domingo, 24 de agosto de 2014

EVANGELHO SÃO MATEUS 16:21-27 - 22° DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "A" 2014 - 31/08/2014


                                  
 QUEM NÃO TOMA A SUA CRUZ...Mt 16,24







 Naquele tempo, 21 Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. 22 Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: "Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca aconteça!" 23 Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: " Vai para longe, satanás! Tu és pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas as coisas dos homens!" 24 Então Jesus disse aos discípulos: Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 25 Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. 26 De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27 Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com sua conduta." Amém!

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!




 Hoje povo de Deus, a liturgia deste Domingo, iniciou-se com a palavra, um trecho do livro, do profeta Jeremias. Jeremias é conhecido no Velho Testamento, como o profeta chorão, desde criança recebeu do Senhor a missão de profetizar. 

 Sua missão foi difícil, porque tinha que denunciar as idolatrias, e as injustiças contra seu povo, que eram subjugados por povos gentios conquistadores pagãos, que trouxeram aos judeus, morte, opressão, e perseguição. 

 O profeta, num lamento, faz uma confissão dramática diante de Deus, que o envia a anunciar: "Vai falar de mim, vai profetizar -"  A violência e a opressão," isto é, um tempo de sofrimento, para um povo desobediente, que não se deixam ser conduzidos por Deus, e não escutam a sua voz. 

Só querem ouvir dos falsos profetas, as profecias que acariciam, embalam o povo com previsões de paz e segurança; não querem conversão preferem continuar nos erros.

 O profeta chora por Judá, e sente-se impotente como profeta de Deus, porque o seu povo perseguido, não aceitam os corretivos de Deus, e por isso o povo escolhido de Deus, vai sofrer outro exílio mais duro de outros conquistadores gentios. 

 Nestes fins de tempos, aqueles que tem a missão de Deus, de denunciar as inverdades e as perseguições, que ferem a dignidade humana, e o corpo mistico de Cristo, que é a Igreja, são perseguidos e calados, para que Jesus não seja Senhor. É o sistema do anti-cristo, que não quer ver o triunfo, do Senhor Jesus e o seu Reino de amor! 

A segunda leitura, e diferente da primeira, é a Igreja cristã primitiva, fiel a palavra de Deus e as doutrinas dos Apóstolos, firmes até o martírio. "São Paulo exorta os perseguidos, por causa da palavra do Evangelho, a se oferecerem as próprias vidas, em sacrifícios vivo, santo e agradável a Deus." ( Rm 12,1 ) 

A  Carta aos Romanos, é um documento Paulino, endereçado às Igrejas de todos os tempos; e também nestes "Tempos Finais," à todos nós cristãos das Igrejas que sofrem perseguições, e morte.

Nestes "Tempos Finais" são visíveis e invisíveis, as perseguições, contra os cristãos no mundo inteiro. As  maléficas ideologias dos fanáticos, em nome do Deus criador do céu, e da terra o povo do Senhor são torturados, perseguidos e assassinados. 

Nos Países Asiáticos, [Oriente Médio] Africanos os cristãos são dizimados, as vezes em massa, por professar Jesus Crucificado. É, a Igreja que sofre é, o corpo místico de Cristo, que  sofre por causa da cruz..!" 

A perseguição contra os cristãos neste seculo, é  ainda maior que nos tempos da Igreja Primitiva. Por isso como bons cristãos vamos rezar pelos nossos irmãozinhos que padecem perseguições sofrimentos e morte, por professar: "Nosso Senhor Jesus Cristo!"

 Passando para o texto do Evangelho deparamos com as palavras do Senhor Jesus: "Se alguém, quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me." ( Mt 16, 24 ) O que significa estas palavras do Senhor Jesus para nós..? Que não sejamos pedras de tropeços, mas sim exemplos e caminhos de céu aos nossos irmãos.

 Renunciar a si mesmo, é identificar com Jesus no seu sofrimento por nós é reconhecer, que não, somos salvos pelas nossas cruzes particulares, que carregamos no dia a dia, mas sim; aquela que o Cristo carregou por nossos pecados, para que tivéssemos vida eterna.

 É negar a nós mesmo, perdoando os que nos tem ofendidos, bendizendo os que nós maldizem, esforçando-nós para ter um pouquinho da humildade de Jesus. Nós sabemos que não é fácil estas renuncias, pois o homem velho do pecado original, ainda retorce dentro de nós.

