domingo, 16 de junho de 2013

EVANGELHO SÃO LUCAS 9:18-24 12° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C 2013

 O MESSIAS E SEUS SEGUIDORES


  18Naquele tempo, estando ele certa vez orando a sós, os discípulos se aproximaram e ele os interrogou: Quem dizes o povo quem eu sou: 19Responderam: Uns, João Batista; outros, Elias; outros dizem que surgiu um dos antigos profetas. 20Perguntou-lhes: E vós, quem dizeis quem sou?
21Pedro respondeu: Tu és o Messias de Deus.
Ele os admoestou, ordenando-lhes que não o dissessem a ninguém. 22E acrescentou: Este homem tem que sofrer muito, ser rejeitado pelos senadores, sumos sacerdotes e letrados, tem de ser condenado à morte e ressuscitar ao terceiro dia.
23 E dizia a todos: Quem quiser seguir me, negue a si mesmo, tome a sua cruz cada dia e venha comigo.
24 Quem se empenha em salvar a vida, a perderá; quem perder a vida por mim, a salvará.

Palavra da salvação!
Glória vós Senhor.

Estamos no decimo segundo Domingo do tempo comum. São Lucas narra a boa noticia,  o Senhor está dando inicio a sua caminhada salvífica por nós, ensinando os discípulos, exortando-os na caminhada, e fala da fidelidade e dificuldades para segui-lo. Por isso Ele perguntou aos discípulos: Quem dizes quem eu sou? Hoje o Senhor pergunta para nós também; quem sou eu para vocês? O mundo do anti-cristo apresentam tantos Cristos, com muitas portas de religiosidades, com suas doutrinas de prósperidades, prometendo que, quem aceitar  o Cristo resolvera todos os problemas materialistas. O sistema do mundo não quer que Jesus seja  Senhor de nada, por isso trabalha vinte quatro horas por dia para tirar almas do caminho do céu. ( Jo 15:18-25; Sl 34:19;68:5 )
Será que realmente somos fieis ao Senhor? Ou somos aqueles cristãos acostumados só com a graça, procurando graças e passamos a vida inteira sem uma experiência de conversão, só nas mesmisses cotidianas, sem um avivamento espiritual. Quem é o Jesus que sigo?
Esse Jesus e para a minha eternidade, ou e só para essa vida!?

O Evangelho diz que Nosso Senhor estava em oração e só. Quantos   de nós, dizemos cristãos, não temos tempo para horar a Deus, e pedimos que os outros orem por nós? Só queremos colher graças, não dispomos à oração, em favor de ninguém, quando vem as dificuldades achamos que Deus não e bom,  queremos que Deus faça um milagre rápido para resolver os nossos problemas. Não sabemos esperar as demoras de Deus porque não confiamos em Deus. Jesus interrogou os seus discípulos: Quem sou eu para vocês!? Essa pergunta  é muito seria, muitos não sabem responder, pois não tem intimidade com o Senhor. E quando vê alguém em oração  numa entrega intima se escandaliza, porque não fez a experiência intima com Deus.

Veja a resposta dos discípulos, quando perguntou: Quem dizes quem sou? Disseram uns e João, outros Elias. Podemos fazer também  uma pergunta bem cristã para nós, que dizemos seguidores do Cristo crucificado: Quem e o discípulo? O discípulo é aquele que viu ,ouviu e dá testemunho da verdade!! (1 Jo 1:1-7) E nós com o nosso relativismo cristão tíbios, acreditamos em tudo de doutrinas de exoterismos; reencarnação, duendes, horóscopos, mal feitos com despachos etc, mas não acreditamos na bondade e misericórdia de Deus! "Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo 3:16)
Hoje o Senhor faz uma pergunta para cada um de nós! Quem sou eu para você?!

Irmãos no meio dos Apóstolos, tinha um que fizera a experiência do amor de Deus, por isso falou por todos os discípulos. Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo! Disse Pedro a Jesus. Pedro confessou o seu acreditar, a sua fé o seu ser dependente de Deus. (Mt 16:16-17)  Nosso Senhor ficou muito contente, com aquela resposta. Pedro você não falou por si mesmo, mas pela força do Espírito Santo! Irmãos sem o Espirito Santo não somos nada! O saudoso João Paulo Segundo dizia: "O homem sem Deus, é um desnorteado sem rumo," não sabe para onde vai. Muitos falam de Jesus, e até vivem por causa Dele, mas não o conhece com  sua cruz. ( 2 Cor 11:4 ) 
Nosso Senhor anuncia neste Evangelho, que para cumprir o plano de amor do Pai deverá ser perseguido, rejeitado  pelos sumos sacerdotes, e sofrer muito, e ser condenado a morte e ao terceiro dia ressuscitar.

O Senhor também falou da dignidade para segui-lo, e impôs condições para ser  seu discípulo. Quem quiser seguir-me, negue a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Não disse tome sua regalia e vem!

O que é tomar a cruz para seguir o Senhor? Todos nós temos cruzes!
É negarmos a nós mesmo, é esforçarmos na luta contra o pecado, despojando-nós, desapegando-nós de  tudo aquilo, que  nós pode levar ao pecado. É fazer como a pecadora, perdoada por Jesus, quebrar o vaso de alabastro,  romper  com a vida velha de  pecado.(Lc 7:32) O homem contaminado pelas paixões do mundo, quando volta para Deus, se torna homem de Deus. Lembremos do Eclesiastes que dis: Lembra do teu criador nos dias da tua juventude, antes que venham os maus dias......!? ( Ecle 12:1-8 )
O nosso Deus é amor, mesmo quando estávamos perdidos, sem direção enviou seu filho único para nós salvar da morte eterna.
Por isto que Ele insiste na pergunta: Quem sou Eu para você? Ele quer ouvir de nós; do nosso louvor: Tu es o meu Senhor e meu Deus!

JESUS É O SENHOR!







Nenhum comentário:

Postar um comentário