domingo, 24 de março de 2013

EVANGELHO DE SÃO JOÃO CAP. 20:1-9 DOMINGO DA PASCOA ANO C 2013

 JESUS   É  O   SENHOR,   ESTÁ  VIVO,   RESSUSCITOU,   ALELUIA!


Estamos em festa, à Páscoa maior festa cristã do Catolicismo. O que celebramos? Celebramos a  vida que venceu a morte! Onde está ó morte o teu aguilhão?! ( 1Cor 15:25,26,55-57 ) Cristo ressuscitou, Aleluia!  Deus oferece vida nova e eterna a todos que nele confia, no seu poder salvador e libertador.
Pela ressurreição de  Nosso Senhor Jesus Cristo, a cruz tornou-se  sinal de vitória, de garantia de pertença, a uma nova raça dos filhos de Deus! Essa nova raça somos nós comprados pelo poderoso sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. A morte foi vencida, Jesus abriu o caminho, e penetrou no céu. Ele tem o poder de dar a nós sua vitória.
 A pedra do túmulo rolou, "Eis que faço novas todas as coisas"! A ressurreição do Senhor é uma realidade central da nossa fé Católica, e é assim desde o começo do verdadeiro cristianismo.

 Os Evangelhos sinóticos  nos conta que no primeiro dia da semana, algumas mulheres foram ao túmulo do Senhor bem cedo para ungir o corpo do Senhor com aromas e no caminho diziam: "Quem vai remover a pedra do túmulo?" E levantando os olhos viram a pedra removida.

 No Evangelho de São João, Maria Madalena  é uma destas mulheres que correu para avisar Simão Pedro e o outro discípulo que o Senhor amava. "Tiraram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde o puseram"! Disse Madalena:  Pedro e João saíram correndo e foram ao sepulcro , João era mais jovem  correu mais. O jovem discípulo  parou a porta do túmulo e não entrou, esperou por Pedro. Pedro entrou e viu os panos no chão e o sudário dobrados a parte. Eles viram e creram, mas ainda não tinham compreendidos o que era a ressurreição.
 Maria Madalena significa a nova comunidade, testemunha da cruz e ressurreição de Cristo. Testemunha da cruz porque esteve aos pés da cruz do senhor, da ressurreição porque viu o senhor vivo em seu corpo de gloria, e foi ela que correu a anunciar a grande Páscoa. "Eu vi o Senhor"!

Quantos de nós que se dizem cristãos ainda não entenderam o significado da Ressurreição do Senhor Jesus! Dizem serem cristãos mas buscam falsas doutrinas que negam a paixão, morte, e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo! Quantos que se dizem Evangélicos negam também a Páscoa de Cristo! dizendo que a verdadeira páscoa é a páscoa do êxodo dos Israelitas, e que nós Católicos somos idólatras nas nossas liturgias e cultos, e que as  verdades das doutrinas estão só com  eles.


São Paulo diz na  carta aos Corintios: Se Cristo não ressuscitou dos mortos, é vã a nossa fé. ( 1Cor.15:13-14:17-20 ). Quantos escritores que se dizem cristãos e escrevem contra testemunhos da ressurreição do Senhor Jesus para venderem os seus livros, e com isso minar a fé das pessoas! O maligno não quer que Jesus seja Senhor da nossas vidas, das nossas famílias, da nossa Igreja, dos nossos trabalhos emfim; não quer que Jesus seja Senhor de nada! Mas não adianta existem filhos fiéis ao Senhor! Jesus é o Senhor!!!


 O príncipe deste mundo não quer que Jesus seja Senhor, por isso ele se personificou nos meios de comunicação para subornar as culturas , e os bons costumes das famílias cristãs! Por isso ele joeira com as mundanices, para que o Ressuscitado não apareça.

 Se perguntar aos nossos filhos que estão em certas escolas, o que e a Páscoa? Eles vão nos dizer que é o coelho, o ovo, o chocolate. É comum as crianças voltarem das escolas nestes dias, próximos da Páscoa mascarados de coelhos. Uma vez, vi as crianças da catequese  na comunidade com fantasias de coelhos. Eu pensei. Meu Deus aqui também? Que catequista!? Onde foi parar o ressuscitado da catequese?!

