domingo, 23 de junho de 2013

EVANGELHO DE SÃO LUCAS 9:51-62 13° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C 2013 ( NÃO SEGUIU A CNBB)

CAMINHO PARA JERUSALÉM

 51 Quando ia se cumprindo o tempo para que o levassem, enfrentou decidido a viagem para Jerusalém, 52 e enviou à frente alguns mensageiros. Eles foram e entraram numa aldeia de samaritanos para prepará-la. 53 Mas estes não o receberam, porque se dirigia a Jerusalém. 54 Ao ver isso, seus discípulos João e Tiago disseram: Senhor queres que mandemos que caia um raio do céu e acabe com eles? 55 Ele se voltou e os repreendeu. 56 E partiram para outra aldeia. 57 Enquanto caminhavam, alguém lhe disse: Eu te seguirei para onde fores. 58 Jesus lhe respondeu: As raposas tem tocas, as aves têm ninhos, mas este Homem não tem onde reclinar a cabeça. 59 A outro disse: Segue-me. Respondeu lhe: Senhor, deixa-me ir primeiro enterrar meu pai. 60 Replicou-lhe: Deixe que os mortos enterrem seus mortos; quanto a ti, vai anunciar o Reino de Deus. 61 Outro lhe disse: Eu te seguirei, Senhor, mas primeiro deixa despedir-me de minha família. 62 Jesus replicou: Quem põe a mão ao arado e olha para trás não é apto para o reinado de Deus.
           Palavra da Salvação!
           Glória vós Senhor.


Nós estamos diante do Evangelho de São Lucas, e hoje ele nós trás  mensagens, muito seria para o nosso crescimento espiritual. Jesus está preparando sua caminhada missionária para Jerusalém, e Ele sabe que lá está o final de sua missão redentora por nós. "À cruz!!!" E por isso precisa de fieis discípulos para a continuidade da grande missão do reino de Deus, que deverá continuar no mundo, quando for arrebatado. "A messe é muita, os operários são poucos." (Lc 10:1-2)
Ele está dissidido enfrentar todos os desafios, a começar pela Galileia indo por Samaria. Por isso enviou discípulos à sua frente para preparar lugar onde ficar, mas Jesus não foi aceito pelos Samaritanos, quando souberam que  Ele dirigia-se a Jerusalém.

Quem era os Samaritanos? No seculo oito antes de Cristo, o povo de Judá, foram conquistados e levados ao exílio como servos, pelos Assírios a Babilônia, e lá ficaram por setenta anos. Nestes tempos o rei da Assíria foi fazendo uma emigração, trazendo sua gente para habitar em Judá, onde viviam os judeus que foram levados cativos para o seu reino, estes estrangeiros ocuparam a região, formando as aldeias dos Samaritanos. Estes estrangeiros trouxeram suas culturas, e suas crenças, com seus deuses pagão, mas aderiram também ao Deus Javé dos Judeus. Quando os Judeus foram libertados do cativeiro, pelo Rei Ciro da Pérsia, encontraram esses estrangeiros ocupando a região de Judá, como fazendeiros e artesões.

Os Judeus não combinavam com os Samaritanos, por isso construíram um templo no Monte Garizim para Javé, porque não podiam ir a Jerusalém, por ter como inimigos, o povo de Israel e Judá. Todos os Judeus evitavam passar por Samaria, e faziam  seus  caminhos passando pelo lado montanhoso, do mar da Galileia. ( 2Rs 17:24-41 )
Por isso que não aceitaram, a presença de Jesus na Samaria, o rancor,  e a hostilidade dos Judeus aos Samaritanos era maldição que passava de pai para filho. Os Judeus chamavam os Samaritanos de cachorros, tal era o desprezo por este povo. Nosso Senhor era conhecido deles, lembrando o episodio, de Jesus e a Samaritana no poço de Jacó.(Jo 4:5)

Foi por causa deste rancor maldito, que João e Tiago, pediu um castigo do céu, de vingança contra os Samaritanos, confiando nos poderes do senhor Jesus. Senhor queres que mandemos que caia um raio do céu e acabe com eles?! (2Rs 1:10.12)Nosso Senhor os repreendeu, pela falta de amor e o desprezo. Eles não entendem a missão de Jesus, não sabem, e nem podem entender, a lógica do Reino de Deus. A lógica do Reino é amar o próximo como a nós mesmo, mesmo que seja nossos inimigos, porque Deus ama a todos nós sem distinção. Irmãos as vezes corremos o risco, de parecermos muito com Tiago e João, dentro de nossas comunidades, quando entramos em divergências espirituais, com nossos irmãos de fé, por causa de trabalhos comunitários e pastorais, esquecemos  que Jesus é o Senhor da Messe, e nós os servos. Estas situações são muito comum nas comunidades, mesmo naquela mais bem organizada.

