domingo, 27 de julho de 2014

EVANGELHO SÃO MATEUS 14, 13-21 - 18° DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "A" 2014


                              A MULTIPLICAÇÃO DOS  PÃES


"IGREJA DA MULTIPLICAÇÃO" TABGA, GALILÉIA LOCAL ONDE JESUS FEZ A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES NA TERRA SANTA, DEBAIXO DO ALTAR SE-VÊ UMA ROXA DO LUGAR QUE SUPÕEM SER O LUGAR EXATO  DO GRANDE MILAGRE

Naquele tempo, 13 quando quando soube da morte, de João Batista, Jesus e partiu foi de barco para um lugar deserto e afastado. Mas quando as multidões souberam disso, saíram da cidade e seguiram a pé.14 Ao sair do barco Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes. 15 Ao entardecer, os discípulos aproximaram de Jesus e disseram: "Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!"  16 Jesus, porem lhes disse: "Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmo de comer. 17 Os discípulos responderam: "Só temos aqui cinco pães e dois peixinhos. 18 "Jesus disse: "Trazei-os aqui." 19 Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Então pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a benção. Em seguida, partiu os pães e os deu aos seus discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões. 20 Todos comeram e ficaram satisfeitos, e, dos pedaços que sobraram recolheram doze cestos cheios. 21 E os que haviam comido era mais ou menos cinco mil pessoas, sem contar as mulheres e as crianças.

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!


Nós estamos diante do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São Mateus. A Boa Noticia de hoje é que Jesus fez um grande milagre. Tomou cinco pães e dois peixinhos; alimentou uma multidão de homens, que eram mais ou menos cinco mil, sem contar as mulheres e as crianças. Que milagre fantástico..! Esse milagre poderia nos dias de hoje, resolver todos os problemas da fome no mundo..? Qual é a fome do homem nos dia de hoje? Comida..? Comida espiritual..? 

Meditando o evangelho vimos que existem dois banquetes no texto: O primeiro acontece no palácio do Rei Erodes, que no prazer do ter, do sentir e do seu estar, mandou cortar a cabeça do Batista, a mando de sua mulher Herodíades. Porque..? Porque o profeta a incomodava, denunciando as injustiças do pecado, com a verdade.

 O segundo banquete é no deserto, onde Nosso Senhor realiza um poderoso milagre. Jesus é o novo Moisés, que sacia a fome do povo de Deus, não somente a fome física, mas também, a fome espiritual da alma. A liturgia da Santa Missa deste Domingo, abre-se com um texto do profeta Isaías, que é, um convite para a mesa Eucarística do Senhor dizendo: "Vindes..!"

"Todos vós que estais sedentos, vinde à nascente das águas; vinde comer, vós que não tendes alimento." ( Is 55,1-2 )  Já naquele tempo de Isaías, o povo passava fome e injustiças sociais, de todas as especies. O que é, esta água e este alimento misterioso, que Deus nos convida a fazer a experiência, de extinguir a fome e a nossa sede nestes tempos de hoje..?

 Jesus disse na tentação do deserto: "Nem só de pão vive o homem , mas de toda a palavra que procede da boca de Deus." ( Mt 4,4; Ap 2,7 ) Jesus é o pão vivo que desceu do céu; Ele e a palavra que se fez carne, nosso alimento espiritual. São Tomás de Aquino, no hino de adoração a Eucaristia"Tão Sublime Sacramento" diz que: "O Antigo Testamento deu ao Novo, o seu lugar. O Velho Testamento fala da promessa de Deus, enviar-nos o  Salvador.

 Quer dizer que, Jesus é o Novo Testamento: 85 Ele "Dá um sentido novo aos fatos, e aos sinais da antiga aliança, particularmente ao Êxodo e á Páscoa, por ser Ele mesmo o sentido, de todos esses sinais." ( CIC 151 )  A água viva, o Espírito Santo de Deus, supre a sede do povo de Deus. Jesus Cristo ressuscitado, é o Pão vivo na igreja, e está presente na Eucaristia, para saciar a fome, das almas pecadoras penitentes. 

 "O milagre da multiplicação dos pães, quando o Senhor proferiu a benção, partiu e distribuiu os pães, prefigura a super-abundância deste único pão de sua eucaristia." ( CIC 1335. 1 Cor 10,16 ) O Senhor nos fala hoje, na liturgia da palavra, pela boca do profeta: "Inclinai vosso ouvido e vinde a mim e tereis vida." Os homens nestes tempos, tem gastado com coisas fúteis, que não sacia a fome, e não se satisfazem. 

Ao contrário promovem a guerra, tirando a paz e a serenidade do mundo, onde a sede, a fome de alimentos ceifam milhares de vidas inocentes. Deus fala conosco no responsório desta liturgia: "Vós abris a vossa mão e saciais vossos filhos!" ( Sl 144 ) Que cristão seriamos, ou somos, só dar a palavra do evangelho, se estão de barrigas vazias..?! Que sentido teria-nos de falar da palavra de Deus, ou dizer: Vão em paz..!

