domingo, 7 de setembro de 2014

SOLENIDADES: EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ - EVANGELHO SÃO JOÃO 3,13-17 - ANO "A" 2014 - liturgia para 14/09/2014 .

                       
                    EM SUA CRUZ, ENCONTRAMOS A REDENÇÃO



Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 13 "Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14 Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15 para que todos os que nele crerem tenham vida eterna. 16 Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho Unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha vida eterna. 17 De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele."

Palavra da salvação.
Glória a vós,Senhor!

                       JESUS CONVERSA COM NICODEMOS


 Estamos neste tempo, povo de Deus, celebrando as solenidades da Santa cruz. A festa de hoje tem origens complicadas. Existem varias recordações, umas após outras, nestes dois mil anos de cristianismo.

A primeira está relacionada na história, no ano 335, quando o imperador Constantino, construiu na Terra Santa, duas basílicas: Uma no Gólgota e outra no Santo Sepulcro, de Nosso Senhor Jesus Cristo, mostrando ao povo, o que restava da relíquia do lenho da Cruz, em que o Senhor foi crucificado.

 Esta recordação, mais tarde aconteceu de novo, quando da vitória sobre os persas, conseguiu recuperar as relíquias da mesma cruz. Então tornou-se um significado com solenidade, e celebração do mistério da cruz. 

De suplicio maldito, é transformada por Cristo, em instrumento de glória: "Fulget Crucis Misterium;"Cantava o poeta cristão, São Venâncio Fortunato, por ocasião da "festa inventada da Cruz" nos anos, 560 - 600. Assim foi surgindo esta festa da exaltação da Santa Cruz, e chegou até nós, atravessando seculos afora, como simbolo cristão.


 Todas as vezes que olhamos para uma cruz, vem a nossa mente, o quanto Deus nos amou, que não poupou seu  Filho único, deixando que Ele morresse na cruz, para nós salvar da morte eterna. ( Jo 3,16 ) Nós não adoramos a cruz, mas a veneramos, como sinal do cristão.

O Apostolo São Paulo, pregava o Evangelho anunciando: "Jesus Crucificado, sem medo de professar sua fé. Por isso nós também, devemos dar um grande passo, olhando para frente, para a cruz do Senhor, abraçando as nossas cruzes, e seguindo os passo de Jesus. 

 O Crucificado sobre o qual, nós dirigimos o olhar e veneramos, não existe mais na realidade. Aquele foi um momento cruento da vida de Jesus, um ato de amor e de redenção por nós, que acabou com o pecado  da morte eterna.

 Assim como Moisés levantou a serpente de bronze numa aste no deserto, que era cura para todos os que olhassem para ela, Cristo também foi levando na cruz para que todos nós olhemos para Ele e sejamos curados e salvos, no seu sangue redentor. ( Nm 21,4b-9 )

 O que "existe" em sentido verdadeiro, agora é o Crucificado-Ressuscitado. Foi isto que o Cristo disse as mulheres no dia da Pascoa: Buscais Jesus de Nazaré, que foi crucificado..? Ele ressuscitou, já não está mais aqui! ( Mc 16,6 ) Ele esta no meio de nós!

 Infelizmente alguns que se dizem cristãos, tem vergonha e aversão pela cruz, ou pelo Cristo crucificado, e criticam os que reverenciam a cruz simbolo da nossa redenção. Só querem o Cristo ressuscitado, que resolve todos os problemas sociais desta vida. 

 Estes ensinamentos sem a cruz que nestes tempos pregam por ai, só direciona para esta vida, não converge para o caminho do Reino proposto por Jesus; o Evangelho não é mercadoria para ser vendido. Os discípulos do Senhor todos morreram martirizados, por causa do Evangelho da cruz. 

São Paulo pregou sem medo a Teologia da Cruz: "Quanto a mim, não pretendo, jamais gloriar-me a não ser na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual o mundo para mim e eu não para o mundo." 

Nós precisávamos de um redentor, que fosse cem por cento divino, e cem por cento humano. Este era o plano do amor Deus, por nós, à nossa salvação. Foi por isso que Jesus o Filho de Deus, veio ao mundo dar a sua vida, para nós reconciliar novamente com o Pai. 

"Encontrado com aspecto humano, humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo o nome. Assim, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, e toda a língua proclame: "Jesus Cristo é o Senhor"- Para a glória de Deus Pai." ( Fl 2,8-11 )

Jesus disse: Assim é necessário que o Filho do Homem seja exaltado, ( levantado na cruz ) para que todo aquele que crer nele tenha a vida eterna. ( Jo 3,14 )  Pela cruz temos a mensagem de amor, como pregou o Apóstolo São Paulo: Aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da mensagem. ( 1 Cor 1,12 )

No diálogo de Jesus e Nicodemos, encontramos a mesma mensagem da cruz no hino aos Filipenses: A descida do Filho do Homem, que acaba na cruz e sua subida gloriosa, junto ao Pai Celeste: "Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu, o filho do homem que está no céu." 

"Deus tanto amou o mundo, que entregou seu filho único...Deus não mandou seu Filho para julgar o mundo, mas para que o mundo se salve por meio Dele." Eis o que é a cruz, na visão de Deus: "Mistério de amor, e mistério de salvação." ( Jo 3,16 )

"O amor de Deus por nós, é a misericórdia que se manifestou a nós na cruz, com a qual Nosso Senhor denunciou o pecado, se compadecendo de nossas fraquezas. Só podemos compreender o mistério da ressurreição, quando aceitamos a cruz como máxima expressão do amor de Deus. "Das obras do Senhor, o meu povo, não te esqueças!" ( Sl 77,1 ) Amém!

Jesus é o Senhor!

Oração final: "Ó Deus, que para salvar a todos dispusestes que vosso Filho morresse na cruz, a nós que conhecemos na terra este mistério, dai-nos colher no céu os frutos da redenção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho, na unidade do Espírito Santo."
Amém!

TEXTO, ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA; SUA OBRA: "O VERBO SE FAZ CARNE" Pg 846-848 -  "DEUS CONOSCO" dia a dia - Pg 64-66 - ANO 13 - N° 153 - ANO "A" SETEMBRO 2014.
A CRUZ NOS DIRECIONA PARA O CÉU
.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário