domingo, 3 de agosto de 2014

EVANGELHO MATEUS 14, 22-33 -- 19° DOMINGO DO TEMPO COMUM- - ANO "A" 2014 -- PARA O DIA 10/08/2014


                        NÃO TENHAIS MEDO SOU EU!

A BARCA ERA AGITADA PELAS ONDAS 


Depois da multiplicação dos pães, 22 Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. 23 Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho. 24 A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas  pois o vento era contrário. 25 Pelas três da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. 26 Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados e disseram: "É um fantasma." E gritaram de medo. 27 Jesus porém, logo lhes disse: "Não tenhais medo!" 28 Então Pedro lhe disse: "Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água. 29 "Jesus respondeu: "Vem!" Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus.  30 Mas quando sentiu o vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: "Senhor, salva-me!"31 Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: "Homem fraco na fé, porque duvidastes?"32 Assim que subiram no barco, o vento se acalmou. 33 Os que estavam no barco prostraram- se diante dele, dizendo: "Verdadeiramente tu és o Filho de Deus!"

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!



 Nós estamos diante do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo Segundo São Mateus. Se prestarmos atenção no texto  do evangelho deste Domingo, veremos varias movimentadas cenas de ação de Jesus. Primeiro Jesus obriga os discípulos, a subir na barca, e talvez até deu um empurrão, para que eles fossem com o barquinho para águas mais profundas. 

Depois dirige as multidões e as despedem, depois no cair da tarde Ele sobe a encosta do monte, para estar a sós em oração com Deus, depois vai caminhando sobre as águas até o barco onde estava os discípulos, e depois o resgate de Pedro e a bonança das águas do mar. Jesus era um homem oração, não realizava nada, sem comunhão  com o Pai. 

Naquela noite, precisava estar a sós, na presença do Pai Celeste sem os discípulos por perto. Tal foi sua oração intima com Deus, que o "homem Deus" saiu dali poderosamente, cheio do Espírito Santo, caminhando sobre as ondas, revoltas do mar. 

O mar tempestuoso significa o mal, que ronda os cristãos, mas Nosso Senhor é maior que tudo, pois anda sobre ele, "Ele é Deus," e a natureza o, obedece. As comunidades das igrejas primitivas, guardaram esta lembrança deste acontecimento memorável, porque viu nela, como uma especie de parábola, a situação do mundo. 

 Aquilo que aconteceu com os discípulos, no Mar de Tiberíades, não foi visto como um acontecimento apenas para ser lembrado, mas como um estupendo milagre. Jesus é Deus, tem poder sobre os elementos, pode andar sobre os vagalhões do mar, com um sinal seu a natureza, o, obedece e cala. 

Quando São Mateus escreveu este evangelho nos anos setenta da era cristã, Jesus não estava mais na terra, já tinha ressuscitado e subido a direita do Pai; tinha despedido dos discípulos e das multidões. Ele tinha impelido a barca da igreja, sobre as ondas com  Pedro no leme, para que ele inciasse a travessia do grande mar da história da cristandade.

 Apenas alguns anos depois levantou-se os primeiros vagalhões de perseguição contra a igreja de Cristo. Santo Estevão e assassinado; a igreja de Cristo, é obrigada a se dispersar, pela Palestina. Os vagalhões mais ameaçador, foi Nero perseguidor implacável, que mandava matar e torturar os cristãos, muitos foram jogados nas arenas dos circos, e as feras do Coliseu em Roma.

 Outros foram decapitados, queimados, cerrados, enforcados e crucificados. Os cristãos morriam cantando e louvando a Deus diante do martírio, pois sabiam que o Rei da glória os aguardavam no céu. São Pedro exorta os cristãos que padecem a perseguição dizendo: "Resisti-lhe forte na fé. Vós sabeis que vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, sofrem os mesmo padecimentos que vós."( 1 Pd 5,9 ) 

  As comunidades perseguidas diante da narração deste texto de Mateus tiravam uma conclusão, com toda fé e esperança seguir o caminho do Reino dos céus: O mestre não está longe de nós; não deixará nós lutando com esta ondas de perseguição, basta que o invoquemos, que Ele descerá do monte, e virá caminhando sobre o mar, em socorro de sua igreja perseguida. 

 Por isso o evangelista ao narrar a cena de São Pedro afundando no mar  gritando: "Senhor Salva-me!" está dirigindo a igreja perseguida que sofre. Nosso Senhor  estende a mão e resgata Pedro, dizendo: "Homem fraco na fé, porque duvidastes?"

 As ondas de tempestades, significa a igreja no meio das dificuldades, não deve olhar para baixo, ou aos lados, ou para as ondas que agitam ao redor, mas olhar para o Cristo que caminha sobre as águas e vem ao encontro. Jesus é a salvação, e a esperança eterna.