E não somos humildes bastante, para pedir perdão e desculpas, e acharmos que as correções do Senhor, não é para nós devido nossa   presunção, e cegueira espiritual, mas sim para o outro, à quem tenho aversão. Ficamos uma vida inteira de comunidade, sem partilha e falso diálogo com o próximo, desejando e torcendo que ele, não tenha êxito, ou oportunamente alguém puxar o seu tapete para que caia fora, desocupe o lugar. Só "eu" estou com a verdade, e Deus deve castiga-ló, ou já está sendo castigado, me alegro bem feito pra ele. Isso é pecado grave, quando agimos e pensamos assim! Não foi isso que Nosso Senhor ensinou-nós! Esse pecado terrível e presunçoso, tem o nome de inveja espiritual. A inveja é uma tristeza ao ver o talento do outro.( Ef 4:25-27) Jesus disse: "Eis que vós dou um novo mandamento, amai vós uns aos outros, como eu vós tenho amado!" (Jo 15:9-17 )

Viver o Evangelho é viver em comunidade, em comunhão com os irmãos, e permitir que o Senhor use de nós, para sermos caminhos onde Deus através de nós, alcance outros irmãos, que não conhecem a boa nova.Veja o que diz o Senhor: "Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei." (sal 101:5)
Um discípulo disse para o Senhor, eu te seguirei onde fores. Nosso Senhor o desiludiu na hora, dizendo: As raposas tem suas tocas, mas o filho do homem não tem onde encostar a cabeça.
Qual o motivo que levou essa pessoa desejar seguir o Cristo e sua cruz? A boa vontade de seguir Jesus, nós exige exigências, do seguimento, da radicalidade, do despojamento e entrega! Aquele que persegue seu irmão em nome do seu "eu" e de uma fé tíbia, não está apto para seguir o Senhor.

Foram as palavras profundas do Senhor Jesus, que tocou a alma daquele discípulo, como tocou tantos outros, que mudaram de vida, e dissididamente, deixaram tudo e se apaixonaram por causa do Reino de Deus. Jesus não veio ao mundo, para fazer milagres, ressuscitar mortos, mas sim salvar o homem da morte eterna, e nós dizer que Deus é amor e misericórdia. O discípulo tem que sentir livre para anunciar o Reino. O maior obstáculo para seguir Jesus está no nosso coração, se somos apegados as coisas do mundo.
As coisas que temos ou pessoas, não podem ser empecilho para  nós seguirmos o Senhor Jesus. Foi por isso que Jesus disse: "Deixe que os mortos enterrem seus mortos."

O verdadeiro seguidor de Cristo, não olha para trás! Quem pega no rabo do arado não olha para trás, porque pode sair do risco, da direção, e da meta.  A nossa meta é Deus, e o céu, por isso vamos amar o nosso próximo, sermos generosos, derrubar os muros da divisão, vamos conviver em harmonia nas nossas comunidades, vamos perdoar os nossos ofensores, por causa do "dono do Reino dos céus." Aquele que não ama e deseja vingança, não está apto para o Reino dos céus. Aquele que ama o irmão, compartilha com ele na dor, na alegria e no perdão, faz parte do corpo místico de Cristo.
É pedir ao Senhor fogo do céu, Fogo do Espírito Santo, Fogo de amor sobre a comunidade. Este fogo o Senhor Deus não negará a ninguém que o  invocar! Amém!!!

Oração final:
O Senhor de bondade infinita, perdoe as nossas fraquezas, pelas vezes que não amamos os nossos irmãos. Destrói  Senhor com tua palavra toda a presunção diábolica, que faz nós esquecer sua paixão,e sua morte na cruz. Derrama Senhor sobre nós o teu Espírito de amor. Amém!


JESUS É O SENHOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário