sábado, 13 de setembro de 2014

EVANGELHO SÃO MATEUS 20,1-16a - 25° DOMINGO COMUM - ANO"A" - 21/09/2014


                                           A VINHA DO SENHOR!





Naquele tempo, Jesus contou esta parábola a seus discípulos: 1 O reino dos céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. 2 Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a sua vinha. 3 Ás nove horas da manhã o patrão saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, 4 e lhes disse: Ide também vós para a minha vinha! E eu vós pagarei o que for justo.5 E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio dia, e as três horas  da tarde, fez a mesma coisa. 6 Saindo outra vez pelas cinco horas tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: Por que estais ai o dia inteiro desocupados? 7 Eles responderam: Porque ninguém nos contratou O patrão lhes disse: "Ide vós também para a minha vinha." 8 Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, começando pelos últimos até os primeiros! 9 Vieram os que tinham sidos contratados às cinco da tarde e cada um receberam uma moeda de prata. 10 Em seguida vieram os que  foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. Porém, cada um deles também recebeu uma moeda de prata. 11 Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: 12 Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu igualastes a nós que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro prata. 10 Em seguida vieram os que firo. 13 Então o patrão disse a um deles: Amigo, eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata?14 Toma o que teu e volta para casa! Eu quero dar a este o que foi contratado por último o mesmo que que dei a ti. 15 Por acaso  não tenho direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom? 16 Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos."

Palavra da salvação. 
Glória a vós, Senhor!


POR ACASO NÃO TENHO O DIREITO DE FAZER O QUE QUERO COM AQUILO QUE ME PERTENCE?         Mt 20,15
Igreja povo de Deus, este  mês de Setembro é o mês da Bíblia Sagrada. O verdadeiro cristão nasce da palavra de Deus, vive pela palavra, e alimenta espiritualmente dela pela fé,  para que ela torne-se vida, em nossa sua vida. "Vida eterna..!" Jesus é a palavra, o Verbo que se fez carne, e habitou no meio de nós..! ( Jo 1,1-16 ;1Jo 1,1-4 )

 Uma pergunta para cada um de nós: "Onde pretendemos, passar a  nossa vida eterna..?" O que nos impede, da certeza, de ir para o céu..? Temos pensado nestas coisas eternas..? Neste Domingo, abramos o nosso coração ao Espírito Santo, para que ele nos convença, e mostre-nos a bondade do Senhor.

O Evangelho deste Domingo, nos fala que a messe do Senhor é grande, e os trabalhadores são poucos, para construir seu Reino de amor. Deus quer precisar, de cada um de nós, para que sejamos construtores e colaboradores do Reino de Deus. 

 O Reino o qual Jesus deu sua vida, começa aqui neste mundo e deve terminar no céu, para os que o buscam! O Reino de Deus existe, por causa da bondade de Deus por nós. Jesus disse: "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo!" ( Mt 6,33 ) 

Irmãos..! Neste tempo, abramos o nosso encontro Dominical, com as solenes palavras, da primeira leitura que nos põe imediatamente; frente a frente com Deus, que nos fala na sua primeira pessoa: "Pois os meus pensamentos não são os vossos, e vosso agir não é meu, diz o Senhor." ( Is 55,8 )

 O Salmo responsorial, os louvores ao Deus de amor: "Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir a sua grandeza." ( Sl 144,3 ( 145) Nosso Senhor Jesus Cristo, quando rezava e louvava o Pai,  chamava-o de " Pai,Grande, justo, bom e santo.

 A Igreja com sua sabedoria, coloca estas primeiras leituras, como uma preparação litúrgica e solene: Pois o Espírito Santo, quer sensibilizar nossas mentes, nossos corações, para que possamos compreender, as palavras de Jesus, na aclamação da "Boa Noticia."

 O que ouvimos, na aclamação desta parábola, mais discutida no Evangelho, faze-nos ver que somos seres humanos e eternos dependentes da bondade de Deus. Os nossos caminhos não são os caminhos de Deus, nem nossos pensamentos humanos, seus pensamentos. ( Is 55,8-9 )

 "Deus é Transcendente; mas quer precisar de nós, na sua igreja, por isso nos chama sem cessar, com muito amor, como chamou os trabalhadores da vinha na parábola. "Imaginemos o cenário do campo da vinha, a preocupação do dono da vinha, com os frutos, a necessidade de mão de obra para colher os frutos, e pessoas desempregadas e ociosas. 

 As pessoas da parábola, pode ser cada um de nós, com  nossos ministérios e nossos dons. Deus tem em sua mãos o projeto do seu Reino, e nós somos esses trabalhadores, de primeira e última hora. Uns começam mais cedo, o seus ministérios, na comunidade, outros mais tarde, e outros virão ainda fazer uma experiência com Jesus e ficar com a igreja; são os cristãos de ultima hora.

 Os convidados de última hora, que chegam por ultimo, tornam-se de repente, herdeiros do Reino, com os mesmos direitos dos antigos povo já eleito. Se a igreja primitiva aplicou a si, com tanta coragem a parábola que Jesus tinha contado aos fariseus, quer dizer que também nós devemos aplica-la à nossa igreja hoje também. 

 Deus não permite que se crie inimigos na sua igreja: Não aceita, absolutamente, que alguém ponha limites à sua bondade e decida quem está com Ele, e quem está contra Ele. Deus é justo é bom! "Deus não olha para a nossa conversão, se é mais antiga ou não, se estamos na seara à mais tempo ou não; Ele quer que todos se salve, e sejamos caminhos de céu, uns aos outros. 

O problema é, que a nossa visão, é terrena limitada, não conseguimos compreender os desígnios do Senhor. Muitas vezes acabamos fazendo do nosso jeito, distanciando daquilo que Ele quer de nós. A nossa conversão consiste em deixarmos as coisas supérfluas, que não fortalece o povo de Deus, e muitas vezes pode se tornar-se divisão e desarmonia na comunidade. 

 Por isso na comunidade, não tenhamos inveja, ou escândalo, do outro, vamos esforçar na fraternidade, na amizade, perdoando sempre. (  Mt 18,,15-20 ;Tg 3,6 ) Jesus contou na parábola: O primeiro grupo contratados ao amanhecer, os últimos às cinco da tarde; com os primeiros combina uma moeda de prata, com os últimos, o que for justo. 

Os primeiros pensam que os últimos receberão menos, pois a faina foi mais leve. Mas a surpresa..! Ao fim do dia, laborioso, os últimos recebem a mesma quantia, como os primeiros. E os primeiros contestaram com mesquinhes, a atitude do patrão; muito injusto da parte dele pagar a mesma quantia, àqueles que pouco fizeram. 

"O Patrão se justifica com tranquilidade, e conclui dizendo ao mais alvoroçado de todos: Você, talvez, fica magoado por eu ser bom? " Amigo eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata? 

Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero, com aquilo que me pertence? Ou está com inveja porque estou sendo bom? Toma o que e teu e volta para casa..! No Reino de Deus, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos." Os primeiros refugiaram-se em sua prestações de serviço, os últimos na generosidade de Deus.

Qual é o tema central da mensagem litúrgica, do Evangelho hoje? "Os pensamentos de Deus, não são os pensamentos dos homens." Então onde situa, o pensamento de Deus nesta parábola..?

Se o dono da vinha, faz pagamento igual a todos, parece nos, muito arbitrário e injusto, quanto aos trabalhadores que começaram cedo, e os que vieram trabalhar a tarde. Deus quando olha para nós, ele nos vê a todos como filhos e filhas. E haverá festa no céu por um só pecador arrependido. ( Lc 1 5,10 )

 Nosso Senhor, ao contar esta parábola, quer que entendamos, que haverá a grande recompensa, para os últimos no dia final..! A resposta para a compreensão, deste tema está no fim: " Porque sou bom!"  Deus é bom na sua longanimidade, e rico em Misericórdia!

A justiça dos homens, julga e paga conforme o merecido, a bondade do Senhor, olha a necessidade de seus filhos. Os últimos contratados da parábola, são culpáveis por terem ficados na praça ociosos, esperando que alguém venha contrata-los, em vez de saírem em busca de trabalho.

 O Patrão é generoso, não olha a culpa dos assalariados, mas a necessidade de cada um, por isso ele é generoso, paga o mesmo salário a todos, de igual para igual. Jesus nesta parábola quer nos dizer que a lógica de Deus é assim; tão bom que faz participar também de seu Reino todos os convertidos, não importa se é pecador publicano, fariseu ou pagão. O reino de Deus é para todos! 

 Irmãozinhos..! Os nossos pensamentos, não são como os de Deus, e muitas vezes nós murmuramos diante dos arbítrios de amor de Deus, por causa dos que chegaram por últimos. "Bem aventurado aquele para quem eu não for ocasião de queda! ( Mt 11,6 ) Neste Domingo vamos abrir os nossos corações, ao  Espírito Santo.

 Que Ele mostre seus caminhos, e que possamos trabalhar no acolhimento, na determinação, na paz, na harmonia do perdão na vinha do Senhor. Deus é Misericórdia e amor. Então..! Ondes pretendes passar a eternidade; se Deus é tão bom..?  Qual o pecado que tem sido obstaculo à minha salvação..? 

  Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO, "JESUS É O SENHOR", DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA SUA OBRA: "O VERBO SE FAZ CARNE" 25° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO"A" Pg 186-189 - -  "DEUS CONOSCO" dia a dia ANO 13 - N° 153 - ANO LITÚRGICO "A" - SETEMBRO 2014 . 

                   OS PENSAMENTOS DE DEUS
NÃO COMBINAMOS UMA MOEDA DE PRATA..?
TOMA O QUE É TEU E VOLTA PARA CASA!


JESUS É A VERDADEIRA VIDEIRA, E NÓS SOMOS OS RAMOS Jo 15,5



















Nenhum comentário:

Postar um comentário