terça-feira, 19 de março de 2013

Evangelho São Lucas 19,28-40 = Domingo de Ramos ano C 2013



                          ENTRADA DE JESUS, SALVADOR-PROFETA-REI, EM JERUSALÉM
                          BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR!


    Iniciamos a semana Santa apresentando os nossos ramos a Cristo: sinal de nossa disposição de segui-lo pelas ruas, festivamente, aclamamos que Ele é Rei e Senhor, o libertador dos pobres, o Messias. Logo mais, ao chegar na igreja, o contemplamos como servo de Javé frente à realidade da cruz. Vivamos, intensamente, o mistério Pascal que se desdobra, sacramentalmente, durante a Semana Santa!  Estamos então  fechando este tempo Quaresmal, com a festa de "Domingo de Ramos e iniciando a Semana Santa.

 Desdes os primeiros seculos o cristianismo Católico conservou, ritos, hinos e  liturgias judaicas, que se incrustaram nas práticas da fé dos fieis da Igreja, uma das práticas são as "procissões" da festa de Domingo de Ramos.  Nos primeiros seculos da era cristã era comum ver cristãos reunidos em peregrinações , a levar os corpos dos mártires em procissões as sepulturas, conforme o registro do martírio de São Cipriano. Os lugares de procissões era o Monte das Oliveiras, Monte Calvário na Terra Santa, e os túmulos de São Pedro, e São Paulo em Roma. Conta-se que a peregrina Etéria  fazia procissões na Terra Santa com cortejos de ramos nos lugares sagrados onde se marcou a presença Santa, de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 No Evangelho deste Domingo, os habitantes  de Jerusalém e cidades vizinhas se preparavam para receber judeus de toda a parte do mundo, para a festa da pascoa. Para um bom judeu era obrigação ir a Jerusalém todos os anos,  essas grandes festas que comemoravam o memorial, da passagem dos hebreus no mar vermelho, em busca da terra prometida. As escrituras sagradas estão recheadas de citações de festas, e procissões judaicas, cantando hinos e grandes louvores a Javé. ( Sal 122. Sal.42,4, Sal.118,122-125- 2 Sam,6,1,1 Cron,1,6, 2 Cron,5, 1 reis,8 ) Na pascoa estendiam se mantos e ostentavam ramos de oliveiras, e palmas para a passagem das procissões. Além da festa da pascoa tinham outras festas como, festa de Pentecostes, e dos Tabernáculos. Os Judeus eram ricos de Liturgias, Ritos e Salmos. Com certeza a Sagrada família de Nazaré eram assíduos  as festas de guardas, conforme as leis da Torá.

 Os judeus eram povos conquistados pelos romanos neste tempo de Jesus,  estavam sujeitos as ordens do governador romano que lhes oprimiam com pesados tributos para Roma. O sonho dos Judeus eram as promessas da vinda do Messias, que deveria liberta-lós do conquistadores romanos, com um imenso exércitos, cavalos de guerras, e poderio bélico, expulsar os intrusos da Palestina, sonhavam os apogeus de Salomão.

 A Igreja Católica no ano 1545 iniciou um concilio Ecumênico, o Concilio de Trento, que durou 18 anos devidos empasses políticos e religiosos, porque os protestantes atacavam as liturgias da igreja que conservava as tradições da Igreja Primitiva, uma dessas tradições era as procissões. Esse Concilio foi para assegurar a unidade da fé,e oficializar os ritos, as liturgias, dogmas de fé, e as tradições dos Apóstolos.

Voltemo-nós para o Evangelho: Jesus entrou em Jerusalém montado num jumentinho, e o povo que conhecia sua fama de profeta, e o seu grande poder carismático o exaltou com vivas, hinos, louvores, aleluias, hosanas!" Cantavam: Bendito e o rei que vem em nome do senhor! Paz no céu e gloria nas alturas!" O nosso Rei entrou pobre montado num burrinho! Símbolo de humildade e paz. O povo que acolheu Nosso Senhor com  festas, e alegrias, foram os mesmos misturados na multidão da sexta feira que gritaram! crucifica! crucifica! Jesus com sua entrada magistral apoteose em Jerusalém, despertou nos sacerdotes e mestres da lei muita inveja, desconfiança, medo de perder o poder, e começaram a preparar um modo de prendê-lo e matá-lo. Jesus sabe que não poderá fugir do destino que lhe reserva.

 Conta-se historiadores, que o dia que Jesus entrou em Jerusalém aclamado pela multidão montado num jumentinho, Pilatos tinha vindo de Cesareia e trouxe consigo uma legião de 5000 homens, para assegurar a segurança da cidade e região. Jesus entrou em Jerusalém sabendo que a profecia iria se cumprir, pois era chegado o momento de glorificar o Pai do céu. A Paixão, traição, flagelação e crucifixão seria inevitável, não tem como fugir do seu destino! Ele é o servo sofredor de Javé! ( Isa.53 )

 Irmãos! Uma pergunta para nos: Como comemoramos a entrada de Cristo na Jerusalém da nossa vida espiritual? Celebramos com piedade? Ou festejamos o Cristo como se fosse um grande politico entrando na nossa igreja material?! Porque o anti-cristo deste mundo, gosta de grandes pompas, imponências, gosta de mostrar forças, poderes, fazer barulhos, realizar prodígios e milagres! Será que seguimos realmente o Jesus da procissão de ramos? Ou temos inventado outro? O Jesus que testemunhamos tem a cruz? Porque nestes últimos tempos tem surgidos muitos falsos  profetas, apresentando nós o Jesus sem a cruz! E quanta gente que tem renunciado Cristo por causa da sua cruz!

 Nosso já querido, Papa Francisco disse: O cristão e aquele que mesmo no sofrimento não renuncia a sua cruz, continua fiel na alegria e na dor. Esse Jesus que louvamos neste Domingo, carregará uma cruz, e celebraremos, na Sexta Feira Santa sua crucifixão e sua morte. Mas também no Sábado Santo ouviremos com alegria o sacerdote proclamar, ostentando o Círio Pascal: Eis a luz de Cristo! Eis a luz de Cristo! Jesus ressuscitou aleluia!

 Nós Católicos comprometidos com o Evangelho, não nós devemos nos envergonhar de fazermos procissões! Ou sentir envergonhados quando nossas procissões passar na frente de uma igreja protestante como se tivesse-nós fazendo algo errado, se os protestantes tivessem o direito de nos criticar, pois as procissões e solenidades são bíblicas. O Rei Davi dançava tocando harpa nos cortejos que faziam levando a Arca da Aliança. O que Deus considera um ato de louvor, infelizmente para alguns irmãozinhos e abominação e escândalo, porque não conhecem a palavra de Deus, e não Lê-em, e estudam a história da Igreja. Irmãos! Ouve um Concilio Ecumênico para esclarecer essas riquezas da nossa Igreja, por isso precisamos ser respeitados. Mas graças a Deus existem muitos evangélicos que nos respeitam, e são também testemunhos vivos na vinha do Senhor.

Nos Católicos temos que dar testemunhos da nossa fé, nossas procissões tem que ser testemunho vivo do Evangelho! Não envergonhemos da nossa Igreja bimilenária, que é linda e maravilhosa, fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo! E que as pessoas olhem para nos e pensem: Olhem quanta fé? Que também  veja em nos o burrinho de Jesus, que Ele possa nós usar quando quiser! Você e um burrinho de Jesus? ou você só quer ser o burrinho por causa da apoteose!? Do meio da multidão que proclamava o Senhor, alguns fariseus disseram a Jesus: "Mestre, repreende teus discípulos!"Jesus, porém, respondeu: " Eu vos declaro: Se Eles se calarem, as pedras gritarão!" Os discípulos autênticos do Senhor não se envergonham e nem se escandalizam, profetizam! Jesus Cristo é o Senhor!

Oração final: O senhor de bondade infinita, que neste ano da fé em torno da cruz de Cristo, se reúnam todos os homens que procuram um sentido para suas vidas, que se encontrem nesta Páscoa, a luz que ilumina o mundo! Graças vos damos Senhor Jesus, por aceitar nossas procissões em seu louvor, proclamaremos o Vosso nome, Tu és o nosso Deus o Messias e Rei! Bendito o Rei que vem em nome de Deus Pai! Hosana!Aleluia! Amém.

JESUS É O SENHOR!




Nenhum comentário:

Postar um comentário