 A igreja Católica, é uma grande nau, que carrega  tesouros valiosos eternos. A "palavra da salvação, os sacramentos e sacramentais e espirituais," no caminho do Reino, sobe ondas de tempestade, que o inimigo das trevas agita sobre a igreja. Satanás não quer, que Jesus Cristo, seja Senhor da Igreja e de nossa salvação..!

 O evangelho de hoje nós  exorta à um modelo concreto de igreja: "Permanecer na barca," que é a verdadeira igreja de Jesus Cristo, e proclamar junto dos apóstolo, a Fé que salva."Tu és verdadeiramente o filho de Deus!" Então o mar de dificuldade e sofrimentos se faz bonança, porque Jesus está segurando o leme com Pedro, no caminho do Reino dos céus.

A primeira leitura o profeta Elias fez uma experiência com o Senhor, e, ele viu que Deus não estava no terremoto ou no vento impetuoso, mas estava no murmurio do vento suave quando passou. Deus é simples, é persistente em seu amor, Faz questão de tomar parte no barco da existência humana, quer nos ajudar a enfrentar com coragem, não somente  física, mas também espiritual os ventos do cotidiano de nossas existências."

 Até aqui, pode-se dizer, que a leitura do Evangelho de hoje foi feita com os olhos espirituais, das primeiras igrejas primitivas. Mas e hoje..? E para nós, nestes fins de tempo atuais..? O cenário mudou, o mar de tempestade aumentou, a barca também aumentou, a igreja espalhada pelo mundo sofre.

 As dificuldades e perseguições existem, são as mesmas, e as escolhas são as mesmas a serem feitas. Quantos cristãos perseguidos e mortos no mundo, por causa da palavra do evangelho. Nosso Senhor, veio ter com os discípulos, que estavam nas tormentas da tempestade, quando a noite de sofrimento, ia pelo fim, e não antes. 

Ele veio quando a provação da noite escura, estava chegando ao auge, e os discípulos procuravam resolver a luta  pela vida, através das forças físicas, e isto bastava para criar uma enorme distância do Senhor. Onde estava a fé..? Irmãos..! A Fé verdadeira produz  esperança, e é, aquela que se vive dentro de nós; e não reduz Deus, a um salvador quebra -galho só para esta existência, ou venha resolver de imediato os problemas, como alguns pregam  por ai. 

Porque será que Jesus caminhou sobre as águas..? Ele, caminhou sobre as águas, para mostrar para nós, que Ele é Deus, e tem poder..!  E por isso no seu discurso do pão, ao falar que seu corpo é verdadeiramente comida e seu sangue verdadeiramente bebida, está falando da Eucaristia, que no futuro, os grandes reis e pequenos dobrarão os joelhos, diante dum pedaço de pão consagrado, na mesa Eucarística. 

E quantos foram embora, por causa daquele maravilhoso discurso de Jesus, dizendo: "Esta doutrina e dura, quem pode  à admiti-la..?" ( Jo 6,60-66 "Jesus é Deus!" O evangelho de Domingo passado narrou-nos, o evento em que Jesus alimentou uma multidão de famintos,  e depois Ele subiu ao monte para orar, estar com Deus e dar graças pelo grande estupendo milagre, que se deu inicio com um jovem que tinha cinco pães e dois peixinhos.

 Só aconteceu o milagre, por causa da disponibilidade e simplicidade, daquele menino, que não teve medo de repartir o seu lanche, com mais de cinco mil pessoas. No evangelho de São João, Jesus disse após o milagre da multiplicação: "Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá para sempre. E o pão que eu vou dar é a minha própria carne, para que o mundo tenha vida. ( Jo 6,51-58 )

Jesus caminhou sobre as águas para mostrar-nos que Ele tem o poder sobre a natureza, que assim como pode andar sobre as águas. Ele pode também estar na Eucaristia, e se multiplicar em cada coração que o acolher, e reconhecer que Ele é, o Filho de Deus, que veio nos salvar da morte eterna.

 Por isso a palavra de ordem hoje é, vamos permanecer dentro da barca do Senhor, por mais que vier as tribulações, porque o nosso Deus é de amor, e não está alheio à sua igreja que sofre. Coragem, não tenhamos medo, Jesus é o Senhor! Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA 19° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "A" Pg 164-166 - DEUS CONOSCO dia a dia ANO 13 - N° 152 - AGOSTO 2014 .





A IGREJA QUE SOFRE..!
CRISTÃOS QUEIMADOS VIVOS NA NIGÉRIA  POR MULÇUMANOS 


Nenhum comentário:

Postar um comentário