domingo, 9 de junho de 2013

EVANGELHO DE SÃO LUCAS 7:36; 8.3 11° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C 2013


                              A PECADORA PERDOADA

 36 Naquele tempo um fariseu convidou Jesus a comer. Jesus entrou na casa do fariseu reclinou à mesa. 37 Nisso uma mulher pecadora pública, sabendo que estava à mesa na casa do fariseu, veio com um frasco de perfume de mirra 38 colocou-se por trás, a seus pés, e chorando se pôs a banhar-lhe os pés com lagrimas e a secá-los com o cabelo; beijava-lhe os pés e os ungiu com a mirra. 39 Ao ver isso, o fariseu que o havia convidado começou a pensar: Se esse fosse profeta, saberia quem e que tipo de mulher o está tocando, pois é uma pecadora. 40 Jesus tomou a palavra e disse: Simão, tenho algo a dizer-te. Respondeu: fala mestre. 41 disse-lhe: Um credor tinha dois devedores: Um lhe devia quinhentos denários, e outro cinquenta. 42 Visto que não podiam pagar, perdoou a ambos a dívida. Qual dos dois lhe ter á mais afeto? 43 Simão respondeu: Suponho que e aquele a quem perdoou mais. Replicou-lhe: Julgaste corretamente. 44 E voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Quando entrei em tua casa, não me deste água para lavar os pés; ela os banhou em lagrimas e os secou com seu cabelo. 45 Tu não me deste um beijo; desde que entrei ela não parou de beijar-me os pés. 46 Tu não me ungiste a cabeça com perfume; ela me ungiu os pés com mirra. 47 Por isso te digo que lhe foram perdoados muitos pecados, já que sente tanto afeto. 48 E disse a ela: Teus pecados estão perdoados. 49 Os convidados começaram a dizer entre si: Quem é esse que até perdoa pecados? 50 Ele disse à mulher: Tua fé te salvou. Vai em paz.
Em seguida, foi percorrendo cidades e aldeias proclamando a boa noticia do Reino de Deus. Acompanhava-no os doze e algumas mulheres que havia curado de espíritos imundos e de enfermidades.
Maria Madalena, da qual tinha saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, mordomo de Herodes; Suzana e mutas outras que atendiam com os seus bens.

Palavra da salvação!
Glória vós Senhor.

 Estamos diante do Evangelho maravilhoso de São Lucas, que nós conta que Nosso Senhor foi convidado a uma refeição, na casa de um fariseu por nome de Simão. Alguns exegetas estudiosos, não  duvidam, que se trata de Simão o leproso que foi curado por Jesus, e pode ele ser intimo da família de Lazaro, Marta e Maria. E por isso a facilidade de Maria como  pessoa da casa, entrar e sair na sala de jantar onde estava o Rabi e os discípulos.(Existem evidencias que Betânia seria uma colonia de leprosos de classe media isolada, a uns 3 km a leste de Jerusalém no tempo de Jesus, pois os leprosos segundo as normas judaicas, não podiam conviver com a sociedade) ( Jo12:1-11; Mc 14:3-9;Mt 26:6-12) Lazaro é aquele que Jesus havia o vivificado, depois de quatro dias morto pela enfermidade da lepra, voltou a vida, saindo saudável do túmulo. Neste fantástico milagre Jesus mostrou seu poder Divino. Jesus é o Senhor, tem o poder sobre a vida e a morte!

O texto diz que durante o jantar uma mulher irrompe os comensais, com um vaso de perfume muito precioso, e começa a ungir os pés do Senhor Jesus. Esta mulher foi tocada pela unção das palavras do Rabi. Ela tinha estado tantas  vezes com jesus, visto o Senhor ressuscitar seu irmão Lazaro, mas não tinha caído em si, que estivera sempre diante de Deus. Aquele dia ela teve o discernimento que Jesus era realmente o Filho de Deus! Precisava fazer um esforço, para sair, da vida que levava, precisava romper com o pecado da luxuria. Quebrar o vaso de alabastro era o inicio de sua conversão. Adorar o Senhor, ungir lhe os pés santos e beijá-los e reconhecer o quanto e pecadora e miserável!

