domingo, 31 de março de 2013

EVANGELHO DE SÃO JOÃO 20:19-31 - 2° DOMINGO DA PÁSCOA.



                                                      " DEUS É AMOR E MISERICÓRDIA !" 

   

Estamos festejando o 2° Domingo da Páscoa, e também a festa da Divina Misericórdia, contemplando o Cristo ressuscitado, que nos pede a nossa conversão com uma fé mais viva,   e compromissos com o Evangelho e com nossos irmãos. Precisamos do Espirito Santo que  venha nos convencer que somos totalmente dependentes de Deus, e do seu perdão. Jesus exige de nós gestos concretos, que saiamos das nossas meismisses e acomodações,  em favor dos mais necessitados.

 O perdão já e um  começo da nossa fé, a ser renovada. "Deus e misericórdioso, mas este mar de misericórdia não pode penetrar em nosso coração, enquanto não tivermos perdoados aos que nos ofenderam. O amor, como o corpo de Cristo é indivisível: Não podemos amar o Deus que não vemos, recusando- nos a perdoar nossos irmãos, pois o nosso coração se fecha, e sua dureza o torna impermeável ao amor misericórdioso do Pai." ( Cat.1840  )

Deus nos deu o livre arbítrio para escolher, ama-ló ou não, e por isso Ele não nos invade, mas espera que abramos pelo menos uma fresta na porta do nosso coração, para que  a sua luz entre e nos ilumine. Vamos fazer essa experiencia de perdoar os que nos ofenderam, com Jesus?! Do alto da cruz Ele disse: Pai perdoai-os porque não sabem o que fazem! Na ultima ceia lavou os pés de cada qual, e fez ainda muito mais, fazendo se alimento para nos, na sagrada Eucaristia.

No Evangelho Nosso Senhor se pôs no meio dos discípulos com seu corpo glorioso,com as portas fechadas. Seu corpo ressuscitado pode agora passar por paredes e portas fechadas,   transpor o tempo, porque  tem um "corpo de gloria," não pode mais estar preso ou subjugado pela matéria. (1Cor 15: 44 ) O senhor pode também estar onde quiser, com uma feição, ou outra aparência, do jeito que Ele quiser como se manifestou a Maria Madalena e aos díscipulos de Emaús que só o reconheceram na fração do pão!  

Ele disse: A paz esteja convosco! Os discípulos ficaram alegres quando viram o Senhor! Quantas perguntas fizeram ao senhor Jesus! A tristeza foi embora, a solidão foi embora, o  medo foi embora, sentiam paz! Ali estava com Eles a verdadeira paz. 
Jesus disse novamente:" A paz esteja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu vós envio também. Recebei o Espirito Santo! A quem perdoardes os pecados eles serão perdoados, a quem os não perdoarem serão retidos."

Jesus glorioso deu ordens aos Apóstolos, para perdoar pecados. ( Jo 20:23 ) Quantos de nos incrédulos, não cremos na palavra de Deus, e por não crermos não colocamos em prática o perdão, que Ele nós ensinou , mas o retemos-nós. Irmãos se nós não perdoarmos como podemos falar de paz? Como a paz reinará em nossos corações?  Nós não temos a paz por nós mesmo! Só Jesus tem para nós a verdadeira paz! Busquemo-nos no sacramento da reconciliação, a paz interior que precisamos. 

"Bem aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados de filhos de Deus" (MT 
5:9 ) Quando perdoamos o nosso próximo somos mais alegres e felizes, e se ofendermos o nosso próximo teremos também a humildade de pedirmos  perdão, porque amamos, foi isto que Jesus nós ensinou! Nosso já querido Pontífice Francisco falou: Sem a verdade, não há paz! A verdade denuncia a incredulidade do pecado,do egoismo que escraviza os filhos de Deus!


Santo Agostinho dizia: A justificação dos nossos pecados e uma obra maior que a criação dos anjos, na justiça pelo fato de cristo ter dado sua vida em misericórdia por nós.(Cat 1994) Perdoar quem nos ofende e também um ato de misericórdia.
Pela caridade, amamos a Deus sobre todas as coisas e a nosso próximo como a nós mesmo por amor a Deus, Ela é o vínculo da perfeição. ( CL 3:14 ) e a forma de todas as virtudes.( Cat 1844 ) 

O Evangelho nós fala que Tomé que era um dos apóstolos, que não estava com eles o dia que Jesus veio. Tomé era incrédulo por isso não acreditou. Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei!  Nosso Senhor disse: Bem aventurados os que não vêem e crêem! Ser incrédulo não é pecado, e Jesus nunca criticou ninguém por ter dúvidas sobre Ele! Principalmente se não podemos ver o místico, por causa da nossa cegueira espiritual, e por não estarmos abertos as graças  do Espírito Santo de  Deus, isto é " o encontro pessoal  com Jesus Ressuscitado!"

