sei que temes a Deus, pois não me recusastes teu filho único." ( Gn 22,11-14 ) Os padres viram no sacrifício de Isacc, a figura da paixão de Jesus, o filho único.

 O jovem Isacc carregou nos ombros, a lenha para seu holocausto no Monte Moriá, como também Jesus carregou o lenho da sua cruz até o Monte Calvário.

Isacc foi amarrado, como Jesus também foi atado na sua paixão, e foi sacrificado no próprio Monte de Deus, qual subiu Abraão.( Na tradição sacerdotal, Monte Moriá é identificado com Jerusalém, a narrativa é comumente atribuída  à corrente eloísta, mas recolhe elementos Javistas. Os Cananeus eram os pagãos que ofereciam sacrifícios e rituais de crianças a seus deuses, o autor sagrado ao escrever este texto relaciona o pedido de Deus a Abraão olhando para o culto pagão dos Cananeus ) A  BÍBLIA SAGRADA DE JERUSALÉM

Nosso Senhor Jesus Cristo é a vitima perfeita, o qual Isacc perguntou a seu pai Abraão naquele dia: "Aqui estão o fogo e a lenha. Mas onde está o cordeiro para o holocausto..?" E o Pai disse: "Deus providenciará o cordeiro para o sacrifício, meu filho!

 São Paulo vai dizer-nos na segunda leitura:"Deus não poupou seu Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos daria tudo com Ele?" ( Rm 8,32 )

 A leitura cristológica do Evangelho, revela-nos que Cristo chegou a sua glória, através da trans-figuração, que antecipou sua ressurreição, mediante o sofrimento, inaugurando assim Ele mesmo, o caminho estreito rumo ao Monte Calvário, o caminho da vida eterna para toda a humanidade. 

Jesus ao trans- figurar-se no Monte Tabor, revelou ao mundo que a claridade da fé é capaz de unir o céus e a terra. Jejum, oração, caridade - maneiras de todos nós cristãos vivermos esta quaresma, e vislumbrarmos nossa glorificação Pascal em Cristo Jesus.

 O salmista canta a oração do justo que vive a fé: "Andarei na presença de Deus, junto a ele na terra dos vivos!" ( Sl 115 ) O Evangelista Marcos no episódio da trans-figuração, não o narra como uma coisa simbólica.

 Ele é convincente e sóbrio, por detrás desta narração está a lembrança e a experiência pessoal, do Apóstolo Pedro, que estava lá com seus companheiros, no dia quando o Senhor trans-figurou-se, mostrando sua glória no Monte Tabor.

 Foi de Pedro, que o Evangelista recolheu a informação e os detalhes nítidos, e o estado de ânimo de Pedro descrito com detalhes, para a pregação à sua comunidade. ( Vs 6. Pedro não sabia o que dizer ) 

Jesus subiu o Monte e levou consigo três amigos íntimos de oração, Pedro Tiago e João. O Evangelho de Marcos narra, que no alto do monte, os discípulos se ajeitaram para descansar , devido o cansaço das andanças das missões. 

Jesus adiantou um pouco a frente para orar, e trans-figurou-se diante deles. Seu corpo se tornou glorioso, suas vestes tão alvas, que nenhuma lavadeira desta terra, conseguiria alvejar. 

 A palavra diz que a atmosfera da gloria de Deus, envolveu a montanha, e os Apóstolos sentiram muito medo, diante da visão celeste, Pedro sem saber o que dizia, como se estivessem num porto tranquilo disse: " Mestre como é bom ficar aqui. Vamos fazer três tendas: "Uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias." 

Moisés, Elias conversavam com Nosso Senhor, como seria o seu martírio em redenção dos pecadores do mundo. O acontecimento da trans-figuração, é para mostrar a nós povo de Deus, quem é Jesus. 

Jesus é o Deus que nos salva, fora dele não existe outro Deus para a nossa salvação. Jesus é Deus no Pai, e Deus no Espirito Santo. É aquele, de quem os profetas falaram, e desejaram ver, Ele  é o ungido de Deus Pai.

 Por isso na trans-figuração, a presença de dois profetas maiores do Antigo Testamento, Moisés e Elias. A trans-figuração do Senhor nos atesta, que o Reino da glória de Deus que nos espera, é, atuante sem cessar.

 Os mortos não estão dormindo, como algumas doutrinas explicam, mas todos estão na glória do Reino dos céus. Moisés e Elias não estavam dormindo no sono da morte na trans-figuração de Jesus; mas se mostraram vivos e resplandecentes, porque o nosso Deus, é Deus de vivos, e não de mortos. ( Mt 22,30-32 )

 Foi por isso que o Filho de Deus, veio a este mundo para nos salvar, da morte eterna. Na segunda leitura da liturgia deste Domingo, São Paulo nos exorta: "Deus fez esplandecer aquele dia no Tabor, nos corações dos três discípulos, o esplendor da gloria de Deus, que se refletiu na face do Cristo glorioso!" ( 2 Cor 4,6 ) 

 Foi como se a divindade oculta de Jesus, derrubassem as paredes de sua carne humana, e brilhassem a sua gloria divina. Marcos descreve que da nuvem luminosa, que envolveu o Cristo, saiu uma voz dizendo:"Este é meu filho amado. Escutai-o, o que ele diz!" 

Nesta cena, podemos também identificar a voz de Deus Pai, que fala da nuvem! A nuvem luminosa é o poder santificador, do Espirito Santo, que envolve toda a criação, toda a vontade de Deus, na realização da encarnação do verbo divino, que se trans-figura no Monte Tabor.

 É a presença real, da Santíssima Trindade: "O Pai ,O Filho e o Espirito Santo." E de repente, olhando em volta os três discípulos, não viram mais ninguém, a não ser Jesus. Jesus ordenou-lhes ao descer do monte, que não contassem a ninguém o que havia acontecido, até que Ele ressuscitasse dos mortos.

 Assim como foi necessário, os discípulos do Senhor descer com Ele do Monte Tabor, para subir com o Cordeiro imaculado o Calvário, desçamos também do nosso comodismo, e vamos subir também a montanha do holocausto da nossa salvação.

 E nesta subida o Senhor está dizendo a cada um de nós: "Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!" Levantemos com ânimo..! Coragem..! Vamos, não tenhamos medo. O trans-figurado nós exorta: "Estou convosco até o fim do mundo!" ( Mt 28, 16-20 ) Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA; O VERBO SE FAZ CARNE 2º DOMINGO DA QUARESMA, Pg 274-277 - DEUS CONOSCO dia a dia 2º DOMINGO DA QUARESMA Pg24-25 aNO "B" 2015 -  BÍBLIA DE JERUSALÉM CONTEXTO: Gn 22 O SACRIFICIO DE ABRAÃO d)  












!































Nenhum comentário:

Postar um comentário