 As renuncias são: A inveja, a vaidade, o ciume, a avareza, a soberba, a concupiscência da carne,  a luxuria, a lascívia, a ira, o desejo de vingança, e os vícios que mata o corpo e a alma. O antídoto contra estes venenos de pecados são: "Arrependimento, Conversão, Confissão e penitencia, e, Eucaristia." Os grandes Santos da igreja, fizeram estas experiências. 

Enfim, tomar a cruz, é assumir o compromisso com o Evangelho, buscando a conversão, o arrependimento, de todas estas coisas de pecado. Jesus nós deu um novo mandamento; para cumprir todos estes: "Amai vos uns aos outros, como eu vos tenho amado! ( Jo 13,34 ) 

Estes são princípios  verdadeiros que nós conduz a salvação, assumir o compromisso com o Evangelho, lutar pela conversão e arrependimento, estar a disposição do Senhor! Serão salvos,  todos àqueles que o Senhor, quando vier em glória, encontrar lutando contra o pecado. 

Quem quiser conservar a sua vida vai perdê-la..."O que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se vier a perder a própria alma..?" As coisas deste mundo vão ficar por aqui pois são terrenas.

Jesus disse: "Buscai em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas, vos serão  dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá sua própria preocupação!" ( Mt 6,33-34 )

Igreja do Senhor...! Hoje, somos chamados, a proclamar aos homens, isto é, a vós, esta palavra tão austera da cruz, que faz aqueles que tem temor de Deus, estremecer na base espiritual da fé, diante da escolhas do livre árbitro no mundo sem fé, e da nossa pobre natureza humana. 

 Renegar a si mesmos: não é certamente a palavra do Evangelho que os homens destes tempos finais querem ouvir. Pois é mais fácil falar dos aspectos  sociais da mensagem do Cristo que nos convida a combater as injustiças do mundo, em vez do Jesus que nos chama para olhar para dentro de nós mesmo, combater a nos mesmo, os nossos egocentrismos.

A nossa tentação, de anunciadores da palavra é a mesma do profeta Jeremias ou do Jonas; fugir da ingrata missão, que aparentemente parece inútil de anunciar aos homens destes tempos as palavras que eles não gostam de ouvir, mas sim um Evangelho light, distorcendo o anuncio da salvação, da vida eterna.

 Muitos pregam, falam bonito, mas não falam da cruz do Senhor, porque pertencemos à esta geração, que não quer ouvir falar de sofrimentos, perseguições e cruz. Todos os dias morrem cristãos no mundo, por não renunciarem Jesus crucificado.

 No poder do Espírito Santo, tenhamos coragem, não podemos nos calar diante do anti-cristo. O povo cristão de Deus teria motivo de se envergonhar dos seus sacerdotes no dia que eles deixassem de falar com coragem e dizer como São Paulo: O que anunciamos é Jesus crucificado. ( 1 Cr 1,23 ) 

 Irmãos..! Tomemos a nossa cruz de cada dia, e sigamos o mestre. Ficou claro para nós filhos da luz, que estas escolhas, o mundo não quer a façamos, e por isso poderemos encontrar hostilidade no caminho do Reino. Mas isso não vai fazer-nos desistir, de proclamar o Reino do Senhor..! Como nos falou São Paulo; "pois a nossa vida deve ser um contínuo oferecimento a Deus em Cristo Nosso Senhor." Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA DA SUA OBRA: "O VERBO SE FAZ CARNE" 
- pg 177-179 -  DEUS CONOSCO ANO 13 - N° 152  ANO "A" - pg 117 - AGOSTO 2014 

PRESTEMOS ATENÇÃO NOS PERSONAGENS DESTA FOTO: SERÁ QUE AS NOSSAS FILOSOFIAS E IDEOLOGIAS, NÃO FAZEM PARTE DO SOFRIMENTO DA CRUZ DO CRISTO..?


  IDEOLOGIAS NO MUNDO SEM AMOR, DOS HOMENS QUE MATAM, ROUBAM O CRISTO, PERSEGUEM A IGREJA, EM NOME DE "DEUS" JESUS DISSE: SE ALGUÉM QUER ME SEGUIR, RENUNCIE A SI MESMO, TOME SUA CRUZ E ME SIGA..?!  Mt 16,24














Nenhum comentário:

Postar um comentário