Ela recebeu a unção das palavras de Jesus no seu coração, era preciso mudar de vida. A palavra de Deus tem poder! Ela cura, liberta, transforma e ressuscita, mas para isso precisa, que se abra o coração, se não for assim, serão palavras jogadas ao vento.  O primeiro lugar que Deus quer nós curar é o nosso coração. Maria de Betânia tinha feito muitas escolhas erradas, mas  agora havia encontrado o verdadeiro sentido da sua vida.  Por isso ela rompe com a vida velha de pecado, quebrando o vaso de perfume. Nunca mais iria se prostituir. O perfume lembra o passado e o pecado. 
Maria nós ensina como romper com os vícios, e tudo aquilo que faz lembrar escravidão e  morte da alma e do corpo. Quebra o vaso!? 

Maria era pecadora publica, o perfume era de uso para prostituição. Jesus nunca censurou Maria, pela vida que levava. Jesus gostava muito da acolhida de seus amigos em Betânia, era o lugar predileto para descansar com os discípulos, quando ia a Jerusalém. Maria teve o privilegio de ter diante de si o próprio Deus; quantas vezes Marta sua irmã a censurou, por estar entretida ouvindo e conversando com o mestre, deixando os afazeres domésticos sem fazer.(Lc 10:38-42) Maria sem pensar o que os convivas pensassem dela, entrou no recinto do jantar, soltou os cabelos e ungiu os pés do Senhor, entre lagrimas copiosas e enxugava os santos pés do Senhor, com seus cabelos.

 O anfitrião no seu intimo censurava a atitude da mulher porque  era  sua conhecida, e pensava no seu intimo; Se realmente for profeta, saberia que tipo de mulher pecadora unge seus pés. Jesus conhecendo os seus pensamentos disse a Simão: Um homem tinha dois devedores, um devia muito, e o outro pouco, e por não conseguirem pagar lhe, perdoou-lhes a dívida. Qual dos dois deverá ter mais gratidão ao credor? Respondeu Simão: Aquele que perdoou mais. respondeu certo disse jesus. Vês esta mulher; desde que entrei na sua casa, não me deste água para lavar os pés, e ela os lava com lagrimas e enxuga com os cabelos, tu não perfumaste a minha cabeça, e ela perfuma meus pés com mirra, você não me deste um beijo e ela não cessa de beijá-los. Jesus disse a Simão: Muitos pecados foi lhe perdoados, já que você se preocupa com a vida que ela leva?! Maria teus pecados estão perdoados, vai em paz tua fé te salvou! Quanta alegria sentiu Maria, estava livre da opressão que a torturava, nunca mais voltaria àquele pecado.

Jesus disse que as prostitutas e os ladrões nós precederão no Reino dos céus.(Mt.21:31) Quantos de nós fazemos julgamentos errados das pessoas, e  sem mesmo as conhecerem as julgamos. 
Qual e a mensagem do Evangelho,  para nós? O que você está pensando sobre esta reflexão? 
O nosso Deus é puro amor, Ele perdoa todos os pecados, e não olha à quem! Para Ele somos todos iguais, não importa o pecado que tenhamos cometidos. Quantos de nós estamos acostumados só colher as graças, e alimentar da mesa do Senhor e não tomamos as atitudes, e disciplina de conversão. A Igreja Católica é Santa e pecadora, Santa porque o seu fundador Jesus Cristo veio do céu, pecadora porque é formada por homens, e mulheres pecadores. Nosso Senhor  nós oferece o sacramento da reconciliação, busquemo-o, e amemos o Senhor que muito nós perdoou! ( Jo 20:22-23)
Precisamos reconhecer as nossas misérias, porque a conversão não é só uma vez, ela tem que ser por todos os dias da nossas vidas. Precisamos romper com o pecado e quebrar os vasos dos perfumes da hipocrisia. Maria de Betânia era uma discípula de Jesus, mas não levava a serio sua conversão. Mas àquele dia foi tocada profundamente e teve uma experiência com o Santíssimo Senhor, e nunca mais foi a mesma, mas uma mulher de vida nova, e renovada!
Amem!!!

JESUS É O SENHOR!














Nenhum comentário:

Postar um comentário