domingo, 13 de julho de 2014

EVANGELHO SÃO MATEUS 13:24-43 - 16° DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "A" 2014


                                           A PACIÊNCIA DE DEUS
PARÁBOLA DO JOIO - TELA DE ABRAHAM BLOEM AERT


 Naquele tempo, 24 Jesus contou outra parábola à multidão: O Reino dos céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. 25 Enquanto todos dormiam, veio o inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. 26 Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu o joio. 27 Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: Senhor, não semeastes boa semente no seu campo? Donde veio o joio? 28 O dono respondeu: Foi algum inimigo que fez isso. Os empregados lhe perguntaram: Queres que vamos arrancar o joio? 29 O dono respondeu: Não! Pode acontecer que, arrancando o joio arranqueis também o trigo. 30 Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: "Arrancai primeiro o joio e amarrai-o em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!" 31 Jesus contou-lhes outra parábola: " O Reino dos céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. 32 Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos." 33 Jesus contou-lhes ainda uma outra parábola: "O reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porção de farinha, até que tudo fique fermentado." 34 Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, 35 para se cumprir o que foi dito pelo profeta: Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo." 36 Então Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram." Explica-nos a parábola o joio. 37 Jesus respondeu: Aquele que semeia boa semente é o filho do homem. 38 O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao reino. O joio são os que pertencem ao maligno. 39 O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifeiros são os anjos. 40 Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim  também acontecerá no fim dos tempos: 41 O Filho do Homem enviará seus anjos, e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; 42 e depois os lançarão na fornalha de fogo. Aí haverá choro e ranger de dentes. 43 Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai." "Quem tem ouvidos, ouça."

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

 Nós igreja povo de Deus estamos neste tempo celebrando o 16° Domingo do tempo comum, tempo de catequese. O evangelho de hoje está ligado ao contexto, de Domingo passado a parábola do semeador, e na continuação da parábola, a reflexão: "O trigo e o joio." 

 Nesta reflexão, a palavra de Nosso Senhor, nos dá a alegria de saber que o Reino de Deus, já está no meio de nós, caminhando para a sua realização definitiva, mesmo misturado com o joio. 

 O semeador perfeito é Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele quer semear em nossos corações as sementes da verdade, que nós leva a salvação da vida eterna. O Reino dos céus proposto por Jesus, começa aqui neste mundo, com todas as nossas fragilidades em meios os sofrimentos humanos.

 As sementes do bem já foi lançada por Nosso Senhor, ela e superior as sementes daninhas que o inimigo da nossa salvação quer jogar no terreno do coração humano. Por isso temos que estar sempre em constante vigilância, porque o inimigo de Deus, a todos instantes nos ronda para nos devorar. ( 1Pd 5:8-11 )

 Vamos lembrar da Campanha da Fraternidade passada: Devemos ser cristãos conscientes, com os pés firmes na roxa que é Jesus; lutar pela  justiça, que liberta os indefesos das injustiças, que aprisiona e tira os direitos humanos: "A vida."

 Pois o joio é tudo isso, são também todos aqueles que distorcem o anuncio do Reino, e impedem que o evangelho seja anunciado.
Somos  peregrinos caminhantes, neste mundo,  o nosso rumo, nossa meta, deve ser o céu. Por isso a parábola de hoje, nos alerta das influências dos maus espíritos em nossas vidas.

 O joio  no meio da seara, é o inimigo da nossa salvação, ele está personificado no  anti-reino, anti-evangelho. Nós igreja seriamos ingênuos pensarmos, que estamos imunes as forças do anti-reino, o qual quer neutralizar a ação de Deus para que o sacrifício único de Cristo, não seja reconhecido pelos filhos de Deus.

"Nestes tempos finais, que estamos vivendo, é bem visível para nós, igreja, percebermos e vermos, a ação do joio, no meio do trigo, pela pluralidade e o relativismo mundanista, que ai está.

 O pecado se instalou de tal maneira, que aquilo que era pecado, agora parece-nos, que o errado é o certo. Os homens acostumaram com o pecado, perderam o temor de Deus. 

