domingo, 7 de julho de 2013

EVANGELHO DE SÃO LUCAS 10:25-37 15° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C 2013

   A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO


 O  VERDADEIRO PRÓXIMO



 25 Naquele tempo levantou-se um doutor da lei, e para pô-lo em prova, perguntou: Mestre, que devo fazer, para possuir a vida eterna?26 Disse lhe Jesus: "Que está escrito na lei? Como  e que lés?"
27 Respondeu ele: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo coração, de toda a alma, de todas as tuas forças e de todo o teu pensamento ( Dt 6:5) ; é a teu próximo como a ti mesmo"( Lv 19:18 ) 28 Falou-lhe Jesus: Respondeste bem; fazes isto e viverás."29 Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a jesus:" E quem é o meu próximo?"
30 Jesus então contou: "Um homem descia de Jerusalém a Jericó, caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto.31 Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote, viu-o passou adiante. 32 Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e passou também adiante. 33 Mas um Samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão. 34 Aproximando-se atou-lhe as feridas , deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele. 35 No dia seguinte tirou dois denário e deu-os ao hospedeiro, dizendo-lhe: Trata dele e, quanto  gastares a mais, na volta to pagarei." 36 Qual desses trés parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões?" 37 Respondeu o doutor: "Aquele que usou de misericórdia para com ele." Então Jesus lhe disse: " Vai, e faze tu o mesmo."

Palavra da salvação!
Glória vós Senhor.

Nós estamos diante da boa nova de São Lucas, e o Senhor nos convida  abraçar o Evangelho do amor, através de gestos fraternos, amando o nosso próximo, e com a palavra de Deus nos lábios e no coração. Estamos neste caminho como viajantes peregrinos, caminhando rumo ao céu, mas corremos o risco de se afastar do amor de Deus. Muitas vezes nesta caminhada rumo a pátria celeste, parece  que estamos sem fé, sem direção e aridez, e Deus não nos responde. Parece que Ele nós abandonou! Deus nunca nos abandona, Ele é fiel no seu amor por nós. Nós que o trocamos pelas coisas do mundo.

Afastados de Deus ficamos impotentes, vulneráveis e acostumamos com o pecado, para onde estamos indo não se importa, vamos ficando então só para esta vida, sem importar com a vida futura eterna. Corremos então o risco de sermos assaltados no caminho da vida, pelo inimigo da nossa conversão, por isso peçamos a Jesus o Bom Samaritano, que nos defenda de perder a fé, mesmo na dor  e sofrimento. Senhor Jesus cura as chagas do meu coração, defenda-me de todo mal!

E temos medo de fazermos, a grande pergunta para nós mesmo. Onde pretendo passar a minha eternidade? Pois o sistema do mundo nos permeia, para que Jesus não seja o Senhor da nossa vida, e caminho de salvação. Contentamos com o pouco que o mundo nos oferece, enquanto  existe um tesouro no céu a nos esperar, que Cristo conquistou para nós com seu sangue redentor. Jesus é o bom Samaritano que nós acolhe e cura as feridas das nossas almas! Só  o Senhor Jesus pode espiritualmente nós ajudar, não tenhamos medo joguemos no colo Dele,  deixemos que Ele nos liberte de tudo aquilo que tira a nossa paz e esperanças.

O Evangelho conta-nos que um homem letrado, jurista nas leis judaicas, para testar Jesus, e pô-lo a prova fez uma pergunta: Mestre que devo fazer para herdar a vida eterna? Este escriba era conhecedor de todas as leis mosaica. Pergunto: Será que este mestre da lei  se preocupava-se, realmente em conhecer os caminhos da vida eterna?  Muitas vezes nós que dizemos cristãos,  temos o mesmo comportamento deste letrado, vivemos numa falsa conversão. ( Os preceitos das leis Judaicas era de 613 sendo duas delas o amor de Deus e ao próximo. Dt 6:5 e Lv 19:18 )

 O que fazer com meu próximo se eu me envolver? O que fazer com os caídos nas calçadas? O que fazer com os excluídos e margina- lizados? O que fazer com os que passam fome, e os meninos abandonados pela sociedade? Passamos por eles como se não existissem e até viramos o rosto, temos medo de nos comprometer. Estamos assustados devidos as violências urbanas, e com medo das pessoas, as vezes esquisitas que se aproximam de nós. O mundo perdeu a pouca sensibilidade do amor que tinha!

Voltemo-nos para o Evangelho! Nosso Senhor respondeu ao Escriba com uma pergunta: O que está escrito na lei? Você não é letrado nas Sagradas Escrituras? Como à lês? Ele entende a palavra no literal, como muitos de nós, manuseia as Sagradas Escrituras, e dizemos saber tudo , e não sabemos amar e perdoar o  próximo.
Ele respondeu ao Senhor: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças, e de todo teu pensamento, é teu próximo como a ti mesmo." Ele sabia de cor, os preceitos só que não estava no seu coração o amor pelo próximo.

 Jesus disse falaste muito bem: "Faz isso e viverás", é preciso que se cumpra dentro da lei da religião o que estão escrito na palavra de Deus. O Escriba escutou Jesus, e sente-se ofendido, porque seu "eu" se acha cheio de razão  intelectual, e busca uma saída casuística. Quem é o meu próximo para  me aproximar e viver? Ele não entendeu nada que o Rabi Falou. E Jesus contou-lhe uma parábola.

Um homem descia de Jerusalém para Jericó e, é abordado no caminho por ladrões, que rouba-o  e espanca-o até ficar como morto na beira do caminho. Por este mesmo caminho vinham trés viajantes dois deles  vinham do templo em Jerusalém.
Os levitas são os escribas, que são escreventes das leis e estão sempre de acordo com os sacerdotes e fariseus. O sacerdote passou,  e viu o homem caído e nem ligou, e seguiu seu caminho, veio o levita olhou insensivelmente, e foi  embora sem socorrer o homem, também não se comprometeu.

E  veio um  samaritano odiado pelos Judeus,  quando viu o homem caído, machucado encheu-se compaixão, aproximou-se dele acolheu-o, curou as feridas com vinho e azeite, colocou o pobre infeliz na sua montaria, levando a uma estalagem onde cuidou dele. No dia seguinte deu algum dinheiro ao dono a hospedaria, dizendo: Cuida bem dele, e quando eu voltar, se gastares a mais eu te reembolsarei na minha volta. Que coração bom tinha aquele samaritano! As vezes nos julgamos as pessoas pelas aparências, no entanto elas tem um coração bom e dócil a Deus, como se diz o proverbio: "Se vê cara mas não se vê coração".

Nosso Senhor está perguntando hoje para nós. qual deles agiu em favor do próximo? Podemos responder de olhos fechados! O samaritano! Então o nosso próximo, são todos aqueles que estiverem no nosso caminho, e que usarmos de misericórdia?! O samaritano não era doutor em nada, mas o seu coração era segundo o desejo de Deus. "Deus é tão grande que não temos sabedoria para explica-ló, e tão pequenino que cabe dentro do nosso coração." Por isso Deus age nos pequeninos, mansos e humildes de coração.

Jesus ao contar a parabóla do bom samaritano, está a nos dizer diante desse apelo, que e preciso em nome do amor de Deus, que  se caia as barreiras sociais, culturais, religiosas e étnicas. Quem desvia do próximo desvia do caminho do céu. Deus quer que imitemos a ação do bom samaritano!

Não podemos também comportarmos como se fossemos o dono da hospedaria, só ajudo se houver retorno e possa tirar vantagens. Lembrando-nos de Santa Tereza de Calcutá, enquanto catava os excluídos, doentes das ruas semi-mortos, outros se davam-se bem, no  nome da entidade, das  Irmãs Missionarias de Caridade em Calcutá na Índia.

Tereza reprovou aquelas atitudes dos colaboradores, ao se servirem-se de água mineral especial, e seus pobres que morrem, bebendo águas podres do Ganges. Graças a Deus existe irmãos que lutam  e  dão a vida se for preciso pelos pobres, parece que ninguém vê, porque coisas boas não são divulgadas, mas a entidade que mais socorre e luta pelos pobres e os excluídos, é a Igreja Católica Apostólica Romana. Por isso irmãos não tenhamos medo de ajudar a Igreja que sofre, porque estamos investindo no Reino dos céus.

O que podemos tirar de proveitoso para nosso crescimento espiritual nessa reflexão do Evangelho do bom Samaritano?
Deus não exclui os pecadores, Ele os ama a todos de igual para igual. As leis hipócritas e os preconceitos contra a dignidade ao ser humano ferem o amor de Deus. Nem todos que dizem: Senhor, Senhor! Entrarão no Reino dos céus. ( Mt 7:21 )
Precisamos tomar iniciativas, e tornar-se próximo do necessitado, e parecermos um pouquinho com o Bom Samaritano.
Jesus é a figura do Bom Samaritano, pois deu sua vida por nós,  cuidou da nossa salvação eterna, pois penetrou no céu com o nome de cada um de nós, e intercede por nós diante do Pai Eterno.


Amém!

JESUS É O SENHOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário