domingo, 30 de junho de 2013

EVANGELHO DE SÃO LUCAS 10:1-12.17-20 14° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C 2013


 MISSÃO DOS SETENTA E DOIS DISCÍPULOS
                          

 Um pouco depois, o Senhor designou outros setenta ( e dois ) e os enviou à frente, de dois a dois, a todas cidades e lugares onde pensava ir. Dizia-lhes: A messe é muita, os operários poucos; pedi ao dono da messe que envie operários à sua messe. Ide, eu vós envio como ovelhas entre lobos. Não leveis nem bolsas nem  sacolas nem sandálias. Pelo caminho não saudeis ninguém. Quando entrardes numa casa, dizei primeiro: Paz a esta casa. Se houver aí gente de paz, descansará sobre ela a vossa paz. Do contrário, voltará a vós. ficai nessa casa, comendo e bebendo o que houver; pois o operário tem direito à sua diária. Não passeis de casa em casa. Se entrardes numa cidade e vós receberem, comei do que vos servirem. Curai os enfermos que houver, e dizei lhe: O Reino de Deus chegou até vós. Se entrardes numa cidade e não vos receberem, saí às ruas e dizei: Até o pó desta cidade, que se pegou em nossos pés, o sacudimos e devolvemos a vós. Apesar de tudo, sabei que o reinado de Deus chegou. Eu vós digo que naquele dia a sorte de Sodoma será mais branda que a dessa cidade. Voltaram os setenta ( e dois ) muitos contentes e disseram: Senhor em teu nome até os demônios se submetiam a nós. Respondeu lhes: Eu via satanás cair do céu como um raio. Vede: eu vós dei poder para pisar serpentes, e escorpiões e sobre toda a força do inimigo, e nada  vos fará mal. Contudo, não vos  alegreis porque os espíritos se submetem a vós, e sim porque vossos nomes estão registrados no céu.

Palavra da salvação!
Glória vós Senhor.

Estamos neste tempo litúrgico ano da fé, com o Evangelho de São Lucas. Ele escreveu esta boa nova para as Igrejas primitivas que vieram do paganismo, lá pelos anos setenta da era Cristã, quando esteve preso em Roma, com o Apóstolo Paulo. Trata-se das Igrejas Paulinas, Lucas e companheiro, e colaborador inseparável de missão, com o Apóstolo São Paulo. Dedica a boa nova a um cristão muito amigo, que tem por ele o tratamento de Teófilo.( Lc 1:1-4 )

 São Lucas escreveu também o Ato dos Apóstolos, e graças a esse incansável discípulo médico de almas, contou-nós os acontecimentos  que marcaram o nascimento das igrejas primitivas, e do ardor missionários dos apóstolos que deram suas vidas por causa do Evangelho. As dificuldades e sofrimentos, que teve São Paulo, de se opor e resistir as imensas investidas do anti-cristo, contra a Igreja de Cristo, pois falsos discípulos asseguravam-se como verdadeiros portadores do Evangelho na messe do Senhor.

O Evangelho descreve novamente, a caminhada de Jesus para Jerusalém, Domingo passado, Lucas falou do arado, e da fidelidade  para o seguir, agora fala-nós da messe, e nós convida a participar do anúncio do Reino. Neste tempo atual tão difícil, surgem tantas doutrinas anti-cristãs, desfigurando o santo Evangelho, com falsos deuses, que resolvem todos os problemas financeiros e enfermidades. 

O verdadeiro Cristão tem que continuar, a missão do Cristo ressuscitado, tonando-se testemunhas Dele para o mundo, esses cristãos somos cada um de nós. A proposta é a salvação; é a libertação que Cristo veio trazer ao mundo, da parte do Pai das misericordias  nós oferecer. Na cruz Jesus pensou em cada um de nós, e disse: "Pai perdoai  os porque não sabem o que fazem!"

Jesus escolheu setenta e dois discípulos, para o envio da colheita da messe. O lavrador é aquele que desbrava o solo, limpando-o dos espinhos, dos pedregulhos, das ervas daninhas, e depois lança na terra as sementes, espanta as aves ávidas de sementes, e torce para que venha as águas do céu. Acompanha o nascimento das plantinhas. E com alegria e esperança vê as crescerem. Infelizmente surgem os joio, e dono da plantação corta-os tentando impedir que aumentem, e proliferem a messe. Ele não os arranca, para não destruir a seara. (Mt 13:24-30)

 Os trigais crescem florescendo, e balançando pelas aragens, os ramos maravilhosos com suas espigas, aos olhos do agricultor feliz da vida. Esse agricultor é Deus, o Pai das misericórdias, o dono da messe ! O campo são os que não conhecem a boa nova, e os que aceitam de coração as propostas do Reino de Deus. Foi isso que Jesus fez durante seus três anos de vida pública, semeou a semente da palavra da esperança, nos corações dos marginalizados e excluídos, e de todos aqueles que aproximaram  do Senhor com sede da boa noticia. Jesus curou os enfermos, os leprosos os paralíticos, curou os cegos ressuscitou os mortos, fundou sua Igreja e mostrou seu poder. Jesus é Deus! Ele é o Senhor!
Era tempo da colheita, pois o Senhor havia semeado as sementes do Reino, as espigas estavam granadas, era tempo de colher, por isso enviou os discípulos.

