domingo, 14 de julho de 2013

EVANGELHO DE SÃO LUCAS 10:38-42 16° DOMINGO DO TEMPO COMUM AO C 2013


               A MELHOR PARTE
           NÃO SERÁ TIRADA



 38  Naquele tempo Jesus prosseguindo viagem, entrou numa aldeia. Uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. 39Tinha uma irmã chamada Maria que sentada aos pés do Senhor, escutava suas palavras , 40 enquanto Marta se agitava em múltiplos serviços. Até que parou e disse: Mestre , não te importa que minha irmã me deixes sozinha nos trabalhos? Dize-lhe que me ajude. 41 O Senhor replicou: Marta, Marta, te preocupas e te inquietas com muitas coisas, 42 quando uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não será tirada!

Palavra da salvação!
Glória vós Senhor.
     
   Nós estamos diante do Evangelho de São Lucas, e hoje Nosso Senhor está visitando seus amigos em Betânia. Jesus gostava muito de ficar na casa dos três irmãos quando ia a Jerusalém, pois ficava a uns três quilômetros de distância de Sião. O Evangelho de hoje nos convida a fazer como Marta e Maria, acolher  nosso salvador Jesus Cristo em nosso coração. 

Como devo acolher Jesus? Ouvindo a palavra de Deus como fez Maria, Jesus falou que a escuta da palavra não nos será tirada. Como nós se comportaríamos se Jesus pedisse hospitalidade na nossa casa? Como receberíamos tão ilustre visita? A nossa casa para Jesus é o nosso coração. Ele disse: Eis que bato a porta, se alguém abrir entrarei e cearei com ele.( Ap 3:20 )

Veja que lindo; desta vez são duas mulheres donas de casa que hospeda o Senhor. Uma esta preocupada com os afazeres domésticos para o bem estar da visita tão importante que chegou, a outra esta assídua a escutar a Boa Nova que o Senhor trás. 
Qual é o melhor, servir ou escutar? É claro que a igreja precisa de Homens e mulheres voluntários, que arregacem as mangas e com zêlo trabalhar pelo bem comum das comunidades, sem eles o que seria das nossas pastorais?

 Agora mesmo com a vinda de Francisco ao Brasil muitos jovens, homens e mulheres estarão acolhendo o Papa através dos serviços voluntários. Muitos deles não verão, o Papa nem de longe! Mas  também estarão com alegria proporcionando não só ao ilustre visitante, mas a todos os jovens que virão de todas as partes do mundo  sedentos do Evangelho. Seja bem vindo Francisco em nome de Jesus, que sua visita nos traga mais amor ao próximo, mais fé e paz.

O que Nosso Senhor está querendo dizer no Evangelho: É que as preocupações materialistas não podem abafar a boa nova do Reino. Se o Senhor Deus está nos falando Ele quer ser ouvido, se a palavra já está escrita que seja lida e proclamada. Jesus veio da parte do Pai do céu para dar vida e ensinamentos. As duas Irmãs representa todos os cristãos da vida ativa e contemplativa das palavras do Reino.

Para alguns irmãozinhos está em primeiro lugar a ação do serviçal, e corre o perigo de perder a contemplação, e a oração. ( Uma vez um padre da minha paroquia fazia a homilia, e uma senhora não parava de ir pra-lá e pra-cá preocupada com o zêlo da liturgia, esse sacerdote disse: O dona ??? por favor se aquietes acente-se e ouça a palavra de  Deus! Esta é a melhor parte que não será lhe tirada.)
Quando Jesus fala que Maria escolheu a melhor parte, a gente pensa que a contemplação pode prescindir da ação.

Qual então o erro de Marta? O erro de Marta foi que era preciso acolher Jesus antes de se por em ação.  Afinal, Jesus estava mais interessado em partilhar alguns momentos de convívio com a família amiga do que em saborear uma excelente refeição. 
As duas atitudes das duas irmãs foram carinhosas para com Jesus e seus discípulos.

 Vamos também irmãos acolher a palavra de Deus em nosso coração. Jesus vem também no sacramento da Eucaristia  ao nosso encontro, naquele momento lindo e mistico digamos: Senhor eu não sou digno que entreis em minha casa, mas diga uma só palavra e minha alma será salva! Este é o momento solene de contemplação e escuta. "Jesus, jesus, jesus! Eu te amo, e te adoro, por aqueles que não te ama, e nem te espera!" Vem Senhor Jesus, Amem! ( Lc 7:6-7 ) 

Oração final:

Ó Deus Espirito Santo, ensina-me a inspirar o meu agir na escuta atenta da palavra, de forma que minhas ações sejam expressão de comunhão contigo Senhor. Amem!

JESUS É O SENHOR!










Nenhum comentário:

Postar um comentário