domingo, 31 de agosto de 2014

EVANGELHO SÃO MATEUS 18,15-20 - 23° DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "A" - O7/ 09/ 2014 -


                    CORRIGIR COM AMOR PARA CRESCER 





 Naquele tempo, Jesus disse a os seus discípulos: 15 "Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo!  Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. 16 Se ele não te ouvir, toma contigo, mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. 17 Se ele não vos der ouvido dize-o à igreja. Se nem mesmo a igreja ele ouvir, seja tratado como um pagão ou um pecador público. 18 Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado do céu. 19 De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isso será concedido pelo meu Pai que está nos céus. 20 Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou no meio deles."

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!


BUSCAI O SENHOR ENQUANTO ELE SE DEIXA ENCONTRAR IS 55,6 

Nós povo de Deus, neste tempo, estamos diante do Evangelho, de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo São Mateus. A reflexão sobre a palavra de Deus deste Domingo, podemos fazer a partir da frase conclusiva, do versículo dezenove e vinte. 

"De novo eu vós digo: se dois de vós estiverem de acordo  na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isso será concedido por meu Pai que está nos céus.  Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí, no meio deles. ( Mt 18,19-20 )

Quando reunimos em seu nome, são os membros mistico de Cristo que se forma, isto é, a Igreja! O corpo místico de Cristo é frágil e pecador, cheios de feridas, como as feridas de Jesus crucificado. (  Cl 1,24 )

 Todos nós estamos sujeitos, aos sofrimentos, as enfermidades as magoas, as tristezas, as percas e ausências, os conflito familiares, ou a falta de perdão, ajuntando tudo isso nas nossas fraquezas humanas, corremos o risco; de não buscarmos à consolação de Deus, e não percebermos, quanto ao pecado. 

Infelizmente sofremos, devido o pecado ter entrado no mundo, quer queira ou não, temos que viver neste vale de lagrimas. Não foi Deus que criou o sofrimento e a dor e nem a morte, mas sim o livre arbítrio de escolhas de nossos primeiros pais, que preferiram ouvir a voz do anjo das trevas. (Gn 2,3)

Deus não está alheio aos nossos sofrimentos, das marcas das feridas que trazemos no coração. Jesus disse que carregaria conosco os nossos fardos. ( Mt 11,28-30 ) Por isso Nosso Senhor veio ao mundo para nos salvar e chegou a dor extrema da cruz.

Por isso nós cristãos de fé, nos obriga a fazermos um grande ato de fé, reconhecendo que o nosso Deus, merece de nós pecadores, todo o nosso louvor. Por isso a nossa participação, na maior oração de louvor e agradecimento ao Pai do céu.  "A Santa Missa..!"

 Na Santa Missa que se reúnem as três Igrejas: "A caminhante, a padecente e a triunfante;" para louvar o Criador do céu e da terra. Com fé no Cristo ressuscitado, que deu sua vida por nós. A Igreja Caminhante e Padecente, caminha para a glória futura da  Igreja triunfante.

Precisamos encarar os sofrimentos como purificação do corpo mistico do Senhor, o sofrer com coragem; completar na cruz o que o Cristo não sofreu, se  somos membros do corpo de Cristo. Por isso precisamos estarmos cheios do Espírito Santo..! 

 A grande Oração Eucarística, na qual o sacerdote em "Persona Christi," invoca o Pai, que mande em nome de seu Filho Jesus Cristo, o Espírito Santo, para que as especies, pão e vinho se transforme verdadeiramente, no Corpo e no Sangue, a alma e divindade, de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 E por isso, Jesus se faz presente em cada um de nós, quando reunidos em seu nome, comungando a palavra, e o Cristo Eucarístico. Uma boa confissão para lavar a alma, é um dos remédios eficazes para a cura física e também do espírito. 

 Cada vez que nós encontramos, embora apenas em dois ou três, para orarmos juntos e falar do Senhor, Ele já, está no meio de nós. Se o Cristo está no meio de nós, coloquemo-nos, na escuta profunda e atentas de suas palavras de salvação. 

 Hoje Nosso Senhor nos fala da correção e caridade, isto é, de como fazer para ganhar um irmão. Quando vamos até os nossos próximos com o amor fraterno e reciproco, é a manifestação mais verdadeira que existe.

 Ela exclui qualquer desejo de vingança e orgulho, ou a soberba da ostentação pessoal, e é, movida unicamente pelo desejo do bem do outro, pois na comunidade deve reinar a Paz.

 "O poder das chaves, de ligar e desligar, dado a Pedro, agora é entregue à toda comunidade, que se torna, não apenas mediação de reconciliação, mas o próprio sacramento da presença de Jesus."

"Durante seculos, infelizmente se praticou, uma teologia individualista, por isso nestes tempos, ainda persistem a ideia orgulhosa, e a dificuldade de se perdoar, ou pedir perdão. Uma correção fraterna e mútua em nome da igreja do Senhor..!

Infelizmente o joio do desamor, está no meio da seara do amor, e o Senhor tem aturado com muita paciência, estes filhos soberbos, que ainda não abriram o seu coração endurecido, ao Espírito Santo.

 Mas a Igreja e Santa e pecadora; Santa porque, quem a instituiu foi Nosso Senhor Jesus Cristo, Ela veio da vontade de Deus; veio do céu. Pecadora porque é formada de homens e mulheres falhos cheios de defeitos. Mesmo com todos os defeitos Ela continua sendo a noiva do Senhor.

 Por isso como se diz o ditado: "Errar faz parte do ser humano." Por isso aqueles que estão dentro do corpo mistico de Cristo deve-se esforçar para se tornar pessoas melhores, superar os seus erros, e através da correção fraterna aprender a pedir perdão e também perdoar, por causa do amor de Jesus.

A palavra de Deus nos orienta e nos fortalece no sentido da reconciliação. Mas a palavra de Deus não pode ficar simplesmente só na ideia, na mente, escutar por escutar, mas descer para o coração, da alma, o coração pessoa. 

Por isso a necessidade de evocar sempre na escuta da palavra a luz do Espírito Santo. É preciso constantemente, denunciar o pecado, mas é constantemente usar de misericordia com nossos irmãos. 

Quantas vezes devo perdoar o meu irmão sete vezes? Perguntou Pedro ao Senhor, e Ele respondeu: "Não somente sete vezes; mas setenta vez sete." Quer dizer que perdão deve ser sempre. 

Fazer parte do corpo mistico de Cristo, e corrigir os defeitos que são as chagas do Senhor, mas e necessário a reconciliação é o diálogo fraterno. Igreja povo de Deus vamos caminhar, ajudando nos mutuamente através da correção fraterna em Cristo. 

Pois nós somos responsáveis pela salvação de nossos irmãos, se vermos que ele está errado vamos alerta-lo para que mude o comportamento. Quando chegar o grande dia do acerto final dos nossos novíssimos, o Senhor pedira contas do sangue de nossos irmãos.

 Deus Misericordioso quer que o injusto se converta e viva. Isso vale para cada um de nó também, pois a conversão será até o ultimo suspiro da nossa vida. "Aquele que o Senhor encontrar lutando contra o pecado, perdoando e pedindo perdão será salvo. " "Não fecheis o coração, ouvi, hoje a voz de Deus.( Sl 94 ) Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA SUA OBRA: "O VERBO SE FAZ CARNE" Pg 180-182 - "DEUS CONOSCO" dia a dia Pg 42 - 44 - ANO 13 - N° 153 - ANO "A" SETEMBRO 2014




EU TE ABSOLVO EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO




















Nenhum comentário:

Postar um comentário