domingo, 20 de julho de 2014

EVANGELHO SÃO MATEUS 13:44-52 - dos céus 17° DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "A" 2014 - 27/07/2014


                                       O TESOURO QUE VALE A PENA



 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 44 O reino dos céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido no campo. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os bens e compra aqueles campo. 45 O Reino dos céus é também como um comprador que procura pérolas preciosas. 46 Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todo os bens e compra aquele campo. O Reino dos céus é também como o comprador que procura perolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os bens e compra aquela pérola. 47 O Reino dos céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo o tipo. 48 Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49 Assim acontecerá no fim dos tempos: Os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50 e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí haverá choro e ranger de dentes. 51 Compreendestes tudo isso? Eles responderam: "Sim." 52 Então Jesus acrescentou: "Assim pois, todo o mestre da lei, que se torna discípulo do Reino dos céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas." 

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

 Nós povo de Deus, estamos neste Domingo, diante do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, escrito por São Mateus, no final do primeiro seculo da era cristã, lá pelos anos setenta, as igrejas das comunidades cristãs. 

A "Boa Nova" é ontem, hoje, e sempre, a mesma mensagem de salvação, que proclama o Reino dos céus. " A comunidade cristã encontra sua inspiração na palavra testemunhada e anunciada por Jesus, em nome do Pai, confiada aos apóstolos." ( Lc10:16 )

As comunidades cristãs, lendo o evangelho de são Mateus, é convidada a olhar para dentro de si mesma, e descobrir a presença do Senhor Jesus, e o seu Reinado. Onde a vontade de Deus está sendo cumprida, aí manifesta o Reino de Deus. "Pela palavra de Cristo a igreja existe, e age, guiada pelo Espírito Santo." ( Comunidade de comunidades. Parag 62 )

 A liturgia deste Domingo nos trás este maravilhoso tema: "O Reino de Deus é um presente para nós, é um dom gratuito do Senhor." O tesouro escondido, a pérola preciosa, e a rede lançada ao mar, está nós dizer que o próprio Deus quer, e deseja ser encontrado, por todos nós; homens e mulheres de boa vontade.

 Falar do Reino invisível de Deus, é falar do proposito redentor de Deus para toda a sua criação. "O Reino de Deus é um dom gratuito." ( Papa Francisco ) O Reino de Deus pode ser compreendido como: Paz, justiça e a alegria do Espírito Santo. ( CIC 2819 - Rm 14:17 )

 O próprio Jesus Cristo está presente no meio de nós, quando acolhemos a sua palavra. O Senhor disse: Onde estiver dois ou três reunidos em meu nome ali eu estou. ( Mt 18:20 ) Irmãozinhos..! Muitas vezes ficamos a imaginar este Reino, como ele é, e será..?! 

 Ficamos a pensar, se somos digno dele, ou não. Não podemos deixar estas tentações do anti-reino, assaltar nossa mentes, más acreditar e crer com fé, que o sacrifício único de Cristo no martírio da cruz, conquistou para nós o Reinos dos céus, a vida eterna.

 São Paulo na primeira carta aos Corintios disse: "Todavia como está escrito: "Olho nunca viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam." ( 1Cor 2:9-11 ) Aquele que encontra o Reino, se apaixona de amor por ele, porque encontrou Jesus Cristo.

 Verdade é que ninguém de nós seriamos digno dele, se não fosse a "Misericórdia Divina" do Senhor, que nos deu seu Filho único, para que tivéssemos vida,  e vida em abundância. ( Jo 10:10 ) Verdade  é que aquele que encontra o Cristo, encontrou o Reino dos céus.

Somos salvos pela Misericórdia infinita de Deus Pai. Esta misericórdia se chama: Nosso Senhor Jesus Cristo. O Reino do céu inicia aqui neste mundo, onde o evangelho da "Boa Noticia" é anunciado, e a vontade de Deus cumprida.

 O Reino se concluirá para nós na vida eterna."Ai descansaremos e veremos, veremos e amaremos, amaremos e louvaremos." "Eis a essência do fim, e que fim mais nosso que chegarmos ao Reino que não tem fim?" ( CIC 1720 )

"O Reino dos céus é, portanto, este tesouro único, incomparável, porque só nele que o homem encontra a salvação, realiza seu destino de vida e de bem-aventurança eterna. Quando tiverem passado o céu e a terra, ou, antes mesmo daquele evento distante.

