domingo, 21 de setembro de 2014

EVANGELHO SÃO MATEUS 21,28-32 -- 26° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "A" 2014 - LITÚRGIA PARA O DIA 28/09/2014 .

                                                O SIM E O NÃO!
FILHOS VÃO TRABALHAR NA MINHA VINHA..!
 Naquele tempo, jesus disse aos sacerdotes e anciãos do povo:  28 "Que vós parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: Filho, vai trabalhar hoje na vinha! 29 O filho respondeu: Não quero. Mas depois mudou de ideia e foi. 30 O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: Sim, senhor, eu vou. mas não foi. 31 Qual dos dois fez a vontade do Pai? Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: "O primeiro." Então Jesus lhes disse:"Em verdade vos digo que os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32 Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. ao contrário, os cobradores de impostos e as prostitutas creram nele. Vós, porém mesmo vendo isso, não arrependestes para crer nele."

Palavra da salvação.
Glória a vós,Senhor!




Irmãos, povo de Deus, nos estamos diante do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo; Segundo São Mateus, vigésimo sexto Domingo do Tempo Comum. Qual é a mensagem litúrgica do Evangelho para nós hoje? "Todos nós somos, admitidos à salvação."

"A nossa salvação é toda obra e dom gratuito de Deus, feito ao homem; por isso a nossa responsabilidade pessoal na salvação." "Deus não cessa de chamar o homem a si, porque o ama com eterno amor." Quando lhe  prometemos, alguma coisa, Ele fica esperando, e, acreditando que vamos fazer, o que lhe  prometemos. ( CIC 27 ) 

 Todos nós somos convidados a trabalhar na sua vinha. Mais uma vez Nosso Senhor nos ensina, que  os pensamentos de Deus não são como os nossos pensamentos, sua pedagogia é diferente daquela que o mundo anti-deus prega. ( Is 55,8-9 ) Diante de seu chamado existem dois tipos de respostas, o nosso: "O sim e o não"! 

Para Deus tem valor, não são nossas palavras, mas os nossos sim, as nossas ações, que muitas vezes contra a nossa vontade, até dizemos, o não, mas depois voltamos atrás arrependidos e fazemos a vontade de Deus. São os chamados de últimas horas..!

A adesão do homem a Deus é livre, mas deve ser também concreta e eficiente. Portanto a salvação e a misericórdia, é oferecida a todos os homens. Sua eficácia dependerá da livre resposta de cada um de nós. "O sim e o não," mas a todos, a salvação e um bem eterno adquirido para nós, por Cristo na cruz.

Existem aqueles cristãos,  que escutam o chamamento de Deus,  e dizem sim...., mas não são capazes, de vencer o imobilismo, o egoismo, a auto suficiência, e não vão trabalhar na vinha do Senhor, embora tenham dito o seu sim. 

Existem também aqueles que dizem não, mas param, pensam refretem, depois acolhem o chamado de Deus e se perguntam..? Estou disposto a se comprometer com o Reino de Deus..? De que lado estou..? Aceitarei os desafios, renunciando os cotidianos da vida..?

 Mudar de mentalidade e opinião, acerca do Reino de Deus é sinal de conversão, pois reconhecemos, que somos dependentes, da misericórdia de Deus. São os cristãos de última hora, são os que no ultimo momento, se reconhecem pecadores, que precisam fazer a vontade de Deus, e voltar para o Pai.

 E nós que estávamos na vinha a mais tempo, pensávamos que eram casos perdidos, e os criticávamos não aptos, para a vinha do Reino. Deus quando olha para nós, não olha os nossos defeitos, nossos pecados, mas acredita que cada um de nós, pode melhorar sempre mais, e buscar a santidade no caminho do Reino.

 Para Ele somos todos iguais, podemos ter a mesma responsabilidade na construção do Reino. Ele não olha a nossa raça, nossa cor, nossa formação social e intelectual. Deus criou-nos, sem a nossa ajuda e nosso querer, mas agora Ele quer precisar de cada um de nós, como parceiros, na construção do seu Reino. 

Foi por isso que Jesus disse: Os publicanos, as prostitutas, vos precederão no Reino de Deus.  Quer dizer - São aqueles pecadores que no último momento, aceita Nosso Senhor Jesus Cristo, e deseja fazer parte, dos trabalhadores da vinha. "Arrependendo-se de todos os seus pecados, com certeza viverá, não morrerá na vida eterna." ( Ez 18,28 )

O salmo responsorial de hoje, nos leva meditar as nossas fragilidades. O Senhor nos faz o convite: Quer trabalhar na minha vinha? Nós precisamos ter uma experiência com o Senhor, experimentar a sua bondade de Pai, que é sempre fiel e bom. salmodiemos com alegria..! "Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e compaixão." ( Sl 24 ) Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA, SUA OBRA "O VERBO SE FAZ CARNE " Pg 190-192; PORTAL DOS DEHONIANOS  26° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "A" -  DEUS CONOSCO dia a dia - ANO 13 - N° 153 - ANO "A" - SETEMBRO 2014 .

 
                   DISSE SIM AO PAI, MAS NÃO FOI
DISSE NÃO AO PAI, MAS FOI.






Nenhum comentário:

Postar um comentário