domingo, 17 de agosto de 2014

EVANGELHO SÃO MATEUS 16:13-20 - 21° DOMINGO O TEMPO COMUM - ANO "A" 2014 - 24/08/2014


                                                                                         PROFISSÃO DE AMOR DE PEDRO


 Naquele tempo, 13 Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e aí perguntou a seus discípulos: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? 14 Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros ainda que é Jeremias ou algum dos profetas." 15 Então Jesus lhes perguntou: "E vós quem dizeis que sou?" 16 Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo." 17 Respondendo Jesus, Jesus lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18 Por isso, eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha igreja, e o poder do inferno nunca poderá vence-la. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos céus: Tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que desligares na terra será desligado nos céus." 20 Jesus, então ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias.

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

Queridos irmãos e irmãs, povo de Deus, estamos no vigésimo primeiro Domingo do Tempo Comum, diante do texto evangélico, mais aguardado deste ano litúrgico. Nesta altura do ano já celebramos, quase todos os eventos e os mistérios do Cristo: O seu nascimento, o Batismo, a Paixão, a Ressurreição, e a sua Ascenção ao céu. 

 O que guardamos de bom, diante da realidade da palavra de Deus, nestes tempos Litúrgicos..? Nós vimos Jesus em ação; pregando o Reino, curando, libertando, ressuscitando, dominando a natureza, amando os excluídos e marginalizados.

 Durante o inicio de sua vida pública, Jesus não formulou perguntas,  aos apóstolos, só quando mais tarde que viu, que seus discípulos já estavam preparados, para dar uma resposta, fez então a  pergunta.

 Ele fez duas perguntas: A primeira - "No dizer do povo, quem é o Filho do Homem? Se, eles viram Jesus, ouviram a palavra, seguiram-o, e aderiram a Ele. Então, Jesus quer saber da boca de seus discípulos, o que o mundo pensa dele.

 Diante do livre arbítrio, das escolhas, o Senhor quer saber o que  os homens pensam dele, da proposta de amor, do seu Reino. Deus quer precisar de cada um do seus, que eles vão e anuncie, que o Reino de Deus chegou. O anúncio da Boa Nova e fundamental para a salvação dos pecadores, pois o Cristo vai pagar caro, pelos pecados do mundo. 

Por isso, a segunda pergunta é para os que o segue."E vós dizeis quem sou?" Se Jesus Cristo pagou preço alto pela nossa salvação; está então, na hora de perguntarmos a nós mesmo: Quem é na realidade, este Jesus que em cada Santa missa nos fala, e do qual alimentamos de seu corpo Eucarístico?

 O nosso encontro pessoal com Cristo aconteceu..? Sou apaixonado pela Boa Noticia do Reino de Deus? Tenho dado testemunho pessoal da minha fé..? Ou sou um cristão tíbio; morno e frio..? ( Ap 3,15-16 ) Quem é Jesus para nós Cristãos..? Ele é o Filho de Deus que se fez carne para nos salvar da morte eterna.

 Ele é a nossa esperança de vida eterna , sem Jesus nós não somos nada. Ele é o Deus de amor que veio ao nosso encontro para nós dizer quanto Deus Pai nos ama. Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho em troca de nossos pecados. ( Jo 3,16  ) Quem é Jesus para o mundo descrente..? Como descrever Jesus nos dias de hoje..?

 A verdade, muitos só conhecem o Jesus histórico, não tiveram um encontro, com o ressuscitado, são  insensíveis ao Espírito Santo. Outros buscam o Cristo, que resolve todos os problemas financeiros desta vida, mas não buscam a eternidade.

Os homens do evangelho, não viram em Jesus o poder divino, por isso o, compara com outros profetas antigos, ou contemporâneo. E o que acontece também com os homens nestes fins de tempos, associam Nosso Senhor, com vultos históricos, humanizando totalmente o Cristo. Tiram sua divindade, pregam um evangelho sem o Querigma. 

O porque disso..? Porque o mundo descrente que ai está, está mais para o ateísmo, pois não conhecem o verdadeiro Jesus de Nazaré. "Quem é Jesus de Nazaré?" Há hoje também, quem a esta pergunta responde como então; Jesus foi um profeta, um iluminado, um guru!

