domingo, 6 de julho de 2014

EVANGELHO SÃO MATEUS 13: 1-23 - 15° DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "A" 2014


                                                           O SEMEADOR


 Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi se sentar-se as margens do mar da Galileia. 2 Uma grande multidão se reuniu em volta dele. Por isso Jesus entrou  numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé na praia. 3 E disse lhes muitas coisas em parábolas: "O semeador saiu para semear.4 Enquanto semeava, algumas sementes caíram a beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram porque a terra não era profunda. 6 Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz. 7 Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. 8 Outras sementes, porem caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente."Quem tem ouvidos,ouça!10 "Os discípulos  aproximaram-se e disseram a Jesus: "Porque falas ao povo em parábolas?" 11 Jesus respondeu: "Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. 12 Pois á pessoa que tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem será tirado até o pouco que tem. 13 É por isso que eu lhes falo em parábolas:porque olhando, eles não vêem, ouvindo, eles não escutam nem compreendem. 14 Desce modo se cumpre neles a profecia de Isaías: "Haveis de ouvir, em nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. 15 Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos, nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure." 16 Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem. 17 Em verdade vos digo muitos profetas e  desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir, e não ouviram. 18 Ouvi, portanto, a parábola do semeador: 19 Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado a beira do caminho. 20 A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; 21 mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento, quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo. 22 A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto. 23 A semente que caiu em terra boa é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta."

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

 Irmãos povo de Deus, nós estamos diante do evangelho de São Mateus, e hoje a Santa liturgia, nos direciona a falar do semeador. Quem é o semeador do evangelho..? É o próprio Nosso Senhor Jesus Cristo! 

Ele é o semeador perfeito, que quer semear em todos os corações, a palavra de paz e vida eterna. Ele quer em primeiro lugar, arrancar as ervas daninhas, de nossos corações, os pedregulhos e os espinhos. 

São as nossas cruzes, que tem nos sufocado, pelos sofrimentos cotidianos, que vamos adquirindo ao longo das nossas peregrinações nesta vida. 

Cada um de nós tem o seu pecado e sua miséria; não tem como. .!? Mas o nosso Deus é amor..! Ele amou o mundo de tal maneira que deu seu filho único em troca dos nossos pecados. ( Jo 3:16 )

 Jesus no evangelho nos fala de quatro situações, que a semente do semeador pode cair: À da beira do caminho, terreno pedregoso, terreno cheio de espinhos e terra boa.

 Esses quatro lugares diversos são o campo dos corações dos homens, neste mundo pluralizado e relativizado pelas propostas das falsas doutrinas.

  Os falsos semeadores, estão no mundo a serviço do anti-reino, que semeiam a palavra adulterando-a para si mesmo, "a seara do Senhor," em beneficio próprio. 

São João Evangelista nos advertiu, examinar os espíritos, se são de Deus ou não. Porque muitos falsos profetas se levantaram no mundo para semear nos corações dos homens doutrinas do anti-cristo. (1 Jo 4:1 ; 2 Tm 2:17-18 ) 

Nosso Senhor falou-nos que nos últimos dias, surgiriam falsos pastores a serviço do maligno, que teriam a perspicácia de enganar até mesmo os escolhidos do Senhor. ( Mt 24:23-24; Tm 1:3-11; 4:1-5 )


O evangelho nos apresenta o mundo, como um campo para ser semeado, as sementes do Reino. Em outras palavras é os corações dos homens que deve receber a boa noticia do Reino de Deus. 

 A palavra de Deus é sempre eficaz em si mesma, mas o ser humano todavia, pode resistir-lhe a liberdade e torna-lá estéril. Mas Deus é paciente com o mundo, e tem dado o tempo necessário, para que  os homens se convertam e volte para Ele.

 Por isso nós cristãos que já fizemos a nossa opção pelo terreno bom de Cristo, vamos permanecer em vigilância e alerta, como servo fiel e prudente do Senhor a exemplo à aqueles que não conhecem Jesus. 

 Ao lermos este evangelho, vamos fazer uma reflexão para nós mesmo: Qual a categoria de terreno que nosso coração pertence..? 
Somos daqueles que escutam e depois esquecemos..? 

