domingo, 10 de março de 2013

Evangelho de São João 8,7-11 5° Domingo da Quaresma 2013


                  A MULHER  ADÚLTERA

   Estamos neste tempo vivendo o 5° Domingo da Quaresma, Evangelho de São João capitulo 8, 7-11 Nosso Senhor está caminhando para Jerusalém. E nós neste ciclo Quaresmal também estamos caminhando para o Domingo de Ramos à próxima semana com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Celebraremos na nossa comunidade com muita piedade esse tempo litúrgico na Semana Santa. O Evangelho nesse Domingo, São João descreve a cena de Jesus e a mulher adúltera. Alguns exegetas dizem que a mulher pecadora trata-se de Maria Madalena. No tempo de Jesus existia uma lei da Torá  que mandava apedrejar as mulheres que fossem infiéis aos seus maridos. Como Israel estava sobe o domínio dos conquistadores Romanos eles não podiam fazer justiças com as próprias mãos, sem o consentimento do governador romano. Os romanos eram gentes pagãs que não levavam a sério as leis  morais, logo então adultério para eles não era crime. Então a mulher adúltera não vai ser apedrejada pois não conseguirão autorização para executá-la, más podem leva-lá até jesus para coloca-la em prova e acusa-ló. Jesus se encontra sentado no caminho que o leva a Jerusalém com certeza falando do Reino dos céus, e a turba de fariseus e escribas vem,  e coloca a pecadora diante do Senhor. Mestre agora mesmo esta mulher foi surpreendida em adultério, a lei de Moisés manda que tais mulheres sejam apedrejadas e tu o que dizes?  Nosso Senhor em toda sua vida terrestre nunca agiu só, todos os milagres, curas e libertações no seu ministério foi pelo poder do Espirito Santo de Deus que realizou. Com Ele defendeu de todas as armadilhas dos inimigos, e foi assim até chegar o momento de glorificar o Pai do céu, dando sua vida derramando o seu sangue pelos pecadores.

Se Jesus dissesse- lhes que  a mulher deveria ser executada para cumprir a lei, estaria indo contra as leis de Roma, seria acusado de subversivo, se dissesse que não podiam apedreja-lá por amor a vida humana e respeito ao governo romano, estaria indo contra as leis de Moisés. Então! A justiça dos homens ou a ira de Deus!? Esperavam de Jesus uma resposta laxista, e envolve-lo numa situação embaraçosa. Irmãos! O inimigo de nossa salvação e assim também, e tem nós acusado diante do trono de Deus os nossos pecados, como se fez os fariseus e escribas acusaram a mulher, mas  nós não precisamos  temer  porque temos um intercessor impassível a nos defender no céu diante do Pai! Nosso Senhor Jesus Cristo! Esse nome tem poder, se você sentir perseguido, abatido, triste, acusado,caluniado, chame por este nome, Jesus é poderoso! Ele sabe que somos fracos, pois também experimentou as nossas fraquezas! Jesus deu à sua vida, por você, por mim, derramando seu sangue precioso na cruz em resgate de todos nós! Por isso Ele não deixará que satanás apedreje o corpo da sua  igreja que somos nós.

Voltando para o Evangelho: Jesus esta sentado a escrever com o dedo no pó do chão, os Judeus e a pecadora estão a sua frente. O que será que Nosso Senhor escrevia no chão? As nossas misérias? adúlteros que somos?  Leis que escravizam os seres humanos e os matam? Jesus ergueu-se de pé, e rompeu o silencio veemente dizendo, aquele que não tiver pecado atire a primeira pedra! E se inclinou novamente e continuou a escrever no chão. Os acusadores foram saindo um por um a começar pelos mais velhos. Só ficou Jesus e a mulher que estava em pé diante Dele. Nosso Senhor se ergueu de pé e disse:" Mulher onde estão  os teus acusadores? A mulher respondeu: Ninguém me condenou Senhor! Nosso Senhor disse-lhe: Nem Eu! Vais e não peques mais, convidando a mulher a fazer um caminho novo, de liberdade e paz.

O nosso Deus é um Deus de Amor, cujo amor nos desafia sem cessar a rompermos com as nossas escravidões mundanas, para uma vida nova que e a ressurreição e a vida eterna." A Igreja Católica, ela é Santa e Pecadora", porque é formada por homens pecadores, Santa porque veio da vontade de Deus." Pedro tu és pedra e sobre esta pedra edifico a minha Igreja!" MT. 16,18-19 , Jo.21,15-23. Este texto de São João nos leva a meditar que o ser humano quando não escuta a voz de Deus, pode se transformar em pessoas intransigentes e hipócritas, dispostos a julgarem e condenar o próximo. A atitude  de Nosso Senhor para com a adúltera é de misericórdia. A dinâmica de Deus para conosco pecadores é de misericórdia, porque o Reino de Deus é só misericórdia. Infelizmente na vinha do Senhor existe as ervas daninhas personificadas pelo mal, que não tem misericórdia não ouvem a voz de Deus! Vamos neste tempo Quaresmal olhar para as realidades das nossas misérias que nos escraviza, olhando e esforçando ao amor ao nosso  próximo, nos despindo das roupagens das intolerâncias e hipocrisias.  Perguntaram a Jesus um escriba que escrevia leis: Qual e o primeiro de todos os mandamentos? O senhor Jesus respondeu´lhe, "O primeiro de todos os mandamentos e este: ouve Israel, o Senhor nosso Deus, é o único Senhor, amarás ao Senhor de todo seu coração, de toda tua alma, de todo o teu Espírito e entendimento, e de todas as tuas forças. Eis aqui o segundo mandamento: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Outro Mandamento maior que este não existe"! MC.12,28-31. Deus e amor! Amém!

Oração final:

Senhor Jesus! Como a pecadora deste Evangelho, preciso muito do teu perdão. Com tuas mãos benditas, toca agora e transforma meu coração-tão duro quanto as pedras das mãos dos Escribas e Fariseus-num coração de carne, que saiba perdoar porque foi perdoado por Ti. amem!  ( Oração da novena das mãos ensanguentadas de Jesus )

JESUS E O SENHOR!



Nenhum comentário:

Postar um comentário