 O sistema da "Nova Era"apresenta, os seus doutores, os filósofos, os teólogos, que escrevem livros, espiritualistas que psicografam recados e teses romances do alem, baseadas em coisas só para esta vida. E o povo acreditam e correm atrás destas inverdades, que distorcem a mensagem do evangelho, que não são caminho de salvação.

 É isso que o demônio quer: Que Jesus Cristo não seja Senhor, para a glória de Deus Pai. São também o sistema "político" alguns marxistas que abandonaram os preconceitos anti-cristãos, ou simplesmente, homens comprometidos com um mundo mais justo e social.

Do Cristo histórico entendem-se da historia, e de tudo; mas não entende das coisas profundas de Deus que são reservadas aos pequenos. Para estes grupos que se dizem cristãos, Jesus é aquele que rompeu os tabus e os medos, que deu uma consciência e uma voz aos marginalizados e oprimidos, preparando assim de longe, sua vitória e sua libertação.

 É o Cristo mártir político, mas mártir porque rebelde; zelote porque combateu ao lado dos zelotes a libertação da sua terra dos conquistadores romanos, e opressão econômica. Para eles, Jesus foi morto, por ser um politico, um  grevista e agitador.

 Foi esta imagem ideológica de Jesus revolucionário, com a qual se identificou toda uma geração de ideólogos da revolução e da mudança social nestes tempos. A celebração da Palavra e Eucaristia, tornou-se para eles, como celebração de vitória de caminhada, e ponto final.

Jesus pergunta a cada um de nós: "É vós quem dizeis que eu sou?" A palavra "Voz," isto é,  aqueles que conhecem-o de perto, que são íntimos e escutaram sua palavra. A palavra Apóstolo no evangelho é designado para os discípulos íntimos do Senhor. "Nestes tempos de hoje existem religiosos que se intitula-se apostolo do Senhor, e até mesmo se dizem ser o Cristo."

Nós sabemos que Nosso Senhor Jesus Cristo, foi condenado a morte pelos sacerdotes do templo, porque disse ser o Filho de Deus. Por isso a necessidade dos discípulos, não dizer nada a ninguém de sua divindade, para que Ele continuasse a sua missão do Reino dos céus.

Hoje o Senhor quer de nós, uma resposta diferente daquelas dos homens, não se contenta com o que nós saibamos o que dizem dele, quer a nossa resposta de fé, de nós que cremos nele, e que nele colocamos as nossas esperanças.

A resposta não deve ser inventada, como da boca para fora, mas como a exemplo da profissão de fé, de Pedro  naquele dia. "Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo." A resposta de Pedro para o Senhor é um "Querigma cristológico, de experiência de fé." Para Pedro Jesus é Deus, o Senhor!

Na oração do Creio, professamos a nossa fé, o nosso Querigma: Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os seculos: Deus de Deus [...] que por nós, homens, e para a nossa salvação se encarnou e se fez homem...

Jesus não é somente um homem, ou um profeta; Ele é mais que um profeta: Ele é Deus conosco. Por isso, a pergunta mais difícil de responder quem é Jesus; deve ser dirigida a nós mesmo. Quem é Jesus Cristo na minha vida..? "É o Deus que salva!

Concluindo nossa reflexão, do evangelho deste Domingo terminamos com estas palavras do versículo vinte. "Então ordenou aos seus discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Cristo."

 Era sim necessário, que os discípulos se calassem aquele segredo messiânico, porque o povo não estava preparado para recebe-lo, Mas nestes tempos de hoje não! Pelo contrário, o evangelho precisa ser anunciado ao mundo que não conhece Jesus. Cada um de nós cristãos somos chamados à, anunciar o evangelho que Cristo vive e está no meio de nós!

  Cada um de nós, precisa fazer uma experiência com o ressuscitado, isto é um encontro pessoal com Jesus ressuscitado. Para que no poder do Espírito Santo, possamos sem medo anunciar o redentor do mundo. Jesus não cessa de nos perguntar: "E vós, quem dizeis que  eu sou? Porque Ele nos ama, com eterno amor! Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA - O VERBO SE FAZ CARNE - Pg172-176. DEUS CONOSCO dia a dia ANO LITÚRGICO "A" - N° 152 - AGOSTO 2014 .
























.

Nenhum comentário:

Postar um comentário