Ou somos aqueles meros ouvintes, sem memória como diz São Tiago na sua Epístola..? ( Tg 1:23-24 ) Nosso Senhor falou dos corações que acolhem a palavra de Deus com entendimento, com disponibilidade; esses são os terrenos bons, que produz muitos frutos.

Mas também falou daqueles que recebem a palavra na tibieza, e não a põe, em pratica, são mornos e frios. Ser cristão, significa ter um coração, como terra fértil que acolhe a semente da palavra, e produz frutos no tempo certo.

A palavra de Deus pode ser comparada à chuva, que cai e fecunda a terra, fazendo-a produzir frutos que serve de alimento para o Reino. O Senhor Deus disse: Toda a palavra que sai de minha boca, não volta a mim, sem se realizar e dar frutos.

Apalavra de Deus tem uma missão: Ir e anunciar que Jesus Cristo é o Senhor, e que Deus é amor..! ( Is 55:11 ) Irmãos..! Vamos anuncia-la.
No caminho do Reino estamos nós, chamados a sermos também semeadores da semente da Boa Noticia.

 Chuva é água, e sinônimo dos carismas do  Espírito Santo. O Espírito do Senhor, é o doador de dons à sua igreja. Mas aqueles que recebem os dons e não produz frutos para o Reino, correm o risco de lhes serem tirados o campo de trabalho, na comunidade e entregue a outros. 

Nosso Senhor disse: "Eu digo a vós: Porque é concedido conhecer os segredos do reinado de Deus, a eles não será concedido. À todo aquele que tem, lhe será dado e lhe sobrará; ao que não tem lhe tirarão inclusive o que tem. Por isso lhes falo contando parábolas: Porque olham não vêem; escutam e não ouvem nem compreendem." ( Mt 13:11-15 )

Então qual  o melhor exemplo de terreno espiritual, para a prática do dia a dia, do bom cristão..? O exemplo e: O terreno melhor, foi de Maria a mãe do Senhor, que acolheu todas as palavras do anjo e as guardavam no coração. 

 Os apóstolos e os discípulos que acolheram as palavras do Senhor e puseram à, em prática não negaram o Senhor por causa do Reino, e puseram em prática os ensinamentos de Jesus, dando suas vidas pela causa do evangelho.

  Quem é hoje o terreno bom que produz fruto? E o cristão que tem sede da palavra de Deus, e  a ama, e se preocupa em ouvi-la, e entende-la e transmiti-la aos que não a conhecem. Irmãos..! Jesus não falou somente para as pessoas que o acolhia, e se convertiam, mas sim, para todos aqueles que tinham e tem, o terreno do coração fechado, sem condições de receber as sementes do Reino.

 O anuncio do Reino de Deus é gratuito, e é, para todos nós. A decisão agora é do nosso coração, que seja esta decisão uma decisão de amor, que mesmo com nossos pecados pedregosos, espinhosos, é possível dar frutos. Jesus está atrás destes, para que sejam seu testemunho e crie vínculos com Deus.

 É aquele que vive a palavra no seu dia a dia, que abre seu coração ao evangelho e deixa ser transformado, isto é os cem por cento que o Senhor fala. Fica aqui para nós perguntas: O que chamou a nossa atenção neste evangelho..? Porque nem todas as sementes se frutifica..? Qual é a boa noticia que o evangelho deste Domingo nos traz..?  

Jesus é a própria palavra de Deus; vamos então acolher a palavra de Deus em nossas vidas. "Jesus Cristo é o semeador da nossa salvação, todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou."  Ele disse: "Vinde a mim, todos os que estão cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." ( Mt 28 ) Amém!

Jesus é o Senhor!

Oração final: Senhor, as preocupações do mundo, a ilusão das riquezas sufocam vossa palavra em nós, quantas vezes fomos terreno pedregosos, cheio de espinhos, sendo inconstante nos compromissos, com os nossos irmãos e também com vossa palavra - Por isso rogamos, tende piedade de nós!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA DA SUA OBRA:"O VERBO SE FAZ CARNE," ANO "A" Pg 152- 154  E O LIVRETO DE LITÚRGIA DIARIA: DEUS CONOSCO dia a dia  ano "A" N° 151 - JULHO 2014 E BÍBLIA  AVE MARIA.























Nenhum comentário:

Postar um comentário