Os agricultores não dizem, daqui quatro meses haverá a ceifa?
Olhai para os campos e vejam, que precisam ser colhidos os frutos.
( Jo 4:35-38) Estão floridos pela flor vê-se a esperança da farta colheita.
Outros trabalharam, semearam e agora outros colhem. ( Sal 125:5 )
Os setenta e dois discípulos tem a missão do envio missionário, de colher os flutos das almas para o senhor. Os Patriarcas, os profetas, os Santos do antigo Testamento, sofreram também para semear, foram perseguidos de morte por almejar, e profetizar a vinda do  verdadeiro dono da messe. "Emanuel Deus conosco"( Mt 1:23; Is 7:14 )

O Senhor viu as espigas e mandou colher, com a foice do Evangelho. E de supor que esses discípulos foram enviados as comunidades, que acolheram o Evangelho, para que não ficassem sem pastor espiritual, e não perdessem os flutos  da fé do Reino dos céus. 

A missão dos Discípulos na messe não é fácil, pois não basta só colher,  mas tem que lutar contra o joio que quer sobrepor com as sementes de ervas daninhas, macular as qualidades dos flutos.
Foi por isso que o Senhor disse: Eis que envio como cordeiros entre lobos. Nos dias atuais a Igreja que sofre no mundo, através dos pobres excluídos, marginalizados, e perseguidos passam por provações, todos aqueles que se dizem cristão e ama a Igreja Católica, Apostólica Romana. 

Existem países onde os, cristão são reprimidos pelos governos, e perseguidos de morte, pelos fanatismos predominantes como religião oficial, declaram guerras em nome de  Deus,  e em outros lugares o anti-cristo semeia o joio como sincretismo religioso  proliferando os campos da messe. Satanás não quer que Jesus seja o Senhor!
Graças a Deus existem muitos Homens e mulheres testemunhos vivos, mártires, santos que não negam o Cristo crucificado

O discípulo é aquele que viu, ouviu, e fez uma experiência, com  o Senhor! O discípulo recebe do Espírito Santo os dons necessários para o envio. ( 1 Jo 1:1-4 ) Quantos Jovens; homens e mulheres, deixam tudo, desapegando das coisas do mundo, porque se apaixonaram por Jesus! Esse fogo do Espírito Santo de Deus, deixa inquieto os corações abrasados de amor, e de vontade de anunciar o Evangelho.

Nosso Senhor antes de ascender ao céu disse aos Apóstolos: Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura. quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer, será condenado. Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas linguás, manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fara mal; imporão as mãos aos enfermos e eles fiarão curados. ( Mc 16:15-18 )

Ao nome do Senhor Jesus todos os joelhos se dobram, no céu na terra e nos infernos, porque "Jesus Cristo é o Senhor!"( Fl 2:10-11 )
O nome de Jesus tem poder! Ele cura, liberta, transforma e ressuscita.Vejam que beleza! Os discípulos foram à messe do Senhor, e voltaram felizes porque no nome do Senhor jesus realizaram maravilhas. Nosso Senhor Jesus Cristo disse-lhes: Não vós alegreis porque em meu nome os espíritos imundos saíram, ou porque curaram os doentes, ou porque aconteceram milagres e profetizaram. Mas ficai-vós felizes porque vossos nomes estão estão escritos no céu! 

Irmãozinhos! O que podemos refletir neste lindo Evangelho?
Como sempre existiu e existe, uma urgência do Reino de Deus, do anuncio da palavra! Todos nós que vimos, ouvimos e experimentamos o amor de Deus, somos responsáveis pela continuação do projeto do Reino dos céus. Irmãos vamos falar do amor de Deus, nas escolas no trabalho, onde estivermos, e lembremos-nós que conforme o lugar  que estivermos estaremos no meio de lobos!

 O Evangelho não é para ser vendido, ou para tirar vantagens em beneficio próprio, Nosso Senhor não mandou os setenta e dois discípulos tirar vantagens da seara! Dai de graça, o que recebestes de  graça disse Nosso Senhor Jesus Cristo. ( Mt 10:8 )
No entanto tem muitos falsos discípulos vendendo o Evangelho, eles não temem o Senhor!  São os lobos!!! O que serão deles no juízo? Todos nós, quer queira ou não, passaremos no tribunal do Senhor!

O anuncio não pode só terminar, em palavras e pronto! Mas sim em gestos, serviços, doação, perdão, fraternidade. Se isso não acontecer somos mentirosos, vazios, hipoclitas e não convenceremos ninguém! Vamos nós amar mais, perdoar mais, porque a nossa meta e o Reino dos céus. Se fizermos isto talvez dirão: Vejam como se Amam!!!  Amem!!!

Oração final: 
Ó Deus, pela humilhação do vosso filho reergueste o mundo decaído, enchei vossos filhas e filhos de santa alegria, e dai aos que libertantes da escravidão do pecado, o gozo das alegrias eternas.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amem.

JESUS É O SENHOR!












Nenhum comentário:

Postar um comentário