Existe entre nós igreja povo de Deus um incomodo, que sempre esteve presente com os fieis da igreja, desdes os princípios primitivos: A pressa dos discípulos, e as comunidades cristãs, em querer separar os bons dos maus." ( Mt 25:31-37 )

O inimigo da nossa salvação, trabalha sem cessar para semear as cizânias do anti-reino, para que Jesus não seja o Senhor da nossa salvação. Mas o Senhor garantiu que no juízo final, o joio será separado do trigo.

A parábola do joio no meio do trigo mostra para nós cristãos igreja, que a sociedade é um campo de semeaduras diferentes, e muitos contrastes. Por isso a pergunta para cada um de nós. Somos trigo, ou joio na seara do Senhor..?

 O campo da seara é o mundo; mas é também a igreja, o lugar em que existem espaços, para crescer, converter-se, e imitar a paciência de Deus. "A paciência de Deus" é o Tema da liturgia deste Domingo." A primeira leitura de hoje nos mostra a força de Deus sob a forma de paciência e longanimidade. ( Sb 12:18-19 )

 Deus não desistiu do seu projeto de amor por cada um de nós, Ele e paciente, age com paciência e espera que cada um de nós, se converta  e mudemos de vida. A nossa conversão não pode ser só uma vez na nossa vida, mas todos os dias da nossa existência. 

 O dono do plantio da parábola é Deus, que na sua infinita longanimidade tem uma visão diferente de nós humano, que muitas vezes questionamos Deus, como os empregados no texto do evangelho de hoje. Se Deus arrancassem os joios, muitos que poderiam se converter pereceriam para a vida eterna.

A primeira leitura de hoje o autor sagrado questiona e louva a longanimidade de Deus. E nos porque Jesus não vem logo, para fazer a justiça..? Porque Deus permite tantos sofrimentos, e injustiças..? Porque não acaba logo com isso..?  ( Sb 12, 13:16-19 ) 

Irmãozinhos..! Deus tem nos dado tempo,  para que mudemos de vida, Ele age com paciência conosco. No Reino deste Deus que seguimos, só deve existir a caridade e o amor, não há lugar, para cristãos impacientes, ou pessoas que só sabem invocar castigos, tentando o Senhor com pedidos de orações, e o que Ele deve fazer. 

Fulminar os maus da face da terra..? Acabar com o mundo..? Deus não houve essas orações, pois Ele é amor. Isto será feito quando completar no coração de Deus todos os salvos, e escolhidos.  Então será o fim. Quanto a este dia não nos pertence saber, o importante é que Deus nos ama. ( Mt 24:36 )

 A lembrar dos dois discípulos, que pediram a Nosso Senhor, fazer chover fogo do céu, sobre aqueles que os tinha rejeitados e Jesus disse-lhes: 55 "Não sabeis de que espírito sois animados. O filho do homem não veio para perder as vidas dos homens, mas para salva-las." ( Lc 9:55 )

 O mais importante e pensarmos, que Deus é amor e misericórdia,  e paciente para conosco. Vamos abrir os nossos corações, a nossa vida, para o seu Reino e seu amor. Vamos deixar que o Senhor cuide de nós, pois sabemos que o mal já foi vencido por Jesus Cristo no Madeiro cruz. Aleluia..!

Quando pensamentos maléficos, assaltar nossas mentes, olhemos para o Cristo crucificado e façamos a pergunta: Porque Ele..? Lembremo-nos: "O joio perdeu, o inimigo da nossa salvação foi derrotado por Jesus na cruz;  Deus é sempre, o vencedor de todas as batalhas.  Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho único em troca de nossos pecados. ( Jo 3:16 ) Amém!


Jesus é o Senhor!


TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA - SUA OBRA: "O VERBO SE FAZ CARNE' - Pg 155-157 - LIVRETO LITÚRGICO DEUS CONOSCO dia a dia - N° 151 JULHO 2014 - BÍBLIA AVE MARIA.
O TRIGO SERÁ SEPARADO DO JOIO MT 13:41-43




















Nenhum comentário:

Postar um comentário