 "E quando cada um de nós passar deste mundo, e tiver acabado, ficará somente o Reino dos céus, aberto ou fechado diante de nós, naquele dia, de acordo com as escolhas que fizermos, durante esta vida." O Senhor Jesus disse: "O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras não desaparecerão." ( Mt 24:35 )

 Pois a nossa natureza com o pecado original, cegou-nos privando-nos  de ver o Reino de Deus, esta cegueira espiritual não nos deixa ver o amor de Deus no meio de nós. A nossa visão é materialista  só para esta vida, como os homens da parábola do evangelho de hoje. 

Aqueles que nesta vida, só se preocupam em querer ter posses,  e não buscam o Reino de Deus, parecem-se com aqueles comerciantes, que precisam de todas as maneiras, conseguir a pérola e o tesouro para se ostentarem seus egos. Jesus disse: "Buscai primeiro o Reino de Deus, e tudo mais vós será dado por acréscimo." ( Mt 6:33 )

 A analogia, da conduta dos homens comerciantes do texto, que venderam tudo para adquirir o campo, ou a pérola preciosa não é moralmente correto seus agir egoístas de poder; Eles precisam da pérola, ou do tesouro para poderem se ostentar, o ter e o poder. 

 Nosso Senhor, no seu ensinamento nessa parábola, não fundamenta sua comparação acerca do Reino, sobre esta constatação materialista. Jesus ao falar em parábolas, está falando destas coisas, que as vezes na nossas ignorâncias passa despercebido por nós, até achamos louvável as atitudes dos comerciantes do evangelho que fazem de tudo para terem o tesouro. 

 Jesus não está dizendo coisas estranhas, para as pessoas da sua época. O povo sabiam muito bem o que o Senhor estava relacionando a parábola ao falar de tesouro, pérolas e comerciantes. 

Mas ao falar da rede lançada e os peixes separados, está dizendo que só os justos e escolhidos herdarão o Reino dos céus. O desejo do Senhor Jesus, é que todos os seguidores "O conheçam" e acolham o Reino de Deus.

 O fundamento desse procedimento do homem, que vendeu tudo para ter a posse daquele terreno, pois sabia que lá existia um tesouro valosíssimo, está na decisão de vender tudo o que tinha, desfazer de tudo para ter a posse do tesouro.

 O que o Senhor quer fazer-nos entender e que, como os homens ávidos pelas riquezas da parábola, sejamos também ávidos pela vida eterna que são os verdadeiros tesouros que não passam, que Deus Pai nos oferece. Que renunciemos a nossa vida de pecado, e mudemos de vida.

 Jesus está nos dizendo do nosso encontro pessoal com Ele e seu Reino de amor. Deixarmos todas as riquezas deste mundo e na alegria de ter encontrado o tesouro espiritual da alma guardar o verdadeiro tesouro que é a vida eterna. Pois o Reino dos céus, é o verdadeiro tesouro, aqueles que o encontra, deixa tudo, renuncia o mundo, e luta por este tesouro eterno.

 Nestes  tempos finais, aqueles que fazem opção pelo Reino de Deus, podem perceber e ver, um desinteresse pelas coisas do Reino dos céus, os luxuosos Shoppings Centers, cheios de multidões de homens e mulheres, a contemplar as vitrines iluminadas, buscando comprar satisfação ou sentido, de suas individualidades. 

São as pérolas, os tesouros do consumismo, que preocupam os homens neste tempos últimos, com tanta urgência de conversão. "O Reino dos céus, portanto, é realmente um tesouro, o único tesouro verdadeiro." Quem encontra Jesus, encontrou o verdadeiro tesouro, o caminho do Reino dos céus. Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA SUA OBRA: "O VERBO SE FAZ CARNE." Pg 158-160 - 17° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO"A" - LIVRO LITÚRGICO N° 151- "DEUS CONOSCO dia a dia" - jULHO 2014 ANO "A"-  DOCUMENTO CNBB "COMUNIDADE DE COMUNIDADES:  UMA NOVA PAROQUIA. DOCUMENTO 100 - Pg 18:15; 39: 62 .
OS DOIS CAMINHOS: SOMENTE UM, É O CAMINHO DO REINO DOS CÉUS



















Nenhum comentário:

Postar um comentário