domingo, 7 de abril de 2013

EVANGELHO DE SÃO JOÃO CAP.21:1-9 3°DOMINGO DA PÁSCOA ANO C 2013

                                              APARIÇÃO  NA GALILÉIA




Estamos no 3° Domingo de Páscoa, Jesus ressuscitou! Para acreditarmos que Jesus voltou da morte  à vida,  precisamos ter fé, e a fé só e possível pela pregação da palavra. Para que a palavra seja inculcada em nos, precisamos do auxilio do Espirito Santo!
 A fé produz a esperança, e é nesta fé que os primeiros cristãos deram suas vidas em esperança da vida eterna, olhando para o ressuscitado. Ele é a nossa verdadeira Páscoa!



 Se Jesus ressuscitou nos também haveremos de ressuscitar! Ele fez o caminho da vida mortal, para a vida eterna e voltou de-lá para dizer-nós que existe um Deus de amor que espera por nós, no final desta travessia! A meta dos Hebreus estava do outro lado do mar aberto, a liberdade da escravidão, a passagem para a liberdade mortal, a utopia da terra que corria leite e mel. Fizeram a experiencia da Páscoa, e Deus foi lhes fiel! Para nós a ressurreição de Jesus, iniciou uma nova história para a humanidade.


 Mas para prosseguir a missão salvífica do ressuscitado precisa-se de fé, e coragem. Os Apóstolos estão sem perspectivas para o futuro: E agora?!
Os discípulos não a tem, e estão desanimados sem direção, aquele que iluminava os seus  caminhos fora arrebatado do seus meios. Eles voltaram a velha rotina de pescadores. Tinham deixado tudo por causa de um jovem carpinteiro, que falava de um Reino de Paz e Amor, de flores e pardais. Falava de um Deus que ama, e que existia um lugar à nós esperar no céu. 


Pedro disse aos companheiros vou pescar! Os seis companheiros disseram: Nós vamos com você! foram pescar talvez para preencher, e ocupar o vasio, da ausência do mestre. Esquecer os tristes acontecimentos que os deixaram órfão de Pai Espiritual! O que será da comunidade sem esperança?! Mas Deus é amor, não desiste dos seus filhos! Não desiste do seu projeto de amor. Alguém salmodiou: "O feliz culpa de Adão, que nós mereceu tão grande Salvador!"



Embora tenham visto o Senhor ressuscitado, ainda não e o tudo, precisam de um encontro pessoal com o Senhor para prosseguir a missão que o Senhor lhes confiou. São João neste texto está nós falando da comunidade que está abatida, que não fez a experiência com o Senhor, que não o tem  como guia e centro da Igreja. Como acontece muitas vezes em nossas comunidades, fala se muito de coisas materialistas, muitos projetos lindos e maravilhosos, mas se esquecem do Cristo como eixo de tudo, e perde se o entusiasmo de lutar pelas causas fraternas em prol dos marginalizados da comunidade. É lá no fraterno, que está o Cristo, a razão do projeto do Reino de Deus!



Os sete amigos foram pescar de noite, e não pescaram nada. A noite significa trevas, ausência de luz para iluminar. Só Jesus pode iluminar a missão da Igreja caminhante! O mar simboliza lugar de escravidão e sofrimento. Este Evangelho foi escrito lá pelos anos 80 da era cristã, as comunidades Joaninas, estavam passando por dificuldades espiritual, devido as heresias das filosofias pagãs, que contaminava a doutrina sã da Igreja de Cristo! É preciso sair das trevas da escravidão, que sufoca a Igreja de Cristo. São João se preocupa com as verdades do verdadeiro Evangelho, que Jesus pregou à Igreja. Os testemunhos heroicos dos Santos Padres Patrísticos, atestam as lutas contra as heresias na Igreja primitiva.


Isto quer dizer que a missão dos Apóstolos e discípulos, e levar o Evangelho onde não tem luz, para dissipar as trevas da ignorância e incredulidade.  levar a boa noticia aos que estão na escravidão do pecado, e sofrimento. Muitas pessoas estão fracas, debeis, sem forças espiritual porque não fizeram a experiência com o Ressuscitado, e não estão fazendo o que o Senhor ensinou, ou porque não receberam o anuncio do Reino! Jesus é a causa do Reino!
Jesus e a verdadeira luz, que ilumina as trevas e devolve a paz, libertando- nos dos sofrimentos! Sem Nosso Senhor Jesus Cristo, nenhum missionário e capaz de pregar a Boa Noticia. Sem Jesus não podemos ter exito na missão!