Irmãos! Quando nossos filhos perguntarem a nós, o que celebramos na Páscoa? Digamos, celebramos a vida que venceu a morte! Jesus ressuscitado! Essa é a mensagem bimilenária que deve seguir de pais para filhos. Nós não seguimos alguém que está morto, más que vive, que voltou dos mortos e reina por todos os séculos amém!


 Se formos aos túmulos dos grandes vultos históricos, lá vai estar escrito na lápide: "Aqui jaz o ciclano e o beltrano", más no sepulcro de Nosso Senhor, vai estar escrito:" Ele não está aqui, Jesus Ressuscitou!"( MT. 28:6 ). Com todo o respeito que temos pela Páscoa judaica a nossa doutrina tem origem na religião judaica, nós católicos celebramos a Páscoa Cristã porque cremos na nossa doutrina , que foi fundada por um judeu chamado "Jesus de Nazaré"!


Na Páscoa Católica celebramos a passagem de Jesus Cristo que passou da vida deste mundo para a morte e voltou dela vivo e glorioso e penetrou no Reino dos céus. Antes de ascender ao céu apareceu diversas vezes aos seus discípulos, falou com eles, comeu com eles, e os exortou, e prometeu que num futuro vindouro voltaria para julgar os vivos e os mortos. Nós te esperamos Senhor! Vinde Senhor não demoreis! ( Ap 22:20 ) Marana- tá ( 1Cor 16:23 )


Para os judeus a páscoa é a passagem da escravidão para a liberdade e vida, é a passagem do material mortal para a liberdade. Passou os hebreus no mar vermelho a pé enchuto, com suas mulheres, filhos, rebanhos e pertences, fugindo da escravidão do faraó. ( Êx 14:1-31 ) Para nós cristão a ressurreição do Senhor iniciou-se uma nova era, naquela manhã de Domingo. Os discípulos que viram o Senhor fizeram uma experiência com a ressurreição, se tornaram pedras de fundação da Igreja de Cristo.


Por essa fé nós Católicos vivemos, e somos cristãos, ela é a nossa esperança, para nós é a passagem da matéria humana que somos para a vida eterna em Cristo Senhor Nosso! E por essa fé no ressuscitado Nosso Senhor Jesus Cristo que esperaremos a vida toda, por isso que a ressurreição do Senhor é a nossa páscoa. Jesus é a ponte que nós liga a Deus Pai, Ele e o vencedor de todas as batalhas espirituais.

 "Cristãos e Judeus celebram a páscoa; páscoa da história orientada para o futuro, entre os Judeus; páscoa realizada na morte e ressurreição de Cristo, entre os cristãos, ainda que sempre à espera da consumação definitiva."( cat 1096 ) Na morte de cristo morremos com Ele, na ressurreição de Cristo nascemos com Ele e para Ele.

Irmãozinhos! Existem muitas festas de páscoa, qual delas você participará? essa pergunta parece meia estranha, más ela tem sentido!? sob qual religião você vai comemorar sua Páscoa? O que é a páscoa para você? Foi na Páscoa que Cristo abriu a todos os homens as fontes do batismo. Jesus foi provado na sua paixão em batismo de fogo, o sangue e água que jorrou dos lados de Cristo; são tipos do Batismo e da Eucaristia, sacramentos da vida nova desde então e possível " Nascer da Água e do Espírito"para entrar no  Reino de Deus. ( Jo.3:5 ) Irmãos a ressurreição é a grande luz para todo o mundo. Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo!"( Jo.8:10 )  Amém!


Oração final: O Pai, pela páscoa de Vosso Filho, dai-nós a graça de viver firmemente na esperança e na paz. Por Cristo, Vosso Filho ressuscitado, na unidade do Espírito Santo Amem!


FELIZ PÁSCOA!


JESUS É O SENHOR!


( Visite o Blog da minha Paroquia: Paroquiasantoantonio76.Blogspot.com )



Um comentário:

  1. Obrigados é sempre muito bon ?Muito importante para mim estou sempre aprendendo o que não sabia

    ResponderExcluir