 "Buscai primeiro o Reino de Deus," ide em paz, se tem fome de alimentos, e milhões de crianças desnutridas e morrendo de fome?
No evangelho, Jesus vendo o povo sofrendo, Ele se encheu de compaixão, curou-os e enfrentou naquele lugar ermo, o problema da fome.  São Paulo na carta aos Romanos exorta, a todos os que sofrem injustiças, que o mal foi vencido por Cristo, que deu sua vida, morrendo na cruz, para que tivéssemos vida em abundância. 

 Ele admoesta a todos, a saber que no mundo existe os sofrimentos: "Irmãos: Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação? Angústia? Perseguição? Perigo? Espada?" Aqueles que tem Cristo no coração, nada destes infortúnios podem abalar a fé. Em tudo isso, somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou!" ( Rm 8,35.37-39 ) 

Jesus na grande oração sacerdotal, orou ao Pai: Pai..! Guarda os, porque eles estão no mundo, mas não são do mundo. (Jo 17, 9-1) Irmãozinhos em Cristo; nós somos predestinados para o Reino do céu, e lá que vamos morar..! "Jesus é o caminho a verdade e a vida!"

 No milagre da multiplicação dos pães, manifesta para nós a compaixão do nosso Deus por nós. Esta é a Boa Noticia do evangelho de hoje. "Deus é amor e Misericórdia."Nosso Senhor Jesus Cristo, no deserto realmente fez o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, e confiou a seus discípulos a sua distribuição aos que  não tem nada para sobreviver. 

Ele hoje, ainda continua a multiplicar, os alimentos nossos, de cada dia na natureza, e através de nossas mãos generosas, Ele quer que façamos, a partilha à aqueles que tem fome. Fome física e fome de justiça..! Só que os mais favorecidos, em vez de distribuí-los ás multidões famintas, tentam segura-los para si, para tirarem proveitos próprios. 

Verdade e que,  é sempre os pobres que se repartem entre si. Mas há sempre um risco, de acharmos que tudo ficará resolvido, com distribuição de alimentos, se o povo de Deus não tiverem condições dignas para viverem, sem sobrevirem com sobras de pães. Nos somos diante do mundo faminto, aproximadamente três quartos da humanidade, e somos aqueles que tem os cinco pães, e dois peixes, mas muitos-se cuidam para que os pães não sejam partilhados. 

Quantas toneladas de comidas são jogadas fora, todos os dias nos grandes centros urbanos..? Estes alimentos jogados fora de um dia, daria para alimentar um país miserável pela fome por um mês na "Somália ou Etiópia" ou outro lugar remoto no mundo. Alguém comparou o Planeta Terra, como uma astronave com cinco ocupantes, e destas cinco, uma sozinha se apossou de oitenta e cinco por cento do oxigênio, e luta contra o resto para que elas não respire, os noventa por cento do oxigênio, que existe a bordo da nave.

 Este homem ocupante na nave, que respira o ar sozinho, são as Nações desenvolvidas, e, em maior parte, se declaram cristãos. Estamos aproximando das eleições, e vamos as urnas dos candidatos, que prometem resolver os problema sociais deste País. Resolver condições de trabalho e saúde, deve ser prioridade neste país, para que o pai de família, possa levar dignamente o seu sustento ao seu lar, e as famílias possam socorrer os necessitados.

 Então nós que somos cristãos vamos votar no candidato certo, qual possamos exigir dele, a dignidade para um pai de família.  É um direito digno, de todo cidadão deste país, porque pagamos altos impostos: "A vida sem fome!" São Mateus mostra-nos, no milagre dos pães, que Jesus é Deus, e tem  poder sobre os elementos; de fazer a multiplicação dos pães, e para nós igreja, este milagre é a prefiguração, da Sagrada Eucaristia, sacramento de unidade e amor.

 O que é a Eucaristia? "E o próprio sacrifício do corpo a do sangue do Senhor Jesus que Ele instituiu para perpetuar pelos séculos, até o seu retorno, o sacrifício da cruz, confiando assim à unidade da igreja o memorial de sua morte e ressurreição." ( Compêndio parag 271- CIC parag 1312-1314 ) "É o sinal da unidade, vinculo da caridade, o banquete pascal, no qual se recebe o Cristo,  a alma é coberta de graça e é dado o penhor da vida eterna." "

 Jesus, está na especie do pão e do vinho consagrado, com seu corpo, sua alma e sua divindade; e estará, e se  multiplicará na mesa Eucarística, por misericórdia de nós, até o fim dos seculos. "Na Eucaristia, nós nos nutrimos da ação de graças de Jesus; por assim dizer, comemos sua ação de graças, para que nos ensine a dizer sim ao Pai, e dizendo-o, nos faça transbordar de amor por Ele, como Ele se transbordou por nós de amor eterno." "Vindes Senhor Jesus não demoreis" Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA - "O VERBO SE FAZ CARNE" Pg 161-163,753 - DEUS CONOSCO dia a dia ANO "A" N° 152 AGOSTO 2014. CIC E COPÊNDIO DO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. 

                                            DAI VÓS MESMO DE COMER A ELES! Mt 14,16
SÓ TEMOS  AQUI CINCO PÃES E DOIS PEIXES SENHOR..! 








                             




Nenhum comentário:

Postar um comentário