Uma pergunta para nós: Como está a nossa comunidade? como estão as nossas pastorais? Quem é Jesus para nós? Sou trevas para os meus irmãos, na minha comunidade? Sou um evangelizador desanimado, com as noites escuras do mar, de dificuldades espirituais, que nos dificultam a passagem rumo ao Cristo?  As dificuldades da missão de anunciar o ressuscitado, tem me tirado o ânimo? Ou sou um evangelizador egocêntrico, que só penso em mim mesmo! Ou será que estamos pregando um Evangelho, com ideias relativistas, do jeitão que o mundão quer? O mundo paganizado rejeita as verdades do Evangelho, quer uma religião mais light. Nós Católicos comprometidos, não podemos concordar com o sistema do mundo, porque Jesus pagou caro por nossa salvação! O preço foi de morte de cruz! Pensemos-nós nisso!


Voltemos para o Evangelho: Os discípulos passaram a noite sem pescar nada, mas ao amanhecer alguém os chamou da margem do lago. Era o Senhor jesus   é eles não o reconheceram. Moços tem alguma coisa para comer? Veja a delicadeza de Jesus ao chama-lós! Chamou-os de Jovens. Pediu alimento à jovem comunidade que não pesca nada. Como oferecer alimento para o Senhor se ela está decepcionada, abatida, se redes estão vasias? Certa vez Jesus disse  aos discípulos quando lhe ofereceram alimento:"Tenho para comer um alimento que vocês não conhecem!" ( Jo 4:31-34 ) Que alimento será esse?


Os  pescadores de Almas, sem sucesso, disseram a Jesus: passamos a rede a noite inteira e não pegamos nada! Jesus disse:" Lançai a rede a direita da barca e achareis!" E como se Ele dissesse: E preciso aprender pescar, estão pescando errado? Quando obedecemos o Senhor, e praticamos os seus ensinamentos, a evangelização acontece. Na catequese falemos de jesus, na pregação falemos de jesus, na homilia falemos de Jesus!!! E perigoso uma Evangelização, onde só fica na filosofia pluralista, sermão social e politico, apagando a luz do ressuscitado, centro da da nossa fé Cristã! Já se não bastassem os falsos pastores, vestidos de lobos que andam por ai enganando os filhos de Deus?!  ( 1 tim 1: 3-11 )


João disse a Pedro: E o Senhor! Quando Pedro ouviu, vestiu a roupa e atirou se ao mar, e foi ao encontro do senhor na margem do lago. Havia amanhecido, chegou Jesus! Os seguidores de Jesus voltam a pescar, que beleza quando se ouve a voz de Deus, tudo de bom acontece, porque o Senhor está à frente  e os milagres acontecem, quando ouvem o ressuscitado conseguem resultado. Pedro vestiu sua roupa nova, identidade de missionário para lutar e vencer os desafios que são as forças do mal. Esta nova roupagem de Pedro, é a roupagem da luz do Senhor. Pescador doravante de almas, até o fim do mundo!


A comunidade quando experimenta o senhor, Ela produz frutos e se próspera!
Jesus disse a Pedro: Trazei alguns dos peixes que apanhastes para fazermos uma refeição. Que alegria nos rostos dos discípulos? Pedro agora se enche de força com a presença de Nosso Senhor Jesus Cristo, a rede cheia de peixes que os discípulos estavam lutando para arrasta-la, ele agora à puxa sozinho sem dificuldades. Pedro agora e sinal na Igreja, com a presença do Senhor Jesus! Pedro tu mé amas? perguntou se trés vezes Jesus! Na terceira vez pedro diz: Tu sabes Senhor que te amo, Tu sabes tudo! Apascenta as minhas ovelhas, disse o Senhor Jesus! Doravante serás pescador de homens!
Onde está Pedro está a Igreja! "Pedro tu és pedra e sobre essa pedra edifico a minha igreja!" Onde está Francisco, está a verdadeira igreja de Cristo! Amém!


JESUS É O SENHOR!         

3 comentários:

  1. A mensagem final do Livro do Apocalipse pode resumir-se na frase: “não tenhais medo, pois a vossa libertação está a chegar”. É uma mensagem “eterna”, que revigora a nossa fé, que renova a nossa esperança e que fortalece a nossa capacidade de enfrentar a injustiça, o egoísmo, o sofrimento e o pecado. Diante deste “cordeiro” vencedor, que nos trouxe a libertação, os cristãos vêem renovada a sua confiança nesse Deus salvador e libertador em quem acreditam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Robert, não vamos ter medo de anunciar o Evangelho!
      Fiquei muito feliz com sua participação, tenho lembrado de você em minhas orações.Que o Espirito Santo te de muita sabedoria.Que Jesus seja sempre em nossas vida "O Senhor!" Amém.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem irmão Inácio, a paz do Senhor esteja convosco e na sua família... Obrigado pelo carinho; e continue lembrando sempre de min nas suas orações, estou em oração por todos da minha querida comunidade Santo Antonio, e continue com este blog na qual é uma ferramenta importante para a evangelização nos tempos atuais, fica na paz irmão...

    "Deixai-vos guiar pelo Espirito Santo" Gl 5,16

    ResponderExcluir