São João ao escrever este Evangelho, narrando a aparição de Jesus Ressuscitado, aos discípulos, nos dá entender que a comunidade está frágil, insegura, com medo, mergulhadas nas trevas. Tomé representa aqueles que na comunidade não reconhecem e não teve um encontro pessoal com Cristo. Quantas vezes somos iguais a Tomé? Quantas vezes pedimos a Deus sinais de sua presença na nossa vida?  

Tomé representa todos aqueles cristãos que vivem fechados em si mesmos, e que estão a margens da comunidade. Não conseguem acolher o anuncio da ressurreição. 
As vezes somos parecidos com Tomé! Convencidos que somos, temos aversões ao Evangelho, com mentalidades Pluralistas, Relativistas e autos-suficientes, e por isso não temos vontade de fazer, a experiência da fé. E facilmente aceitamos filosofias Anti-cristãs, que o sistema do mundo nós oferece!

Oito dias tinha se passado, os Apóstolos estavam novamente reunidos as portas fechadas, e desta vez Tomé estava com eles. E Jesus Glorioso se põe novamente no meio deles dizendo: "A paz esteja convosco!" Disse a Tomé:" Estende tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, más fiel." Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus!"
O Senhor Jesus disse: Acreditastes porque me vistes? "Bem aventurados os que creram sem terem visto!

Tomé fez a experiência do amor de Jesus! Tomé teve um encontro pessoal com Jesus,  com os olhos  o viu, com os ouvidos o escutou, pelo tato, tocou-o! Os principais sentidos humanos, atestaram a ressurreição do Senhor, teve uma experiência Teologal!
E exclamou: "Meu Senhor e meu Deus!" A experiência de Tomé com o Ressuscitado, vai garantir à comunidade toda a fé  que ela precisa  para sair do medo, insegurança e incredulidade. 
Jesus ao deixar-se aparecer vai transmitir  paz a comunidade, Ele revela sua identidade, as marcas dos pregos, e do lado são sua entrega de amor, e a comunidade o reconhece, e se reúnem em torno de Dele! Como na parabóla da videira!? ( Jo 15:1-8 )

Jesus soprou sobre eles dizendo: Recebei o Espirito Santo! Os Apóstolos recebem o envio,quem aceitar a boa noticia será integrado na comunidade, quem rejeitar fica a margem da comunidade. Os Discípulos recebem vida novas para que sejam homens novos.
Sem Jesus não podemos ser Igreja, pois não temos seguimentos, e como um barco em alto mar sem direção. A Igreja e continuação da missão de Jesus! ( Mc 16:16 ) Somos a Igreja de Jesus, somos a comunidade de Jesus, somos aqueles que Jesus espera de nós no envio. Bem aventurados os que creêm, sem terem visto!

Lembremos-nós das palavras de Jesus a Santa Faustina: Quanto maior for a miséria da alma, tanto mais direito tem a minha misericórdia e ( estimula ) todas as almas à confiança no inconcebível abismo da minha misericórdia, porque desejo salva-las todas! A fonte de minha Misericórdia foi na cruz aberta com a lança para todas as almas.
A misericórdia Divina é o próprio Cristo do Evangelho de hoje, que nos convida a fazer a experiência do amor, como São Tomé experimentou! E podermos dizer agora: Meu Senhor e meu Deus! E sem incredulidade más com grande confiança no ressuscitado: "Jesus eu confio em Vós!" Amém! 

Oração final: O Pai de misericórdias, bondade infinita, eis que hoje a humanidade toda clama do abismo da sua miséria, a vossa misericórdia, a vossa compaixão, e olhai propicio para nós e multiplicai em nós sem cessar a vossa misericórdia! Jesus eu confio em Vós! 

JESUS É O SENHOR!

(VISITE O SITE DA MINHA PAROQUIA- PAROQUIASANTOANTONIO76.bLOGSPOT.COM )
  





  
 









Nenhum comentário:

Postar um comentário